Calceolaria flower - atendimento domiciliar

Pin
Send
Share
Send

À primeira vista, uma flor extraordinariamente bonita parece completamente artificial. Cores brilhantes, a forma incomum de suas flores atribuem automaticamente esta bela planta a vários exóticos. A aparência da floração faz pensar que a flor interior da calceolária é muito exigente e exigente em cuidados. De fato, o processo de partida é divertido e nada complicado.

Chinelo de Vênus

Isso é exatamente o que eles chamam de calceolaria de uma única flor (calceolaria uniflora). Um amante incomum das montanhas apareceu aos olhos dos nerds da América do Sul, na Terra do Fogo. Da América, ele foi trazido para a Inglaterra e depois da beleza exótica se espalhar pelas casas da Europa.

O mato é muito pequeno, as especificidades da área montanhosa não lhe permitiram crescer mais de 10 cm de altura. As folhas são ovais, verdes, reunidas em um soquete.

Flores brilhantes e incomuns de calceolaria

As flores com 2,5 cm de comprimento crescem em brotos longos. A inflorescência consiste em duas pétalas convexas. A pétala superior é muito pequena e discreta, e a inferior é alongada e arredondada.

Na base das pétalas, 2-3 estames adornam o núcleo. A cor é amarela, com manchas e pontos vermelhos. O exot da montanha floresce em julho, cerca de cinco semanas.

É importante saber! Surpreendentemente resistente (até -23 ° C), incorporado por natureza.

Tipos populares de calceolária para cultivo no jardim

Flor de Catharanthus: cuidados domiciliares e métodos de reprodução

Calceolaria é cultivada no jardim como uma flor anual. Após a floração, o clima quente destrói a decoratividade do arbusto; assim, todos os anos, os jardineiros atualizam seu canteiro de flores dessas flores incomuns.

As variedades de jardim são diversas, têm uma cor e forma diferentes das inflorescências. Em contraste com a calceolária de montanha com uma flor, o jardim pode crescer até 50 cm de comprimento e 25-35 cm de largura.

As variedades mais comuns de calceolária:

  • Calceolaria mexicana (Calceolaria Mexicana). Um residente brilhante das montanhas mexicanas é termofílico, cresce até 25 cm de altura. Folhas ovais cobertas de estacas são colocadas nos brotos. Flores amarelas de dois lábios com até 5 cm de diâmetro são colocadas nas extremidades dos brotos. Adora lugares sombreados e úmidos e proteção contra o vento. A floração abundante ocorre em maio-junho e dura até 3 semanas.
  • Calceolaria enrugada ou com folhas inteiras (Calceolaria Rugosa, Calceolaria Integrifolia). A beleza chilena produz brotos ramificados de até 25 cm e as folhas são ovais, pontiagudas e com veios claros. Flores de diâmetro de até 2,5 cm, amarelo puro, densamente pontilhadas no topo das hastes. A floração dura todo o verão até os resfriados.

Calceolaria chinelo de flor única ou venus

  • Calceolaria purpurea (Calceolaria purpurea). O arbusto cresce até 50 cm de altura e se distingue por sua bela cor de pétalas e brotos - roxo escuro. As folhas também têm uma tonalidade roxa, escura, com entalhes nas bordas. Inflorescência de dois lábios - a pétala inferior está inchada e semelhante a uma concha, e a bola roxa superior fica em cima da segunda. A cor brilhante não permite passar por um arbusto tão espetacular no jardim.
  • Concurso de Calceolaria (Calceolaria Tenella). Arbusto com no máximo 8 cm de altura, com pequenas folhas escuras reunidas em um soquete. As flores são pintadas na cor amarelo-ouro com pontos ou listras vermelhas.
  • Calceolaria acinifolia (Calceolaria Crenatiflora). Um representante em miniatura do Chile cresce até 10 cm de altura. Folhas de cobertura do solo, retorcidas na borda. Flores de até 2,5 cm de comprimento, amarelas com manchas roxas, com dois lábios. Flores em julho, flores simples ou embrulhadas em 2-5 peças.

As variedades híbridas se distinguem pelas cores contrastantes.

Calceolaria: plantio e cuidado

Um amante da umidade é exigente na composição do solo, pois suas raízes podem apodrecer. O solo deve ser o mais leve e solto possível. Uma boa composição seria uma mistura de:

  • turfa;
  • terra de folha;
  • húmus decíduo;
  • areia;
  • raízes de samambaia;
  • madeira cinza;
  • carvão ativado triturado.
Hippeastrum flower - cuidados em casa e no exterior

Um pequeno arbusto é plantado por transbordo, com danos mínimos às raízes em vasos pequenos (não mais que 1,2 litros). A panela deve ter uma boa camada de drenagem. O pescoço da raiz não deve ir fundo no chão.

Após o plantio, é necessário criar condições confortáveis ​​para a floração abundante. O fundamento dos cuidados com a calceolária é a baixa temperatura, alta umidade e rega abundante.

A temperatura não é superior a 23 ° C no verão e a diferença de temperatura diária necessária é de 7 graus. No inverno, dormência e durante a floração, a temperatura ideal é de 14 a 17 ° C.

