O objetivo de cada jardineiro é a coleta anual de uma boa e saudável colheita de hortaliças. No entanto, infelizmente, isso nem sempre pode ser alcançado - plantas de jardim podem ser afetadas por pragas e doenças, que, por sua vez, prejudicam a produtividade, estragam a aparência comercial e a qualidade da fruta.
- Como lidar com doenças de abobrinha
- Antracnose
- Bacteriose
- Podridão branca (sclerotinia)
- Podridão cinzenta (botrytis)
- Podridão óssea
- Oídio
- Míldio (peronosporose)
- Molde preto de abóbora
- Fusarium murcha
- Como lidar com pragas de squash
- Caviar Melão
- Mosca branca
- Ácaro aranha
- Stalk fly
- Lesmas
Tipicamente, a razão principal que as culturas vegetais estão expostos a ataques de parasitas, fungos, bactérias e vírus, é um não-posse ou desrespeito para o proprietário da área suburbana de informações sobre as causas das doenças mais graves e favorável aos seus factores de desenvolvimento. Este artigo centra-se em um dos vegetais saudáveis e saborosos - abobrinha. Nós vamos mostrar-lhe os passos que você precisa tomar, a fim de minimizar os riscos de contrair doenças abobrinha, as principais características de doenças e suas técnicas de tratamento.
Como lidar com doenças de abobrinha
A variedade de doenças que podem ser entendidas por abobrinha é muito ampla. Como outras plantas de abóbora (patisson, melão, pepino, abóbora, melancia), pode ser superado por doenças virais, fúngicas e bacterianas. Abaixo, você encontrará informações detalhadas sobre o mais perigoso deles e como lidar com doenças de abobrinha.
Antracnose
Sintomas. Antracnose ou medynka afeta todos os órgãos da abobrinha. Na maioria das vezes adoecem com hortaliças de efeito estufa e estufa. Menos frequentemente, a antracnose afeta as culturas que crescem no campo aberto. Sinais característicos desta doença fúngica de abobrinha são manchas marrons ovais nas folhas e manchas marrons amassadas com um toque rosa no rizoma, caules, flores. Depois de um tempo, os frutos franzem a testa e começam a apodrecer. E no lugar de manchas nas folhas são formados buracos. Quando o rizoma é danificado, a planta não pode mais ser salva, por isso é necessário começar a combater a doença quando os primeiros sinais são encontrados.
Fatores favoráveis para o desenvolvimento da doença:
- rega no calor;
- alta umidade do ar e do solo;
- má limpeza dos resíduos pós-colheita.
Medidas de controle. A fim de evitar esta doença deve ser prontamente e completamente limpar a horta no outono. Um componente importante da luta será a destruição de ervas daninhas. Courgettes precisam de rega moderada e capina periódica.
À medida que a doença pode ser transmitida através de sementes, você deve cuidadosamente antes de plantar no solo para selecionar mudas. Pode ser processado sementes de solução 0,2% de boro, cobre e manganês. Além disso, não negligencie as regras de rotação de culturas. Courgettes não são colocados no local onde abóbora última temporada legumes cultivados como culturas relacionadas bater as mesmas doenças, patógenos que podem persistir no solo por vários anos. Em um ponto, é desejável para semear de squash uma vez a cada três ou quatro anos.
Folhas de abobrinha regada com produtos biológicos para abobrinha e outras abóboras ("Fitosporin", etc) em intervalos de duas semanas.
Se a infecção ocorreu na estufa, então após a colheita é necessário desinfetá-lo com lixívia (200 g / 10 l de água). Quando os sinais primários de plantas de doença foram pulverizadas com calda bordalesa (sulfato de cobre a 100 g / 100 g de cal / 10 l de água), 35% de pasta de enxofre coloidal (40-100 g / 10 l de água), 04% solução polikarbotsida. Quando uma enorme infecção zucchini é destruída.
Bacteriose
Sintomas. Talvez, um dos maiores perigos para a abobrinha e toda a abóbora seja a bacteriose. Vale a pena se preocupar com o aparecimento de manchas marrons nas folhas das curgetes. Este é um dos primeiros sinais de infecção por bacteriose. Posteriormente, os buracos se formam perto das veias das folhas. Frutas são cobertas com úlceras marrons, deformadas. O patógeno é transferido por insetos, sementes, gotas de água, restos de plantas. Como resultado da infecção em abobrinha bakteriosis frutas perecíveis, os rendimentos drasticamente reduzidos.
