O damasco prefere crescer em áreas com clima quente; no entanto, até o momento, muitas variedades dessa árvore foram criadas, destinadas ao cultivo em climas mais frios. Um deles é a variedade Triumph North.
História da criação e descrição da variedade de damasco Triumph North
O Apricot Triumph Northern foi obtido através do cruzamento das conhecidas e testadas variedades Krasnoshchekiy e Transbaikal Apricot Northern Early, que atuavam como estoque. O objetivo deste trabalho foi aumentar a resistência do inverno de Krasnoshchek, mantendo suas melhores qualidades. E ela foi alcançada com sucesso.
Inicialmente, uma nova variedade foi dividida em zonas no sul da região central da Terra Negra, mas rapidamente se espalhou por toda a faixa do meio (incluindo a região de Moscou e a região de Leningrado), passou pelos Urais e conquistou a Sibéria.
A variedade apresenta alta dureza de madeira no inverno (-30 ... 35 ° C) e dureza média no inverno de botões de flores (-28 ° C).
Outra qualidade positiva como resultado da seleção foi esse damasco - uma altura de árvore mais baixa. Se seu pai sem formação de coroa pudesse crescer até 12 m com sua idade venerável, então o Triunfo do Norte tem uma coroa forte e extensa de até 4 m de altura.
As frutas são grandes, geralmente pesam 50-60 g, de cor amarelo-laranja, levemente pubescentes e doces. A pedra é destacada facilmente, o núcleo é doce, com sabor de amêndoa, comido.
Floresce, como todos os damascos, no início e no final de julho - início de agosto, a colheita geralmente amadurece. Os frutos estão firmemente presos aos galhos e, amadurecendo, não caem por vários dias, o que permite removê-los intactos da árvore.
A variedade é altamente auto-fértil e não requer vizinhança com polinizadores, o que sem dúvida se refere às suas qualidades positivas.
A maturidade precoce também está no seu melhor - o jardineiro pode provar as primeiras frutas já no 3-4º ano. O rendimento máximo (50-60 kg) precisa esperar até 10 a 12 anos.
O tempo médio de vida de uma árvore é de 25 anos, com bons cuidados - até 40 anos. Mas o rendimento dos damascos velhos é reduzido, por isso é aconselhável tomar o devido tempo para substituir por uma instância mais jovem.
A variedade tem boa resistência às principais doenças e pragas, mas as medidas preventivas usuais, é claro, não prejudicam.
Vídeo: Apricot Triumph North
Triumph North Apricot Plantation
Obviamente, a variedade Triumph é resistente ao norte, mas nos primeiros anos deve ser protegida de geadas, inundações, aquecimento e lebres. É melhor escolher um local ensolarado e tranquilo, protegido do norte e nordeste por quaisquer barreiras (paredes da casa, cercas, árvores altas, etc.), você pode proteger as mudas com um escudo especialmente construído nos primeiros anos. O damasco ama solos soltos, levemente ácidos ou neutros.
Seleção e armazenamento de mudas
É melhor comprar um broto jovem, com 1-2 anos de idade. A melhor época para comprar uma muda é definitivamente o outono. Nesse caso, o próprio jardineiro irá colocá-lo para armazenamento - isso dará confiança de que o material de plantio foi armazenado corretamente.
O armazenamento adequado das mudas é realizado da seguinte maneira:
- As raízes são mergulhadas em uma mistura de argila e verbasco.
- Enrole em um pano úmido ou estopa.
- Eles são colocados em um saco plástico (não deve ser bem fechado). Verifique periodicamente o estado das raízes - elas não devem estar secas.
- Coloque-o no porão a uma temperatura não inferior a 0 ° C e não superior a + 5 ° C.
Você também pode cavar uma muda para o inverno. Somente neste caso deve ser isolado com alguma coisa (fenda, palha, neve etc.) e protegido de roedores.
