Uvas Bogatyanovsky: características da variedade e características do cultivo

Pin
Send
Share
Send

A vinha sempre foi respeitada pelos sábios do leste e pelos residentes dos países do sul da Europa, sendo um símbolo da fertilidade e da própria vida. Centenas de híbridos com características agrotécnicas que diferem entre si foram criados a partir de culturas em crescimento selvagem. Frutos suculentos e doces de um deles - uvas Bogatyanovsky - amadurecem no final de agosto e são admirados por todos que pelo menos uma vez os provaram. Para obter uma colheita e apreciar o sabor incrível do híbrido da seleção doméstica, você precisa do cuidado certo. A variedade que adora calor exige muita atenção do início da primavera ao final do outono.

A história do cultivo de uvas Bogatyanovsky

Um híbrido maduro precoce com grandes bagas ovais foi obtido através do cruzamento de duas variedades de frutas brancas - Talismã e Kishmish Luchisty. Ambas as variedades têm excelente sabor e são projetadas para consumo fresco.

A variedade de uva Talisman se distingue pelo formato alongado da fruta e pelo nobre sabor a moscatel.

Um talismã de variedade precoce da mesa, com grandes bagas alongadas e uma videira poderosa, é resistente à podridão cinzenta, mas precisa normalizar os ovários de frutas devido à abundância de cachos.

Uvas Kishmish Radiant com um aroma delicado e frutas ovais transmitidas ao Bogatyanovsky híbrido, seu sofisticado sabor e aparência

Os melhores gostos e as características agrotécnicas ideais das duas variedades são combinados na cultura doméstica da seleção moderna. Um jardineiro soviético amador do Kuban, Viktor Nikolayevich Krainov, funcionário do Instituto de Pesquisa Y. I. Potapenko de Viticultura e Vinicultura em Novocherkassk, produziu 45 variedades de uva durante seu trabalho, mas Bogatyanovsky obtido no final do século passado é o orgulho do criador. Uma variedade de uva de mesa recebeu o nome do assentamento de Bogatyanovka, localizado no mesmo local em que esse híbrido foi cultivado.

Descrição da nota

Os jardineiros apreciam a variedade de uma colheita abundante, amigável e estável. Muitos anos de experiência em viticultura sugerem que o despretensioso Bogatyanovsky se sente bem nas regiões sul do nosso país e sobrevive com sucesso na Rússia central. Nas condições climáticas da pátria histórica - Novocherkassk - Bogatyanovsky amadurece no final de agosto, na região central de Chernozem - no início de setembro.

Um híbrido vigoroso cresce tanto em suas próprias raízes quanto em uma cultura enxertada devido à sua excelente compatibilidade com os estoques. Bogatyanovsky é caracterizado por maturação rápida e alta taxa de sobrevivência de estacas.

Características típicas de uvas Bogatyanovsky:

  • não tem medo de seca e calor;
  • a produtividade de uma videira atinge 10-15 kg;
  • resistente ao gelo - tolera redução de temperatura sem perda para -25 ° C sem abrigo;
  • com profilaxia adequada, é resistente à podridão cinzenta, bolor e oídio;
  • amadurecimento precoce - amadurece completamente no clima da Rússia central.

Uma planta ramificada poderosa atinge uma altura de 2,5 m, os rebentos fibrosos lignificados são de cor marrom claro. As videiras amadurecem mais de 70% do seu comprimento. Os arbustos altos diretos, com um sistema radicular suficientemente desenvolvido, parecem decorativos em qualquer época do ano.

As vinhas lignificadas das uvas Bogatyanovsky amadurecem em mais de 70%

As folhas de três lóbulos, com uma forte dissecção de forma arredondada e cor verde saturada, apresentam tubérculos pronunciados e pubescência intensa. Pecíolo de folhas abertas, dentículos foliares não pontiagudos, triangulares, de tamanhos diferentes.