Fatores favoráveis para o desenvolvimento da doença:
- mudanças bruscas de temperatura dia e noite;
- alta umidade do solo e do ar;
- sementes não desinfectadas;
- suja devidamente jardim no período pós-colheita.
Medidas de controle. Para evitar bacteriose em courgettes, é necessário realizar medidas preventivas contra a doença, a saber:
- para desinfecção de sementes (solução a 0,02% de sulfato de zinco);
- remover os restos de plantas;
- siga as regras da fruição;
- Faça a pulverização preventiva com 1% de líquido Bordeaux ou 0,4% de solução de cloreto de cobre.
Podridão branca (sclerotinia)
Sintomas. Quando hastes brancas são infectadas com pecíolos de folhas e frutos, os caules e raízes de abobrinha são cobertos com uma densa camada branca escamosa. Mais tarde, torna-se esporos negros perceptíveis do fungo-patógeno. As partes infectadas são macias e escorregadias, murcham e morrem.Como resultado, a abobrinha mal dá frutos. Fatores favoráveis para o desenvolvimento da doença:
- baixas temperaturas com forte umidade do ar e do solo;
- espessamento do jardim;
- não conformidade com as recomendações de plantio para rotação de culturas;
- uma superabundância de adubação nitrogenada.
Medidas de controle. Na fase inicial, o desenvolvimento da podridão branca ajuda a evitar a pulverização de partes doentes do caule com uma mistura de sulfato de cobre e calcário na proporção de 1: 1. Para evitar a propagação da infecção e secar a área afetada, você pode recorrer a polvilhar com carvão esmagado. Se a infecção ocorreu na estufa, a fim de evitar a sua distribuição de massa, é necessário reduzir a umidade e conduzir a aeração regular. Regar plantas é apenas água morna.
Penso foliar recomendado (1 g de sulfato de zinco, 2 g de sulfato de cobre e 10 g de ureia por 10 litros de água). Frutas e plantas doentes estão sujeitas a eliminação.
Podridão cinzenta (botrytis)
Sintomas. Esta doença fúngica é característica de plantas jovens, danifica as suas folhas e ovários. Como resultado, eles ficam molhados, marrons e cobertos com uma flor cinza. Fatores favoráveis para o desenvolvimento da doença:
- uma mudança brusca de temperatura;
- alagamento do solo;
- Umidificação insuficiente do solo;
- humedecimento do solo em um momento posterior do dia;
- rega com água fria;
- excesso de nitrogênio.
Medidas de controle. Os métodos de luta contra a podridão cinzenta incluem a remoção atempada de ervas daninhas e resíduos de culturas, a conformidade com as regras da agricultura, fósforo fertilizantes e aplicação foliar, abobrinha inspeção a cada 10 dias. Quando há ovários e folhas doentes, eles devem ser destruídos. Para reduzir o desenvolvimento da doença são recomendados giz polvilhação com sulfato de cobre (2: 1).
Podridão óssea
Sintomas. Uma característica da decadência radical é a constrição nas raízes. Raízes, colo da raiz e hastes por sua vez, castanho, em seguida, apodrecer, folhas inferiores tornam-se amarelas. Pacientes abobrinha se destacar entre os outros no jardim - os frutos de suas folhas mais baixas são menores, amarelada. Os ovários e os frutos dessas plantas caem. No final, vem a morte da cultura. Fatores favoráveis para o desenvolvimento da doença:
- diferença de temperatura;
- culturas enfraquecidas;
- rega com água fria (abaixo de 20 ° C);
- camas entupidas;
- adubação excessiva com fertilizantes.
Medidas de controle. Para a prevenção do decaimento radical, os fatores acima descritos não são tolerados e os curativos não-radiculares são usados. Se houver sinais de doença, é necessário despejar o solo no caule para que novas raízes se formem. Use pulverização de preparações contendo cobre a partir da podridão da raiz de courgettes. Plantas infectadas são destruídas pela queima. As áreas onde cresceram são tratadas com sulfato de cobre.
