Plantar e propagar cerejas: regras básicas e dicas úteis

Pin
Send
Share
Send

Certamente, todo jardineiro sabe que a correção do procedimento de plantio afeta o desenvolvimento e as cerejas não são exceção. Existem várias regras com as quais você precisa se familiarizar para plantar com sucesso e fornecer às flores de cerejeira as melhores condições para um crescimento futuro.

Condições de cultivo de cereja

A cereja é cultivada com sucesso em todas as zonas climáticas (a exceção é a cereja colunar - é recomendável cultivá-la apenas nas regiões sul e nas regiões centrais), mas essa cultura é exigente nas condições, portanto, antes de plantar a cereja, você precisa escolher o local mais adequado e prepará-lo corretamente ele.

Requisitos básicos do site

Localização A cereja é melhor plantada em uma área aberta e bem iluminada (tente escolher o lado sul ou oeste). Também deve ser suficientemente soprado, mas, se possível, protegido do vento frio do norte. Alguns jardineiros permitem bastante a colocação de cerejas perto da parede da casa ou de uma cerca, já que nesses locais muita neve se acumula no inverno, o que ajuda a proteger o sistema radicular do congelamento. A distância mínima é de 1 m, mas se você confiar em padrões estabelecidos, a distância entre a cerca e 2 m e as paredes da casa - 1,5 m.

O solo. Na área selecionada, o solo deve ser arenoso, argiloso ou argiloso. Se você não souber a que tipo de solo seu site pertence, verifique a breve descrição.

Solo arenoso. A composição desse solo é dominada pela areia. Este tipo de solo é caracterizado por friabilidade e friabilidade, além de passar bem na água. Mas lembre-se de que esse solo precisa de fertilização regular (geralmente composto ou húmus é usado para esse fim à taxa de 20 kg por 1 m2).

O solo arenoso precisa de enriquecimento regular

Solo argiloso e arenoso. É uma mistura de areia e argila, forma bem caroços. A cor desse solo é geralmente marrom claro. Medidas para manter a fertilidade: cobertura morta, semeadura de adubo verde, adição de matéria orgânica (3-4 kg / m2) mais a cobertura.

O solo argiloso e arenoso é bem tratado

Solo argiloso. A argila predomina na composição, portanto o solo tem a cor escura habitual. A partir dele, você pode formar uma salsicha que se desfaz quando você tenta fazer um anel. Medidas de fertilidade: o mesmo.

Solo argiloso adequado para o cultivo de qualquer cultura

Não é recomendável cultivar cerejas à sombra e em solos pantanosos.

Acidez Recomenda-se plantar cerejas em solos neutros, portanto verifique sua acidez na área escolhida. Se o solo estiver coberto de uma leve floração, o musgo ou as cavalinhas crescem bem e os caroços estão cheios de água enferrujada, isso indica um alto nível de acidez. Para reduzi-lo, adicione cal extraída (250-350 g / m2), cinzas (250-450 g / m2) ou farinha de dolomita (300-500 g / m2).

Água subterrânea. Deve situar-se a uma profundidade não inferior a 1,5 m da superfície. Se a água subterrânea estiver próxima, faça um aterro com uma espessura de 0,8 m para plantar uma cereja.

Os vizinhos. Os jardineiros afirmam que os melhores vizinhos para as cerejas são cerejas (podem ser plantadas a uma distância de 6-8 m), ameixa (a distância da cereja é de 4-6 m), madressilva (pode ser localizada a uma distância de 1,5 a 2 m).

É indesejável plantar cerejas ao lado de:

  • Maçã e pêra, pois tiram substâncias benéficas das cerejas;
  • Framboesas (ela sofre das mesmas doenças que as cerejas);
  • Groselhas (pode prejudicar o sistema radicular das cerejas);
  • groselha (o solo cereja não se encaixa). A distância entre as cerejas e essas culturas deve ser de pelo menos 10 m.

Além disso, não coloque cerejas ao lado de plantas solanáceas (tomate, berinjela, pimentão) e amoras (forma arvoredos densos e espinhosos) - deve haver pelo menos 1,5 m entre as cerejas e essas culturas.Para as culturas que não são frutas, carvalho, bétula, tília, álamo e algumas coníferas (abeto, pinheiro), então tente plantar uma muda de 10 a 15 m dessas árvores.

