Ao planejar o plantio em uma cabana de verão, não é possível realizar imediatamente uma opção ideal para todas as árvores e arbustos. Especialmente erros são cometidos pelos jardineiros iniciantes. Corrija a situação por transplante. É neste momento que surge a questão de como transplantar groselhas. Resta familiarizar-se com as nuances em detalhes e executar o procedimento corretamente.
Quando você precisa transplantar groselhas de um lugar para outro
O motivo do transplante de groselha não pode ser apenas uma reconstrução do local. Existem mais alguns:
- local errado do pouso inicial;
- frutificação ruim;
- desconhecimento das regras e características do plantio de arbustos, o que implicou más conseqüências.
O transplante de groselha para um novo local pode corrigir os erros do jardineiro
Você pode corrigir isso lendo as condições e a hora do transplante.
Processo de transplante
Para iniciantes, você deve se familiarizar com as condições preferidas das groselhas. Primeiro, o arbusto não tolera excesso de umidade; portanto, você não precisa plantá-lo perto dos locais que serão umedecidos ao longo da estação. O excesso de umidade causa doenças fúngicas ou oídio. O sistema radicular começa a se deteriorar, e o próprio arbusto se desenvolve lentamente e pode morrer como resultado.
Além disso, a vizinhança correta desempenha um papel enorme no desenvolvimento da planta. Por exemplo, um excelente local para o plantio de groselhas é o local onde as batatas, feijões ou ervilhas cresceram antes dele. Não é recomendável plantar uma planta após espécies que esgotam muito o solo, como framboesas ou groselhas.
Importante! Não é recomendado plantar groselhas ao lado de groselhas. Os tipos de doenças que eles têm são os mesmos. Como resultado, eles podem infectar um ao outro.
Seleção do local e preparação do solo
Portanto, para escolher o local certo para as groselhas, você precisa prestar atenção aos seguintes recursos:
- prefere lugares ensolarados;
- não gosta de rascunhos;
- o solo deve ser argiloso;
- absolutamente não tolera solo ácido.
Depois de escolher um local, prossiga com a preparação para o plantio de uma cultura. Eles desenterram a terra, removem ervas daninhas e, se houver, os restos das raízes da planta anterior. Em seguida, prepare a composição do solo. Se houver muita argila, adicione areia e, inversamente, adicione argila para soltar o solo. Altos níveis de acidez são reduzidos pela adição de cal.
Preparando arbustos de groselha para transplante
Antes de transplantar groselhas para um novo local, você precisa preparar um arbusto. É melhor transplantar plantas com mais de dois anos de idade. Arbustos velhos vão enraizar-se mais. Antes de pousar, você deve aparar. Os brotos secos e grossos são removidos, deixando não mais do que 6-7 pedaços dos jovens. Em seguida, eles são cortados em cerca de 1/3, liberados das folhas.
A poda adequada de groselhas antes do transplante é a chave para o enraizamento rápido do mato
É necessário prestar atenção às raízes das mudas. Processos amarelos deixam pelo menos três. Eles precisam ser verificados quanto à integridade, danos a doenças ou pragas.
Importante! Antes do plantio, as raízes são tratadas com um mashroom de argila especial com a adição de um estimulador de crescimento. Tudo isso é feito se o mato é transplantado por divisão.
Instruções para transplante fixo
O transplante de groselha leva um tempo muito curto e consiste nas seguintes etapas:
Escavação adequada do mato antes do transplante
- O arbusto é pré-preparado, aparado e cavado em torno da base a uma distância de pelo menos 30 cm.
- Se as raízes grossas surgirem durante a escavação, elas são cortadas.
- Então o caroço com as raízes do arbusto é retirado do chão. Isso pode ser feito com uma pá ou pé de cabra. Transferido para o polietileno, tentando manter um pedaço de terra.
- Em um novo local, uma depressão é preparada com pelo menos 50 cm de profundidade e um diâmetro um pouco maior que um coma de terra do mato.
- Cerca de 3-4 baldes de água são despejados em um novo orifício e aguarde até que seja absorvido.
