Muitos jardineiros ficarão surpresos ao ler sobre essa ideia de plantar pepinos. No entanto, o cultivo de pepinos em sacos é uma excelente abordagem inovadora que não só irá poupar espaço nas camas, mas também produzirá uma rica colheita de pepinos deliciosos e saborosos. Neste artigo, você aprenderá a plantar pepinos em sacos e a ordem de seu crescimento passo a passo.
- Prós e contras do método
- Preparação de sementes de pepino
- Trabalho preparatório antes do plantio
- Sementeira de sementes de pepino
- Cuidado de pepinos em sacos
- Características de rega
- Aplicação de fertilizantes
- Formação do mato e liga ao suporte
- Alguns truques para uma grande colheita
- Colheita
Prós e contras do método
Plantar pepinos em sacos tem muitas vantagens. Os principais são:
- alta produtividade;
- economizando espaço no jardim;
- a oportunidade de cultivar hortaliças na varanda, loggias, na galeria;
- poupando esforços no cuidado das plantas;
- é conveniente colher;
- as frutas não tocam o chão, portanto, fique limpo e não apodreça.
Se o tamanho do quarto permitir, então em sacos de pepinos você pode plantar até em um apartamento e cultivá-los durante todo o ano. O principal é criar e manter o regime de temperatura, luz e água necessário.
No entanto, ao escolher tal método, deve-se ter em mente que ele tem algumas desvantagens. Estes incluem:
- a dificuldade de manter o nível correto de umidade;
- em tempo quente nos tanques pode formar uma alta temperatura, o que levará à morte do sistema radicular da planta.
Preparação de sementes de pepino
Para cultivar plantas fortes e alcançar um alto nível de rendimento, as sementes devem ser preparadas antes do plantio. Este processo passa por vários estágios:
- seleção de sementes;
- aquecimento;
- processamento;
- endurecimento.
Para garantir que os pepinos são resistentes a doenças fúngicas e pragas, a semente deve ser descontaminada. Para fazer isso, as sementes são aquecidas a uma temperatura de 60 ° C por cerca de duas horas. O aquecimento promove o aumento de rendimento. Em seguida, as sementes devem ser colocadas por meia hora em uma solução de permanganato de potássio (10 g de permanganato de potássio por litro de água). Para a desinfecção, podem ser utilizados pós de TMTD (2 g de preparação por 500 g de sementes) ou Granozan (1,5 g da preparação por 500 g de sementes). As sementes são colocadas em um recipiente fechado, polvilhado com pó, depois sacudido o recipiente por cerca de cinco minutos. Após o tratamento, o inóculo é lavado com água e seco.
Trabalho preparatório antes do plantio
Antes de plantar pepinos em sacos, você precisa preparar o material necessário:
- sacos;
- furar a liga;
- solo;
- tubos para irrigação por gotejamento.
Os melhores sacos para pepinos para escolher uma cor branca, com uma capacidade de pelo menos 50 litros. Sacos de açúcar, farinha são adequados. A preparação de bolsas do plantio consiste em secá-las obrigatoriamente. As bolsas também podem ser tratadas com um pó desinfetante TMTD. No entanto, se os sacos são novos, você pode fazer sem fungicidas.
Varas no futuro serão necessárias para a liga de trepadeiras. Recomenda-se prepará-los imediatamente, especialmente se o suporte for inserido diretamente no saco.Se os palitos forem inseridos mais tarde, existe o risco de danificar o sistema radicular dos pepinos. A altura do suporte deve ser de um ano e meio a dois metros. O bastão também pode ser inserido no chão ao lado dos sacos.
Em seguida, segue a preparação do solo para o cultivo de pepinos. O melhor solo é uma mistura de terra do jardim com turfa e estrume. Este solo é bom para o ar e umidade, o que promove um bom crescimento e frutificação dos pepinos.
Você pode regar as plantas da maneira usual, mas os jardineiros que usam ativamente o método de plantar pepinos em sacos são recomendados para regar as plantas por um gotejamento. Isso reduz significativamente o risco de decomposição do sistema radicular.
Recomenda-se desde o início determinar a localização dos sacos, para que os recipientes não possam ser arrastados e feridos. A bolsa está cheia pela metade com o solo, depois um suporte é colocado no meio. No chão, próximo ao bastão, é necessário colocar tubos com furos para irrigação por gotejamento.Depois disso, o solo é despejado no recipiente, polvilhado com um pouco de cinza de madeira no topo (isso assusta o afídeo). Para que o solo não seja derramado, as bordas dos sacos são dobradas para os lados, que podem ser presas com fita adesiva.
As bolsas prontas são colocadas melhor perto umas das outras, por isso será mais conveniente amarrá-las. Além disso, o custo dos tubos para irrigação por gotejamento é salvo.
Sementeira de sementes de pepino
O material é semeado em meados de maio, quando a temperatura do ar atinge pelo menos 15 ° C. Se você estiver interessado em como compactar os pepinos, então as sementes devem ser semeadas apenas de cima, mas também nas laterais. A camada superior é plantada não mais que quatro pedaços. As incisões laterais são realizadas uniformemente a uma distância de 7-10 cm uma da outra. Em uma incisão, coloque no máximo duas pequenas sementes, ou uma grande. Para manter a umidade, a parte superior da bolsa deve ser coberta com um filme.