Oídio
Sintomas. Esta doença fungosa comum em muitas fábricas consegue a abóbora, inclusive a abobrinha. Afeta principalmente as folhas, mas pode ser observado em caules e pecíolos. Quando infectado com oídio, aparecem manchas brancas nas folhas das curgetes. Com o tempo, as manchas aumentam, formando um único todo, a folha se desvanece.
Fatores favoráveis para o desenvolvimento da doença:
- excesso de umidade;
- adubação nitrogenada excessiva;
- solo não devidamente limpo no período de queda.
Com baixa míldio espalhando também realizada folhas moxabustão pó de enxofre e de processamento de infusão verbasco (1 kg / 3 L de água, infundir três dias, filtra-se, dilui-se 1 l / 3 L de água). Também utilizados fungicidas para abobrinha: Topsin, Bayleton.
Míldio (peronosporose)
Sintomas. O oídio falso falso espalha-se nas folhas - a princípio aparecem pequenas manchas oleosas com um tom amarelado. Na parte inferior da placa de placa de chapa emerge cinzento onde fungo patogéneo habitam. Conforme a doença se espalha, as folhas se tornam marrons, as áreas afetadas caem. Com uma forte derrota da folhagem na cultura morre completamente. Como resultado, há uma violação da fotossíntese da planta. Fatores favoráveis para o desenvolvimento da doença.
- orvalho frequente;
- fortes nevoeiros;
- alta umidade nas estufas e estufas;
- resíduos pós-colheita não selecionados.
Medidas de controle. Para evitar peronosporosis no jardim, é necessário desinfectar as sementes antes de plantar, seguir as regras de tecnologia agrícola,fertilizar abobrinha com molho de cobertura mineral e orgânico. solução foliar útil NPK alimentação com zinco, boro, molibdénio.
Na fase inicial da lesão pode recorrer ao tratamento com permanganato de potássio (2 g / 10 l de água). produtos biológicos de processamento e fungicidas com fertilizar fertilizantes contendo potássio também são recomendados. processamento de oxicloreto de cobre, preparaes luidas Bordeaux e "topázio", "oksihom" bem comprovada. Para o tratamento de fungicidas de squash pulverização fortemente infestadas utilizados de acordo com o esquema: fungicida sistémico - 10 dias de intervalo - contacto fungicida - 5 dias de intervalo - fungicida sistémico - 10 dias de intervalo - contactar fungicida, etc.
Molde preto de abóbora
Sintomas. Redondo ou manchas angulares de cor castanho com um tom amarelo que as folhas de polpa - uma característica evidência de contaminação da doença fúngica planta de abóbora bolor negro. Ao longo do tempo, as folhas infectadas formado pó cinzento contendo esporos do fungo patogénico.
Fatores favoráveis para o desenvolvimento da doença:
- espessamento excessivo de camas;
- violação da rotação de culturas;
- Os restos de plantas deixados no jardim antes do período de inverno.
Fusarium murcha
Sintomas. Fusarium murcha é a doença fúngica mais prejudicial que afeta o sistema vascular da planta, o que leva a sua morte completa até as raízes.
Os primeiros sintomas são o rápido enfraquecimento da folhagem e dos caules.
Fatores favoráveis para o desenvolvimento da doença:
- solo coberto de ervas daninhas;
- resuos de plantas n tratados;
- tecnologia agrícola incorreta e rotação de culturas.
Além dessas doenças, a abobrinha também é suscetível a infecções virais - mosaico, assim como manchas marrons, ascohitoses, etc.
Como lidar com pragas de squash
As abobrinhas são atacadas como pragas de plantas de abóbora e parasitas que atacam outras culturas.
Caviar Melão
Sintomas. Se, de repente, as folhas da sua abobrinha começarem a ficar amarelas, enrolar e secar, tente olhar por baixo da placa da folha. Em caso de detecção, há um grupo de insetos pequenos (1,25-2 mm) de cor verde escura, você sabe, seu jardim atacou um pulgão de melão. Além de folhas, os pulgões causam danos a tiros e ovários - drena o suco deles. Após a derrota do parasita, essas partes de courgettes secam, a planta pára de crescer e morre. Medidas de controle. Como os pulgões começam a se desenvolver em ervas daninhas, os canteiros de abóbora devem ser regularmente eliminados. Você não pode ignorar as folhas caídas ou ovários - eles devem ser removidos em tempo hábil. Se melões forem detectados, pulverize-os com "Intravir", "Iskra", "Decis".
