Mimosa é uma planta comum. Suas hastes finas e verdes são cobertas com pequenos pedaços amarelos e macios, as folhas verdes esculpidas de penas com vilosidades dão uma ternura especial à flor.
Já no início da primavera, ele pode ser visto em lojas de flores. A flor é tradicionalmente dada às mulheres em 8 de março.
Tipos principais
Esta planta tem várias variedades que parecem muito diferentes umas das outras.
Flores de mimosa
As variedades mais comuns são tímidas, hostis e amarelas.
Mimosa tímido
Esta é uma planta herbácea perene medicinal e ao mesmo tempo decorativa. A mimosa tímida tem um caule avermelhado, uma inflorescência em forma de bola, suas flores rosa lembram pompons. A flor tem folhas extremamente sensíveis: quando algo as toca, elas dobram e caem. Da mesma forma, as folhas respondem ao pôr do sol. Essa propriedade cria a ilusão de que a planta está envergonhada, pela qual a variedade recebeu esse nome.
Mimosa Hostilis
A planta Mimosa parece uma pequena árvore com espinhos no tronco. O berço da variedade é o Brasil. Suas folhas são pinadas, dissecadas. Esta variedade floresce com flores brancas perfumadas. Mimosa floresce como uma espigueta. Há muito se sabe que essa variedade de mimosa contém substâncias psicotrópicas.
Para informação. As raízes da mimosa tenuiflora contêm a substância nigerina, que é usada para fazer rum.
Mimosa amarela
Essa variedade também é conhecida como acácia prateada. Sua terra natal é a Austrália, onde ela começa a florescer em janeiro. Mimosa parece bolas fofas localizadas próximas umas das outras.
Fato interessante. A variedade é distribuída não apenas na Rússia, mas também na Europa. Dado o fato de a primavera nos países europeus chegar mais cedo do que na Rússia, é costume dar mimosa às mulheres não em 8 de março, mas em 14 de fevereiro.
Home Care
A cultura raramente é cultivada em prados, pois a planta é venenosa. A variedade mais comum para o cultivo em casa é a mimosa pudica. Cuidados adequados importantes para a mimosa tímida em casa.
Umidade
As pessoas que decidem plantar em casa precisam lembrar que a floresta tropical abriga florestas tropicais onde a umidade é muito alta. A principal condição para o cultivo em casa é a umidade do ar. A planta não tolera ar seco e calor. Recomenda-se pulverizar ar regularmente para manter a umidade entre 75 e 85%.
Atenção! Não pulverize a planta em tempo ensolarado - isso pode causar queimaduras nas folhas.
Mimosa caseira
Pulverizar ar não é a única maneira de aumentar a umidade do ar. Você pode simplesmente colocar um recipiente de água ao lado da planta. Além disso, a flor receberá umidade adicional se ficar em um palete no qual são derramadas argila expandida úmida, seixos ou areia crua. Nesse caso, não mergulhe a panela na água.
Rega
Durante o período de floração, a beleza precisa de rega abundante. O horário ideal para a rega é considerado de manhã. Para irrigação, use água sedimentada à temperatura ambiente. Ocasionalmente, você pode borrifá-lo com água morna. Esse procedimento geralmente é realizado à noite.
No inverno, o mato é regado a cada 7-8 dias, a fim de evitar o alagamento do solo. A rega excessiva leva à formação de podridão das raízes e à morte da planta.
Além da rega sistemática da acácia, são necessários fertilizantes durante o período de floração. Suplementos minerais são adicionados a cada 2 semanas. Ao usar fertilizantes de fábrica complexos para plantas de interior, recomenda-se alimentar a mimosa com metade da dose indicada na descrição do medicamento.
Importante! A acácia interna é regada com água macia. Mesmo no inverno, quando a acácia inicia um período adormecido para preservar a planta, é impossível impedir a secagem da camada superior da terra em uma panela.
Temperatura
Mimosa flor ama a luz, é melhor colocá-lo nas janelas do sul, leste ou oeste. Para uma aparência saudável e uma boa floração, é necessário observar o regime de temperatura: no inverno, durante períodos de descanso, o arbusto se sente confortável a uma temperatura de 15 ° C (geralmente a acácia interna é colocada em uma varanda fechada para o inverno), durante o período de floração, é necessário manter a temperatura interna dentro de 20-22 ° C.
O toque da mimosa deliciará seu proprietário com flores brilhantes e intensas, se for possível colocar a panela no verão ao ar livre.