Pequenas inflorescências verdes são bissexuais, formam uma panícula e florescem juntas em meados de junho. A flor hermafrodita das uvas selecionadas não requer a localização próxima de outra variedade de polinizadores. Bogatyanovsky precisa de normalização regular das inflorescências, uma vez que a carga ocular recomendada (estas são formações que combinam os brotos e garantem seu desenvolvimento adequado, aparecem nas axilas das folhas) - não mais que 45. Se os ovários extras não forem removidos, a videira não poderá suportar uvas pesadas.

A casta Bogatyanovsky exige normalização regular das inflorescências para não sobrecarregar a videira com cachos

As bagas das uvas de mesa apresentadas são grandes, lisas, ovais, em massa, excedendo os indicadores das variedades "progenitoras". A cor é verde brilhante, quando madura, transformando-se em amarelo dourado com um tom amarronzado, às vezes rosado (uma característica hereditária da variedade Kishmish), localizada em cachos simétricos com densidade média. Frutas com uma pele fina e delicada e uma carne suculenta e carnuda se distinguem pelo sabor de moscatel, têm um sabor delicado de mel, pesam de 10 a 14 g, às vezes derramam até 25 g. De 1 a 3 sementes é a norma para Bogatyanovsky. Tamanho médio da baga:

  • comprimento - cerca de 3,5 cm
  • largura - 2.7-3 cm.

Uma combinação harmoniosa de teor de açúcar (19-22%) e acidez (aproximadamente 8%) confere às uvas um sabor suave e azedo que enfatiza a particularidade da variedade (os frutos não são tão açucarados quanto em Kishmish).

A completa ausência de ervilhas (corte de frutas) e a uniformidade de amadurecer juntos distinguem Bogatyanovsky entre outras variedades

Tabela: avaliação de degustação (de acordo com um sistema de 10 pontos) de uvas de mesa da variedade Bogatyanovsky

AssinarRecursos salientesPontos
O aparecimento de cachos e bagas
  • aglomerados de densidade média, em forma de cone, moderada, sem ervilha;
  • bagas forradas, uniformes, sem defeitos
10
Gosto e Aroma
  • gosto agradável e harmonioso;
  • aroma sutil com um toque de moscatel
8
Propriedades da pele e consistência da polpa
  • a pele é fina, pouco sentida, completamente comida;
  • carne suculenta, arenosa, agradável ao paladar, sem amargura;
  • suco incolor;
  • existem 1-3 ossos, facilmente separados da polpa
9

Os cachos grandes e cônicos de Bogatyanovsky, com os devidos cuidados, cobertura oportuna e rega regular, pesam de 400 a 1 kg, algumas amostras atingem 1,5 kg. Na videira de uma variedade amadora, quase todas as frutas amadurecem ao mesmo tempo, os cachos frouxamente soltos são levemente suscetíveis à ervilha. As frutas raramente racham e se prendem firmemente aos pecíolos, pois toleram bem o transporte e o armazenamento.

A prática mostra que até 90% dos rebentos das uvas Bogatyanovsky durante o verão trazem uma colheita. Os cachos são curtos e soltos, densos e longos, dependendo do local de desembarque e da sombra do local.

Vídeo: Uvas Bogatyanovsky

Características da uva

A variedade climática despretensiosa cresce em solos arenosos e argilosos enriquecidos com turfa e é resistente a doenças. Os frutos de Bogatyanovsky são ótimos para sobremesas e vinhos caseiros, ricos em vitamina C, B, potássio e fósforo. Frutas suculentas e açucaradas dessa variedade são muito saudáveis. No entanto, aqueles que sofrem de doenças crônicas do trato gastrointestinal e flatulência, é melhor limitar a ingestão de frutas.

As uvas começam a se desenvolver, os rins acordam quando a temperatura diurna sobe acima de 10 ° C. A videira floresce a uma temperatura média de + 18-22 ° C por volta de meados de junho (dados para o centro da Rússia). A colheita terá tempo para ganhar teor de açúcar e terá uma acidez típica moderada em dias ensolarados e quentes, com índices diários médios em julho-agosto de +25 ° C.

