Plantio ideal e cultivo de batatas sob palha + video

Pin
Send
Share
Send

Todo mundo sabe que plantar batatas é uma tarefa bastante demorada, não, é claro, com pepinos ou tomates que não podem ser comparados, mas vai demorar muito para dobrar. Terra cuidadosamente lavrada será desenterrada e cavada com buracos, cada um deles será colocado material de plantio e fertilizantes. Além disso, para obter a cultura necessária, é necessário remover ervas daninhas das batatas e sujá-las, e se houver um verão seco, a rega também será necessária. A colheita de batatas, também, é uma tarefa demorada, e mais esforços serão necessários para limpar a lama.

Plantando batatas sob o canudo

Mas, muito poucas pessoas sabem, havia outra maneira de plantar batatas e, infelizmente, quase em toda parte, elas se esqueceram. Cerca de 150 anos atrás, esse método era bastante comum. Camponeses, não particularmente incomodando, jogando batatas na palha ou restos de plantas que estavam à mão. E, mais importante, o verão permaneceu com os camponeses livres para outros negócios, não houve necessidade de aparecer no campo de batata no verão. As batatas não precisavam capinar nem amontoar, a colheita era boa. Mas a coletivização e os tempos difíceis das forças armadas privaram as pessoas de uma parcela significativa de conhecimento sobre si mesmas e sobre o mundo ao seu redor, e esse método de plantar batatas ficou praticamente perdido.Somente em nosso tempo, o velho caminho para nós retorna, interessado em sua disponibilidade e eficácia. Além do fato de que a palha é um fertilizante natural maravilhoso.

Por que palha?

Por que palha ajuda a cultivar batatas? Decompondo, sacia generosamente vermes e microorganismos no solo, assim. A batata recebe tudo o que precisa para o seu desenvolvimento.

As condições básicas para o plantio de batatas sob a palha

Talvez a principal condição para o sucesso ou fracasso do "projeto da batata" seja a disponibilidade de uma quantidade suficiente de palha. Quanto precisa? O local de plantio deve ser coberto com uma camada de cerca de 50 cm de espessura.Se houver menos do que a quantidade necessária - o solo vai secar, mais - o solo não vai aquecer bem, o crescimento das batatas vai abrandar. Além disso, você não pode usar um canudo apertado e denso, você deve necessariamente estrangulá-lo. Caso contrário, não deixará os disparos e piorará a troca de gás e água.

O tratamento do solo antes de plantar com um cortador plano ou propolnik com uma profundidade de até 5 cm e uma largura de 10-15 cm aumenta a frouxidão do solo e, conseqüentemente, o rendimento.

O solo deve estar suficientemente úmido. Se você colocar a mão na palha para as batatas plantadas não sentir a umidade - você precisa de água para ajudar a romper os brotos.

Para o plantio, use varietal de batata, ou, qual é a melhor solução - variedades de elite. Não leve as batatas compradas para a comida na loja.

Sem palha? Você pode plantar sob grandes fichas, o resultado será um pouco mais fraco, mas também perceptível.

Em áreas com clima quente e seco, os jardineiros substituem com sucesso palha por grama com folhas, sem esquecer de aumentar a freqüência de rega.

O processo de plantar batatas sob a palha

Não há necessidade de desenterrar a terra: as batatas destinadas ao plantio, pré-selecionadas e levemente brotadas, são colocadas em fileiras diretamente na superfície do terreno, cobertas com palha. A espessura da sua camada é de 40 a 70 cm.

Possíveis medidas adicionais, benéficas para a colheita futura:

  1. você pode derramar um punhado de terra em cima do tubérculo, misturado com fertilizantes (use cinza natural e esterco). Tal medida protegerá os tubérculos de todos os tipos de doenças.
  2. palha, para que o vento não se espalhe, você também pode polvilhar levemente a terra.

As vantagens de plantar batatas sob a palha

  1. o solo sob o canudo permanece úmido na terra;
  2. em decomposição, a palha emite dióxido de carbono, útil para as batatas;
  3. Também, na palha em decomposição, não é uma reprodução de microorganismos activo e vermes, que por sua vez afecta positivamente o desenvolvimento de tubérculos de batata.

Vantagem local cautela:

  1. não há necessidade de cultivar e de ervas daninhas plantadas batatas.
  2. besouros colorado será menor, o número desses visitantes indesejados terá um impacto "donos" de palha espalhados pelo local, e mais especificamente, os insetos que vivem nela.

benefício a longo prazo:

Devido ao uso regular de palha no site, será um claro aumento da fertilidade do solo e, assim, aumentar o rendimento das batatas em poucos anos. O que é importante, devido aos fertilizantes ambientalmente amigáveis.

Também é interessante para ler sobre o cuidado e plantio de alho

A vantagem de colheita

batatas cultivadas não precisam ser limpos de aderir terra. Tudo é mais limpo e mais rápido. E, uma vez que as batatas seco, então ele será armazenado, bem conhecido.

como a colheita

Quando chega o outono, e folhas de batata secar, só precisa ancinhos para a colheita. Batatas são cultivadas desta maneira é saborosa e quebradiço.

Uma possível solução para o problema da falta de palha

Se a questão da palha é complicada e não há lugar para levá-la, em quantidade suficiente, use o mesmo método, mas modifique-a ligeiramente, apenas faça crescer palha em sua trama.

  1. O local onde você planeja plantar batatas divide-se ao meio. Em uma metade, depois que a neve derrete, ervilhaca, aveia e ervilhas são plantadas, na outra meia-batata, usando o método tradicional. Lote para arado não é necessário.
  2. O que cresceu no primeiro semestre, deixe para o inverno, e na próxima primavera a área será coberta com uma camada uniforme de palha morta.
  3. Imediatamente sobre esta palha, sem arar e cavar, as batatas são plantadas. Na palhinha cheia de lixo, faça pequenos entalhes, enterre os tubérculos e polvilhe com terra de até 5 cm.
  4. No segundo semestre, onde as batatas foram cultivadas da maneira usual, este ano a aveia é semeada ao meio com ervilhaca e ervilha, para um canudo cheio para o futuro.
  5. Ao fazer isso, você pode aumentar significativamente o rendimento da batata, reduzindo significativamente o tempo gasto na plantação.

Aquele que dominou o método de cultivo de batatas em palha, já "não pode dirigir um pau" ao método tradicional habitual.

Assista ao vídeo: Como Plantar Batata em Vasos (incio,meio,fim)

Pin
Send
Share
Send