Preparação do local

Se você quiser plantar cerejas no outono, precisará se preparar na primavera, se estiver na primavera e depois no outono. Para fazer isso, juntamente com a escavação, adicione 10 kg de composto ou húmus, 100 g de superfosfato e 100 g de sal de potássio por metro quadrado ao solo. Após 3-5 dias, aplique material desoxidante, se necessário.

Tempo de pouso

  • Na zona intermediária e nas regiões mais frias, é recomendável plantar cerejas no início da primavera (início e meados de abril), quando a neve derrete e o solo seca um pouco e aquece, mas antes que os botões cresçam. Se você adquiriu uma muda no outono, é recomendável cavá-la antes da primavera. Isso é feito da seguinte maneira: cavar uma vala de 40 a 50 cm de profundidade e colocar uma muda em um ângulo de 30sobre de modo que a coroa esteja voltada para o sul, cubra o chão com raízes e troncos até o primeiro ramo lateral. Bata no chão e na água, cubra a coroa com galhos de abeto. A instilação de mudas é melhor realizada no período de meados a final de setembro, até a geada.
  • foto

    Se você plantar mudas, elas serão bem preservadas até a primavera

  • Nas regiões quentes do sul, as cerejas também podem ser plantadas no outono, de meados de setembro até o final de outubro, cerca de um mês antes do início da geada.

Plantar mudas de cereja no chão

A tecnologia de plantio é a mesma para diferentes tipos de cerejas e pode ser usada em qualquer região.

Preparação do poço de aterrissagem

Normalmente, o poço é preparado 2-3 semanas antes do plantio. A tecnologia é a seguinte:

  1. No solo preparado, cavar um buraco com 80 cm de largura e 50 cm de profundidade e colocar a camada fértil superior (20-30 cm) ao lado.
  2. Coloque um pino longo (1,2-1,5 m) no centro do poço para prender as mudas após o plantio.
  3. Prepare a seguinte mistura: húmus ou composto (10 kg) + superfosfato (200 - 300 g) + sal de potássio (50 g) ou cinza (500 g) + húmus removido. Se o solo argiloso estiver em seu local (ele possui uma tonalidade marrom avermelhada e adere fortemente aos sapatos após a chuva), adicione 10 a 15 kg de areia.
  4. Despeje o substrato no poço com a lâmina, de modo que a parte superior da lâmina fique no nível da borda.
  5. Deixe o excesso de substrato nas bordas do poço.

Se você deseja plantar cerejas anãs, a composição do fertilizante será a seguinte: composto (7 kg) + superfosfato (35 g) + cloreto de potássio (20 g) + cinzas (100-200 g).

Plantio de mudas de cereja

  1. Prepare as mudas para o plantio. Para fazer isso, mergulhe as raízes secas por 3 a 4 horas em água morna. Se as raízes estiverem danificadas, é necessário cortá-las em um local saudável e depois mergulhá-las.
  2. Após a imersão, plante as mudas no chão ao lado da estaca no lado norte e espalhe as raízes. Encha-os com resíduos do solo para que o colo da raiz (o local onde o caule vai para a raiz, em regra, os jardineiros sejam guiados pelo primeiro grande ramo da raiz) permaneça na superfície. Compacte suavemente o solo.
  3. Faça um orifício ao redor da muda com um diâmetro de 20 cm, despejando um pequeno eixo de terra com 10 cm de altura nas bordas e amarre a muda no pino com os “oito” sem puxar o tronco.
  4. Despeje 15-20 litros de água morna no poço. Se após a rega o pescoço da raiz for exposto, polvilhe-o com terra.
  5. Cobrir o buraco com húmus, turfa ou serragem com uma camada de 3-5 cm.

Com o plantio adequado de cerejas, o pescoço da raiz fica acima da superfície do solo

Plantar cerejas - vídeo

Colocação de diferentes tipos de cerejas no plantio

A principal diferença no plantio de cerejas de diferentes tipos é colocá-las uma a outra a distâncias diferentes. Além disso, ao preparar o site, considere as características da variedade. Se você deseja plantar uma cereja auto-infértil (ela não produzirá culturas sem polinizar flores de pólen de outra variedade de cereja) e não há outras cerejeiras por perto, para melhor frutificação, você terá que comprar pelo menos uma outra muda de outra variedade (os especialistas recomendam não plantar neste caso menos de 4 mudas de diferentes graus). Se você deseja plantar um grande número de mudas, ao plantá-las, é melhor colocá-las em um padrão quadriculado.

