Actinidia é uma planta exótica que é famosa por seus deliciosos frutos saudáveis e é um parente próximo do conhecido kiwi. Graças ao cultivo de variedades despretensiosas e adaptáveis a várias condições climáticas, os actinídios podem ser cultivados sem muito esforço na área do jardim, ao lado das árvores frutíferas e arbustos comuns.
O que é actinídia
Actinidia é uma planta perene decídua (liana lignificada) com rizoma fibroso superficial e brotações laterais ramificadas, atingindo até um metro e meio a dois metros de comprimento. As hastes são bastante flexíveis e cobertas com uma casca lisa de um tom acastanhado. As folhas da planta são ovais ou ovóides, cuja cor varia dependendo da espécie e pode ser verde, vermelho-esverdeado, com uma borda amarelada ou uma ponta rosa brilhante.
Actinidia é uma planta dióica. Existem "indivíduos" apenas com flores masculinas ou apenas femininas. As flores são pequenas, inodoras, podem ser únicas ou coletadas em inflorescências. Os actinídios começam a florescer aos cinco a sete anos entre junho e julho. A polinização ocorre com a ajuda de ventos, abelhas e abelhas, devido às quais já em setembro os frutos começam a amadurecer nas plantas femininas - bagas oblongas, saborosas e muito saudáveis, com tamanho de 1 a 8 cm, dependendo do tipo de planta.
O cultivo de actinídios na Rússia começou no início do século XX em São Petersburgo, no Jardim Botânico Imperial. Uma grande contribuição para o desenvolvimento da cultura foi feita por I.V. Michurin, que nos anos 30 estava ativamente engajado no cultivo de novas variedades (especialmente resistentes ao inverno), que diferem não apenas no sabor valioso, mas também na alta produtividade.
Os frutos de Actinidia têm muitas propriedades úteis:
- são uma fonte de vitaminas e minerais (especialmente vitamina C);
- fortalecer a imunidade, tornando-a mais resistente a várias infecções;
- estabilizar o sistema cardiovascular (reduzir a pressão, melhorar o tônus vascular e a composição do sangue);
- normalizar o trabalho do trato gastrointestinal (eliminar gravidade e azia);
- contribuir para a remoção de toxinas e radionuclídeos dos tecidos;
- afetar favoravelmente o trabalho dos pulmões e brônquios;
- melhorar a condição da pele (aumentar a elasticidade, tonificar, saturar com vitaminas).
Vistas da foto
No total, existem mais de 70 tipos de actinídios, incluindo variedades com pronunciadas frutas e propriedades decorativas. Mas as principais espécies mais frequentemente encontradas nos jardins são três.
Actinidia colomictus
Esta espécie é a mais resistente à geada e pode suportar o frio do inverno sem abrigo até - 42 graus. Atinge um comprimento de 5 a 10 M. Os folhetos são ovados, serrilhados, cobertos pelas veias com uma pilha vermelha e são "presos" aos pecíolos avermelhados. Durante a floração, a ponta da folha fica rosa-esbranquiçada, adquirindo um tom carmesim brilhante ao longo do tempo. No outono, a folhagem é pintada em incrivelmente belos tons de amarelo-rosa e vermelho-violeta. Frutos verdes alongados, com um tamanho de 2-2,5 cm, amadurecem no início de setembro e têm uma pele fina, aroma perfumado e sabor agridoce.
Argumento Actinidia
É uma planta maior, com o comprimento das videiras que atingem 36 m. As folhas ovais arredondadas têm uma textura "acetinada", com pequenos cravos na borda. Com bom cuidado, forma rapidamente belas "paredes" de um tom verde escuro. Esta espécie é caracterizada por frutificação abundante e boa preservação do ovário, mesmo em condições adversas. Os frutos amadurecem até setembro, atingem um diâmetro de 3 cm, têm um sabor delicado e, dependendo da variedade, podem ser tons de verde ou roxo.