Tempo de pouso
É melhor plantar damasco no início da primavera, antes da abertura dos brotos, mas se houver risco de geadas de retorno, é melhor adiar o plantio até que o solo aqueça até + 5 ... + 10 ° C. Pode ser o final de abril e o começo de maio. Nesse caso, a muda não deve ser retirada do local de armazenamento antes do plantio, para que não acorde antes do tempo. Ele deve acordar já plantado e imediatamente começar a criar raízes.
Preparação do poço de aterrissagem
A preparação do poço de aterrissagem deve ser no outono ou na primavera, e você deve fazer isso pelo menos 2 semanas antes do plantio.
Procedimento
- Eles cavam um buraco com uma profundidade de 70 a 80 cm e o mesmo diâmetro (pode ser quadrado, não importa).
- A camada superior do solo fértil é deixada de lado.
- Quando o poço está pronto, é derramado no fundo, acrescentando:
- 3-4 baldes de húmus (podem ser substituídos por composto);
- 2-3 litros de cinza de madeira;
- 300 g de superfosfato.
- Tudo isso é misturado com uma pá e coberto com um filme para que a água não lave os nutrientes.
Plantando uma muda
O procedimento para o pouso:
- Pegue as mudas no local de armazenamento, inspecione, liberte as raízes, se houver alguma danificada, corte-as com tesouras de podar. Você pode embeber as raízes antes de plantar por 1-2 horas na água com a adição de um estimulante de raiz, por exemplo, Kornevin.
- No poço, prepare um monte a partir da mistura de nutrientes, coloque uma muda sobre ela, depois de espalhar as raízes e cubra-a com terra. Você precisa adormecer em camadas, batendo suavemente para não danificar as raízes. O colo da raiz deve ser aprofundado em 3-5 cm e em solos leves - em 8 a 12 cm. Ao mesmo tempo, certifique-se de que o local da vacinação não esteja coberto; ele deve estar localizado pelo menos 5 cm acima do nível do solo para evitar o envelhecimento. Se necessário, a muda pode ser amarrada a um suporte.
- Formar um círculo de tronco, água bem, cobertura morta. Corte as mudas de um ano a uma distância de 50 cm do chão. Se as mudas tiverem ramos, elas deverão ser encurtadas em 5 a 10 cm, deixando no máximo 2 botões em cada.
Será ótimo se seu filho plantar uma árvore com você. Certamente, ele se lembrará desse momento emocionante por um longo tempo.
Características de cuidado e sutilezas de cultivo
O triunfo da variedade do norte, herdado da despretensão de Krasnoshchek ao sair, portanto, o jardineiro não causa nenhum problema especial. Basicamente, tudo se resume a rega, cobertura e poda.
Como o Triumph North é uma variedade tolerante à seca, é regada com pouca frequência e, se você tiver sorte com as chuvas, elas geralmente ignoram esta operação. Só é importante manter o círculo próximo ao tronco solto - isso ajuda a fornecer oxigênio às raízes e permite que a planta absorva bem a água da chuva. Se a estação estiver seca, o damasco raramente é regado, mas abundantemente, apenas 2-3 vezes. Geralmente eles fazem isso:
- na primavera, após a floração;
- no verão, durante o crescimento da fruta;
- após a colheita.
Exigente para a rega vem com a idade. Enquanto a árvore é jovem (até 4-5 anos) e as raízes ainda não estão suficientemente desenvolvidas, ela precisa ser regada regularmente, para garantir que o solo não seque. Cobrir com palha, palha de girassol, serragem apodrecida etc. ajuda muito nisso.
