Amphora madressilva: crescendo em um enredo pessoal

Pin
Send
Share
Send

Jardineiros tornaram-se interessados ​​em madressilva relativamente recentemente. Mesmo 10 a 15 anos atrás, poucos esperavam cultivá-lo. Sim, isso não é surpreendente: madressilva é uma baga da floresta. E hoje pode ser visto cada vez mais em áreas suburbanas, e a escolha de variedades é bastante grande.

O que é madressilva interessante

Madressilva é uma das frutas mais amadas do norte. Amadurece antes dos morangos e, ao mesmo tempo, supera o número de nutrientes. Este arbusto pode ser cultivado como ornamental e como fruto. É amado pelos jardineiros porque é despretensioso: a baga pode crescer em quase todas as condições.

Bagas de madressilva amadurecem antes de mais ninguém

Outra vantagem desta baga maravilhosa é suas propriedades curativas. Ele contém muita vitamina C, além de várias outras substâncias úteis, entre elas a querticina, que é especialmente útil para os capilares. A madressilva também ajudará no tratamento de resfriados: tem um efeito antipirético.

Na medicina tradicional, madressilva também ocupa longe de ser o último lugar. É usado como diurético, antiescala, antimalárico, adstringente, estimula a atividade do trato gastrointestinal e é um anti-séptico eficaz.

Mas não apenas as propriedades medicinais são limitadas às vantagens desta baga. Muitos pratos interessantes podem ser preparados a partir dele: geléia, purê de batatas, compotas, compotas cruas. Estes últimos contêm muitas substâncias úteis e um sabor agridoce especial.

Descrição da variedade de ânfora madressilva

A altura do arbusto da madressilva da Ânfora não ultrapassa 1,5 m e a coroa é redonda, bastante grossa. Os ramos esqueléticos têm uma cor marrom avermelhada. Deles partem os brotos da cor framboesa. As folhas da ânfora são ovais, ligeiramente alongadas, verdes, felpudas e densas.

Amphora madressilva arbusto cresce a 1,5 m de altura

Os frutos são grandes, com mais de 2 cm de comprimento, têm a forma de um jarro. Em peso, atingem uma média de 1,1 g, um máximo de 3 G. As bagas têm uma cor azul azulado e um revestimento ceroso. Tem um sabor agridoce com uma pequena amargura. A casca é forte, por isso não será difícil trazê-la da dacha para a cidade. De um arbusto você pode remover 1,5-2 kg de frutas.

A ânfora é considerada uma das melhores variedades de madressilva para espaços em branco.

As bagas de madressilva da ânfora têm uma pele densa e são fáceis de transportar

Características da classe

Amphora variedade criada em São Petersburgo a partir de madressilva Kamchatka. Oficialmente listado no Registro Estadual em 1998.

A madressilva começa a dar frutos no terceiro ano de cultivo. Os frutos amadurecem na segunda quinzena de junho. Os frutos não caem por muito tempo. Em geral, a ânfora se distingue por bagas grandes, resistência ao derramamento e resistência ao inverno.

Essa variedade deve ser plantada próxima a outras espécies, caso contrário não é polinizada. Os melhores vizinhos serão Nymph, Morena, Gzhelka, Altair.

Como cultivar ânfora madressilva

A peculiaridade da madressilva é que ela pode crescer em um local por até 20 anos. No entanto, se necessário, pode ser transplantado em qualquer idade. A ânfora transfere esse procedimento facilmente.

Escolhendo um local e solo

Apesar de sua resistência ao frio, a madressilva se sentirá melhor em áreas ensolaradas. Esta baga gosta de ser constantemente iluminada pelo sol. Em áreas sombreadas, o rendimento será menor. Mas a baga não tem medo dos ventos.

A madressilva não gosta quando a água fica estagnada no solo, embora seja uma amante da água. Em geral, o solo não é particularmente exigente, mas serão necessários fertilizantes orgânicos para o seu cultivo.

Plantação de Bush

A madressilva deve ser plantada de agosto a novembro, quando a ânfora está em repouso. Já em março, os botões começam a inchar no mato. Portanto, na primavera, o arbusto deve se enraizar em um novo local. O plantio de primavera causará estresse na planta.

Um buraco para o plantio precisa ser escavado de acordo com o tamanho do sistema radicular da muda. Seu fundo é então disposto por drenagem. No topo da camada de drenagem, é necessário colocar composto (cerca de 1 balde), cinzas (uma lata de litro é suficiente) e cerca de 50 a 60 g de superfosfato. Em seguida, a mistura é derramada com um balde de água e uma muda é colocada no centro.

Um ponto importante ao plantar uma muda - não a encurte. Este procedimento atrasará o início da frutificação do mato.

Madressilva é plantada no final da estação de crescimento

Rega e alimentação

Molhar o solo sob a madressilva é necessário para que fique constantemente úmido. Mas em nenhum caso ele pode ser transfundido: a terra deve estar quebradiça e não amontoada em um pedaço.

A partir do terceiro ano de vida, a ânfora deve ser constantemente alimentada. Durante o período de brotamento, são necessários fertilizantes orgânicos: composto, húmus. E no final de agosto, a madressilva ficará muito feliz com as cinzas. Para um arbusto, você precisará de alguns copos.

Poda

Você precisa aparar as plantas a partir dos 3 anos de idade. A poda é feita para fins sanitários. É ideal realizar o procedimento em setembro, quando o arbusto vai descansar. Você precisa verificar os galhos e eliminar os doentes, secos ou afetados.

Quando o arbusto tem de 6 a 7 anos de idade, é necessário remover 1-2 galhos sem frutificação a cada ano, localizados próximo ao solo. E a partir dos 15 anos você pode rejuvenescer completamente o mato.

Protecção contra pragas

Amphora madressilva, como outras variedades desta baga, quase não é suscetível a doenças, mas muitas vezes sofre de pragas. Devido ao amadurecimento precoce dos frutos, a planta não deve ser protegida com pesticidas. Os melhores remédios serão os bioinseticidas adquiridos em lojas especializadas.

Vídeo: como cultivar madressilva

Comentários

Na minha área, existem dez variedades de madressilva. Ninfa, Morena, Ânfora, gigante de Leningrado, Nizhny Novgorod, Gourmand - essas variedades são de sabor semelhante, doce com uma acidez agradável, sem amargura, as bagas são grandes.

zamazkina

//www.vinograd7.ru/forum/viewtopic.php?f=48&start=135&t=738

Nós plantamos também. Vários arbustos são selvagens - da floresta. Portanto, eu não sei o nome. Mas a variedade Amphora - tem um pouco menos de bagas, mas são mais doces e muito saborosas. E os da floresta são amargos.

Ilkasimov

//otzovik.com/review_2215417.html

Ninfa, ânfora, Morena - boas variedades, crescem. Quem disse que eles eram azedos - pense até que eles foram "enganados" e que estavam crescendo.

Kentavr127

//www.forumhouse.ru/threads/17135/page-8

Apesar de a madressilva ter recebido uma autorização de residência recentemente em áreas suburbanas, ela já é muito popular entre os jardineiros. A baga é muito saudável, saborosa e os custos de mão-de-obra quando cultivados são mínimos. Além disso, madressilva é um excelente arbusto ornamental.

Pin
Send
Share
Send

Assista ao vídeo: Resenha Livro 1984, DE GEORGE ORWELL. Seja Uma Pessoa Melhor (Pode 2024).