Gloxinia é uma bela planta de interior que pode agradar a qualquer amante de culturas verdes. Uma flor delicada e brilhante certamente atrairá a atenção não apenas do proprietário, mas também dos convidados da casa. Há um grande número de maneiras de propagar a gloxinia, e isso será discutido abaixo.
Comparação de maneiras de propagar gloxinia
Antes de cultivar, vale a pena conhecer as várias opções para o processo de criação e escolher o caminho mais adequado. Existem várias opções adequadas para criar gloxinia:
- fragmentos de folhas;
- sementes;
- pedúnculos;
- estacas de folhas;
- divisão de tubérculos.
Gloxinia, aparência
O uso de fragmentos de folhas para obter uma nova planta tem seus prós e contras. Tubérculos mais poderosos são obtidos a partir de uma única folha em um curto período de tempo, mas depende muito se a folha se enraíza ou não. Uma versão fragmentada envolve a obtenção de um número maior de plantas em crescimento, se uma não se enraizar, a segunda ou a terceira certamente sobreviverão. Essa técnica é mais longa, mas permite obter mais plantas na saída. Se compararmos o método com a obtenção de gloxinia a partir de sementes, a primeira opção permite salvar todos os caracteres varietais.
O método das sementes não é o mais fácil para criar uma colheita verde. O ponto aqui não está apenas no tamanho pequeno da semente e nas dificuldades de sua germinação, mas também no fato de que os brotos que apareceram precisam de cuidados cuidadosos.
Um ponto importante. O uso de sementes para propagação é mais frequentemente usado por especialistas para obter novas variedades de gloxinia.
Uma desvantagem significativa de criar uma planta através de pedúnculos é o fato de que algumas variedades se enraízam muito bem, enquanto a outra não se enraíza. Antes de usar esta opção, você precisa escolher cuidadosamente uma variedade.
Pedúnculo gloxinia
A maneira mais comum e fácil é propagar a gloxinia com estacas frondosas. Melhor enraizamento e mais vitalidade nas plantas que apareceram na primavera ou no início do verão, portanto, para obter uma nova cultura, é melhor escolher essas flores.
A técnica tuberosa refere-se a opções de criação complexas e arriscadas. Se o material começar a apodrecer ou secar, as plantas não criarão raízes. Além disso, os tubérculos cortados têm um longo período de recuperação e aclimatação.
Escolhendo um pote para o cultivo
Para o plantio, escolha grandes estacas apicais, o que significa que os recipientes para o plantio devem ser levados em um tamanho adequado. A opção ideal é uma panela com um diâmetro de 9 cm. É imperativo fazer um bom sistema de drenagem com 2 cm de espessura, preencher com terra leve e solta por cima, o que permitirá que a água e o oxigênio passem pelo poço.
Para quem prefere o uso de folhas para propagação, recomenda-se colocar as mudas na água até a formação do sistema radicular. Em seguida, o processo é transplantado para uma pastilha ou vaso de turfa com 10 cm de diâmetro.A mistura do solo deve ser leve.
Os tubérculos são aconselhados a plantar inicialmente em recipientes de plástico transparentes. Esse material permite observar o crescimento do sistema radicular. Se a planta se desenvolver bem, depois de um tempo já é transplantada para uma panela com um diâmetro de 10 a 15 cm.
Propagação da gloxinia com folhas e estacas frondosas
Como propagar a folha de gloxinia em casa? Vale a pena falar dessa tecnologia com mais detalhes. Existem duas opções: em terra e água.
Folhetos de enraizamento no chão
Para obter uma nova planta, basta cortar uma folha e plantá-la diretamente em solo fértil. As placas foliares não precisam ser profundamente aprofundadas, o principal é que as extremidades das estacas sejam aspergidas com o solo a uma profundidade de cerca de 1 cm. É importante lembrar que o solo deve ser umedecido após o plantio.
O solo é regado e, em seguida, o recipiente é coberto com um filme plástico ou recipiente de vidro de tamanho adequado para criar condições de efeito estufa. A proteção é removida após o aparecimento dos primeiros brotos.