Actinidia polygamum
Esta espécie apresenta brotos fracamente ramificados, atingindo um comprimento de até 5 m. As folhas ovais pontudas mudam parcialmente de cor durante o crescimento. As folhas jovens são consideradas comestíveis e lembram agrião a gosto. As frutas alaranjadas contêm beta-caroteno e têm um sabor especial semelhante ao figo.
É cultivado com sucesso nas regiões
As variedades listadas são propensas a certos requisitos; portanto, nem todas elas crescerão igualmente bem, por exemplo, nas regiões norte ou sul.
Moscou e região de Moscou
Sujeito às condições de plantio e cuidados suficientes, os actinídios nessa região sobrevivem perfeitamente e trazem rendimentos estáveis. Várias variedades de espécies de colônias, que podem ficar sem abrigo, se sentem melhor aqui porque são adaptadas às temperaturas diárias médias de inverno de -20 sobreC.
Região de Leningrado
Actinidia Colomict, que é resistente a baixas temperaturas, também é generalizada aqui. As variedades mais populares são Gourmand, Açúcar, Fantasia, Guloso, Fada.
Na pista do meio
As variedades adequadas para esta região toleram um clima variável, com uma característica de verão não muito quente e gelado, com degelos freqüentes no inverno. Aqui são cultivadas com sucesso os actinídios do colombo, que não requerem cuidados complicados, e o argumento que deve ser coberto no inverno para evitar o congelamento.
No sul
O clima do sul é especialmente favorável para o cultivo de todos os tipos de actinídios. Aqui eles possuem uma folhagem linda e trazem colheitas ricas. Além dos propósitos de frutas, os actinídios também são cultivados aqui como planta ornamental.
Na Sibéria
Nesta região, os actinídios são menos suscetíveis à geada devido ao aparecimento tardio da folhagem e à formação de novos rebentos em vez de galhos congelados. Para um bom rendimento, a planta deve ser plantada em áreas sombreadas, proporcionando cuidadosos cuidados. Uma espécie adequada para a Sibéria é colomict, em particular, suas variedades: Sakhalin, Universitetskaya, Homestead, etc.
Nos Urais
Os verões quentes e os invernos com neve dos Urais tornam possível cultivar colônias de actinídios aqui. As variedades resistentes ao inverno dessa espécie apresentam excelente estação de vegetação (do início de maio ao final de outubro) e trazem uma boa colheita, especialmente: Wafelnaya, Maritsa, Uslada, Robinson, etc.
No Extremo Oriente
Nesta região, duas espécies de actinídios são cultivadas - colomito e argumento. Além disso, os jardineiros preferem colomitar mais por seu despretensioso cuidado e resistência, especialmente observando as variedades incrivelmente doces (guloso, açúcar, mel).
Papel no paisagismo
Actinidia é uma planta ornamental maravilhosa. No momento da floração, decora o jardim com flores com um aroma delicado, e no outono acrescenta cores vivas com suas folhas variadas de tons incríveis. No projeto paisagístico, ele pode ser usado para:
- Decoração e paisagismo de superfícies verticais. Como brotos de trepadeiras cercam belamente qualquer objeto, eles podem ser usados para enobrecer várias cercas, mandris, terraços, sebes e até árvores. Isso não apenas decorará o site, mas também o protegerá dos efeitos do vento, poeira, sol e olhares indiscretos.
- Mascarar áreas feias (galpões, paredes feias, escudos, etc.). Devido ao rápido crescimento (até três metros por ano), esse processo levará um pouco de tempo e o resultado agradará muito tempo (até 30 anos).
Usar um suporte vertical ajudará a definir a direção desejada para o crescimento da videira, e plantar perto das paredes permitirá que ela se sinta mais confortável, proporcionará o máximo crescimento e ramificação.
Que condições devem ser fornecidas antes do desembarque
Antes de iniciar o plantio de actinídios, você precisa cuidar de alguns pontos importantes:
- Uma seleção de mudas. Você deve comprar apenas aqueles cujo sistema raiz é coberto, o que significa que ele está protegido contra danos. Ela é muito vulnerável e, portanto, mesmo uma estadia curta de raízes nuas no vento ou no calor pode causar danos significativos. Além disso, a idade das mudas não deve ser superior a três anos.
