Hortênsia é uma planta universal que se sente muito bem no quarto e no jardim. Os arbustos têm folhas verdes brilhantes, a natureza dotou a cultura de uma grande variedade de cores, do branco ao roxo. Cada proprietário sempre quer que suas plantas estejam em boa saúde, mas durante o processo de cultivo, às vezes surgem problemas, por exemplo, folhas retorcidas em hortênsias. Esta doença será discutida mais tarde.
Essa cultura exige atividades de cuidado. Existem vários fatores aos quais uma reação muito aguda é causada em uma planta. As doenças das chapas provocam:
- sol brilhante;
- excesso de rega;
- falta de nutrientes;
- alterações no índice de acidez do solo.
Aparência da hortênsia
O amarelecimento e o derramamento da folhagem indicam que a rega é insuficiente em climas quentes, e também há escassez de minerais. Para evitar o agravamento da situação, aumente a quantidade de água e introduza fertilizantes. Multiplicidade de aplicação - uma vez a cada 10 dias.
No primeiro caso, a aparência de manchas marrons e secas é característica, elas se espalham gradualmente por toda a folhagem. A doença se manifesta em dois casos: com dureza excessiva da água e queimaduras solares. Como tratamento, eles sombream a hortênsia e defendem o fluido de irrigação.
Na segunda doença, as placas das folhas ficam macias, sem forma e escurecem. A razão é quedas acentuadas de temperatura, solos pesados, excesso de umidade. A saída nesta situação 2: eliminação de irritantes ou transplante de hortênsias.
Esta doença ocorre nos casos em que ocorrem saltos diários de temperatura. A qualidade do solo e a insuficiência de oligoelementos úteis também afetam a saúde das plantas. Antes de falar sobre tratamento, bem como sobre medidas preventivas, você precisa se familiarizar com os sintomas.
Clorose de hortênsia
Como a doença se manifesta
- Amarelecimento das placas das folhas;
- As bordas das folhas são torcidas em um barco;
- Cair;
- Botões e flores perdem a forma e a planta os deixa cair;
- O topo dos brotos secará;
- O sistema radicular para em desenvolvimento, morre;
- A morte da planta.
Prevenção e tratamento
As melhores medidas de proteção de culturas são o controle do solo e a criação de um ambiente ácido adequado. Se você perder o momento, terá que lutar contra a clorose.
Atividades recomendadas:
- mudança de terra;
- organização de irrigação com um agente oxidante;
- ferro é adicionado ao solo e à água.
Para uma nota. A planta absorve melhor o ferro na forma quelatada, portanto, você deve escolher os produtos que o contêm. A solução é pulverizada com arbustos, também aplicar sob a raiz.
Aqueles que não confiam nas drogas modernas são convidados a fazer um tratamento por si mesmos.
Receita número 1:
- sulfato ferroso - 2 gramas;
- ácido cítrico - 4 gramas;
- água - 1 litro.
A mistura resultante é usada para pulverizar folhas.
Receita número 2:
- nitrato de cálcio - 40 gramas;
- água - 10 litros.
É usado para irrigação, é realizado várias vezes, portanto, o nitrato de cálcio é substituído por sulfato de ferro na mesma quantidade e é trazido novamente para a raiz.
Tudo isso ajudará a evitar um fenômeno como folhas de hortênsia enrolar nas bordas.
Outro nome é míldio. A doença se manifesta pela disseminação de manchas oleosas escuras na cultura de folhas grandes. O fungo é caracterizado pela reprodução ativa em condições favoráveis. Estes são indicadores de umidade aumentada e temperatura estável de +18 a 20 ° C.
Ao escolher um meio de combater a peronosporose, você deve prestar atenção ao fato de que eles estão incluídos no grupo fungicida.
Vitríolo azul
Ao fazer a solução você mesmo:
- sulfato de cobre - 15 gramas;
- sabonete líquido - 150 gramas;
- água - 10 litros.
Importante! O remédio acima irá superar a doença se estiver em um estágio inicial.
Por que as folhas da hortênsia estão enrolando?
Há uma série de doenças fúngicas que um amante de plantas pode encontrar.
Podridão branca
O sistema raiz é afetado inicialmente, como fungos patógenos estão no chão. A planta deixa de receber os componentes nutricionais necessários para a vida, adquire uma cor marrom, às vezes a folhagem começa a se embrulhar e, em seguida, ocorre a morte.
O sintoma mais marcante é a formação de uma placa branca de algodão nos brotos, bem como uma mudança de cor para uma mais escura. Se não tratada, manchas pretas aparecem na placa. Eles são chamados esclerócios.
Para uso em tratamento:
- "Fitosporina";
- "Fundazol";
- cloreto de cobre.
Podridão cinzenta
Os tecidos vegetais ficam macios e aquosos. Com o excesso de umidade, as culturas são cobertas com cinza acinzentado. Se o tempo estiver seco, as áreas afetadas começam a secar e depois morrem. Como resultado, as chapas e as partes da haste ficam vazadas.