Mimosa descarada no inverno
Ao escolher um local para a localização de uma mulher bonita em um apartamento, recomenda-se dar preferência a um quarto ou sala de estar. A cozinha será a sala mais inadequada para uma flor temperamental devido à escassez freqüente de ar fresco no processo de cozimento, bem como a um rascunho da janela aberta.
O inverno a temperaturas relativamente baixas é necessário para a variedade, a fim de evitar ataques de pragas de insetos. Para manter a vitalidade, um arbusto interno precisa de iluminação artificial brilhante adicional por 3-4 horas por dia.
Atenção! Apesar de a cultura se sentir confortável no inverno em uma sala fria, correntes de ar e fumaça de tabaco são prejudiciais à planta.
Solo
Para que a mimosa cresça bem, é necessário compor adequadamente o solo. Sua composição deve incluir em proporções iguais:
- relva;
- turfa;
- húmus;
- areia;
- farinha de ossos para nutrição;
- perlita ou poliestireno como um fermento em pó do solo.
Se não for possível preparar o solo, você pode usá-lo para plantas de interior com alto teor de turfa. Nesse caso, imediatamente ao plantar, você precisa adicionar um fertilizante complexo para florescer plantas de interior.
Importante! A mimosa tímida precisa de solo solto que absorva bem a umidade. O solo da panela deve ser afrouxado regularmente para evitar a formação de crostas na superfície. Cuidados também devem ser tomados para a drenagem.
Transplante de plantas
As raízes do mato são muito frágeis, por isso vale a pena replantá-lo por transbordo e somente se for absolutamente necessário. As indicações para transplante são:
- doenças de plantas;
- decadência da terra.
Na panela preparada para o transplante, deve haver orifícios no fundo para drenar o excesso de umidade. Para evitar a deterioração da raiz, as pedras são primeiro despejadas na panela para drenagem.
Para um arbusto adulto, qualquer solo destinado a plantas com flores é adequado. Os principais requisitos que o solo preparado deve atender são nutrição e friabilidade.
Em um novo vaso e solo, a planta é colocada junto com um pedaço de terra velha, que permaneceu nas raízes. O melhor momento para o transplante é de manhã ou à noite, quando a luz do sol não entra pelas janelas - isso permitirá que o arbusto se adapte mais rapidamente em novos solos.
Poda
Existem 2 opções para cultivar uma variedade decorativa em casa: como planta anual ou como planta perene. No caso de cultivar mimosa como uma flor anual após o desbotamento, é cortada: o tronco é encurtado, deixando apenas brotos adjacentes ao tronco. Além disso, na primavera, aperte o anual, para que a planta tenha uma aparência compacta. Beliscar uma planta adulta dá esplendor. Sem beliscar, ele se estende fortemente para cima, parece fraco.
Planta colhida
Se o arbusto é cultivado como perene, em vez de podar, aperte-o. O primeiro beliscamento é realizado em abril, com o início do período vegetativo: brotos longos são encurtados. Esta medida prolonga o período de floração.
Beliscar repetidamente é feito quando a acácia floresce. Essa medida é necessária para que, no próximo ano, brotações laterais sejam ativamente formadas na planta.
Atenção! É impossível encurtar fortemente os rebentos, caso contrário, será difícil invernar a acácia.
Métodos de criação
Os principais métodos de reprodução da beleza são plantar sementes e mudas. A maioria dos cultivadores de flores prefere semear todos os anos, uma vez que a planta é muito caprichosa - acontece que mesmo com todas as regras de cuidado, a beleza tímida não tem força suficiente para sobreviver ao inverno.
Cultivo de sementes tímido de mimosa em casa
As sementes podem ser compradas ou colhidas a partir de uma acácia doméstica já em crescimento. Para que as cápsulas apareçam em uma planta doméstica, é necessário polinizá-la: use um pincel para transferir o pólen dos estames de uma flor para os pistilos de outras flores.
Nas flores polinizadas, após a conclusão da floração, um vagem é formado. Quando a cápsula amadurece e seca, ela é removida e colocada em um envelope de papel até a primavera. As vagens devem ser armazenadas na geladeira até a primavera.
As sementes são semeadas em março. Eles têm uma pele dura, por isso é necessário executar uma escarificação: fazer um arquivo raso de uma semente com uma lâmina. Antes da semeadura, as sementes são embebidas por 30 a 60 minutos em água quente para inchar.
Importante! Para sementes, é utilizado um solo levemente ácido ou neutro em ácido. Antes do plantio, o solo deve ser regado com um anti-séptico. Para fazer isso, use permanganato de potássio ou fitosporina. Uma alternativa para desinfetar o solo é aquecê-lo no forno.