- A seleção correta de "indivíduos" masculinos e femininos. Para a frutificação total de 5 a 10 "damas", é necessário plantar um "cavalheiro" e, além disso, o mesmo tipo com elas;
- A escolha do lugar. Como o actinidia é uma planta trepadora, já antes do plantio, é necessário selecionar um suporte que garanta que ele cresça em um plano vertical. Para fazer isso, você pode usar treliças colocadas ao redor do perímetro do local ou plantar actinídios ao longo da parede (casa, mirante, sebe), que o protegerão do congelamento em um inverno violento. Não plante uma videira sob o ralo e em lugares onde a água estagna, bem como sob luz solar direta. Um arranjo ideal para ela é a sombra parcial a céu aberto.
- O solo. Actinidia é despretensioso e cresce normalmente na Terra, onde nitrogênio e fósforo estão contidos em pequenas quantidades. Ao mesmo tempo, o solo fracamente ácido e neutro é considerado ideal para ele, e alcalino, argiloso, com água subterrânea semelhante, é inaceitável. Sob tais condições, a planta irá parar de se desenvolver e pode até morrer.
- Proteção de plantas. Durante os primeiros três anos, todos os tipos de actinídios são bastante vulneráveis e geralmente sofrem de garras de gatos. Para proteger a planta, se os gatos tiverem acesso a ela, você poderá protegê-la de todos os lados com uma grade.
Aterragem
O melhor momento para plantar actinídios é a primavera ou o outono (algumas semanas antes da primeira geada). O processo de pouso consiste em várias etapas:
- Preparar pontos de aterrissagem medindo 60 por 60 cm a uma distância de um metro e meio a dois metros e meio um do outro;
- No fundo do poço, é colocada uma camada de drenagem de dez centímetros (argila expandida, tijolo vermelho quebrado, pedra triturada ou seixos);
- Solo rico, húmus (10 kg), superfosfato (150 g), cinza de madeira (2 xícaras) são adicionados a cada poço, e uma camada de terra sem fertilizantes é colocada no topo;
- Um pequeno monte é feito da camada superior da terra e uma muda é colocada sobre ela sem destruir o coma de terra ao redor do rizoma;
- Adormeça suavemente e bata suavemente na cova, de modo que o colo da raiz esteja no nível do solo. Ao mesmo tempo, você não precisa fazer um buraco ao redor das mudas para evitar a estagnação da água da chuva;
- Cada planta é regada com dois ou três baldes de água;
- Palha, derramando cerca de 5-7 cm de casca de pinheiro grande, serragem apodrecida, composto ou turfa;
- Na primeira vez (5 a 10 dias) após o plantio, as plantas são protegidas da luz solar direta por papel ou tecido.
Como prestar cuidados
Actinidia, independentemente da região de crescimento, requer certas condições fáceis de criar, garantindo cuidados adequados.
Rega
A rega adequada desempenha um papel importante no cuidado dos actinídios. Se o solo não estiver suficientemente úmido, a planta poderá descartar a folhagem, diminuir o crescimento e não se preparar para o período de inverno. Também afeta negativamente e umidade excessiva.
O regime de rega ideal para a videira é de dois ou quatro baldes por planta, pelo menos uma vez por semana, após o que a terra deve ser removida de ervas daninhas, solta e uma nova camada de cobertura morta. Durante um verão particularmente quente, você pode aumentar a quantidade de água para seis a oito baldes.
Poda
As plantas começam a podar, atingindo quatro a cinco anos, a fim de impedir o crescimento de matas densas que deixam de florescer e dar frutos. Os brotos que afogam a coroa são cortados e as pontas são cortadas para aumentar a ramificação.
Actinidia é cortada no outono após as folhas caírem. Na primavera, é extremamente indesejável fazer isso, porque, nesse momento, os galhos cortados começam a liberar abundantemente o suco, o que leva à secagem da planta. Se ocorrerem danos durante o inverno, eles serão cortados no final da primavera - no início do verão, quando, após o crescimento intensivo de brotos jovens, a linha entre áreas vivas e secas é claramente visível.
