Planta Selaginella (Selaginella) totaliza cerca de 300 tipos diferentes, 25 dos quais são criados em condições de ambiente. Pertence à família Selaginellaceae (Selaginellaceae), palhaços. De fato, não é uma planta decídua nem samambaia, embora exista em nosso planeta por mais tempo do que cada uma dessas espécies.
Cresce em áreas tropicais, em altura e largura em 20-30 cm e cresce o ano todo. Sujeito a todas as condições de atendimento, ele pode crescer ao longo de vários anos (perene). A planta atrai com sua vegetação incomum, pertence ao decorativo. Todas as espécies, incluindo as que crescem nos trópicos, não florescem.
Crescendo rápido. | |
Selaginella não floresce. | |
A planta é muito difícil de cultivar. | |
Planta perene. |
Propriedades úteis de selaginella
A planta tem sido usada por muito tempo na medicina chinesa e indiana. Possui propriedades antipiréticas e analgésicas, ajuda a curar doenças do fígado e do trato urinário. Há evidências de que a selaginela é eficaz no tratamento de irregularidades menstruais, tratamento da doença de Botkin e tratamento dos efeitos da insolação. Folhas umedecidas com água são aplicadas na testa para aliviar dores de cabeça.
Algumas espécies de plantas contêm a enzima p53. Esta substância ajuda a combater o câncer.
Home Care para Selaginella: Um Guia Rápido
Não é possível cultivar selaginela em casa para todos os cultivadores. A planta é caprichosa o suficiente e, para cultivar uma beleza com folhas verdes abertas, são necessários vários requisitos, como:
Temperatura | No verão - 20-23, no inverno, pelo menos, 12 ° C. Deve-se ter em mente que, a temperaturas abaixo de 18 ° C, o crescimento das plantas diminui. |
Humidade do ar | Exigências de umidade muito altas. Recomendado pelo menos 60%. Pulverização diária a cada 3-4 horas durante o dia. |
Iluminação | Adora sombra e sombra parcial. Mantenha longe da luz solar direta. |
Rega | Use água morna defendida para irrigação. Não permita a secagem de um coma de terra. É prejudicial manter a planta na água. É recomendável molhar a panela. |
Solo | Requer solo solto, respirável, levemente ácido e boa drenagem. A melhor opção é uma mistura de turfa, solo de folha e areia com a adição de esfagno e carvão. |
Fertilizantes e fertilizantes | A primeira alimentação após o transplante é seis meses depois. Recomenda-se ainda que a planta seja diluída com 2 vezes o fertilizante 1 vez em 2 meses ao longo do ano. |
Transplante | A planta possui um sistema radicular raso, de modo que os vasos são usados pequenos e não altos. Transplantados raramente. |
Reprodução | Propagado dividindo o arbusto. Os eventos são realizados na primavera ou no verão. Pode ser propagado por estacas com pelo menos 3 cm de comprimento, germinando em uma mistura de turfa e areia, borrifando levemente as extremidades inferiores das estacas com o solo. |
Recursos crescentes | Uma planta difícil o suficiente para crescer. Não tolera correntes de ar e solo seco. Para manter uma forma arredondada, você pode aparar. |
Cuidando da selaginela em casa. Em detalhe
Se você gosta de selaginela, o atendimento domiciliar exigirá paciência e a implementação obrigatória de todas as recomendações de jardineiros experientes. Em um apartamento, essa mariquinha tropical sobrevive com dificuldade. Mas se você tentar, a planta agradecerá com vegetação brilhante e brotos incomuns.
Portanto, o que é recomendado para que a selaginela em casa se torne seu orgulho por muitos anos.
Landing Selaginella
Para o plantio, você precisa preparar uma mistura adequada de vaso e solo. É aconselhável preparar uma composição de terra, areia e turfa. Os componentes devem ser tomados em partes iguais. Escolha uma panela pequena, mas larga o suficiente, o sistema radicular da planta é curto. O tempo ideal de plantio é a primavera, o fim do inverno.
Tendo plantado uma muda, não esqueça de verter bem e levá-la para um local sombreado.
Floração
A planta não floresce na floricultura em ambiente interno, a selaginela caseira é usada apenas em prol da vegetação original a céu aberto.
Modo de temperatura
Para garantir o crescimento normal, a planta requer uma faixa de temperatura de 14 a 22 graus. Existem espécies que amam o frio, para elas as temperaturas ideais são mantidas entre 9 e 14 graus. É aconselhável proteger a planta de correntes de ar.
