A pereira requer manutenção regular, apenas neste caso ela cresce bem, se desenvolve e dá frutos. A fertilização é um dos lugares mais importantes na tecnologia agrícola dessa cultura. A quantidade e composição dos fertilizantes, bem como o método de aplicação, dependem da época do ano e do estágio da vegetação da planta. Somente o cumprimento das regras da tecnologia agrícola permitirá cultivar uma árvore saudável e obter grandes rendimentos de frutos de qualidade.
Os principais tipos de fertilizantes para a alimentação de peras
Muitas vezes, os jardineiros preferem ficar sem aditivos minerais, acreditando que podem prejudicar as plantas e a saúde humana. Porém, na ausência de controle sobre a quantidade de fertilizantes orgânicos aplicados, seu uso não será menos perigoso que o uso de agroquímicos. Se você aderir estritamente à dose recomendada, os fertilizantes minerais, em alguns casos, trarão mais benefícios do que os orgânicos.
Nitrogênio
Os suplementos de nitrogênio para a pêra são introduzidos na primavera, para que a árvore tenha tempo de cultivar uma copa exuberante e saudável e, no verão, no topo - para estimular o desenvolvimento de ovários de frutas. Uma deficiência dessa substância em uma árvore implica amarelecimento prematuro e queda de folhas. Nenhum dano menor é causado pela introdução de doses aumentadas deste elemento:
- aumento do crescimento de brotos jovens, enquanto todas as forças da planta devem dar frutos;
- acúmulo em frutos de uma quantidade aumentada de nitratos;
- queimaduras nas raízes.
Ao alimentar peras, os fertilizantes nitrogenados devem ser usados estritamente de acordo com as instruções. Estes incluem:
- uréia
- nitrato de amônio;
- sulfato de amônio;
- nitrato de sódio (nitrato de sódio).
A uréia é um fertilizante nitrogenado concentrado, razão pela qual é frequentemente usada para prevenir e tratar a deficiência de nitrogênio nas plantas.
Fósforo
Na natureza, o fósforo praticamente não é encontrado em uma forma acessível às plantas. Sem esse elemento, eles absorvem mal o nitrogênio; é impossível um bom crescimento e desenvolvimento das raízes, a floração e a frutificação de uma árvore.
Nos fertilizantes orgânicos - esterco, excrementos de pássaros - o fósforo também é extremamente pequeno. Isso leva ao uso de compostos minerais de fósforo no tratamento de raízes e foliares.
Para fertilizar peras, recomenda-se adicionar superfosfato simples ou duplo, além de rocha fosfática.
Potássio
O potássio é especialmente necessário para jovens peras para um bom crescimento e desenvolvimento. Nas árvores adultas, esse elemento aumenta a imunidade, ajuda a sobreviver à seca do verão e às geadas do inverno e melhora a qualidade das frutas.
Como curativo da raiz, o potássio é aplicado no outono, para que, na primavera, o fertilizante se decomponha completamente no solo e fique disponível para as plantas. Também é usado como parte da cobertura foliar de fósforo-potássio no verão. Os fertilizantes de potássio recomendados para uso (misturas de fertilizantes de um componente) são sulfato de potássio e sal de potássio.
Fertilizantes complexos
Os principais nutrientes (nitrogênio, fósforo, potássio) podem ser introduzidos na forma de formulações de componente único, descritas acima, mas é muito mais conveniente usar fertilizantes complexos prontos para uso:
- nitroammofosco;
- nitrofosco;
- amofos;
- diammofos.
Eles podem incluir magnésio e enxofre, bem como vários oligoelementos.
A pulverização de primavera da coroa com fertilizantes complexos estimula o crescimento de árvores frutíferas, fortalece o sistema imunológico e melhora a frutificação. É usado para alimentar árvores jovens e adultas.
Galeria de fotos: fertilizantes complexos
- Nitroammofoska - um fertilizante complexo para peras
- Diammofoska (diammofos) também é usado para peras
- Ammophos refere-se a peras de fertilizantes complexos
- Nitrofosku usado para alimentar peras
Adubo orgânico
Fertilizantes orgânicos - um produto natural da atividade vital de organismos vivos, rico em nutrientes de uma forma facilmente digerível para as plantas. Eles também afetam beneficamente o solo, transformando sua estrutura e ativando a atividade das bactérias.