As uvas Bogatyanovsky florescem em junho e em julho os conjuntos de frutas

Uvas não gostam de rega excessiva. A umidade e as chuvas frequentes reduzem o acúmulo de açúcar. A temperatura ideal e o clima ensolarado na segunda década do verão permitem que as uvas Bogatyanovsky amadureçam até o final de agosto - início de setembro e melhorem as qualidades de degustação das frutas.

A variedade no meio do início da seleção amadora de V. N. Krainov amadurece 120-140 dias após o aparecimento do primeiro rim. Em cada broto da videira, em condições climáticas normais, até duas ou três inflorescências amadurecem.

A variedade de mesa Bogatyanovsky permite que você cultive até 40 uvas maduras em uma temporada. Altos rendimentos causam sobrecarga de frutificação, por esse motivo, os produtores recomendam uma poda curta de trepadeiras para 10 olhos. A normalização anual aumenta o rendimento da bucha do meio para 85-90% se a carga ocular na planta não exceder 35-40 peças.

Uma videira de crescimento rápido, com tronco reto, exige um suporte confiável, capaz de suportar uma folhagem poderosa e uma colheita abundante.

A variedade de uva Bogatyanovsky requer suporte confiável

O híbrido Bogatyanovsky enraíza-se bem na encosta sul, que deve ser arejada para fornecer circulação de ar aos arbustos durante o amadurecimento das bagas, mas para permanecer protegida dos ventos do norte no inverno rigoroso.

Tendo uma experiência de curto prazo no cultivo de variedades de noz-moscada com frutos brancos, notei que esses híbridos são sensíveis às geadas precoces. A primeira geada e a falta de neve são prejudiciais ao sistema radicular da vinha. Portanto, na região da Terra Negra, uma videira de variedades de uva para sobremesa requer um abrigo oportuno com galhos e agulhas de abeto, às vezes é preciso recorrer a um abrigo com lutrasil, fixado com ardósia nas laterais. A planta precisará disso em meados de novembro. Deixar a videira descoberta no caramanchão ou treliça não funcionará - isso aumentará o risco de congelamento.

Essas variedades são incentivadas pelo fato de praticamente não serem ervilhas e serem pequenas, mesmo nos verões chuvosos e úmidos. É suficiente 2 vezes durante o período de crescimento ativo para alimentar os arbustos com orgânicos ou humatos, tratar com fertilizante de potássio "na folha" e pulverizar com oídio e podridão cinzenta; 8 a 10 clusters de 1 kg necessariamente crescerão em híbridos brancos. Bogatyanovsky e seu "parente" Kesha são semelhantes em forma a bagas e aroma delicado. Esta variedade com polpa verde-amarela suculenta é boa em forma fresca e em compota. Após o congelamento, a baga é adequada apenas para bebidas de frutas, tais uvas não são adequadas para assar. Sempre são encontradas 2-3 sementes no interior, mas às vezes colocamos frutas em saladas de legumes e frutas, os ossos são facilmente separados do suculento "meio" das uvas.

Frutos perfumados e suculentos de uvas Bogatyanovsky pesam mais de 20 g

Para que os cachos de Bogatyanovsky sejam densos e as frutas suculentas tenham uma carne açucarada e não muito líquida, recomenda-se que a planta não "carregue" - normalize os brotos e remova os enteados, água abundantemente, especialmente em um verão seco. Apesar da resistência à seca, o híbrido é exigente em rega. Umedeça o círculo de uvas do caule próximo deve ser abundante; é bom usar cobertura morta para reduzir a evaporação. Eles começam a irrigar os vinhedos no início de junho e terminam no final de julho - início de agosto para evitar rachaduras.