Com sete a dez anos, a planta precisa de rejuvenescimento: substituindo um galho antigo por um broto vegetativo jovem.
Tapeçaria
No segundo ano após o plantio de actinídios, é imperativo instalar uma treliça - um tipo de suporte para a planta, que deve ter pelo menos 2,5 m de altura. Para formar uma planta, apenas alguns brotos principais são deixados no mato e o restante é cortado. Depois de um ano, um dos brotos antigos é novamente removido, substituindo-o por outro e, posteriormente, realizando o procedimento a cada três a quatro anos.
Top vestir
Para a temporada, é desejável realizar três curativos de actinídios:
- primavera (final de abril a início de maio), com a adição de fertilizantes nitrogênio-potássio para estimular o crescimento de novos rebentos;
- verão (junho-julho), com a adição de fertilizantes fósforo-potássio, que afetam positivamente a floração e o ovário da fruta;
- outono (setembro - outubro, após a colheita), para o qual deve ser comprado um fertilizante especial "Para uso no outono", que fornece à planta um bom inverno e energia para a futura estação de crescimento.
Controle de Pragas e Doenças
Actinidia é bastante resistente a doenças e pragas. Para proteger a planta dos efeitos adversos por um longo tempo, é necessário apenas fornecer os devidos cuidados adequados.
Para proteger a planta do aparecimento de manchas nas folhas causadas por várias infecções por fungos, é importante cortar regularmente galhos e frutos danificados ou secos.
Para evitar o aparecimento de besouros nas plantas que comem brotos e danificam as folhas, os actinídios devem ser tratados a cada primavera com líquido de Bordeaux, uma solução de carbonato de sódio (0,5%).
Reprodução de actinídios
Para propagar com sucesso os actinídios, é necessário conhecer várias condições importantes.
Como distinguir feminino de masculino
A capacidade de distinguir entre plantas masculinas e femininas aparece apenas durante os actinídios da floração, que começa em junho. Você pode fazer isso examinando cuidadosamente as flores:
- na planta masculina a inflorescência consiste em três flores, no centro das quais não há embrião fetal, mas há muitos estames. Durante a floração, as flores caídas são visíveis sob o arbusto;
- em uma planta feminina as flores estão localizadas no caule, uma de cada vez, e no centro de cada uma é fácil perceber o ovário do feto com um estigma semelhante a um feixe. Existem poucos estames nas flores e são curtos.
Como distinguir as flores femininas de actinídios do masculino: vídeo
Propagação por estacas e sementes
A propagação vegetativa usando estacas permite determinar o sexo da muda resultante sem esperar pela floração, além de preservar todas as características de uma variedade específica.
Existem duas formas principais de reprodução:
- As estacas verdes, realizadas no início do verão, cortam brotos anuais de 50 a 100 cm de comprimento e a poda deve ser feita pela manhã, colocando os brotos em uma jarra de água. Mais tarde, cada galho é cortado em estacas (10 a 15 cm cada) com três folhas. O corte inferior é feito sob a folha (a própria folha é removida) e o corte superior é 4 cm mais alto que a folha, que deve ser enraizada em uma estufa onde é preparado solo úmido de areia e húmus. Segurando em um ângulo de 60 °, as estacas são enterradas no rim médio a uma distância de cerca de 5 a 10 cm uma da outra e hidratadas por água e pulverização. No período do outono, as estacas são polvilhadas com folhas caídas e plantadas em terreno aberto antes do início do movimento do suco.
- Enraizamento de estacas lignificadas, realizado no final do outono.Os brotos são cortados e empacotados, armazenados na posição vertical em uma caixa com areia a uma temperatura não superior a 1-5 ° C. No início da primavera, as mudas são plantadas em estufa. Eles são cuidados, bem como os verdes.
Para a propagação de sementes, as sementes podem ser compradas na loja ou coletadas independentemente, esmagando a polpa de frutas maduras através da gaze, lavando e secando as sementes em um local fresco e escuro.