Para jardineiros experientes, não é segredo que as peras preferem fertilizantes orgânicos.
Estrume e húmus
O estrume é um fertilizante orgânico completo que contém todos os nutrientes necessários para uma planta. A amônia está sempre presente na substância fresca; portanto, sua introdução no solo pode danificar as raízes da árvore, especialmente nas peras jovens de três anos de idade.
Em nenhum caso não pode ser trazido sob o estrume fresco da planta, apenas apodreceu.
//derevoved.com/udobrenie-i-podkormka-sada
Demora cerca de 2 a 3 anos para transformar estrume fresco em cobertura de alta qualidade. O húmus é ótimo para peras. Dependendo das características do solo, a quantidade de fertilizante aplicada pode ser de 6 a 10 kg / m2.
Excrementos de pássaros
Tal cobertura de nitrogênio, como fezes de pássaros, é introduzida exclusivamente na primavera durante o crescimento das árvores, fertilizando o solo no círculo próximo ao caule. É importante lembrar que fertilizantes frescos não diluídos podem queimar as raízes.
Para não prejudicar o sistema radicular da árvore, os excrementos de frango são fermentados preliminarmente:
- Cerca de 1-1,5 kg de fezes de frango secas são colocadas em um balde de dez litros.
- 3-4 água é adicionada.
- Deixe por 1-2 dias para fermentação.
- Adicione água até a borda e misture bem.
Tal cobertura não prejudicará as raízes das árvores do seu jardim.
Se armazenado incorretamente, o nitrogênio em lixo fresco se transforma em amônia, por isso é melhor usar lixo seco, o nitrogênio é completamente armazenado nele.
O fertilizante seco pode ser aplicado imediatamente se você o diluir em água na proporção de 1:20.
Cinzas de madeira
A cinza é um fertilizante orgânico valioso que aumenta a acidez do solo e substitui com sucesso os compostos de potássio. Além disso, contém muitos elementos micro e macro:
- cálcio
- magnésio
- ferro
- enxofre;
- zinco.
Um copo de cinza substitui 10 g de qualquer fertilizante potássico. Após o uso da substância, um efeito positivo nas plantas dura até 3 anos.
Peras de alimentação primavera-verão
O esquema padrão de cobertura de primavera-verão inclui 3 coberturas de raiz e 2 foliares:
- a primeira primavera - com o início do despertar dos rins;
- a segunda primavera - na fase de floração;
- terceira primavera - após a queda das inflorescências;
- molho foliar de verão de uma pera - no final de junho;
- o segundo molho foliar de verão - em julho.
Fertilizante de primavera
Na primavera, assim que os botões despertam nas árvores, é aconselhável alimentá-los.
Para os três primeiros curativos da pêra, são utilizados compostos contendo nitrogênio que têm um efeito benéfico no crescimento da árvore:
- no início da primavera, o nitrogênio ajuda a construir uma coroa exuberante;
- no segundo curativo - induz a formação de inflorescências, das quais depende a colheita futura;
- no terceiro curativo - evita a queda dos ovários e estimula o desenvolvimento de frutas de qualidade.
A cobertura da mola da pêra é realizada apenas pelo método das raízes.
Os fertilizantes são aplicados a árvores adultas em sulcos de 20 a 30 cm de profundidade, feitos ao longo do perímetro da copa, após o que o círculo do tronco é abundantemente regado. Fertilizantes líquidos também são introduzidos no sulco, seguidos de rega.
Para todos os pensos radiculares realizados na primavera, você pode usar uma das composições propostas:
- 200 g de ureia / 10 l de água para 2 peras adultas;
- 30 g de nitrato de amônio / 10 l de água para 2 peras;
- 500 g de fezes de pássaros / 10 l de água - insista por dia e despeje 5 l em 1 pêra;
- 80-120 g de ureia (ureia) / 5 l de água, regue uma árvore;
- o húmus é introduzido no círculo do tronco para escavar a uma taxa de 3-5 kg por 1 m2.