Cuidado de pepinos em sacos
Plantar pepinos e cuidar deles em sacos não requer muito esforço. O ponto mais importante ao usar este método é a rega correta.Com tais vegetais em crescimento, é difícil resistir ao regime de água necessário. Como qualquer outra planta, os pepinos em sacos precisam de uma liga. A liga não serve apenas para apoiar troncos de escalada, mas também permite formar linhas verticais, o que facilitará muito a colheita.
Características de rega
Pepinos precisam de solo úmido. Rega deve ser regular. O melhor momento para sua implementação é depois de cinco ou seis noites. As plantas também se beneficiarão da pulverização periódica com água da folhagem.
A melhor maneira de regar é pingar - através dos tubos. Tal método possibilitará a criação de um teor ótimo de umidade para o crescimento e a frutificação do pepino, e também para evitar o apodrecimento do sistema radicular. Quando regar as plantas de uma mangueira ou balde deve ser cuidadosamente monitorado, de modo a não hidratar o solo. Na superfície, pode estar seco, mas por dentro está úmido.
Aplicação de fertilizantes
Pepinos Podkarmlivayut fertilizantes orgânicos e minerais. Entre orgânicos, esterco de galinha, infusão de urtiga, solução de mel são muito populares. Eles fertilizam o solo quando os primeiros brotos aparecem e, em seguida, uma vez por mês após a rega.
Entre os fertilizantes minerais pepinos são adequados superfosfatos, sal de potássio. A dosagem deve ser estritamente consistente com as instruções, caso contrário, as plantas podem ser prejudicadas. Os fertilizantes minerais são aplicados ao solo cerca de três vezes durante o período de verão. Pela primeira vez, é fertilizado quando brotos bem formados com vários pares de folhas reais aparecem do solo.
Formação do mato e liga ao suporte
Depois que os brotos crescem em 20-25 cm e cinco folhas reais aparecem neles, é necessário fazer uma liga das plantas. Existem duas variedades de pepinos de ligas: vertical e horizontal.
Com uma liga vertical perto de cada arbusto, um suporte de dois metros é instalado, com a ajuda de cordas a planta é amarrada a um bastão. A montagem é fixa entre a segunda e a terceira folha.Então a corda é levemente puxada e amarrada ao suporte. Assim, cada mato terá seu apoio. Esse método levará mais tempo e esforço do que a liga horizontal. No entanto, é mais confiável e também simplifica o cuidado com as plantas.
Com uma liga horizontal, suportes de madeira ou metal são instalados em ambos os lados opostos da fileira, entre os quais duas fileiras de fios ou fios fortes são esticados. No futuro, os brotos serão amarrados a esses segmentos. Este método é mais simples que o anterior, mas tem muitas desvantagens:
- com o tempo, os fios começam a ceder;
- é difícil calcular a força de tensão com a gravata de cada novo arbusto igualmente;
- Ao chegar à primeira fileira, os pepinos se enrolam ao longo dela, não querendo crescer mais.
A maioria das variedades tradicionais e híbridos de pepinos formam flores femininas férteis nas hastes laterais, e nos brotos principais crescem flores masculinas - vapores. Portanto, antes de formar os arbustos, é necessário beliscar. Isto dará uma oportunidade para obter mais hastes laterais e colheita. O processo consiste em arrancar a ponta do caule central após a sexta folha.
Depois de arrancar, os brotos laterais devem ser amarrados a um palito para que não obscurecem os ovários um do outro e não interfiram na formação e crescimento do fruto. Neste caso, vários brotos laterais são deixados para formar um arbusto. Isso aumentará o volume da cultura. O processo de formação de arbustos ocorre em tais estágios:
- o tronco central está amarrado ao suporte;
- após o aparecimento dos primeiros ovários nas hastes laterais, os brotos são amarrados ao talo central com a ajuda do bigode.
Este bigode de liga durante o crescimento da planta terá de ser realizado várias vezes mais. Além disso, não se esqueça de remover regularmente todas as folhas amarelas ou danificadas.
Alguns truques para uma grande colheita
Cuidado de pepinos em bolsas não é difícil. Para obter mais colheita, existem alguns segredos:
- É impossível engrossar o plantio, em um saco de 50 litros não se deve plantar mais de 15 sementes;
- aperte os brotos centrais para aumentar o número de laterais, nas quais desenvolvem-se flores femininas férteis;
- remova periodicamente as folhas inferiores que se formam abaixo do ovário para que elas não obscureçam as flores e não interfiram com a polinização;
- um par de vezes por mês, recomenda-se pulverizar pepinos com solução de mel para melhor floração e polinização das plantas (uma colher de chá de mel por litro de água);
- colher a colheita a tempo;
- Melhorar o rendimento ajudará a fertilizar as plantas com superfosfatos e fertilizantes potássicos.
Colheita
Pepinos em sacos são frutados mais rápido do que aqueles plantados em terreno aberto. Portanto, eles devem ser coletados com mais freqüência. Recolha a colheita com cuidado, segurando as hastes com uma mão, para não danificar a planta.É melhor realizar o processo à noite - depois de cinco a seis horas. Pepinos que você quer cultivar em sementes devem ser deixados nas hastes até que a fruta fique amarela.
Crescer pepinos em sacos não é difícil. O ponto mais importante no atendimento é a observância do regime de irrigação. Beliscar e formar arbustos permitirá aumentar o número de colheitas várias vezes.