"A pequena mecanização" na pessoa de motoblocks é indispensável para proprietários de grandes jardins. Existem muitas marcas e modelos no mercado que diferem em seu design - até mesmo as mesmas unidades com reparo podem exigir diferentes peças de reposição.
Portanto, muitos compram produtos nacionais, bons, os detalhes sobre eles em abundância. Considere uma dessas unidades - o popular motoblock "Cascade", reconhecendo ao mesmo tempo as características técnicas exatas de suas variedades.
- Descrição, modificações, características técnicas
- Com motor DM 1
- Com o motor Briggs & Stratton INTEK
- MB 61-21
- MB 61-22
- MB 6-06
- MB 6-08
- Características de operação
- Break-in após a compra
- Cuidado e trabalho com o motoblock
- Opções de anexo
- Avarias básicas e instruções de reparação
- Problemas no trabalho do carburador
- Mau funcionamento da caixa de velocidades
- Capacidade insuficiente
Descrição, modificações, características técnicas
Este modelo é construído de acordo com o esquema clássico usando quatro grupos principais de nós - unidade de potência, transmissão, chassi e controles.
Vamos falar sobre os motores um pouco mais tarde. O fato é que o motobloco pode ser instalado em qualquer série de "motores", e cada um deles é destinado a uma modificação separada.
Transmissão, por sua vez, consiste de um redutor de embreagem, corrente ou engrenagem e uma caixa de quatro velocidades (dois passos para frente e para trás). Todos esses nós podem ser montados em um bloco ou colocados separadamente.
Chassis vantajosamente difere na medida em que é possível ajustar a largura da pista definindo o valor desejado. Em todos os outros aspectos, tudo é habitual: uma estrutura rígida com "mecanismos" e um eixo fixo. Quanto às rodas, elas podem ser tão pneumáticas, com ganchos altos e metal duro.
Governança guiador feitas no punho com uma alavanca de acelerador, embraiagem e PTO iniciar realizada. Também ligado alavanca de transmissão localizado ligeiramente inferior.O volante em si é facilmente ajustado à altura, o que facilita o trabalho.
Como você pode ver, tudo é familiar e bastante pensado. Agora vamos dar uma olhada nas modificações que foram dominadas ao longo dos anos de produção, e vamos descobrir como elas diferem.
Note que as dimensões de todas as "Cascades" produzidas são praticamente as mesmas, o que não pode ser dito sobre os motores. O tipo no mecanismo é indicado pelo número no índice: 61 significa o agregado de importação, enquanto 6 é o doméstico. Os números a seguir representam o objetivo do mecanismo e a variante de execução.
Com motor DM 1
O motor doméstico é considerado a base para o motobloco da marca "Cascade" - muitos exemplos são equipados com este motor.
Este motor monocilíndrico de quatro tempos, que desenvolve 6 litros. com. com um torque de 14 N / m. O volume é mais, do que na importação, - 317 sm cube. a um peso seco de 28 kg. Outras características do bloco são as seguintes:
- Embraiagem - cinto;
- Redutor - engrenagem;
- Profundidade de captura (mm): - 300;
- Largura da lavoura (mm) - 930;
- Combustível - AI-80, AI-92, AI-92;
- O volume do tanque (l) - 4, 5;
- Consumo de combustível (l / h) - não mais que 2;
- Dimensões (mm) - 1500 × 600 × 1150;
- Peso (kg) - 105.
Com o motor Briggs & Stratton INTEK
Este "ar" americano se distingue pela confiabilidade e qualidade de construção.
- Volume de trabalho (cubo) - 206;
- Potência (hp) - 6,5;
- O diâmetro do cilindro (mm) - 68;
- O momento de torção (Н / м) - 12,6;
- O peso seco do motor (kg) é de 15,3;
- Combustível - AI-92 e AI-95
- A capacidade do tanque (l) é de 3,6;
- O consumo de combustível (l / h) está na faixa de 1,6-1,8.
MB 61-12 O "décimo segundo" é usado precisamente em instalações americanas. Por causa disso, o preço é mais alto, o que assusta alguns agricultores. Esta linha inclui dez modificações. Todos eles têm uma embreagem de correia e um redutor de corrente.
Mas seus parâmetros operacionais são:
- Profundidade de captura (mm) - até 260;
- Largura de aração (mm) - modos em 450, 600 e 950 são fornecidos;
- Velocidade (km / h) - até 13.