Nos dois primeiros curativos de primavera, fertilizantes minerais simples com nitrogênio são usados com mais frequência. No terceiro curativo, realizado imediatamente após o final da fase de floração, é melhor usar fertilizantes complexos completos, por exemplo, 50 g de nitroammophoski / 10 l de água por 1 m² de círculo de caule - aproximadamente 30 l por 1 pêra.
Os fertilizantes orgânicos são aplicados uma vez a cada 3 anos; os fertilizantes minerais podem ser usados a cada ano.
Alimentando uma pêra jovem, incluindo uma criança de 3 anos
Nos primeiros dois anos de vida, uma pêra jovem, em regra, não é fertilizada, pois todas as substâncias necessárias foram depositadas durante o plantio. A alimentação começa aos três anos de idade e exclusivamente com nitrogênio, mineral ou orgânico:
- Os fertilizantes minerais de nitrogênio são usados de acordo com as instruções. Na primavera, eles são trazidos diretamente para o círculo do tronco, depois de cavar o solo a uma profundidade de 10 cm, ao redor do tronco o solo é afrouxado a uma profundidade de 5-7 cm, para não ferir as raízes. Depois disso, a árvore é abundantemente regada.
- Produtos orgânicos - húmus ou composto - são trazidos para o círculo próximo ao tronco, cobrindo uma árvore com uma camada de 3-4 cm.
Geralmente, nas instruções para agroquímicos minerais, os cálculos são dados para 1 m². Ao mesmo tempo, o sistema radicular de uma pera com 2 a 4 anos de idade atinge cerca de 5 m² e, para uma árvore de 6 a 8 anos, é de 10 m².
//plodorod.net/rasteniya/chem-podkarmlivat-grushu/#i-3
A partir dos cinco anos de idade, a pêra é alimentada como uma árvore adulta.
Vídeo: alimentando peras na primavera
Molho de verão
Para garantir uma nutrição adequada da pêra no verão, é necessário realizar vários curativos. As variedades do início e do meio do amadurecimento começam a se alimentar na última década de junho, e depois em julho e depois - 15 dias depois.
A cobertura de verão de uma pêra é realizada de maneira foliar. A pulverização da folhagem promove uma absorção mais rápida dos nutrientes do que com o curativo tradicional da raiz.
Se o verão estiver frio, a pulverização também corrigirá a situação. A temperaturas abaixo de + 12 ° C, o delicado sistema radicular da pêra fornece nutrientes mais lentamente. O mesmo processo ocorre quando a umidade estagna em um verão excessivamente chuvoso.
//plodorod.net/rasteniya/chem-podkarmlivat-grushu
No primeiro curativo de verão, substâncias ricas em nitrogênio contribuem. Na maioria das vezes, uma solução de uréia é usada para isso. Não só nutre a árvore com nitrogênio, mas também fortalece o sistema imunológico, é a prevenção de muitas doenças e pragas.
O segundo curativo no verão é realizado o mais tardar 15 dias após o último curativo foliar. Neste momento, ocorre a formação de frutos, o que está associado a uma maior necessidade da planta por potássio e fósforo. Esses elementos são responsáveis pelo tamanho, teor de açúcar e duração do armazenamento das frutas. Para reabastecê-los, use um dos fertilizantes:
- sulfato de potássio;
- farinha de fosforito;
- superfosfato.
Os fertilizantes fosfóricos são aplicados em conjunto com fertilizantes de potássio, por exemplo, sulfato de potássio. Ao mesmo tempo, fertilizantes contendo oligoelementos podem ser usados:
- boro;
- magnésio
- cobre
- zinco;
- ferro e outros
No período de verão, é importante monitorar cuidadosamente as condições das árvores no jardim - o crescimento das mudas, o tamanho e a forma das frutas, a aparência da lâmina da folha, etc. Quaisquer alterações podem estar associadas à falta de oligoelementos, neste caso, elas são imediatamente alimentadas com os compostos necessários.