Tipo de cerejaDistância entre árvores
ÁrvoreA distância entre linhas - 3 m, entre plantas em uma linha - 3 - 3,5 m
BushyA distância entre linhas - 2 - 2,5 m, entre plantas em linha - 2,5 m
FeltroA distância entre linhas - 2 - 2,5 m, entre plantas em linha - 3 m
ColunarA distância entre linhas - 2 m, entre plantas em uma linha - 2,5 m
AnãoA distância entre linhas - 1,5 - 2 m, entre plantas em uma linha - 2 m

Propagação de cerejas de outras maneiras

Se a cereja já estiver crescendo no seu site, você poderá aumentar o número de plantações dessa cultura sem precisar comprar uma muda.

Propagação de cerejas por brotamentos

Para a propagação de cerejas por brotos de raiz, você precisa escolher os brotos mais viáveis

Como muitas outras culturas frutíferas, as cerejas formam brotos basais e, com sua ajuda, você pode propagar sua planta. É melhor executar o procedimento no início e meados de abril, antes da brotação (nas regiões sul - no final de setembro) em um dia nublado.

  1. Escolha uma árvore que produz menos crescimentos excessivos que outras.
  2. Escolha as mudas mais viáveis, com menos de dois anos, localizadas na árvore principal a uma distância de mais de 1 m.
  3. Cavar o chão perto do arbusto a uma distância de 20 cm e cortar a raiz que liga a parte aérea à planta mãe.
  4. Corte a parte 1/3 e retire os galhos laterais. Água conforme necessário. Passe 2 curativos com superfosfato (1 colher de sopa. Diluído em 10 litros de água): o primeiro imediatamente após a separação da árvore principal, o segundo - no final de junho.

No próximo ano, mais ou menos na mesma época, desenterre uma muda e transplante-a para um local permanente previamente preparado.

Propagação de cereja por camadas horizontais

Camadas horizontais permitem que você obtenha muitas mudas novas

É realizado desde o início até meados de abril. É adequado para a propagação de cerejas de feltro ou cerejas em caule baixo, mas pode ser usado para culturas comuns, desde que os galhos sejam longos o suficiente.

  1. Pegue um galho horizontal; se possível, reduza-o em 1/4 e coloque-o no chão (é aconselhável cavar uma vala de 5 a 7 cm de profundidade).
  2. Prenda a filial com fio.
  3. Assim que os brotos começarem a brotar no galho, cubra-o com terra e regue-o bem.

Água conforme necessário. No próximo ano, separe os brotos germinados e transplante para um local permanente preparado.

Propagação de cerejas por camadas verticais

Ao propagar cerejas com camadas verticais, os brotos precisam de um abate constante

Este procedimento também precisa ser realizado durante o período de descanso. Realizado frequentemente em árvores danificadas.

  1. Apare as mudas ou corte a árvore adulta até o nível do solo.
  2. No "cânhamo" novos brotos começarão a crescer, que devem começar imediatamente a crescer para estimular a formação do sistema radicular.
  3. À medida que os brotos crescem, continue a espetá-los, aumentando gradualmente a altura da camada de terra. Como resultado, deve atingir 20 cm, mas não exceder a metade da altura da filmagem.

No ano seguinte, na primavera, separe os brotos do cânhamo, re-sacudindo-os cuidadosamente e plante-os no local preparado.

Propagação de cerejas por estacas

Para enraizar as estacas, você precisa prepará-las adequadamente

  • No início de junho, corte brotos jovens que endureceram na base e começam a corar. Em comprimento, devem ter cerca de 30 cm.A seção superior é feita acima do rim, a parte inferior - abaixo do rim, a uma distância de 1,5 cm.
  • Coloque o material cortado em água, retirando previamente as folhas inferiores. Mergulhe as estacas por 3-5 horas.
  • Prepare o local para o plantio. Para fazer isso:
    • Cavar o solo e fazer camas nele.
    • Nas camas, cave uma vala com 20 cm de profundidade.
    • Despeje a drenagem no fundo da vala (seixos, cascalho fino, areia grossa).
    • Despeje uma camada de solo fértil na drenagem, misturando-a com húmus (3-4 kg / m2), cinzas (300 g / m2) e superfosfato (100 g / m2) Hidratar bem.
  • Plante as estacas no chão, cavando-as no solo por 3 cm, a uma distância de 10 cm uma da outra. Coloque as estacas verticalmente.
  • Cobrir as plantações com um filme para protegê-las do sol e proporcionar às mudas condições favoráveis ​​à sobrevivência.
  • Regue e areje a cama, conforme necessário.