Vendo a designação MB 61-12 depois de uma longa série de números, tenha em mente que estes números com um hífen "dar" as nuances de tais dispositivos:
- engrenagem reforçado (02);
- uma engrenagem de base (04). Em tais casos de "plantadas" sobre o eixo do rolamento de agulhas de saída, todas as outras versões são gaiola de esferas convencional;
- redutor amplificado com o aumento da gama de velocidades (05) e o desbloqueio das rodas (06);
- carros com o desbloqueio automático das rodas e uma caixa de velocidades "pass" reforçada sob o símbolo 07.
Com valores da "cauda" é simples - "01" refere-se sempre para a coluna da direcção normal, enquanto que "02" - na rotação. Todos estes dados não são só permitiu conhecer as características técnicas de qualquer mark-bloqueio motor "Cascade", mas também para encontrar as peças certas. Estes códigos são universais, que é usado para todos os produtos com o mesmo nome, independentemente do tipo de motor.
MB 61-21
Variação do motor japonês Robin-Subaru EX-21. É fácil distinguir até mesmo visualmente - o cilindro está em um ângulo.
- cilindrada (cc.) - 211;
- Potência (cv ..) - 7;
- Diâmetro (mm) - 67;
- Binário (N / m) - 13,9;
- o peso do motor a seco (kg) - 16;
- Combustível - AI-92 e AI-95
- Capacidade do tanque (L) - 3,6;
- Consumo de combustível (L / h) - até 1,85 litros.
O dispositivo de partida é representado por um cabo convencional, mas a ignição está em um indutor de transistor. Embreagem - cinto. No sistema elétrico existe um gerador "permanente" embutido. Outros recursos:
- Profundidade de captura (mm) - de 100 a 200;
- Largura da lavra (mm) - até 900;
- Velocidade (km / h) - até 13;
- Peso (kg) - 105.
MB 61-22
Aqui, como um "coração" é um motor profissional Honda GX-200. Entre os argumentos a seu favor - a mais alta qualidade de ajuste e montagem, boa eficiência e peças de recursos. Menos, talvez, apenas um - um preço alto.
- Volume de trabalho (cm3) - 196;
- Potência (hp) -6,5-7;
- O diâmetro do cilindro (mm) -68;
- O momento de torção (Н / м) -13,2;
- Peso seco do motor (kg) -16;
- Combustível AI-92 e AI-95
- O volume do tanque (l) -3,1;
- O consumo de combustível (l / h) é de até 1,7 l.
Como resultado, os seguintes indicadores de desempenho são alcançados:
- Profundidade de captura (mm) - até 320;
- Largura da lavoura (mm) -450-930;
- Velocidade (km / h) -a 12 ao dirigir para frente, 4 para reverso;
- Peso (kg) - 105.
MB 6-06
Modificação com o motor doméstico DM-66.De facto, é o mesmo DM-1 - características são idênticas, excepto que a "sessenta e seis" é mais fácil de 3 kg (peso seco é de 25 kg). O sistema de lubrificação a óleo é integrado no sistema de lubrificação.
- Profundidade de captura (mm) - até 320;
- Arar largura (mm) - Dois modos são definidas (350 ou 610);
- Velocidade (km / h) - até 10;
- Peso (kg) -105.
MB 6-08
modelos de motor 68 DM-é quase idêntica à unidade de potência "o sexto" série. Mas vale a pena um tanque menor e o óleo é fornecido para as peças à força através do bloco.
- Profundidade de captura (mm) - até 300;
- Largura da lavoura (mm) -450, 600 ou 900
- Velocidade (km / h) - até 10,3;
- Peso (kg) - 103.
Características de operação
Tendo definido a escolha e compra de um adequado pé-atrás do trator, não se esqueça sobre as regras do bom funcionamento de tais equipamentos. Isso economizará em reparos e "consumíveis".
Break-in após a compra
As primeiras horas e dias de trabalho são de importância crucial - apenas detalhes banhadas, assim que começar com exercícios leves.
Mesmo antes de começar, verifique todos os fixadores, se necessário, aperte os mais fracos. O manual de instruções de qualquer série de motoblock "Cascade" prescreve um ciclo de corrida de 35 horas. Durante este período, recomenda-se:
- aqueça o motor por 3-5 minutos sem carga, definindo a velocidade média;
- Trabalhe apenas na primeira marcha em rotações médias. Pequenas revoluções são sempre um risco de superaquecimento. O máximo é contra-indicado;
- Após as primeiras 5 horas, o óleo deve ser substituído;
- até o final da invasão, você terá que estabelecer uma nova porção com um intervalo de no máximo 7 horas (ou melhor depois de 5);
- depois de 35 horas o óleo muda, a inspeção de todas as conexões é obrigatória, se necessário - aperte os parafusos afrouxados.