Tabela: sinais externos de falta de macro e microelementos na alimentação das peras
Escassez de elementos | Sinais de falta de itens |
Nitrogênio | Cor verde pálida e amarelecimento das folhas, crescimento fraco e início do outono |
Fósforo | Cor verde escuro ou azulada das folhas, aparência de vermelho, roxo, escuro ou quase preto das folhas secas |
Potássio | Amarelecimento ou escurecimento da lâmina foliar, morte do tecido, enrugamento, torção da borda da folha para baixo |
Zinco | Inibição da formação de clorofila, clorose manchada nas folhas |
Magnésio | A perda de cor verde em certas áreas da folha (clorose entre veias) |
Cálcio | Clareamento e até clareamento dos topos e folhas jovens. As folhas novas crescem pequenas, deformadas, a forma da borda é irregular, há manchas de tecido morto |
Ferro | Amarelecimento uniforme entre as veias das folhas ou a cor verde pálida e amarela das folhas sem a morte do tecido |
Boro | A clorose das folhas jovens manifesta-se no encolhimento e torção das folhas, na formação de necrose marginal e apical das folhas, na deformação do fruto |
Cobre | Deformação das folhas na parte superior das mudas, aparência marrom, começando pelas bordas, caindo |
As árvores são pulverizadas de manhã ou à noite com tempo seco e calmo. Como são usadas soluções com uma pequena concentração de fertilizantes, elas têm um efeito curto. Para alcançar o efeito desejado, é necessário realizar 2-3 curativos com um intervalo de 8 a 10 dias.
Tabela: dosagem de fertilizantes para peras de alimentação foliar
Elemento traço | Fertilizantes | Dosagem para 10 litros de água |
Nitrogênio | Uréia | 50 g |
Ferro | Sulfato de ferro | Até 5 g |
Potássio | Sulfato de potássio | 120-150 g |
Cálcio | A cobertura foliar é ineficaz | - |
Cobre | Vitríolo azul | 2-5 g |
Fósforo | Superfosfato, rocha fosfática | 250-300 g |
Zinco | Sulfato de zinco | Até 10 g |
Magnésio | Sulfato de magnésio | 200 g |
Boro | Bórax ou ácido bórico | 20 g |
O excesso ou a deficiência de certos elementos podem causar uma doença grave da pêra, portanto a nutrição de qualquer planta deve ser equilibrada.
Para aumentar a eficiência da pulverização, antes ou imediatamente após o procedimento, a árvore é bem derramada com água.
Molho de outono
Durante esse período, é necessária uma cobertura para reabastecer os nutrientes consumidos durante o crescimento vegetativo, bem como aumentar a resistência do inverno da árvore. O período mais favorável é do final de setembro ao início de novembro. A quantidade de fertilizante aplicado diretamente depende da idade da árvore e do desenvolvimento do sistema radicular.
Um ponto de referência para a cobertura de uma pêra no outono pode ser o amarelecimento da folhagem. Se a coroa 1/3 ficar amarela, é hora de aplicar o fertilizante.
//plodorod.net/rasteniya/chem-podkarmlivat-grushu/
Durante esse período, a fertilização nitrogenada é excluída, incluindo adubo orgânico, composto ou turfa.
Ao alimentar as peras no outono, são usados fertilizantes minerais que contêm fósforo e potássio. A composição da mistura mineral na escavação de outono é de 30 g de superfosfato granular / 15 g de cloreto de potássio / 150 ml de cinza de madeira por 1 m².
Procedimento
- Antes de fertilizar a pêra, o solo é abundantemente derramado com água - 20 l (2 baldes) de água por 1 m².
- Os fertilizantes são introduzidos na área do círculo próximo ao tronco para escavação ou sulcos com uma profundidade de cerca de 20 a 30 cm, escavados em torno do perímetro da coroa.
- O círculo do tronco é regado abundantemente.
- Em solos pobres e sem húmus, o círculo do tronco é coberto de turfa e húmus, em proporções iguais. A camada de cobertura deve ter pelo menos 15 a 20 cm; no inverno, protegerá o sistema radicular da pêra do congelamento.
Ao preparar a cobertura líquida, as cinzas da madeira são excluídas: o superfosfato com sal de potássio é dissolvido em 10 l de água e introduzido nos sulcos preparados. As cinzas de madeira seca são desenterradas na área do círculo do tronco a uma profundidade de 20 cm.
Verificar a umidade do solo é fácil. Se a terra, comprimida na palma da sua mão, se transformar em um bolo, haverá umidade suficiente para a planta.
Uma alimentação regular adequadamente conduzida permitirá que você cultive uma árvore saudável e receba anualmente uma colheita de deliciosos frutos de pêra.