Júpiter - como cultivar passas pretas americanas em um clima temperado

Pin
Send
Share
Send

Os amantes da uva estão constantemente tentando plantar novas variedades. Em climas temperados, é necessária alta resistência ao gelo das uvas. Essa qualidade é possuída pela variedade americana Júpiter, suportando geadas de até -27 graus.

História do cultivo da uva Júpiter

As uvas sem sementes de Júpiter foram obtidas pelo criador americano D. Clark da Universidade de Arkansas em 1998. O autor recebeu uma patente para essa variedade, mas não encontrou sua ideia suficientemente bem-sucedida para distribuição em outros países do mundo. De acordo com as recomendações do autor, Júpiter destina-se ao cultivo apenas nos Estados Unidos. No entanto, no início dos anos 2000, Júpiter foi trazido para a Rússia e Ucrânia e ganhou popularidade entre os viticultores devido ao seu sabor, despretensiosidade e resistência a doenças e geadas.

Breve descrição das uvas Júpiter - vídeo

Descrição da nota

As passas de Júpiter pertencem às primeiras variedades de uvas (as bagas amadurecem completamente após 115 a 125 dias desde o início da estação de crescimento). Para o amadurecimento, as uvas requerem uma intensidade térmica total de 2400-2600˚С. Os arbustos atingem tamanhos médios. As videiras têm uma boa capacidade de amadurecer (no outono, amadurecem 90-95%).

As flores de uva Júpiter são auto-polinizadoras, bissexuais.

As flores de Júpiter são bissexuais e não precisam de outros polinizadores

Do número total de brotos, frutíferas são cerca de 75%. Dos brotos de substituição, brotos frutíferos são mais frequentemente formados. Os brotos da substituição dos brotos são principalmente frutíferos. As folhas não são muito grandes, verde brilhante, com uma superfície lisa (sem pubescência).

As folhas não são grandes, têm uma superfície lisa e brilhante

Em cada broto frutífero são formados 1-2 grupos, com uma haste curta e tamanhos médios (peso 200-250 g).

No início de junho, os ovários de Júpiter começam a encher

As escovas cilindrocônicas têm uma estrutura frouxa, formada a partir de grandes (4-5 g) bagas ovais. A cor das bagas muda durante o amadurecimento de avermelhado para azul escuro. Em clima muito quente, pode ocorrer coloração das bagas antes que a carne amadureça.

Quando as bagas amadurecem, a cor da pele fica azul avermelhado

Uma casca fina, mas forte, cobre uma carne carnuda muito suculenta, com um sabor agradável e um leve aroma de noz-moscada. Os tons de moscatel ficam mais brilhantes se você exagerar nas bagas do mato. Apesar da alta ausência de sementes da variedade, pequenos rudimentos suaves de sementes podem ser encontrados nas bagas. A doçura do sabor é explicada por um alto teor de açúcar (cerca de 2,1 g por 100 g) e uma concentração não muito alta de ácidos (5-7 g / l).

Cultivo de uvas Júpiter na região de Poltava - vídeo

Características de Júpiter

A popularidade de Júpiter entre os viticultores se deve a vantagens dessa variedade, como:

  • alta produtividade (5-6 kg de 1 arbusto);
  • aumento dos indicadores de resistência ao gelo (-25 ... -27 sobreC)
  • boa resistência a doenças fúngicas e pragas;
  • resistência das bagas ao craqueamento a alta umidade;
  • os cachos são mantidos em trepadeiras por muito tempo, sem deterioração e perda de paladar (quando amadurecem na primeira quinzena de agosto, você pode deixar a colheita no mato até o final de setembro).

Uma desvantagem é que alguns viticultores consideram a altura média dos arbustos.

Regras de desembarque e cuidados

Para obter colheitas de alta qualidade de uvas Júpiter, você deve seguir as regras de plantio e cultivo.

Aterragem

Como Júpiter não cresce muito, ao plantar, é recomendável observar a distância entre os arbustos adjacentes de 1,5 m e o espaçamento entre filas de 3 m.

Para o cultivo desta variedade, enxerto com estacas e plantio de mudas são bem adequados. É melhor realizar essas operações na primavera para dar tempo às mudas ou às plantas enxertadas para que fiquem mais fortes antes do frio.

As estacas devem ser enxertadas em uma divisão no material Berlandieri x Riparia. De acordo com a experiência de alguns amantes, verificou-se que Júpiter está criando raízes perfeitamente no estoque da variedade Rapture, complexo e estável. Júpiter enxertado nesta uva produz altos rendimentos e é muito resistente a doenças.