Cuidado e trabalho com o motoblock
Inspeções e manutenção no local são reduzidas a tais procedimentos:
- remoção diária de sujeira, poeira e óleo de todas as superfícies externas;
- verificação freqüente das fixações disponíveis. Puxar - conforme necessário;
- uma avaliação visual da condição do cinto. Estratificação não é permitida;
- verificação de anexos de anexos;
- a cada 50 horas, verificamos detalhadamente a tensão das correias e todas as fixações e, na caixa de mudanças, trocamos o óleo.
Para trocar a correia, você precisa saber seu tamanho e marcação, porque o motobloco "Cascade" serve apenas para os produtos destinados a ela. Estes são produtos com índices A1180 (para o curso para a frente) e А1400 (para a parte traseira).
A letra "A" indica um perfil de 13 mm. Muitas vezes, no curso são importados componentes, semelhantes em tamanho, mas com dentículos internos.
Naturalmente, o modo de operação da unidade de potência deve ser adequado, sem sobrecargas e processamento. Leia atentamente os documentos de fábrica - são indicados todos os intervalos e tolerâncias necessários, que são melhores para aderir. Se isso não for feito, existe o risco de "arruinar" um motor caro.
Chegando ao trabalho, o motorista coloca o volante mais confortável e mantém o motor paralelo ao solo. O menor viés - e a máquina apenas "zarosetsya". A profundidade máxima de cultivo em uma passagem é de 200 mm (em solos moles). Em áreas mais complexas, é reduzido para 100-150 mm.
Outra nuance é que o solo pedregoso é passado apenas na primeira marcha, para não quebrar as facas.
No final da temporada, a unidade é colocada em uma sala seca e ventilada. Você pode armazená-lo na rua, sob um dossel, antes de cobri-lo com uma cobertura feita de lonas ou polietileno. Antes de fazer isso, certifique-se de que a alavanca de parada do motor e o "gás" estejam na posição "STOP".
Para preservação, todas as partes não pintadas são tratadas com óleo do tipo K17. A duração desse armazenamento é de um ano. Se o motobloco ficou parado durante mais tempo, volte a colocar a massa lubrificante, após o que não se esqueça de "enrolar" o mecanismo com força.
Opções de anexo
O conjunto padrão inclui esses dispositivos:
- 4 cortadores de diferentes profundidades para soltar em diferentes modos;
- extensão de lug, que melhora a capacidade de cross-country;
- um vômer que corta o solo.
"Funcionalidade" pode ser expandida, tendo comprado um conjunto de equipamento adicional. Entre os dispositivos mais populares são:
- morros, que são indispensáveis quando se trabalha com plantações de culturas de raízes. Eles permitem que você faça até mesmo "cumes" em grandes áreas. Eles são "permanentes" e regulados;
- lâmina de páPara facilitar os trabalhos de escavação e coleta de lixo (inverno e neve);
- arados com largura diferente da ação;
- cortadores planos, removendo ervas daninhas entre linhas;
- rake;
- ficar sozinho reboques, o que vai facilmente tirar meio ou dois centavos de carga.
"Cascade" funciona com confiança e com unidades de accionamento, as quais estão ligadas por uma correia adicional:
- haymower;Você pode estar se perguntando sobre como fazer um cortador para motocultivadores próprias mãos.
- snowplow;
- bomba de água;
- batatas e arbustos. Familiarize-se com os principais tipos de colheitadeira de batatas para o motobloco.
Avarias básicas e instruções de reparação
Qualquer fazendeiro nomeará facilmente algumas "doenças familiares" de blocos motores. Geralmente eles se relacionam com o sistema de energia, correias e transmissão.
A insidiosidade de tais colapsos é que eles podem se manifestar mesmo com os devidos cuidados - peças de baixa qualidade ou combustível são incluídos no caso (embora as falhas na montagem sejam bastante raras). Vamos nos debruçar sobre os problemas e métodos mais comuns para a sua eliminação.
Problemas no trabalho do carburador
Eles são familiares para todos os motociclistas e, para uma pessoa com experiência, não há problemas. Apesar de um novato puro vai descobrir isso.