É importante saber! Se o regime de temperatura não for observado, a planta perde seu efeito decorativo, pode perder brotos e envelhecer mais rapidamente.

A umidade deve ser alta. Além disso, quanto maior a temperatura, maior o indicador de umidade. Nos dias quentes de verão, a panela com calceolária deve ser colocada em uma bandeja com argila expandida úmida e pulverizada 2-3 vezes ao dia. A pulverização deve ser feita com um spray pequeno, pois as gotas de água nas folhas levam à deterioração.

A rega é necessária com frequência, mas não em abundância. O solo na panela deve estar úmido, mas não molhado e sem estagnação no coma radicular. O excesso de resíduos de fluidos deve ser removido do cárter.

É importante saber! A água para pulverização e irrigação deve ser quente (25-28 ° C), purificada a partir de cal e cloro.

A iluminação é brilhante, mas difusa. As janelas ocidentais e orientais fornecem uma iluminação ideal. No inverno, a iluminação é necessária para que o horário de verão seja de pelo menos 8 horas.

A partir do despertar e de todo o período de floração, a calceolária precisa de alimentação constante. Fertilizantes minerais são aplicados 2-3 vezes por mês.

Parte do cuidado é a formação de um arbusto. Os brotos laterais são removidos para que a floração seja mais forte, e o arbusto não rola lateralmente.

Cortar brotos laterais permite obter florescimento abundante com flores maiores

Crescendo

Gloriosa flor: exemplos de cuidados em casa e plantio

Calceolaria de sementes em casa se reproduz mais facilmente do que por estacas. Antes da semeadura, é necessário considerar que o período desde o momento da propagação até a floração é de 5 a 10 meses.

É importante saber! É melhor semear sementes na turfa sem aspergir por cima. Para um ambiente úmido ideal, a caixa é coberta com vidro ou filme.

É necessário garantir constantemente que o solo esteja úmido. Quando uma roseta de folhas aparece, a calceolária mergulha em vasos de 7 cm. Depois disso, você precisará de outros 2 a 4 transplantes, beliscando a saída para a formação de brotos laterais e arbustos.

O último transplante já é necessário em solo nutriente. As mudas são plantadas por transbordo. O cuidado com os jovens deve ser tão cuidadoso quanto a flor adulta.

Quando e como plantar calceolária em campo aberto

Na primavera, quando a temperatura noturna não é inferior a 13 e nem superior a 18 graus, a calceolária pode ser plantada em campo aberto como planta de jardim. Ela enraíza-se perfeitamente no solo pré-fertilizado com composto.

Cultivo de Calceolaria adequado para regiões amenas

Durante todo o período de floração, as condições de temperatura contribuirão para o bem-estar da flor. A rega não deve ser abundante.

A fertilização com fertilizantes minerais é necessária durante todo o período de floração duas vezes por mês. O plantio e cuidados em casa de uma calceolária cultivada a partir de sementes imediatamente em campo aberto não difere do plantio de mudas. O principal é não deixar as sementes apodrecerem no solo e fornecer iluminação suficiente.

Calceolaria: cuidados com o inverno

Calceolaria é uma flor que é mais frequentemente cultivada anualmente, pois morre após a floração após a floração. Se houver um desejo de deixar este maravilhoso local para o próximo ano, após a floração, você precisará desenterrar a calceolária e plantar em uma panela.

Um arbusto desbotado hiberna por vários meses; durante esse período, os cuidados com a calceolária são os seguintes:

  • é necessário cortar todos os brotos e folhas da planta;
  • coloque a panela em local fresco e escuro (+ 5-7 ° C);
  • a rega deve ser reduzida ao mínimo, mas sem o risco de secar a terra;

Quando as primeiras filmagens aparecem, todo o cuidado é restaurado:

  • o pote é colocado em um local ensolarado;
  • a rega se torna regular;
  • alta umidade é mantida.

É importante saber! A flor floresce no início do segundo ano, a floração dura menos.

Possíveis pragas e doenças

As pragas mais comuns nas folhas da calceolária são pulgões e moscas-brancas. Se a população de pragas nas folhas já começou, é melhor removê-las manualmente. Se ocorrerem danos extensos à folhagem, o tratamento com intexicidas é inevitável.

Após o processamento, é necessário analisar os cuidados com a flor e encontrar a causa das pragas, para que elas não apareçam novamente na tenra beleza.

Cuidados inadequados contribuirão para a doença. Umidade e umidade excessivas causam podridão cinzenta. Um excesso de nitrogênio na isca causará o aparecimento de mofo cinza.

É importante saber! Áreas danificadas de folhas e caules devem ser cortadas com uma lâmina afiada. O restante da planta deve ser tratado com agentes antifúngicos.

A calceolaria macia não é adequada para todos os jardineiros. Ela não é fanática, mas adora cuidados e cuidados adequados. Em troca, apresenta ao namorado florescimento abundante e apaixonado. Flores incomuns parecem muito atraentes nos canteiros de flores no jardim ou nos peitoris das janelas dos apartamentos. Estrangeiros engraçados - foi assim que criadores experientes apelidaram seus favoritos.

Pin
Send
Share
Send