Os jardineiros observam que no calor o cacho adquire um bronzeado rosa amarelado, o que não afeta o sabor harmonioso de Bogatyanovsky. Mas nos dias quentes de julho, as bagas podem ser “fritas” ao sol, secando e perdendo sua suculência. Especialistas dizem que deixar as folhas nos brotos nos locais de fixação dos cachos de frutas e completar o desbaste das folhas é necessário quando a colheita está madura.

Acontece que as bagas desta uva são danificadas por vespas, mas as "feridas" secam rapidamente e crescem demais, não tendo tempo para apodrecer ou se deteriorar.

Vantagens e desvantagens do híbrido de uva Bogatyanovsky

Como outras variedades, Bogatyanovsky tem suas vantagens e desvantagens.

Vantagens:

  • resistência dos rins a retornar geadas;
  • um pequeno número de enteados;
  • período de maturação estável da videira;
  • aperto apertado de frutas ao pecíolo;
  • capacidade de autocura em caso de danos às bagas;
  • um pequeno número de sementes;
  • compatibilidade de estacas com estoques.

    Uvas Bogatyanovsky têm 1-3 sementes

Desvantagens:

  • a necessidade de racionar a colheita;
  • ocasionalmente - ervilha;
  • resistência média a doenças;
  • a formação obrigatória da vinha e a necessidade de apoio;
  • polpa aquosa de frutas.

As uvas Bogatyanovsky do criador Kuban V.N. Krainov têm mais vantagens do que desvantagens, aparentemente, portanto, a variedade gosta muito de muitos jardineiros, é amplamente utilizada para cultivo não apenas em casa, mas também na Rússia Central e nas regiões do sul.

Características do plantio e cultivo

A planta crescerá mais rápido se plantada em uma área ensolarada da encosta sudoeste. As mudas são colocadas a uma distância de 2 m uma da outra, para não sombrear e a cultura amadurecer mais rapidamente. As uvas são plantadas perto de prédios que servem como fonte adicional de calor no inverno (a distância até o prédio é de pelo menos 1,5 m, até as árvores próximas - de pelo menos 3-5 m).

Características do plantio de uvas para sobremesa Bogatyanovsky

Para um híbrido de sobremesa, é preferível o plantio de primavera, para que o arbusto tenha tempo de criar raízes antes do inverno e formar uma videira. A variedade Bogatyanovsky não cresce em planícies úmidas, em argila, solo pesado.

  1. Um furo é escavado com uma profundidade de 80 cm, com uma largura de cerca de 60 cm e a drenagem é feita de tijolos lascados, cascalho e areia, de modo que a camada de drenagem tenha cerca de 20 cm.

    A camada de drenagem no poço de plantio de uvas deve ter pelo menos 20 cm

  2. O poço é preenchido com uma mistura fértil que consiste em estrume apodrecido (1-2 baldes por 1 m2), solo de húmus e turfa - 1 balde e fertilizantes minerais (150 g de superfosfato e 100 g de sal de potássio). Tudo é misturado com areia (1 balde) e complementado com 1 litro de cinza de madeira.

    Preparar a camada fértil para um poço de plantio de uvas é uma tarefa importante que não deve ser negligenciada

  3. Um tubo com um comprimento de 70-90 cm é inserido na drenagem finalizada, tendo recuado 10 cm da borda do furo, a superfície é abalada. De cima, a camada fértil é coberta com alternância com chernozem.
  4. Uma ferramenta afiada na planta cultivada corta as trepadeiras mais próximas da base. Em seguida, as mudas são colocadas em um poço para o plantio, de modo que as raízes sejam viradas para o sul e os brotos para o norte.

    Uvas são plantadas em um buraco, amarradas a um suporte

  5. A bucha é dobrada em direção ao suporte previamente preparado e a base é polvilhada com a mistura fértil restante. Então a planta é abundantemente regada: serão necessários 2-3 baldes de água morna.