- Parte do solo removido do poço é misturado com composto.
- O arbusto é instalado no poço e os vazios restantes são preenchidos com a mistura do solo, compactando-o bem. Depois regou novamente.
- Em conclusão, polvilhe com o solo em cima e cobertura morta.
Passo a passo ao pousar groselhas em um novo local
Importante! Não é necessário adicionar fertilizantes adicionais ao solo para o plantio de groselhas. Isso pode causar queimaduras nas raízes. O composto será suficiente.
Regras de Cuidados
Um ponto importante após o transplante é o cuidado adicional com as groselhas. Ao redor do mato, a erva é sistematicamente colhida, o solo superficial é afrouxado. O procedimento é realizado com cuidado para evitar distúrbios no sistema radicular. É possível reduzir o crescimento de peleiros por mulching.
A fertilização do mato geralmente não é necessária. É o suficiente para realizar a cobertura no outono, adicionando adubo e fertilizantes orgânicos. Isso permitirá que o arbusto se desenvolva bem e dê frutos.
Outra condição é a poda anual. As groselhas frutificam apenas nos rebentos do ano passado. Portanto, antes do inverno, remova todas as hastes velhas e deixe 5-6 peças. esse ano
Datas de transplante de plantas
O próximo ponto em que os jardineiros estão interessados é quando transplantar groselhas. O melhor período para este procedimento é o outono. Mas é permitido realizar o procedimento no início da primavera. Com o início do outono, a planta entra em estado inativo. Nesta forma, ele está melhor enraizado em novas condições. A transferência para um novo local é realizada antes do início do gelo.
Durante o transbordo da primavera, é necessário levar em consideração o fato de que o fluxo de seiva da planta após o inverno começa cedo. Este momento não pode ser desperdiçado. Um transplante deve ser realizado antes que os rins inchem. Caso contrário, a planta pode não tolerar o procedimento ou retardar o crescimento.
Preste atenção! O melhor período é o começo de março. Nas regiões do norte, por exemplo, nos Urais ou na Sibéria, pode ser abril.
Características do transplante de groselhas no outono para um novo local:
- mulching do círculo perióstemal. Permite reter a umidade e evita a formação de crosta terrestre. Eles usam serragem, casca de árvore, feno, turfa. A camada deve ter até 10 cm;
- rega abundante antes do início da geada.
Cobertura adequada do mato após o transplante
Durante o transplante de primavera, são realizadas as seguintes atividades:
- mulching da mesma maneira que no outono;
- rega regular sem deixar o solo secar.
A fertilização do mato também é realizada na primavera. A primeira vez após 14 dias a partir do momento do inchaço dos rins, a fertilização nitrogenada é introduzida. Ou seja, são adicionados excrementos de frango, estrume podre ou grama fermentada. Ao adicionar produtos orgânicos, a mistura é preparada na proporção de 1:10, depois os arbustos são regados.
Importante! No primeiro ano após o transplante, não é recomendado o uso de fertilizantes à base de minerais.
Transplante no verão
Surge frequentemente a questão de saber se as groselhas podem ser transplantadas em junho. Se necessário, é possível, embora a probabilidade de enxerto do arbusto seja muito baixa. No verão, você pode plantar uma muda que já enraizou na panela por transbordo.
Que erros os jardineiros cometem com mais frequência
Erros comuns cometidos por jardineiros, especialmente iniciantes, durante um transplante de groselha:
- transplante sem coma de terra. O arbusto de groselha está passando por um estresse extremo, cria raízes piores, propenso a várias doenças;
- falta de matéria orgânica na mistura do solo no novo local de plantio. A deficiência de nutrientes inibe o desenvolvimento das plantas, reduz o número de frutas;
- molhar com água fria. A temperatura do líquido para irrigação ou cobertura deve ser de 18 a 25 ° C.
Observando todas as regras e os termos do transplante de groselha para um novo local, os jardineiros receberão um arbusto cheio de vegetação e com a formação de um grande número de frutas.