Malaquita de groselha - o que fazer com a planta depois de colher bagas

Pin
Send
Share
Send

As groselhas são uma das plantas favoritas dos jardineiros. Não é de surpreender que tenha sido nos anos do pós-guerra que eles começaram a cultivá-lo como um elemento indispensável do plantio de frutas em cabanas de verão. Afinal, as bagas contêm apenas uma enorme quantidade de vitaminas. Além disso, muitas variedades, como se viu, toleram muito bem as geadas, o que expandiu a área de distribuição para o norte.

História de origem da variedade

Os trabalhos para o desenvolvimento de uma nova variedade de groselha altamente produtiva e resistente ao gelo começaram no início dos anos 40. O valor da cultura, em termos do conteúdo de vitaminas, era difícil de superestimar. Por isso, decidiu-se direcionar esforços para o cultivo de novas variedades, baseadas em variedades zoneadas para a parte européia do país. O sucesso do trabalho do grupo K. Sergeeva foi descrito em 1952, quando foi possível desenvolver uma série de variedades que geralmente atendem aos requisitos. A variedade foi finalmente criada em 1959 pelo Instituto de Pesquisa de Horticultura de toda a Rússia, em homenagem a I.V. Michurin. Phenic e Black negus se tornaram o par par da variedade.

Malaquita de groselha

A malaquita de groselha, cuja descrição da variedade é fixada no registro de variedades, é caracterizada como uma groselha de amadurecimento médio, com uma estação de crescimento curta e um longo período produtivo de frutificação de até 15 anos.

Características dos arbustos

Por que as groselhas não dão frutos: o que fazer e como dar frutos

Os arbustos são caracterizados como altos, com um grande número de brotos. Os rebentos são retos, elásticos, propensos a tecer dentro do arbusto durante o crescimento.

Atenção! A altura padrão do arbusto é de 0,9 a 1 metro. Os espinhos são afiados, localizados ao longo de todo o comprimento dos galhos, o arranjo é raro, assimétrico. O sistema radicular é altamente produtivo; o rejuvenescimento por broto por ano, com os devidos cuidados, pode chegar a 25-30%.

A malaquita de groselha tem folhas grandes e maiores que a média. A placa da folha é lisa; durante a frutificação, as folhas se tornam opacas, passando de verde pálido na primavera a verde intenso com grama verde no verão. O topo da placa da folha é pontiagudo, possui cinco lâminas, a própria folha é simétrica, com uma parte central côncava e bordas pendentes.

Características das bagas

A variedade tem bom desempenho. As bagas são esféricas de forma redonda, com uma abundância de veias pronunciadas de cor branca ou verde pálida. A casca é fina, o interior está repleto de sementes. O peso das bagas durante o período de frutificação produtiva é de 5-6 gramas; no período jovem, pode ser ainda maior até 8-9. Nos últimos anos, o tamanho foi reduzido para 4 gramas.

Importante! Polinização adicional não é necessária para as flores, porque a cultura é auto-fértil e não é necessário um polinizador para isso.

Frutos maduros nos galhos

Características da classe

A malaquita de groselha possui características próprias que a distinguem de outras variedades.

Período de maturação e rendimento

Thuja ficou amarela após o inverno - o que fazer, como tratar e como fertilizar

A floração ocorre na primeira quinzena de maio. O período de maturação das bagas é o final de junho e o início de julho. A colheita em massa com maturidade de 80 a 90% de frutos de qualidade comercial ocorre no final de julho. Para procriação com sementes, as bagas são colhidas no início de agosto.

O mato dá a primeira colheita no terceiro ano após o plantio. A fase ativa começa com 3-4 anos de vida e termina após 8-9 anos. Após 12 anos, o mato começa a perder suas qualidades e degenerar. Aos 15-16 anos, o nível de rendimento diminui do pico para 30-40%. O rendimento médio em idade produtiva é de até 4 kg de bagas por arbusto.

Qualidades de sabor

A polpa é suculenta, com um tom azedo pronunciado e acabamento açucarado. Eles têm um forte aroma a frutos silvestres. Mesmo bagas maduras dão um sabor amargo.

Resistência à seca e ao gelo

Para essa variedade, geadas severas de até -25 graus não são criticamente difíceis. A variedade foi criada com a expectativa de cultivo em regiões com um pequeno verão não quente e invernos longos com degelos freqüentes. A malaquita está perfeitamente adaptada às condições da Rússia central. Ventos, gelo e uma grande cobertura de neve não têm medo dele.

Importante! Em períodos secos, as groselhas requerem cuidados adicionais - alimentação, rega e tratamento oportunos com preparações protetoras contra pragas e doenças.

Resistência a doenças e pragas

As principais pragas de groselhas na faixa do meio e na região de Moscou são pragas da área local. Entre outros, os mais perigosos são:

  • pulgão - afeta arbustos individuais e plantações inteiras;
  • Fireboxes;
  • cortadores de serra - a derrota de brotos produtivos de 2 a 3 anos de idade é perigosa.