    A variedade de uva alta Bogatyanovsky requer necessariamente apoio para as mudas

O solo ao redor das mudas de uva não pode ser violado - isso viola a respirabilidade do solo. Para que as raízes se assentem adequadamente no buraco, o arbusto jovem polvilhado com a mistura de plantio é ligeiramente puxado para cima - esse procedimento permite que as raízes se endireitem. Em seguida, o substrato restante é adicionado ao furo e regado.

A videira jovem recebe uma quantidade suficiente de umidade, irrigando o plantio a cada 2 semanas sob a raiz com dois baldes de água morna e bem mantida. A base do arbusto da videira é coberta com um filme e coberta com palha - isso protege o buraco de secar. Com um poço adequadamente plantado, com húmus e aditivos minerais, no primeiro ano de crescimento, Bogatyanovsky não requer cobertura.

Cultivo e cuidado

O cultivo da uva consiste em procedimentos obrigatórios de rega, poda e cobertura.

Rega

Durante o verão, será necessário regar a planta quando ocorrer uma seca, mas pelo menos 2 vezes por mês, umedecendo abundantemente a terra em pelo menos 0,5 m sob cada videira. Nos verões chuvosos e úmidos, a planta precisa de menos umidade. Periodicamente, o círculo próximo ao tronco da videira jovem é afrouxado e limpo de ervas daninhas.

Imediatamente após o plantio, as mudas de uva precisam de rega abundante; depois, a planta é regada conforme necessário, mas pelo menos 2 vezes por mês

Aparar e Normalização

Os brotos crescentes são presos a um suporte ou colocados em uma treliça para evitar que se quebre. No primeiro ano de vida, as uvas não são cortadas. No segundo e nos anos seguintes, a planta requer a formação de um arbusto e a regulação do crescimento da videira (beliscão).Na primavera, brotos fracos e brotos se rompem; após o aparecimento do ovário, recomenda-se que o procedimento seja repetido - isso permitirá redistribuir nutrientes às inflorescências. Para fazer isso, as partes superiores dos brotos, com uma altura de 20 a 25 cm, são cortadas em "2 folhas" (para que sejam deixadas 2-3 folhas em cada uma). Da mesma forma, os enteados do ano atual são cortados manualmente para reduzir a carga na bucha e reduzir o espessamento.

Vídeo: normalização de brotos e remoção de enteados de uvas

Durante a frutificação, normalize os cachos (regulação artificial de seu número) para reduzir a frutificação e reduza a carga no arbusto da uva. Para uma distribuição ideal de nutrientes, jardineiros experientes recomendam podar os cachos mais baixos (mais próximos do solo) - eles são polinizados pior.

Vídeo: normalização do mato em cachos

No outono, a videira de Bogatyanovsky é formada para que a planta seja acesa uniformemente. A poda é realizada com tesouras afiadas antes de proteger as uvas para o inverno.

  1. No segundo ano de vida, dois brotos jovens com 2-3 olhos são deixados no híbrido.
  2. No terceiro e no próximo ano - a planta consiste em 4 brotos de cerca de um metro de comprimento e 1-1,5 cm de espessura.

Após a poda, os jardineiros recomendam que processem arbustos de uva com uma solução de fluido de Bordeaux ou sulfato de cobre, a fim de evitar infecções nos locais de cortes por doenças fúngicas.

Top vestir

A cobertura é realizada três vezes por estação.

  1. Na primavera antes da floração, recomenda-se alimentar a videira com fertilizantes minerais com baixo teor de nitrogênio. A solução preparada (30-40 g de grânulos por 1 balde de água parada) é aplicada sob a raiz e depois regada abundantemente.
  2. Durante o amadurecimento da fruta re-alimentada "de acordo com a folha". 30 g de superfosfato, 20 g de sal de potássio, 3 g de ácido bórico são adicionados a 10 L de água morna e pulverizados abundantemente.
  3. Após 2 semanas, a cobertura foliar é repetida, mas a composição do fertilizante é substituída: 10 g de sal de potássio, 10 g de refrigerante e 4 gotas de iodo são diluídos em 10 l de água morna e sedimentada e pulverizados na superfície das folhas e videiras.