Demora cerca de um mês para enraizar, após o qual você pode remover o filme. Água, remover ervas daninhas e soltar a cama regularmente. Na primavera do próximo ano, transplante mudas para um local permanente.

A estufa cria condições favoráveis ​​para o enraizamento de mudas

Se você preparou estacas no outono, até a primavera elas devem ser armazenadas em uma geladeira ou adega, colocadas em um substrato úmido (serragem, areia) e certificando-se de que não seca. Se você guardar as aparas na geladeira, coloque-as em um saco plástico, se estiver na adega, e cole-as na caixa com o substrato com a extremidade inferior.

Propagação de cerejas com sementes

Como regra, as estacas de cerejeira cultivadas a partir de sementes são usadas no porta-enxerto, uma vez que geralmente não herdam as propriedades da planta mãe.

Preparando sementes para plantio

  1. Retire as sementes da fruta e enxágüe bem.
  2. Escorra e seque os ossos em uma toalha de papel para evitar a luz solar direta.
  3. Enrole os ossos secos primeiro em um jornal e depois em um saco plástico; você também pode usar um recipiente de plástico com tampa. Remova a peça de trabalho em um local escuro (a temperatura deve estar em torno de +20sobreC) até dezembro.
  4. Depois, execute o procedimento de lixamento a quente. Para fazer isso, pegue um recipiente, coloque no fundo uma camada de musgo esfagno (pode ser substituído por serragem seca) com 3 cm de espessura e encha-o com água morna. Deixe o substrato de molho por 8 a 10 horas e depois aperte-o para remover o excesso de umidade.
  5. Coloque as sementes de cereja no substrato.

    Para realizar um lixamento quente, os ossos devem ser colocados em um substrato umedecido

  6. Feche o recipiente com uma tampa ou cubra-o com um saco plástico, fazendo vários orifícios para ventilação. Armazene a peça em um local escuro à temperatura ambiente por 3-5 dias, trocando a água diariamente.
  7. Estratificar. Para fazer isso, pegue um recipiente ou saco plástico e encha-o com uma mistura umedecida de turfa e areia, tomadas em proporções iguais. Serragem ou vermiculita hidratada também são adequadas. Coloque os ossos no substrato e coloque a peça na geladeira, mas não embaixo do freezer. Os ossos devem ser armazenados dessa maneira por 3 meses. Não se esqueça de que os ossos precisam ser verificados periodicamente, drenar água estagnada e umedecer o substrato conforme necessário. Se alguns ossos ficarem mofados ou começarem a apodrecer, descarte-os.
  8. No final de fevereiro, comece a verificar seus ossos com mais frequência. Se você notar que a casca rachou, precisará plantar imediatamente as sementes no chão. Se não for possível realizar esse evento, reduza a temperatura de armazenamento para 0sobreC, mas lembre-se de que as sementes em germinação devem ser plantadas em vasos até meados de março.

Plantar sementes em vasos e mais cuidados

  1. Prepare recipientes. Podem ser vasos separados com um volume de 0,5 l ou uma caixa comum. Em profundidade de capacidade não deve ser inferior a 30 cm.
  2. Encha os pratos com terra, e é aconselhável tomar aquele em que a planta mãe cresceu. Alguns jardineiros também usam areia ou serragem do rio. Umedeça o substrato levemente com água morna.
  3. Plante um osso na panela, aprofundando-o em 2-2,5 cm Ao plantar em uma caixa comum, observe uma distância de 20 cm.
  4. Cubra os pratos com papel alumínio e coloque-os em um local claro, mas não quente. As sementes precisam de germinação por um mês, mas se rachadas no momento do plantio, os brotos podem aparecer em 20 a 25 dias.

    Depois de semear as sementes no chão, elas devem ser cobertas com um filme

  5. Depois que as fotos aparecerem, remova o filme. A rega é realizada com moderação e conforme necessário, porque, com excesso de umidade, as sementes podem apodrecer.
  6. Quando os rebentos atingem 20 a 30 cm de altura, eles podem ser plantados no local preparado em campo aberto.

Como você pode ver, plantar cerejas não é um problema, e até mesmo jardineiros iniciantes lidam com isso. A implementação cuidadosa e oportuna de todas as instruções certamente garantirá o desenvolvimento adequado de sua planta, o que significa que ela proporcionará uma colheita de qualidade.

Pin
Send
Share
Send