Você pode plantar as sementes em uma caixa grande ou em recipientes separados. No caso de plantar em uma caixa grande, os brotos precisarão mergulhar. O processo de aterrissagem passo a passo é semelhante a este:
- As sementes são enterradas por 1 cm, polvilhadas com terra por cima. A camada superior da terra não é compactada - ela deve permanecer solta. Em seguida, os recipientes com sementes são cobertos com um filme, onde a mimosa cresce como nos trópicos. Em caixas com sementes, você precisa manter uma temperatura de 25 a 30 ° C e também lembrar que elas precisam de luz. No entanto, recomenda-se evitar a luz solar direta. As sementes precisam ser ventiladas; portanto, 2-3 vezes ao dia as colheitas estão entreabertas.
Mudas de mimosa
Além de arejar, você precisa regar regularmente as sementes. Isso é feito usando uma pistola de pintura.
- Com um bom conteúdo de sementes, as primeiras mudas aparecerão em 20 a 30 dias. Podemos assumir que as sementes se enraizaram com sucesso quando os brotos cresceram até 5 cm de altura e contêm 3 folhas. Imediatamente após isso, o polietileno é removido. Se as sementes foram plantadas em uma caixa grande, então chegou a hora de mergulhar.
- Após a colheita, a temperatura do conteúdo das mudas é gradualmente reduzida, aproximando-a da temperatura ambiente natural. Desde o estágio de plântulas até o estágio de plantas adultas, ocorre uma média de 2 a 6 semanas.
- 3 meses após o surgimento das sementes, as mudas precisam ser transplantadas para uma panela espaçosa. Em 1 vaso, você pode plantar 3 plantas ao mesmo tempo - para que a aparência da flor seja mais bonita. Quando 3 semanas após o transplante, o solo começa a fertilizar. Se necessário, as hastes podem ser amarradas aos suportes.
Informações Adicionais. Antes de plantar as sementes, o solo não precisa de fertilizante. Uma planta que tenha crescido a partir de sementes, com bons cuidados, florescerá por 2-3 anos.
Estacas
A propagação por estacas é um processo bastante complicado. Um florista que decidiu propagar a cultura por estacas deve estar ciente de que nem todas elas irão brotar.
Para a colheita de estacas, apenas a parte superior da parte principal é adequada. Para que o caule se enraíze, você precisa fazer muito esforço e dar atenção e cuidado diários às mudas.
Estacas
Para enraizar, as estacas de acácia precisam de 2 a 3 meses. Durante todo esse tempo, as mudas devem ser regadas regularmente. Além de regar, você precisa cuidar da iluminação adequada. A peculiaridade da acácia interna é que ela cresce muito lentamente, com a falta de luz do sol, o desenvolvimento da beleza do cirro para completamente - o arbusto não floresce.
Possíveis problemas no cultivo
A mimosa é uma flor caprichosa e delicada; portanto, para quem decide cultivá-la em casa, é útil conhecer as dificuldades que possam surgir.
Folhas caindo
A causa do problema é insuficiente e a rega irregular. Além disso, as folhas podem cair como resultado de toques frequentes. Para resolver o problema, a planta precisa escolher um local aconchegante, quente e luminoso, onde não seja perturbado pelo toque, além de fornecer rega regular e suficiente.
Amarelecimento
As folhas ficam amarelas ou não abrem com o nascer do sol. O motivo é a rega excessiva ou o ar muito seco na sala.
Mimosa descarada
Além disso, as folhas podem ficar amarelas como resultado de danos à planta por um ácaro ou pulgão. Para se livrar das pragas, você deve primeiro coletar insetos manualmente e depois limpar as folhas da planta dos dois lados com uma solução com sabão. Se houver muitos sinais de danos causados por insetos parasitas, a planta precisará ser pulverizada com soluções especiais.
Falta de cor
Os brotos são muito prolongados e perdem sua elasticidade, a planta não floresce. O motivo é a falta de luz ou a baixa temperatura na sala. Para eliminar o problema, a planta precisa escolher um local mais adequado.
Uma possível razão para a falta de floração pode ser o antigo solo empobrecido. Para eliminar isso, o solo deve ser fertilizado.
Fica claro por que essa flor raramente é vista em casa. Crescer e cuidar de uma beleza caprichosa é problemático. Há um ditado: "Nada é impossível!". Portanto, se você tem um sonho de cultivar acácia em casa, devemos, por todos os meios, lutar por sua implementação.