Métodos de controle - afinamento oportuno, tratamento químico, rejuvenescimento obrigatório do mato. Cumprimento das regras de descarte dos brotos afetados.

Atenção! Uma única aplicação de uma solução aquosa de sulfato de ferro em abril-maio ​​ajudará a fortalecer a proteção do arbusto no período primavera-verão.

A variedade possui resistência relativa a fatores biológicos, no entanto, apesar da capacidade de suportar oídio, pode ser afetada:

  • antracose;
  • Septoria;
  • ferrugem.

Métodos de prevenção e tratamento:

  • conformidade com todas as condições da tecnologia agrícola - colheita de folhas de outono, poda de primavera e cobertura, cobertura morta;
  • rega em clima árido; o mês crítico é julho.
  • processamento no outono com compostos protetores, na primavera com mistura Bordeaux.
  • durante a estação de crescimento - drogas imunoestimulantes sistêmicas.

Conselhos! É necessário afrouxar constantemente o solo sob o arbusto, isso aumenta as trocas gasosas e minimiza a probabilidade de esporos no solo; essa é outra operação do que fazer com as groselhas após a colheita das bagas.

Uso de Berry

Bagas de commodities com um teor máximo de açúcar são adequadas para ingestão. Nas receitas culinárias, as groselhas são usadas como recheio de tortas, geleias, compotas, doces cozidos.

Para os amantes do exótico, existem receitas para o vinho caseiro de groselha Malaquita e licores. O vinho tem um aroma brilhante a frutos silvestres, consistência viscosa. E o licor é de cor malaquita saturada. E o sabor e o buquê!

Colheita de bagas

Vantagens e desvantagens da classe Malaquita

Quando as groselhas amadurecem: como escolher frutos maduros

Em comparação com outras variedades do grupo de maturação no meio do início, zoneadas para condições da faixa do meio, deve-se observar:

  • alta resistência ao gelo;
  • consistentemente alta produtividade;
  • excelente sabor de frutas, cheias de vitaminas e minerais;
  • frutas, ao contrário de outras variedades, não se esfarelam, mas permanecem nos galhos até que estejam completamente secas;
  • bagas toleram perfeitamente o transporte sem perder a aparência e o sabor.

Infelizmente, existem desvantagens:

  • resistência medíocre à antracose;
  • a necessidade de rega oportuna no período seco.

Plantar mudas jovens no local

Para que a aterrissagem seja bem-sucedida e os jovens arbustos se enraízem, várias regras devem ser observadas.

Seleção e preparação de mudas

Para o plantio, são utilizadas mudas de 1 a 2 anos de idade com um sistema radicular bem desenvolvido. Antes do plantio, as mudas são cortadas de galhos secos e os rizomas são rejuvenescidos. Antes do plantio, recomenda-se suportar 4-6 horas em uma solução de raiz ou outros medicamentos para o enraizamento acelerado.

Hora e padrão de pouso

O outono é o período mais favorável para o plantio de arbustos. É no outono que brotos jovens se transformam em plantas independentes, conseguem criar raízes bem e ser completamente independentes do arbusto-mãe.

Atenção! Um jardineiro experiente se concentra em setembro-outubro. Este é o momento em que o frio ainda não chegou e o tempo permite regar; nesse momento, é mais conveniente cuidar de novos desembarques.

O período de plantio da primavera é focado em clima quente estável, quando o inchaço ativo dos rins começa.

O esquema de plantio é comum, com um intervalo entre arbustos de 1 a 1,5 metros. Este é um arbusto alto e amplo, e você precisa de espaço para manobras durante o trabalho.

Escolhendo um local de desembarque

Para plantação, os marcadores são recomendados:

  • o lado ensolarado da trama, aberto ao sol durante todo o dia;
  • falta de rascunhos;
  • o solo na área é preferível à acidez neutra ou levemente ácida;
  • solo argiloso e argiloso, e o local ideal para o crescimento é solo solto e saturado.

Atenção! Contraindicação ao desembarque - terras baixas, inundações e áreas pantanosas, locais com alto nível de água subterrânea.

Plantação de Bush

Preparação do local

A preparação do local consiste em limpar o local das antigas plantações, nivelar a superfície, quebrar o padrão de plantio em fileiras, observando o espaçamento entre as fileiras.

Processo de pouso

Os desembarques são preparados 7 a 10 dias antes do plantio. Dimensione 50x50 cm a uma profundidade de 55 a 60 cm e o fundo é coberto com húmus ou estrume. Uma camada de 2-5 cm, seguida por 5 cm de terra fértil. Antes do pouso, rega abundante. A muda é colocada no meio do buraco. Antes disso, as raízes são endireitadas, de modo a haver a maior área possível do sistema radicular.

O preenchimento é realizado com a constante compactação para evitar a ocorrência de vazios. Após o plantio, corte os topos a uma altura de 15 a 17 cm e irrigue com 10 a 12 litros de água.