Antes da preparação das sementes:
- deixe de molho em água morna por 4 dias com reposição diária;
- transferido para uma meia e mantido por três semanas em areia úmida a uma temperatura de 18 a 20 ° C, removendo e lavando semanalmente;
- no início de janeiro, um recipiente de areia é refrigerado por dois meses, continuando a lavagem semanal;
- no início de março, as sementes são semeadas em recipientes com areia e solo de relva misturados a uma profundidade de 0,5 cm, mantidos em temperatura ambiente e luz difusa, esperando que as mudas apareçam após alguns dias. Pulverize as lavouras e a água e, depois que os brotos com três folhas aparecerem no verão, transplante-os em uma estufa, onde estarão vários anos antes da primeira floração. E somente depois que for possível determinar o sexo das plantas, elas serão plantadas em campo aberto, em local permanente.
Comentários de cultivo ao ar livre
Actinidia, ao contrário de todas as recomendações sobre sombra parcial, é melhor plantar ao sol. É verdade que arbustos jovens em clima quente durante o primeiro ano 2, você precisa sombrear artificialmente. Um arbusto de uma planta fêmea é formado em 3-4 mangas em uma treliça, o crescimento é restringido pela poda anual, impedindo-a de subir acima de 2,5-3 metros. A planta masculina pode ser plantada perto do caramanchão e, não necessariamente ao lado da fêmea, ele não precisa de formação. Para 10 plantas femininas, um macho é suficiente. Outro ponto importante, todos os galhos devem ser amarrados a um suporte em um ângulo de pelo menos 45 graus! Se você amarrar os galhos na vertical, eles se esticarão e os frutos também se formarão apenas por cima!
Sveta2609
//www.forumhouse.ru/threads/125485/
Gatos comem apenas colinictos de actinídios. Basicamente, deve ser protegido em uma idade jovem, antes de frutificar. Existem truques especiais para isso, não são complicados. No futuro, a casca se tornará mais grossa, apenas raízes localizadas superficialmente cavarão os gatos, o que não é perigoso. Brotos jovens e baixos podem comer. Mas quando há muito, os gatos se perdem e, na maioria das vezes, balançam no chão.
Stefan
//dacha.wcb.ru/index.php?showtopic=10182
Antes de tudo, recomendo o Gourmand: variedade muito produtiva, com frutos grandes e comprovada. No ano passado, coletei 4 quilos e, aparentemente, esse não é o limite para uma videira formada em uma treliça espaçosa. As folhas têm manchas brancas e rosa. A variedade Universitetskaya é interessante na cor das folhas (produz frutos mesmo em Novosibirsk). Suas folhas são de verde claro a amarelo brilhante com uma borda bordô brilhante; seu rendimento não é realmente estável. É improvável que você tenha que remover qualquer colomito da treliça, mas ainda assim, esteja seguro e pegue algo diferente de Adam e outra coisa, talvez ele se mostre melhor.
Sorokin
//forum.prihoz.ru/viewtopic.php?t=2182&start=930
Os actinídios que plantamos no lado norte (um metro um do outro, quero dizer alguns "maritais") e a 50 cm da parede de suporte. E ela mesma, ou melhor, a do sexo feminino, subiu não apenas no lado norte do quarteirão, mas também no lado leste, na esquina. Sem cuidados, sem cobertura, desculpe. O solo é o que é. Terra do Sod. Apenas saiba que vale a pena proteger a criança de um ano dos gatos com a ajuda de redes. Poda apenas no final do outono. Fazemos isso quando você precisa moderar o crescimento. Escalando o fio grosso na parede. Geralmente precisa de um suporte poderoso.
Katie
//forum.tvoysad.ru/viewtopic.php?f=31&t=360&start=60
Apesar de sua natureza exótica, os actinídios são uma planta despretensiosa, cujo cultivo é possível até para jardineiros iniciantes. O cumprimento dos principais pontos de cuidado permitirá não apenas apreciar a beleza desta videira com folhas brilhantes, mas também coletar frutas perfumadas, doces e saudáveis.