Muitos produtores de vegetais inexperientes acreditam que o cultivo de beterraba não requer conhecimento especial. No entanto, esta não é uma ideia verdadeira. Beterrabas crescentes de mudas prevê o cumprimento de certas regras.
- Beterraba: Pode ser plantada com mudas?
- Termos de plantio
- Semeadura de sementes
- Preparação do substrato e seleção do recipiente para plantio
- Preparação de material de plantio
- Esquema de aterragem
- Cuidados de sementes
- Transplante de mudas em terreno aberto
- Selecione um local
- Descrição do processo
- Características do cuidado
- Rega
- Adubação adicional
- Cuidado do solo
- Colheita
Beterraba: Pode ser plantada com mudas?
Se você plantar esta raiz das mudas, então a semeadura pode ser realizada já em abril e até mesmo em casa. O método sentado é digno de nota na medida em que torna possível obter os primeiros frutos 3-4 semanas antes (já em julho) do que quando crescem a partir de sementes. Em uma idade precoce, essa cultura não sofre transplante e, ao amamentar, é possível não desbastar o plantio, o que reduz os custos com o trabalho.
Termos de plantio
Muitos estão confiantes de que sabem quando plantar beterrabas para mudas. No entanto, a primeira coisa que precisa ser levada em conta neste caso é que essa safra de raízes se relaciona negativamente com as geadas. Por exemplo, na faixa do meio, nos Urais ou na Sibéria, não é necessário transplantá-lo para o campo antes de maio. Ao mesmo tempo, é necessário lembrar que a muda é esticada no peitoril da janela e o rendimento das futuras plantas é reduzido. Portanto, é melhor plantar sementes para mudas em abril.
Se você tem uma estufa ou uma estufa, então o material de plantio pode ser plantado um mês antes - em março, e nos canteiros - no final de abril.
Semeadura de sementes
Em geral, o plantio de beterrabas em mudas não é um processo tão complicado. O mais importante é preparar adequadamente o solo e as sementes.
Preparação do substrato e seleção do recipiente para plantio
O solo para semear pode ser feito de uma loja ou cozido de forma independente. Para preparação de misturas de solo, use:
- 2 partes de turfa;
- 1 parte de estrume (húmus);
- 1 parte da terra do gramado;
- 0,5 partes de areia;
- composto.
A capacidade de plantio pode servir como um recipiente de madeira não muito profundo, ou pequenos recipientes individuais.
Preparação de material de plantio
Antes de semear as sementes de beterraba para as mudas, elas devem ser preparadas.
Aproximadamente 2-3 dias antes de plantar a semente é embebida em água quente, numa solução fraca de permanganato de potássio em solução ou crescimento estimulante. Depois de lavado, seco e plantado no solo.
Esquema de aterragem
Preliminar no recipiente pequenas ranhuras são feitas a uma distância de 5 cm. O material preparado é espalhada sobre o substrato molhado a uma distância de 3 cm e levemente polvilhados com o mesmo solo (camada - 1-1,5 cm). Depois disso, as plantas regadas, cobrir com filme plástico e um recipiente limpo em uma estufa ou outro lugar.
Cuidados de sementes
Em princípio, o cuidado de mudas de beterraba é o mesmo que o cuidado de mudas de outras culturas.Mais importante - mantenha uma temperatura constante (+ 18-20 ° C), ventile regularmente a sala e umedeça o solo.
Se o recipiente for raso e a colheita for esparsa, a colheita pode ser evitada. No entanto, a maioria das variedades dessa cultura de raiz de uma semente produz vários brotos. Nesse caso, as mudas de beterraba cultivadas em casa devem ser desbastadas. E mudas remotas podem ser tomadas para o plantio adicional. Ao mergulhar, o mesmo solo é usado na semeadura. Adicione apenas uma colher de sopa de nitroammophoska a 5 litros de mistura de solo. Após o mergulho, as mudas são regadas.
Mudas devem ser alimentadas a cada 14 dias. Para fazer isso, você pode usar "Fergus", "Sotka", "Strong".
Transplante de mudas em terreno aberto
Quando há 4 folhas completas nas mudas, elas podem ser transplantadas para o campo aberto. E o solo deve aquecer a +10 ° C.
Selecione um local
Para plantar mudas de beterraba no campo aberto, deve-se escolher áreas bem iluminadas com solos e férteis marga-média, pântanos de turfa.Embora com as restantes condições de cuidados, esta cultura de raiz também pode produzir boas colheitas em áreas sombreadas. Especialistas recomendam o plantio dessa raiz nos locais onde costumavam pousar:
- batata;
- cebolas;
- berinjela;
- pepinos;
- tomates;
- ervilhas.
Descrição do processo
Para o cultivo de beterrabas por mudas, o solo deve ser drenado e constantemente obter oxigênio. Para fazer isso, o local onde é planejada a plantação de uma cultura de raiz deve ser totalmente escavado, solto por ancinhos e adicionar farinha de dolomita a ele.
Os buracos devem ser feitos tão profundamente que as raízes não se curvam e se assentam nelas uniformemente. A distância entre as plântulas deve ser de 4-5 cm, e o espaçamento entre as plântulas deve ser de 25 cm.
Antes do plantio, os brotos são colocados em argamassa de argila e encurtam um terço a espinha central. Após o plantio, os brotos devem ser regados com uma solução de humate.
Depois de plantar a beterraba durante 2-3 dias é desejável cobrir com material não tecido, de modo que esteja bem estabelecido. Após os brotos enraizarem e o fruto se tornar um diâmetro de 1,5 a 2 cm, as mudas podem ser eliminadas e, em julho, o local é coberto com palha.
Características do cuidado
Em geral, o cuidado das mudas é reduzido à remoção de ervas daninhas, ao afrouxamento e alimentação pouco freqüentes.
Rega
Em dias quentes até as raízes estarem completamente enraizadas, elas são regadas diariamente. Depois de regar vai depender do tempo. Não overhydrate a cultura de raiz - pode levar a doença de sarna e perda de colheita. Como regra geral, as beterrabas são regadas à medida que a camada superior seca. O método ideal de irrigação é aspersão. Norma de rega - 2-3 baldes por 1 km ². Um mês antes da colheita da cultura da raiz, a rega é interrompida por completo.
Adubação adicional
Beterraba gosta muito de se alimentar. Portanto, várias vezes durante a estação o solo é fertilizado com tais elementos minerais:
- superfosfato;
- nitrato de amio;
- sal de potássio.
Cuidado do solo
Nenhum cuidado especial para o solo é necessário. Basicamente, a amamentação reduz o afinamento das plantas e a capina simultânea, o que é feito imediatamente após a rega e em tempo nublado. Solte o solo a uma profundidade de 4-6 cm para destruir a crosta, interferindo na aeração das culturas de raízes.
Colheita
A colheita depende do tempo. O mais importante é remover as raízes antes das geadas.
Colha a colheita no tempo ensolarado e seco. Neste caso, não corte a raiz com a faca - as feridas não cicatrizam por muito tempo e delas a umidade necessária para o armazenamento a longo prazo das folhas. Cavar esta raiz com um garfo, tirá-lo do chão e limpá-lo do chão.
Após a coleta, a beterraba é seca em local sombreado, dobrada em recipientes com areia e colocada em local fresco.
Como você pode ver, o método de plantio de mudas de beterraba não é apenas mais simples do que a semente, mas também permite reduzir os custos de mão-de-obra e obter uma colheita mais precoce e saudável.