Para melhor segurança das estacas, suas seções precisam ser mergulhadas em parafina

Para uma vacinação bem sucedida, é necessário preparar mudas de alta qualidade. Eles são cortados no outono no meio de uma videira amadurecida e as folhas e a parte superior da parte aérea são removidas. No punho deve permanecer 2-3 olhos. No inverno, as estacas são armazenadas para armazenamento em uma adega ou geladeira, pré-enceradas e fatiadas e embrulhadas os feixes das estacas com um saco plástico. Na primavera, antes do enxerto, as estacas são embebidas em água por cerca de um dia (você pode adicionar um estimulador de crescimento à água), cortadas em forma de cunha na extremidade inferior e inseridas em um estoque dividido. O local da vacinação deve ser bem amarrado com um pano e coberto com argila.

Vacinação de uvas em shtamb - vídeo

Mudas para plantio podem ser compradas ou cultivadas de forma independente. Para isso, as estacas devem ser um pouco mais longas do que para enxertar (4-5 olhos). As estacas são colocadas em uma jarra de água ou em solo úmido misturado com areia. Isso é feito na segunda quinzena de fevereiro, de modo que, no momento do plantio (final de abril - início de maio), as mudas tinham um sistema radicular suficientemente desenvolvido.

Estacas de uva formam raízes bem em pequenos recipientes com solo úmido

Um local para o plantio de uvas, você precisa escolher um local ensolarado, protegido do vento frio. No entanto, as uvas não devem ser plantadas muito perto de cercas ou árvores.

Lembre-se: as uvas adoram solos férteis e toleram muito mal a umidade estagnada.

O poço deve ser cavado pelo menos 2 semanas antes do plantio e temperado com uma mistura de nutrientes (solo com adubo composto e fertilizantes de fósforo e potássio) a cerca da metade da profundidade. A uma profundidade inicial de 80 cm após o reabastecimento, sua profundidade deve ser de 40 a 45 cm.

Ao plantar uma muda, é necessário encher a cova com nutrientes e fornecer apoio à planta

A muda é colocada no poço com cuidado para não danificar as raízes brancas quebradiças. O sistema radicular é polvilhado com terra, que é compactada, regada e coberta com palha.

Plantando uvas na primavera - vídeo

As regras básicas do crescimento

Depois de plantar uvas, você precisa pensar em sua formação. As recomendações sobre a melhor forma para o quiche de Júpiter são ambíguas: alguns especialistas acreditam que o cordão de dois ombros é a forma ideal do mato e os outros o ventilador de quatro braços.

Formação de cordão com dois ombros - vídeo

Um cordão de dois braços é formado por dois longos cílios principais, que são fixados em direções opostas em uma treliça horizontal.

Para a forma em leque, os galhos principais são formados primeiro, cortando em breve dois brotos bem desenvolvidos, nos quais restam duas "mangas". Os tiros que aparecem nas mangas são distribuídos no mesmo plano nas treliças.

A formação do ventilador é realizada em várias etapas

A forma selecionada do mato é mantida por poda regular. Recomenda-se deixar de 5 a 8 brotos nos brotos de frutas e interromper os brotos estéreis.

Molhar as uvas com muita freqüência não deve ser. É suficiente 2-3 regas por temporada (em clima muito seco - com mais frequência). Os períodos de maior demanda de água por uvas são brotantes, o tempo de vazamento dos ovários e o tempo após a colheita. A inundação do solo não deve ser permitida.

Como alimentar uvas - vídeo

A cobertura é muito benéfica para a qualidade e quantidade da colheita. Os fertilizantes orgânicos (estrume apodrecido, composto) são aplicados com mais facilidade na forma de uma camada de cobertura morta (3-4 cm). Além de saturar a planta com nutrientes, ele também retém a umidade do solo. Além dos orgânicos, você precisa alimentar o mato de 2 a 3 vezes no verão com fertilizantes de fósforo e potássio que são aplicados em conjunto com a água de irrigação. Não exceda as doses recomendadas para não causar danos em vez de benefícios.

Cobertas com uvas de palha precisam ser pressionadas por cima com algum tipo de carga, por exemplo, folhas de ondulina

Com alta resistência ao gelo, as variedades em áreas frias são melhores para se proteger e abaixar as videiras no chão durante o inverno e cobri-las com material de isolamento. Palha, junco, oleado ou tecido agrícola adequado (pelo menos em uma camada).

Júpiter praticamente não precisa de proteção contra doenças, pois possui boa resistência à derrota pelo oídio e oídio. Para prevenção, 1-2 uvas podem ser tratadas com enxofre coloidal ou outras preparações fungicidas.

Você precisa ter mais medo de vespas e pássaros. Você pode proteger a colheita com sacos de malha usados ​​em cada escova.

Colheita e colheita

A colheita de Júpiter é geralmente adequada para colheita na primeira quinzena de agosto.