Para uma nota. O melhor solo para o plantio é uma mistura de turfa e areia. A areia de grão grosso é selecionada e, além disso, fertilizantes minerais são adicionados ao solo.
Esta é uma das opções para o plantio de folhas de gloxinia.
Folhetos de enraizamento na água
Essa tecnologia envolve uma série de ações seqüenciais:
- Inspeção da flor mãe para selecionar folhas poderosas, grandes e saudáveis.
- A água deve ser filtrada, assentada e em temperatura ambiente.
- Usando uma faca afiada, eles cortam folhas selecionadas para que pequenas estacas - pernas permaneçam.
- A chapa é colocada em um recipiente de água. O líquido não deve atingir a própria folha, caso contrário, o processo de deterioração começará.
- Resta esperar até que as raízes ou tubérculos apareçam, após o que plantam no solo.
Enquanto a planta estiver na água, verifique se o líquido no fundo não seca.
Enraizamento na água
Dica. Para acelerar o processo de enraizamento e obter um novo tubérculo, recomenda-se o uso de recipientes de argila. Em círculos transparentes e cerâmicos, o sistema radicular é formado muito mais tarde do que se uma versão escura for usada.
Dessa forma, as pessoas que desejam saber como a gloxinia se propaga podem tirar vantagem.
Como cuidar de folhas durante o enraizamento
Não há dificuldades particulares ao cuidar de novas folhas e brotos. Se você esquecer de seguir regras simples, é muito fácil arruinar uma nova planta. É necessário fornecer uma rega regular à flor, mas a quantidade de umidade não deve ser excessiva para que o solo fique constantemente úmido.
O sistema de drenagem serve para drenar o excesso de água; portanto, não se esqueça disso antes de plantar as plantas. Devido à diferença de temperatura e umidade, é muito difícil estabelecer regras estritas de rega.
Vale a pena conhecer. A propagação das folhas de Gloxinia não implica cobertura nos primeiros 1,5 meses a partir da data do plantio. Após esse período, pegue um fertilizante de baixa concentração (pode ser diluído em água) e alimente a planta à noite ou em um dia nublado.
Propagação de folhas
A familiaridade com algumas das nuances ajudará a evitar problemas com gloxinia ao aplicar a cobertura:
- graças a substâncias nitrogenadas, a flor terá um bom crescimento vegetativo, mas com a podridão excessiva das raízes dos fertilizantes pode começar;
- a cobertura de fósforo pode prolongar o período de floração, mas o excesso provoca clorose.
Todas essas nuances são recomendadas para os amantes de plantas que desejam saber como propagar a gloxinia.
Por que as folhas enraizadas murcham
Às vezes, você pode encontrar o problema de murchar uma chapa plantada, não importa onde foi plantada: no solo ou na água. Os motivos são os seguintes:
- A parte raiz do processo está sob luz solar direta. As plantas precisam de luz natural, mas não tão agressiva;
- Falta de material de cobertura. A futura flor precisa de uma temperatura adequada, que só pode ser alcançada em condições de estufa;
- Registro excessivo de água. Ao usar a terra para o enraizamento, a irrigação é realizada para que a água não fique estagnada;
- Se a aterrissagem no solo não for realizada com cuidado, isso pode causar danos ao sistema radicular;
- Tamanhos de folha muito grandes também causam letargia; o corte da parte superior da folha pode ajudar aqui.
Se a folha de raiz começar a apodrecer
Aqueles que querem saber como tirar a gloxinia do folheto precisam se familiarizar com as causas que levam à deterioração da futura planta:
- uma forte pressão no pecíolo da folha leva ao apodrecimento do material de plantio; portanto, não vale a pena fazer grandes esforços no plantio;
- a luz solar direta é outra razão para a falta de saúde da planta;
- um local mal iluminado não se ajusta à gloxinia futura;
- o uso de dispositivos sujos ao cortar folhas é a causa da deterioração;
- muito calor ou excesso de calor;
- a podridão também é característica das folhas velhas, portanto, a gloxinia é melhor plantada a partir de folhas jovens.