Conselhos! Recomenda-se deixar não mais do que 5-6 rins acima do solo. Isso garantirá o crescimento máximo das agências para o próximo ano. E o primeiro inverno permitirá cobrir galhos dessa altura com uma camada de neve do gelo.

Características da rega e cuidados sazonais

Em estações diferentes, o cuidado com os arbustos é diferente.

Rega e alimentação

O momento da primeira rega e cobertura é o final de abril-início de maio até o período de floração. Para a cobertura, recomenda-se o uso de sulfato de ferro ou uma solução orgânica.

O segundo curativo no início do amadurecimento é a primeira década de junho. Julho é geralmente limitado a regar a cada 7-10 dias. Após a colheita, o tratamento de groselha consiste em regar para manter o equilíbrio da água e fortalecer as curvas durante o enraizamento.

Atenção! Groselhas não devem ser regadas com água fria.

Mulching e cultivo

A cobertura é realizada por vários métodos. Outono após a colheita, casca de pinheiro é usada. Na primavera, é limpo e descartado. Em vez disso, palha ou feno é colocado. Durante a floração e frutificação, recomenda-se o uso de grama recém-cortada. A grama esmagada é colocada sob o arbusto, depois de uma semana ao soltar, uma nova porção de cobertura é colocada. É recomendada a folga 4-5 dias após a rega.

Tratamento preventivo

Para o inverno, os galhos são pulverizados com preparações anti-esporos com tinta para proteger do sol. Depois que a neve derrete, a preparação é repetida. Antes de dissolver as folhas, pulverize com uma mistura de Bordeaux. Em junho-julho, mas o mais tardar 14 dias antes da coleta das bagas, uma preparação complexa é processada. Em caso de dano da doença, o uso de drogas complexas.

Uso de adereços

Para que os galhos não se inclinem para o chão, eles fazem suportes para a sarça. Eles são feitos de tábuas de madeira ou tubos de plástico a 25-30 cm de altura do solo ou usando um suporte central e um fio de arame com um diâmetro de 6-8 mm com cordas de 4-5.

Opção de vedação de tubo de plástico

Poda

A poda preventiva é realizada de maio a julho. Nenhum corte está planejado para agosto. O que você precisa fazer com as groselhas depois de colher bagas de setembro a outubro é formar um arbusto e remover brotos com mais de 4 anos. Na primavera, galhos mortos são removidos para o tecido vivo.

Preparações de inverno

Antes de tudo, é necessário aumentar a resistência ao gelo das camadas - elas precisam ser cobertas com uma camada de folhagem ou junco. Antes de partir para o inverno, você precisa remover os galhos doentes e mortos. Descasque as folhas de groselha e triture a casca.

Reprodução

Para a reprodução de groselhas, existem várias maneiras: estacas, divisão, estratificação e enxerto. O mais demorado e mais longo - por sementes.

Estacas

Para estacas, são utilizados galhos com 5-6 nós de folhas. O cabeçalho está pronto no início de maio. Antes do plantio, a imersão é feita na solução radicular. Depois disso, a guarnição é colocada na estufa. Após 21 dias, a estufa abre e o caule é mantido aberto.

Importante! O desembarque deve ser realizado no outono antes do início do gelo.

Divisão

Para a reprodução, arbustos com mais de 5-6 anos são usados. Um ano antes do procedimento, todos os brotos antigos são removidos. Na primavera ou no outono, o mato é desenterrado e brotos jovens com o sistema radicular são separados. O pouso é feito em um novo local.

Camadas

Um tiro verde jovem de 1-2 anos de idade na primavera se inclina para o chão e é fixado com 2 suportes de metal. Uma camada de solo é derramada por cima. O site de enraizamento é regado uma vez a cada 3-4 dias. Após 21 dias, a uréia é alimentada. Prontidão para camadas durante a primavera após 1 ano.

Vacinação

Uma nova variedade pode ser desenvolvida por vacinação. Para a vacinação, são tomadas brotações lignificadas. A vacinação é feita antes do início do inchaço dos rins. A probabilidade de um resultado bem-sucedido é de até 40%.

Sementes

As sementes de frutos maduros são levemente secas e plantadas em uma panela com uma mistura do solo. No inverno, a panela é desenterrada ou levada para o porão. Brotos na primavera.

Atenção! A desvantagem dessa tecnologia é a baixa probabilidade de obter uma planta com características maternas pronunciadas.

Controle de Pragas e Doenças

A chave para o sucesso no controle de pragas é o cuidado adequado das plantas e o uso de preparações complexas para protegê-las. Os cuidados adequados incluem cobertura morta, poda sanitária, cobertura e rega. Na condição de tratamento químico, pulverização no outono e primavera contra esporos. E no verão para proteger contra pragas e doenças.

Se você realizar todos os processos e operações para cuidar da malaquita de groselha, há uma alta probabilidade de que os arbustos deliciem uma colheita consistentemente grande. Não é à toa que essa variedade com 60 anos de história ainda é popular entre os jardineiros.

Pin
Send
Share
Send