Para colher uvas, certifique-se de usar tesouras de podar, não tente quebrar a escova.

Se não for possível coletar imediatamente toda a colheita ou não ter onde armazená-la, isso não importa. Você pode deixar alguns clusters no mato, eles reterão perfeitamente o sabor e outras qualidades até a última década de setembro.

Na maioria das vezes, Júpiter é consumido fresco, mas você pode cozinhar compota, suco, geléia, vinho e passas excelentes. Se a colheita for muito grande, você pode fazer um concentrado saboroso e saudável - backmes. É um suco de uva filtrado e descascado por 50-70% sem adição de açúcar. Este produto faz parte de várias dietas, úteis para melhorar a digestão e estabilizar o metabolismo.

Beckmes é chamado de mel de uva por seu excelente sabor e aroma.

Comentários

JESTER KISMISH (EUA) - variedade de uva sem sementes, com maturação precoce. Os arbustos são de tamanho médio. Cachos de peso médio de 200 a 250 gramas. Bagas grandes pesando 4-5 gramas, cor de vermelho a azul-vermelho quando totalmente maduras. A polpa é suculenta, de bom gosto, há um sabor de labrusca. A pele é fina, durável. A falta de sementes é alta, às vezes pequenos rudimentos são encontrados. Acumulação de açúcar até 21%. A produtividade é alta, 200-250 kg / ha. Bagas são resistentes a rachaduras. A variedade de uva Jupiter é de resistência média a doenças fúngicas. A resistência ao gelo é aumentada, não inferior a -25-27 ° C. Em nossa região, eu hibernei bem, não enxertamos, 100% de brotação.Em cada broto, 2-3 inflorescências.Uma das primeiras floresceu.

Victor Evdokimov Irina, Crimeia

//vinforum.ru/index.php?topic=410.0

Júpiter adquirido na Ucrânia em 2010. Em 2012, parte do mato (para teste) passou o inverno sem abrigo, duas noites tiveram uma temperatura de -30,31. havia rins suficientes para a formação. Atualmente plantou 60 arbustos. É bom para todos, o único sinal de menos é de altura média. Vou vacinar (na Moldávia). O sabor é incrível.

Stepan Petrovich, Região de Belgorod

//vinforum.ru/index.php?topic=410.0

Hoje, Júpiter me surpreende de uma maneira boa: um broto de um ano de idade minguava sem abrigo de inverno aos -30, embora estivesse coberto de neve, muitas outras variedades não aguentavam. E o que é mais interessante hoje em dia tem botões completamente abertos com folhas que todas as outras variedades ficam para trás pelo menos uma semana.

Pavel Dorensky

//forum.vinograd.info/showthread.php?t=903

Júpiter, com um ano de idade, passei o inverno a -24 graus sem abrigo, por mais frio que estivesse, duas inflorescências em cada sessão. Sobrevivi a uma geada de primavera de -3,5 graus sem danos, mas, por exemplo, em Vênus, a maioria dos brotos congelou.

bred_ik

//forum.vinograd.info/showthread.php?t=903

Gente, acalme-se com este Júpiter! Também comecei a comprá-lo e tentei pedir diretamente na América, o que seria uma garantia da pureza da variedade. E aconteceu que uma série de variedades sem sementes foi criada e Júpiter teve sucesso na classe C. Não é muito estável, pequeno e o sabor não se destaca. Não é muito comum nos Estados Unidos, mas na Europa ninguém pediu para vendê-lo. Mas ele não permitiu porque ninguém perguntou, porque a permissão para vender foi obtida para variedades mais valiosas da série D. Clark, que foram trazidas para a Europa. Vênus, por exemplo. E mais estável, mais saboroso e maior que Júpiter. Eis o que o próprio Clark respondeu: Irina: Sua mensagem foi encaminhada para mim. Eu trabalho no melhoramento de uvas e libertei Júpiter em 1999 para o programa de melhoramento de frutas da Universidade de Arkansas. Infelizmente Júpiter não está disponível para envio na Europa. As variedades são protegidas pela Universidade e somente são licenciadas para propagação e venda nos EUA. Não conheço uma solução para esse problema. Mas obrigado pelo seu interesse. John R. Clark, Departamento de Professores Universitários de Horticultura 316 Plant Science Universidade de Arkansas Fayetteville, AR 72701

Irina, Stuttgart (Alemanha)

//www.vinograd7.ru/forum/viewtopic.php?t=3112

As uvas de Júpiter têm um sabor agradável e bom rendimento. Mas sua principal vantagem é que muitos viticultores consideram despretensioso. Essa variedade é chamada de "uvas para os preguiçosos". Não requer apenas cuidados complexos, mas quase nem precisa de tratamentos contra doenças.

Pin
Send
Share
Send