Se durante o plantio uma quantidade suficiente de fertilizante foi introduzida, eles começam a fertilizar em algum lugar no quarto ano, quando as primeiras colheitas aparecem. Eles se alimentam com pouca freqüência - fertilizantes orgânicos, como composto, húmus, são aplicados uma vez a cada 3-4 anos. Taxa de aplicação - 1 balde por 2 m2 círculo do tronco. Todos os anos, uma árvore é regada na primavera com fertilizantes minerais dissolvidos em água. Uma caixa de fósforo de nitrato e 0,5 caixa de monofosfato de potássio são adicionadas a 1 balde de água. Esta é a norma para 1 m2. Se o solo estiver seco, antes de alimentar a árvore deve ser regada. No outono, antes da escavação, o superfosfato é espalhado na superfície do círculo do tronco previamente limpo de ervas daninhas e folhas caídas (1 caixa de fósforos por 1 m2).
Poda
A poda é a parte mais importante do tratamento de damasco Triumph of the North:
- A poda sanitária é realizada no final do outono ou no início da primavera e consiste na remoção de galhos secos, doentes e danificados, que são queimados, pois podem conter patógenos ou larvas de pragas.
- A poda de manutenção é realizada simultaneamente ao sanitário e consiste em encurtar um terço de todos os ramos, exceto o esquelético. Isso contribui para a formação de brotos jovens e, como resultado, um aumento no número de botões de flores.
- A poda de formação é realizada desde o momento do plantio até a coroa estar totalmente formada.
O procedimento para formar a coroa é o seguinte:
- Ao plantar, as mudas anuais são cortadas 30-40 cm acima do solo. Pelo menos 3 a 4 brotos de crescimento devem permanecer nele, dos quais brotos jovens crescerão no outono.
- No final do outono, quando o fluxo de seiva pára, ou no início da primavera, todos os galhos e o condutor central são encurtados em 30-40%, e o condutor central deve estar 30-40 cm mais alto que o ramo superior.
- Se houver muitos galhos, escolha entre eles 2-3 o mais forte e localize um acima do outro em cerca de 20 a 30 cm, e eles devem crescer em direções diferentes. Assim, o primeiro nível de ramos esqueléticos será formado. Os galhos restantes, se houver, são "cortados em um anel".
- No terceiro ano, as ramificações do primeiro nível são encurtadas em um terceiro e um segundo nível é formado. O princípio é o mesmo - escolha 2-3 ramos localizados acima dos ramos do primeiro nível com o mesmo intervalo e direção de crescimento. Eles são encurtados de forma que sejam mais curtos que os ramos da primeira camada e o condutor central é cortado 30-40 cm acima deles.
- No quarto ano, o terceiro nível de ramos esqueléticos é formado de maneira semelhante e o condutor central é completamente cortado acima do ramo mais alto. A formação da árvore está concluída.
A poda antienvelhecimento é realizada quando a fecundidade da árvore diminui e os botões de flores quase cessam de se formar no interior da coroa.
Doenças e pragas do damasco e formas de combatê-los
O triunfo do norte é resistente às principais doenças e pragas inerentes aos damascos. No entanto, não negligencie o complexo de medidas preventivas realizadas para todas as plantas do jardim.
Esses eventos consistem nas seguintes ações simples:
- Coleta e destruição de folhas caídas. É melhor não usá-lo para compostagem, porque quase certamente possui esporos de fungos, larvas de insetos, carrapatos, etc. Muitos deles provavelmente sobreviverão à compostagem.
- Poda sanitária, como descrito acima. Galhos secos e doentes também são queimados. Como resultado destas 2 medidas, fertilizantes valiosos serão obtidos - cinzas.
- Algumas larvas, besouros e carrapatos estão escondidos nas camadas superiores do solo dos círculos dos troncos das árvores durante o inverno, e também pode haver esporos de fungos. Se você cavar o solo sob uma árvore no final do outono, todos esses convidados serão levantados e morrerão de geada.
- A lavagem de outono dos furos e dos ramos esqueléticos com limão protegerá contra queimaduras da primavera, bloqueará o caminho para a coroa de lagartas, insetos, formigas, que carregam pulgões sobre as folhas jovens.
- Para parar os insetos, a lavagem branca por si só não é suficiente. Cintos de caça montados no fundo dos troncos podem ajudar na luta contra eles.