Como propagar gloxinia por divisão de tubérculos
Apenas tubérculos grandes com brotos e altura de brotação de pelo menos 2 cm são adequados para esta técnica, que é cortada com uma faca afiada ou bisturi (previamente higienizado) para que cada parte dividida tenha um broto ou rim. O processamento das seções é realizado com carvão vegetal, previamente triturado e com tempo para secagem. Agora você pode plantar tubérculos em um recipiente com o solo.
Tubérculos de Gloxinia
É bom saber. A rega dessas plantas é realizada apenas em paletes.
Cultivo de sementes
Outra opção como cultivar gloxinia é usar sementes, você deve começar com algumas nuances.
Como obter suas sementes
De grande dificuldade é a polinização manual das flores da gloxinia, é claro, ela deve florescer primeiro. A operação é realizada no momento da floração, usando pólen de uma flor, é transferida para o pilão de outra. Recomenda-se levar flores com cores diferentes. Depois de alguns dias, o batedor deve secar, em seu lugar uma caixa de sementes se formará. O processo de formação e maturação geralmente leva até 56 dias.
Ao primeiro sinal de abertura da caixa, ela deve ser cuidadosamente cortada, colocada em um recipiente seco e polvilhada com sementes após a abertura total em um recipiente adequado.
Como preparar sementes para o cultivo
As sementes de Gloxinia são muito pequenas, portanto, não são realizados tratamentos adicionais para elas, elas podem simplesmente ser semeadas.
Material de semente
Solo, umidade, temperatura adequados
Você pode usar uma mistura de barro pronta para plantar ou prepará-la. Recomenda-se retirar o solo coletado sob árvores coníferas ou bétulas, longe das rodovias.
Importante! Se a terra coletada for tomada, ela será desinfetada no forno a uma temperatura de +150 graus 60 minutos. Uma vez que tenha esfriado completamente, pode ser usado para semear.
A gloxinia das sementes requer um abrigo de filme que forneça às plantas o conteúdo de umidade desejado. Periodicamente, é necessário pulverizar o solo, para reduzir a quantidade de condensado, a aeração das culturas é realizada 2 vezes ao dia por 10 minutos.
Quanto ao regime de temperatura, a gloxinia das sementes em casa precisa de um indicador de + 25 ° C. Depois que os brotos aparecem, é gradualmente reduzido para + 22 ° C.
Como cuidar de brotos
Os cuidados incluem procedimentos simples:
- arejamento de acordo com o esquema acima;
- diminuição de temperatura;
- rega à medida que o solo seca;
- remoção de abrigo após emergência de brotos;
- Após a germinação em massa das sementes, os brotos precisam ser plantados em recipientes separados.
Brotos de Gloxinia
Propagação do pedúnculo
A reprodução da gloxinia inclui outro método - o uso de pedúnculos. As vantagens e desvantagens dessa opção foram escritas no início do artigo, portanto vale a pena seguir para a descrição da técnica.
Para o plantio, são utilizadas flores que passaram na fase de floração, o método em si é semelhante ao modo como uma nova planta é obtida a partir de estacas frondosas.
Para informação. Várias variedades estão enraizadas muito bem, a outra parte não. O primeiro inclui variedades em forma de sino, o segundo - terry.
Propagação do pedúnculo
Uma instrução passo a passo é a seguinte:
- Um recipiente de tamanho adequado é preparado.
- A água fria depositada é derramada no fundo a uma altura de 1 cm.
- O corte do pedúnculo é realizado juntamente com as estacas.
- Coloque em um recipiente.
- Se a polinização de uma flor ocorreu, logo aparecerão brotos. Na ausência desse processo, você terá que esperar.
- Após o aparecimento do sistema radicular, é realizado um transplante no solo.
O artigo permite que você se familiarize com várias opções de como propagar uma bela planta doméstica. Escolhendo a opção que você gosta, todos os amantes de flores podem obter, sujeito às recomendações certas, gloxinia.