Vamos começar com o mais simples - o combustível não entra no carburador. Para ver isso, você tem que desparafusar a vela seca confirmará esta conjectura. As ações são as seguintes:
- Depois de reabastecer o tanque, abra a torneira de combustível;
- em seguida, limpe o orifício na parte inferior do tanque de gás - o dreno inicial pode ser complicado;
- se a gasolina não tiver chegado, será necessário drená-la do tanque, remover a torneira e lavá-la;
- depois solte a mangueira do alojamento do carburador. É soprado junto com os jatos. Após a instalação inversa do guindaste, tudo funcionará conforme necessário.
Situações mais complexas (por exemplo, quando o combustível não é fornecido ao cilindro) exigirão a desmontagem do carburador e sua antepara adicional.
A este respeito, o motoblock "Cascata" difere favoravelmente de carros importados, além disso, a instrução de reparo de fábrica descreve o processo em todos os detalhes. Em termos gerais, parece com isso:
- já removeu a unidade sem que os restos de gasolina sejam soprados através da conexão, enquanto tenta mantê-la em posição próxima ao trabalhador. Um teste simples - se você ligá-lo, o ar não deve passar.
- certificando-se disso, ajuste a aba na câmara de flutuação. Deve ser cuidadosamente dobrado ou dobrado para garantir a circulação normal;
- o próximo estágio será o controle do jato;
- no final, o motor é aquecido a baixa velocidade (sem carga). Concentre-se no som, se necessário, soltando levemente o parafuso de turbilhão "gás".
São "falhas" típicas do sistema de energia, responsáveis por uma grande fração do tempo de inatividade do maquinário.
Mau funcionamento da caixa de velocidades
A mudança intempestiva do óleo e a falha do modo de operação levam à falha de uma das unidades principais - o redutor. Na maioria das vezes esse elemento de transmissão incomoda tais dificuldades:
- o deslocamento dos arbustos da corrente, porque é soprado e pode ir. Este é o resultado de grandes cargas laterais;
- desgaste acelerado da arruela de suporte, para a qual a operação regular do bloco em um ângulo ao solo traz;
- o colapso das mangas, que é carregado com a corrente da corrente. Muitas vezes, uma rachadura perigosa se torna o resultado da "racionalização", quando são usados cortadores caseiros mais potentes nos quais o motor não é projetado.
- glândula de fuga, que é facilmente eliminada (em comparação com um conjunto completo de antepara).
Reconheça os primeiros sinais de tais violações facilmente - apenas ouça a unidade em funcionamento. Se houve um "rosnado" característico e claramente supérfluo acompanhado de cliques claros, então é hora de reparar.
Note-se que o redutor do motoblock bem preparado "Cascade" é capaz de perturbar a menos que o "cansado" caixa de enchimento. E isso muda assim:
- O cortador é removido do eixo;
- tendo desligado parafusos, remova uma cobertura protetora (em "буушных" copia não pode aparecer);
- o omento é removido pegando um raio ou algo parecido;
- Um novo "elástico" é retirado do pó, lubrificado com óleo do motor e colocado no lugar. Pode até ser equipado com uma chave de caixa. Abate-o ordenadamente, até uma parada fraca. Feito!
Não há dificuldades aqui, é mais fácil trocar o óleo. Mas a instalação de novos arbustos e correntes exigirá habilidade - as engrenagens devem ser estritamente coaxiais, sem influenciar.
Capacidade insuficiente
Em motoblocks que trabalham intensivamente a 4-5 anos de trabalho muitas vezes há um mais problema - depois da partida normal o motor trabalha desigualmente, perdendo apreciavelmente na capacidade.
Um mecânico experiente irá olhar imediatamente para a cor do escape. A cor preta sugere: o carburador é uma mistura muito rica. Se este nó mudou recentemente, desparafuse uma vela. Copiosos depósitos de carbono, juntamente com um eletrodo oleoso, são observados quando:
- filtro de ar entupido;
- violação do aperto da válvula de combustível do carburador;
- desgaste do anel do pistão de remoção de óleo.
É muito mais fácil trocar o filtro e ajustar o carburador ou as válvulas do que "picar" o motor para substituir os anéis. Para tais operações laboriosas recorrem em um mais caso - se a compressão se quebra.
Neste caso, apenas os anéis não podem passar sem: é possível que a válvula de entrada esteja quebrada. Além da substituição, durante esse trabalho, remova o depósito da sela do bloco de cilindros e das bordas de trabalho das válvulas. Tendo se envolvido em um reparo tão complicado, inspecione cuidadosamente os pistões e o espelho do cilindro. Agora você sabe a diferença entre as inúmeras modificações do popular motoblock "Cascade". Esperamos que esta informação o ajude a escolher uma cópia confiável que servirá por mais de uma década. Compra bem sucedida!