Na primeira fase da luta contra a doença, é necessário remover as partes afetadas e mortas da planta. O tratamento é realizado com Purebloom, Skor, Fundazolom. Os meios se mostram mais efetivamente para variedades de hortênsias internas. A planta do jardim precisa ser tratada três vezes com "RovralFio 255 SC". O intervalo entre os procedimentos é de 21 dias.
Os seguintes sintomas são característicos:
- o aparecimento de manchas marrom-escuras;
- murcha gradual e queda das lâminas.
Se você não realizar o tratamento, todas as folhas cairão da planta e morrerão. A forma negligenciada se manifesta pela transição de pontos para brotos.
Manifestações de Septoria
Septoria pode ser derrotado pela remoção de todas as partes afetadas, seguido pelo tratamento da cultura com agentes à base de cobre. O sulfato de cobre, o oxicloreto de cobre são adequados, impedirão que as folhas dobrem a hortênsia.
A identificação da doença é realizada pelo aparecimento de manchas verde-amarelas, depois ficam marrons e tornam-se claras. No lado de baixo, as folhas são cobertas com um toque de cinza ou roxo.
A falta de tratamento leva à queda das folhas, deformação e morte de brotos jovens no inverno.
O tratamento é realizado com drogas:
- "Fitosporina";
- Alirin.
Se a doença passou para um estágio avançado, é melhor usar:
- "Flor pura";
- Tiovitom;
- "Topázio";
- Jet
- "Logo."
Por que as hortênsias dobram as folhas? Doenças deste tipo são infecciosas e entram no jardim através de ferramentas de jardim, de viveiros onde foram compradas novas plantas semelhantes a árvores, de habitantes verdes já infectados, pragas de insetos também são portadoras.
Mancha de anel
A doença é mais perigosa para as hortênsias da panícula, manifesta-se da seguinte forma:
- manchas em forma de anel aparecerão nas placas das folhas;
- folhagem torcendo e caindo.
Não há cura para a detecção de anéis. Nada pode ser feito aqui, a única maneira é destruir o arbusto doente e as medidas preventivas.
Essa doença apareceu não muito tempo atrás, na maioria das vezes as plantas fracas que sofrem danos mecânicos sofrem com isso.
Sintomas:
- Aparecem manchas marrons. As folhas e os caules são afetados;
- Pequenas úlceras se formam sob as manchas na parte traseira da placa da folha;
- A folhagem pode enrolar.
A doença não é tratada. As plantas afetadas são queimadas para evitar uma epidemia.
Muitas vezes, os espaços verdes sofrem não apenas de doenças, mas também de pragas. Dependendo de quem atacou a planta, as medidas de tratamento são selecionadas.
Pulgão da folha
A partir desses insetos, dependendo do tamanho da colônia, são utilizadas medidas:
- Lavar as plantas com água e sabão ou um fluxo de uma mangueira. Neste último caso, deve-se tomar cuidado para não danificar a hortênsia;
- Grandes colônias são destruídas por inseticidas como Sparks ou Bison.
Ácaros
Sua aparência é determinada pela presença de pequenas manchas vermelhas. Eles podem estar em folhas e caules. Folhetos são frequentemente enrolados e dobrados. A ferramenta de tratamento é escolhida dependendo do número de insetos:
- Pequenas placas de folhas de colônia são lavadas com água e sabão ou óleo mineral;
- Ferramentas especiais ajudarão com uma ampla disseminação. Na maioria das vezes eles usam Lightning e Akarin.
Ácaro aranha
Nematóide da vesícula
Refere-se a vermes microscópicos. A derrota começa com o sistema radicular e depois ao longo do tronco. A descarga cáustica de parasitas envenena toda a planta.
A infecção pode ser detectada pela formação de galhas de cor vermelha no sistema radicular e na base da parte do caule.
A maneira de lutar são medidas preventivas:
- para uma propagação bem-sucedida no solo de nematóides predadores e fungos especiais - parasitas de vermes, uma pequena quantidade de açúcar é colocada no solo;
- Antes de plantar as plantas, elas cultivam a terra com Actofit e Fitoverm.
Derrota do nemátodo da vesícula
Para garantir que as culturas sempre se mantenham saudáveis e encantem os proprietários com uma floração exuberante, devem ser tomadas medidas para impedir o desenvolvimento de doenças ou minimizar sua aparência:
- Rastrear a acidez do solo. Use água macia para regar. Alimente com nitrogênio com muito cuidado.
- Se necessário, organize sombreamento para hortênsia no período quente do verão, para que não haja queimaduras nas partes verdes dos arbustos. O solo super-seco contribui para o aparecimento de oídio e peronosporose; portanto, deve-se prestar muita atenção à umidade.
- Compra de qualidade, material de plantio saudável. Desinfecção periódica de equipamentos de jardim. Remoção oportuna de plantas doentes.
- Tratamento de arbustos na primavera com fungicidas para prevenir infecções fúngicas.
Qualquer doença é sempre mais fácil de prevenir do que curar. Observando as regras simples descritas no artigo acima, você pode minimizar o risco de uma doença específica. Ao mesmo tempo, foram destacadas as razões pelas quais as folhas da hortênsia foram torcidas e o que fazer nesses casos.