Você pode usar soluções de carbofos, limpe as folhas com uma solução de sabão (100 g / 10 litros de água). Usar e poupar métodos folclóricos: tratamento com infusões de tabaco (1:10 água, insistir 24 horas, diluir 1: 3) e yarrow (1 kg de folhas secas / 10 água quente, insistir dois dias). Ajuda e plantio nas proximidades de plantas de abobrinha que repelem pulgões - alho, mostarda, manjericão, calêndula, hortelã-pimenta, etc.
Mosca branca
Sintomas. A mosca-branca é um pequeno inseto voador de cor branca, que se alimenta do suco das plantas. Seus lugares favoritos de residência são estufas e jardins espessos. Se esta praga é ferida, o orvalho do mel ou uma almofada se forma no topo da folha, enquanto as próprias moscas-brancas gostam de se sentar sob a parte inferior e suas larvas são encontradas. Este inseto é perigoso principalmente devido ao fato de que nos lugares que ele atingiu, mais tarde, fungos negros ou outros patógenos podem se estabelecer. Medidas de controle. Para eliminar este flagelo, outros insetos são colonizados em estufas, por exemplo, um encapsulamento ou um bug de macrolofus. Os inimigos naturais das moscas brancas em áreas abertas são joaninhas.
Entre os métodos de luta poupadores, pode-se recomendar o uso de armadilhas de cola para capturar insetos, pulverizando com infusões de ervas. Recorrer também ao uso de inseticidas: "Aktellika", "Confidor", "Fufanon", "Pegasus", etc.
Ácaro aranha
Sintomas. Carrapatos também gostam de ficar no fundo das folhas. Estes são insetos em miniatura (0.3-0.4 mm) de cor marrom escuro, marrom e verde. Nos locais de destruição, pontos amarelos pálidos são formados por essa praga. Mais tarde, completamente desprovido de folhas de suco murcha. A planta inteira é coberta com teias de aranha quando atacada por carrapatos. Começa a ficar para trás em crescimento, perde sua produtividade e sua resistência a baixas temperaturas diminui. Especialmente a praga se espalha em dias quentes e secos.
Medidas de controle. Observando as regras da tecnologia agrícola, você pode reduzir o risco de estabelecer carrapatos em seu jardim. Quando eles aparecem, o tratamento com caldo de folhas de alho, infusões de cascas de cebola, folhas de batata é recomendado.
O tratamento químico pode ser feito tanto para a profilaxia durante broto ( "Akartan" "" "Malathion metaphos" "fosfamida" et ai.), E para o tratamento.
Stalk fly
Sintomas. Rostkova voar refere-se a pragas que danificam os brotos de abobrinhas e muitas outras plantas. É um inseto pequeno (3-5 mm) de cor cinza. A fim de adiar as larvas, aparece na primavera. Após a postura dos ovos, as larvas aparecem após 2-10 dias e, após duas semanas, realizam a pupação. Hibernar no solo. Fortemente danificado pela germinação de sementes e brotos. Medidas de controle. Os métodos de luta incluem a destruição de ervas daninhas e resíduos pós-colheita, uma escavação profunda do solo.
Lesmas
Sintomas. Lesmas comer folhas, caules, flores nas tutanos vegetais e prejudicar os frutos. Por suas ações, eles levam a uma diminuição no rendimento e danos ao tipo de vegetais comercializáveis. Além disso, lesmas ajudam a infectar plantas com doenças.
Medidas de controle. Terra alho adjacente, mostarda, pimenta, lavanda, sálvia - deve assustar lesmas.
Aplique coleção mecânica de parasitas, use armadilhas especiais para lesmas. De preparações biológicas, é possível molhar o hermaphrodit de Phasmorhabditis. O uso de tratamento químico contra lesmas é uma medida extrema. Para esta finalidade, uma formulação granular metaldeído 5%, sulfato de cobre, superfosfato chão.
Esperamos que, depois de ler este material, você não tenha perguntas como por que as folhas ficam amarelas na abobrinha ou o que significa o revestimento branco da fruta. Armado com informações sobre os sintomas das doenças, métodos de prevenção e controle, você pode salvar a colheita de abobrinha a tempo e evitar que parasitas se espalhem para outras culturas que crescem em seu local.