Certifique-se de que o pedaço de terra não seque. Caso contrário, as folhas escurecem e caem, a planta pode morrer.
Pulverização
Alta umidade é necessária selaginela durante todo o ano. Para manter um nível mínimo de umidade dentro de 60%, recomenda-se pulverizar com água morna e macia pelo menos 3-4 vezes ao dia. Para amolecer, a água é pré-fervida e sedimentada por vários dias.
O método a seguir ajudará a umedecer bem o ar ao redor da planta: coloque a panela com a planta em argila expandida úmida. Por um curto período, você pode deixar a água na panela, sem esquecer de drená-la para que a planta não morra. Fornecendo a flor com maior umidade, não se esqueça da boa ventilação da sala.
Iluminação
A flor se sente bem em locais de penumbra. Os raios do sol, especialmente os diretos, são destrutivos para ele. Ideal para colocar vasos de flores nas janelas na parte oeste ou leste da casa. A falta de luz solar também é prejudicial à planta.
Para que não morra no inverno, é necessário organizar a iluminação artificial.
Rega
A planta adora a umidade, precisa de rega abundante o ano todo. Em temperaturas abaixo de 19 graus, regue a flor com moderação, certificando-se de que o solo esteja sempre úmido. Não deixe secar.
Para regar, use água à temperatura ambiente, depois de a ter fervido e aguentado por vários dias.
Pote de selaginela
Ao comprar um pote para a selaginela, lembre-se de que espaçoso demais será prejudicial. Como o sistema radicular da flor é curto e as raízes crescem principalmente nas laterais, prefere vasos pequenos, necessariamente largos.
Percebe-se que a flor da selaginela em casa cresce melhor em vasos redondos.
Solo de Selaginella
Nativo dos trópicos prefere solos intensivos em umidade e soltos, de preferência com um ambiente neutro ou ligeiramente ácido. A mistura final pode ser comprada em uma loja especializada, escolhendo o solo em sacos transparentes, para determinar com mais precisão sua composição. Em casa, a mistura precisa ser derramada com água fervente para desinfecção.
É bem possível preparar o solo você mesmo. Vai levar solo de folha, areia lavada, turfa fibrosa. Tudo é tomado em partes iguais. É aconselhável suportar a terra e turfa várias horas antes no congelador. Você pode adicionar um pouco de esfagno e carvão ao substrato.
Fertilizantes e fertilizantes
A cobertura para esta planta é muito importante. Desde a primavera até o final do outono, a flor precisa ser melhorada - de 3 a 4 vezes por mês. No inverno, é melhor não alimentar demais a planta, reduzindo a alimentação para 1 vez em 2 meses.
Recomenda-se usar para esse fim cobertura para plantas decorativas e decíduas ou fertilizantes para orquídeas. O fertilizante é diluído com água na proporção de 1 parte de fertilizante para 3 partes de água. No inverno, são tomadas 4 partes por 1 parte de fertilizante.
Transplante de selaginela
A planta é transplantada uma vez a cada poucos anos. É aconselhável realizar esse evento na primavera ou no final do inverno. O vaso onde a flor é transplantada deve ser pequeno.
Para evitar a estagnação da umidade, uma camada de argila expandida é derramada no fundo da panela. Em seguida, encha o solo, coloque a planta no centro, distribua as raízes e empurre-as levemente para o solo. Encher com a mistura do solo, sem aprofundar um ponto de crescimento. É bom derramar água morna e limpar em um local próximo a ela.
Poda
A poda é realizada anualmente na primavera. Se necessário, mais frequentemente se houver folhas e caules secos. Se desejado, a planta pode receber uma forma esférica ou outra. Nesses casos, a poda também é feita. A planta é cortada e para obter material para sua propagação.
Período de descanso
Na selaginela, o período de dormência começa nos meses de inverno, embora não haja sinais óbvios disso. Com a falta de umidade ou de uma flor sob luz solar direta, a planta é forçada a desacelerar seu crescimento.
Propagação de Selaginella
A propagação da planta é geralmente realizada por métodos vegetativos. Para cultivar um diafragma a partir de esporos, será preciso muito esforço, mas mesmo assim, poucas pessoas conseguem.