Vídeo: cobertura e ligas de arbustos de uvas

Abrigo para o inverno

No outono, quando a temperatura noturna cai para 0-3 ° C, a videira é cuidadosamente colocada no chão e polvilhada com areia (baldes de 1,5 a 2), coberta com galhos de abeto ou materiais de cobertura não tecidos. Para maior resistência, a estrutura é fixada na parte superior ou nas laterais com arcos metálicos. Este procedimento é realizado no final de novembro na Rússia central. Se aquecer, o material de proteção é parcialmente aberto e a videira é ventilada. Isso ajudará a evitar a cárie e o desenvolvimento de assaduras, que levam à morte do mato.

Para o inverno, a videira é coberta com materiais não tecidos e ramos de abeto

Doenças da variedade de uva Bogatyanovsky e a sua prevenção

Este híbrido é raramente afetado por doenças características da videira. A variedade é resistente ao oídio e suas variedades - oídio e oídio. Além disso, Bogatyanovsky aumentou a imunidade à podridão cinzenta e antracnose. No entanto, medidas preventivas ainda valem a pena ser executadas.

Para prevenir doenças, as videiras são tratadas antes da floração.

Para evitar a infecção por fungos, doenças infecciosas e pragas, as videiras são tratadas antes da floração e após a colheita com produtos químicos de baixa concentração (de acordo com as instruções) para árvores frutíferas e arbustos do jardim.

Com os devidos cuidados, Bogatianovsky agradará uma colheita estável e ocupará um lugar digno no jardim.

As uvas Bogatyanovsky são uma excelente sobremesa amada por adultos e crianças

Comentários

Os arbustos são vigorosos, a videira amadurece bem. O tamanho do grupo caminha dependendo da carga. Se eu deixar 10 grupos em um arbusto adulto, todos serão de 1,5 a 1,7 cada. Verificado. Este ano 22 deixaram, aglomerados sobre um quilo. Eu já sinto muito. Também tem uma função decorativa para mim, e mesmo em quilos a perda, mas os candelabros de dois quilos acima da cabeça no pátio parecem impressionantes.

Dmitry Anatolyevich

//lozavrn.ru/index.php/topic.723.45.html

Eu tenho uma raiz Bogatyanovsky, quarta vegetação. Nas minhas condições, resistência ao oídio 2,5, ao oídio 3 a 3,5 pontos em uma escala de 5 pontos. Pincel e bagas são grandes, impressionantes. Prove sem frescura, mas muito bom. O estalo das bagas é insignificante, a rachadura na ponta seca sem apodrecer e depois cresce.

Igor F.

//vinforum.ru/index.php?PHPSESSID=9dsaqsn3s3lvscc5m207qvbj13&topic=221.0

Bogatyanovsky no meu site também está entre as cinco melhores variedades de mesa de cores claras. Agrada a todos - pincéis e bagas grandes, bom gosto, produtividade, resistência a doenças. Eu tenho uma das variedades de crescimento mais fortes. Em geral, os ricos são boas uvas. Um sinal negativo negativo é uma reação grave à sobrecarga. Eu nem sei quem está ainda mais deprimido, reagindo à menor sobrecarga. O resto é uma boa opção para um sabor harmonioso.

Yuri Semenov

//lozavrn.ru/index.php?topic=723.0

Um verdadeiro jardim não existe sem uma vinha. É o que diz todo mundo que já tentou cultivar uvas em seu jardim. Se você observar os meandros de cuidar de uma variedade de uva exigente, mas resistente ao clima, Bogatyanovsky, a cultura tradicional do sul certamente o deliciará com cachos suculentos e doces que lembram o ensolarado Cáucaso e as férias de verão à beira-mar.

Pin
Send
Share
Send