- A guarnição de outono de troncos com material de cobertura protegerá a mordida da casca com lebres.
- Algumas pragas e patógenos invernam nas rachaduras da casca da árvore. Isto é especialmente verdade para damascos mais velhos. É necessário limpar as camadas mortas da casca e tratar este local com uma solução a 3% de cobre ou sulfato de ferro. Este procedimento é realizado duas vezes - no final do outono e no início da primavera, na ausência de fluxo de seiva.
- No início da primavera, o tratamento preventivo é realizado com fungicidas (medicamentos para doenças fúngicas) e inseticidas (inseticidas). Existem medicamentos universais que combinam propriedades fungicidas e inseticidas - esse é o DNOC (eles podem processar plantas não mais do que 1 vez em 3 anos), o Nitrafen e alguns outros.
Provável Doença de Damasco Triunfo Norte
Triumph North é resistente a uma doença como a coccomicose. A moniliose é um adversário mais provável. Na maioria das vezes, os esporos do fungo, que é o agente causador da moniliose, durante o período de floração, as abelhas coletam néctar.
Um jardineiro inexperiente pode confundir uma queimadura monilial de galhos com congelamento por queimadura ou uma queimadura química com tratamento inadequado de primavera com produtos químicos.
Se no verão houver condições favoráveis ao desenvolvimento do fungo, ele poderá se provar novamente, mas já como apodrecimento, afetando as bagas. A diferença de outros tipos de podridão de frutas é o arranjo caótico de pontos pretos na superfície da fruta.
Kleasterosporiose - manchas perfuradas. Esta também é uma doença fúngica que aparece com alta umidade.
Possíveis pragas de damasco Triumph North
Acontece que as pragas atacam o damasco, o que pode causar danos significativos à colheita e até prejudicar a própria árvore:
- Gorgulhos. Eles inverno na casca, folhas caídas e solos. Na primavera, acordando, eles escalam o tronco e satisfazem sua fome. Em seguida, os ovos são depositados no solo, a partir do qual, no verão, as larvas aparecem, alimentando-se de raízes jovens.
- Khrushchev. Estas são larvas de besouros, incluindo larvas de maio, que se alimentam de raízes jovens no verão nas camadas superiores do solo.
- Pulgões. Se as folhas começarem a enrolar no damasco na primeira metade do verão, você precisará arrancar essa folha e expandi-la. Muito provavelmente, haverá pulgões que se alimentam de folhas suculentas e secretam o muco doce que as formigas amam tanto. Eles carregam essas pequenas pragas nos ombros até a copa da árvore.
Comentários de Grade
O triunfo da variedade norte foi muito bem sucedido na faixa do meio. Mesmo na minha parte norte da região de Moscou, a variedade mostra excelente resistência ao inverno, tanto dos ramos esqueléticos quanto dos brotos de frutas que sobreviveram -37 neste inverno. Floresceu no terceiro ano após a inoculação nas mudas de plantas mais difíceis.
Anona
//forum.vinograd.info/showthread.php?t=11652
O sabor [do Triunfo do Norte] é bom, o tamanho médio das frutas é de 40 g e praticamente não é danificado por doenças, mas antes da moniliose, como outros damascos, é impotente. Nosso açúcar está ganhando bem. Obviamente, no paladar não se compara às boas variedades do sul, mas na faixa do meio é muito boa. Em comparação com outras variedades que crescem em mim, é o melhor.
Anona
//forum.vinograd.info/showthread.php?t=11652
Um descendente do famoso Krasnoshchekov conquista as regiões norte e leste da imensa Rússia. Sem dúvida, esta é a melhor escolha para o cultivo em condições climáticas adversas, onde raramente é possível mimar-se com uma fruta doce do sul. Portanto, o damasco Triumph North pode ser recomendado para os residentes da zona intermediária, dos Urais e da Sibéria.