Propagação de selaginela por estacas
Para a propagação por estacas, é necessário preparar brotos com 3-5 cm de comprimento. É aconselhável escolher aqueles em que os rudimentos das raízes nos galhos são visíveis. A germinação é realizada em uma mistura de turfa e areia, colocando as estacas na superfície para que elas não se toquem. As extremidades inferiores das raízes são polvilhadas com uma pequena camada de terra. A terra é periodicamente umedecida.
Propagação da selaginela por divisão do mato
Para obter novas plantas, você pode propagá-las dividindo o arbusto. Um transplante é recomendado na primavera ou no verão. As plantas são transplantadas para uma mistura de turfa com a adição de areia e solo de folhas. Novas mudas são primeiro cobertas com papel alumínio. É necessário manter alta umidade em vasos.
Doenças e Pragas
Em plunks, os seguintes problemas são mais frequentemente observados:
- Os topos dos brotos secam - o ar está seco, é necessária umidificação frequente;
- Selaginella murcha e seca - o solo está muito seco, é necessário revisar o regime de irrigação;
- Brotos de Selaginella ficam amarelos - a planta pode ter recebido uma dose muito alta de fertilizante;
- Brotos de Selaginella ficam marrons e secos - alimentado com fertilizante;
- Bordas das folhas enroladas - a planta recebeu uma queimadura solar, é necessário transferi-la para um local sombreado;
- Selaginella não cresce - falta de nutrientes, temperatura muito baixa;
- Selaginella deixa escurecer e morrer - talvez a planta esteja muito quente;
- Crescimento lento - indica que a flor não recebe nutrientes suficientes ou a temperatura ambiente está baixa;
- As hastes são esticadas falta de luz;
- As folhas de Selaginella são macias e letárgicas - talvez as raízes da planta não recebam a quantidade certa de oxigênio, a planta precisa de um transplante.
A selaginela praticamente não é afetada por pragas. Às vezes afetado por um ácaro.
Tipos de selaginela caseira com fotos e nomes
Selaginella sem pernas
Essa bandeira também é conhecida como selaginella apoda. Forma almofadas de grama que se assemelham a musgo. Esse tipo de trepadeira cresce até uma altura de 20 cm e cresce no Canadá. Uma característica distintiva é hastes curtas com brotos planos. As folhas são de cor esmeralda, bastante finas. Na base, a forma das folhas é em forma de coração, com entalhes. É cultivada como uma cultura ampelous.
Selaginella Krauss (Krause)
Um recurso característico é hastes rastejantes. O local de nascimento da planta é a África do Sul. Em uma flor desta espécie, as folhas são amarelo-esverdeadas ou esbranquiçadas com um tom colorido. Atinge apenas 2 cm de altura e, devido às folhas pequenas, lembra uma samambaia.
Selaginella Martens
Selaginella Martens cresce nos EUA. Externamente, é um arbusto com caules eretos. Atinge uma altura de 30 cm, a cor das folhas é predominantemente verde e existe uma variedade de pontas prateadas. Forma raízes aéreas, que atingem o solo à medida que crescem e se enraízam. A forma da folha se assemelha a uma samambaia.
Selaginella scaly
Conhecido como Jericó rosa ou lepidophyllus selaginella. O habitat habitual são os desertos dos EUA e da América do Sul. Nas lojas de flores, muitas vezes é vendido na forma seca, semelhante a uma bola de grama seca. Reviver esse milagre ajudará o plantio em uma mistura adequada de solo e hidratação moderada. Forma brotos de cerca de 5 cm de comprimento, lembrando penas em céu aberto com pequenas escamas. Na parte superior do folheto há uma "língua" para coletar a umidade.
Selaginella Swiss
Cresce nas regiões rochosas da Europa, Cáucaso e Extremo Oriente. Forma muitos galhos com folhas verdes claras. Os folhetos são finos, espaçados perpendicularmente ao caule, com bordas esculpidas. Cultura sombria e higrófila.
Em conclusão
Embora a selaginela seja uma planta bastante delicada, ela ainda responde bem aos cuidados e torna-se uma verdadeira decoração do interior. Seguindo as recomendações de jardineiros experientes, você pode "domesticar" esta exótica Tropicana e admirar a planta incomum o ano todo.
Agora lendo:
- Tradescantia - atendimento domiciliar, reprodução, espécies fotográficas
- Ficus emborrachado - cuidados e reprodução em casa, espécies fotográficas
- Alocasia em casa. Cultivo e cuidado
- Limoeiro - cultivo, cuidados domiciliares, espécies fotográficas
- Agave de Aloe - cultivo, atendimento domiciliar, foto