Híbridos de uva "Daria", "Dasha" e "Dashunya" - esta não é uma espécie, nomeada de formas diferentes, mas simplesmente homônimas!

Pin
Send
Share
Send

Um nome feminino quente Dasha é muito comum no sortimento de vegetais e fruteiras. Afeta a conexão entre a criação amada de um horticultor e a única que o inspirou. E nos catálogos de variedades de uva há amostras de refeições chamadas "Daria, Dasha, Dashunya".

Pode parecer que estas são formas diferentes do mesmo nome, mas na verdade são variedades completamente diferentes, criadas por pessoas diferentes e em regiões diferentes, e agora também em países.

Um pouco sobre seleção

A criação de uma nova variedade como um recurso sustentável previsível não é um processo fácil e demorado.

Afinal, para determinar os parâmetros de uma nova variedade, uma equipe inteira de especialistas por 15 anos, e ainda mais, estudando e analisando as principais características das formas híbridas, seleciona os melhores espécimes para clonagem.

Depois vem o tempo de testes de campo em diferentes condições climáticas.

O protótipo cai nos jardins de jardineiros amadores que também fazem um esforço para melhorar a planta, selecionando clones e, às vezes, por seus próprios esforços, melhoram seu pool genético.

Assim, no momento do registro de uma nova variedade no Registro do Estado, várias variantes de formas híbridas podem surgir, que perderam sua semelhança com seus ancestrais comuns.

A fábrica adquire o status da variedade somente depois de entrar no Registro do Estado - o principal documento de reabastecimento inovador dos viticultores, e pode existir de forma híbrida sob nomes diferentes por décadas.

Assim aconteceu com o "Daria", que recebeu uma vida no laboratório de seleção de VNKrainov no Kuban. Enquanto ela ainda não recebeu o status de uma variedade, estando em julgamento, e está no entendimento geralmente aceito de uma forma híbrida.

Interessante: No processo de hibridação pela forma paterna, qualquer variedade bissexual pode ser selecionada, e a materna (após a castração dos estames) será polinizada para obter sementes híbridas.

Entre os híbridos, o Jubileu do Kherson Dachnik, Korolek, Valery Voevoda e Gordei são muito populares.

Pedigree de "Daria"

Ao criar uma nova amostra varietal, Viktor Nikolayevich, em primeiro lugar, resolveu o problema de formar resistência aos inimigos mais malignos das uvas - mofo e oídio.

E ele contou com um híbrido interespécies comprovado, criado em um viveiro especial VNIIViV - Keshu, que, como resultado de 4 anos de travessia, já recebeu imunidade a doenças fúngicas.

Como um pai diferente, a variedade universal Amizade foi escolhida (fruto da cooperação entre Novocherkassk e criadores búlgaros),caracterizado pelas mesmas altas taxas de confronto com doenças fúngicas. Além deste mérito dos pais de "Daria" tem:

  • de "Keshi": alto rendimento na maturação precoce; uma quantidade impressionante de arbustos e bagas; qualidades aromatizantes excepcionais das variedades Moscatel (8-9 pontos); excesso de 5 vezes a porcentagem de açúcar ao nível de ácido; transportabilidade e resistência ao gelo;
  • de "Amizade": forte crescimento do mato e maturação precoce; qualidade do consumidor de frutas (9,4 pontos), adequado para consumo in natura e produção de vinhos espumantes; Resistência ao gelo até -23 ° C.
Importante: As linhas varietais puras invariavelmente levam a uma queda no rendimento com uma diminuição na viabilidade, portanto a hibridização é o caminho para a allopolyplodia.

Descrição da variedade

Esta forma híbrida tem um forte crescimento do mato (até 2,5 metros) e é caracterizada por:

  • maturação precoce (antes de 20 de agosto);
  • ejeção de brotos potentes com frutificação em 6-8 olhos;
  • folhas verde-escuras de cinco pás com fendas profundas e uma borda entalhada;
  • pequenas flores hermafroditas de cor verde clara, coletadas em um triturador; estames - parte masculina da flor, pilão - fêmea;
  • grande com um leve revestimento ceroso de bagas, mais do que a média (até 18g.), âmbar (quando totalmente maduro), com 2-3 ossos na polpa suculenta do gosto de Muscat;
  • acúmulo de açúcar em bagas ocorre toda a temporada até a maturação completa e excede o conteúdo ácido várias vezes;
  • avaliação das qualidades gustativas na escala de degustação - entre 8 e 9 pontos;
  • com um pincel pesado (até 1 kg) de bagas colhidas densamente num pente de tamanho médio, que se distingue por uma aparência comercial impecável;
  • característica de frutas que não são expostas a descamação e rachaduras da casca da fruta madura, são bem conservadas (até 1 mês) e transportam transporte;
  • resistência a infecções fúngicas até 3 pontos;
  • a tolerância do frio sem abrigo a -23 ° C.
Interessante: O sabor adocicado das uvas - branco, vermelho, preto - depende não tanto da variedade como do grau de maturação e acúmulo de açúcar das bagas. Uvas maduras são sempre doces!

Um alto acúmulo de açúcar pode se orgulhar de Marcelo, Delight Muscat, Longa Esperada e Aleshenkin Dar.

Fotos

Foto das uvas "Daria":

Vídeo introdutório das uvas "Daria":

//youtu.be/cL_x3cCnmbg

Híbrido "Dasha" - parentes ou namorada?

Muito provavelmente - um amigo. Desde o híbrido foi criado pelos esforços de VNIIViV im.Potapenko em conjunto com os criadores de Zaporozhye. Portanto, a base do par parental era um tipo de tabela Zaporozhye Gift, que tem as seguintes qualidades como um "dote":

  • alto rendimento;
  • maturidade média de escovas grandes (até 1 kg);
  • imunidade fixa a oídio e mofo;
  • gosto simples de frutas verdes (20% de teor de açúcar);
  • resistência ao gelo dentro de - 24oC.

A planta mãe era a variedade de mesa branca Arkady (seleção ucraniana) - vigorosa e de corpo grande, mas com um coeficiente de resistência à podridão mais baixo, e proteção obrigatória de um arbusto vulnerável a geada durante a estação fria.

O presente materno da cultivar é reconhecido: bagas de cor dourada com gosto de moscatel, coletadas em potentes até 2 kg de peso de cachaço.

Dasha tem um criador específico - Vitaly Zagorulko, um criador amador Zaporozhye que lançou as bases para sua coleção nos anos 90 do século passado, tendo coletado mais de 30 novas formas híbridas de uvas.

Sua mão também pertence a Asya, Ruta, Vodograi e Viking.

Interessante: Os produtores de videira têm algo pelo que lutar: o peso recorde das uvas foi registrado no final do século passado no Chile - 9.500 gr.

Recursos deste tipo

  1. Uma poderosa constituição do mato, com fortes brotos.
  2. Variabilidade em termos de maturação: precoce e intermediária.
  3. Excelentes propriedades de seleção de porta-enxerto e enxerto de processos com estacas.
  4. Folha de cinco lobed com uma borda entalhada.
  5. As flores são bissexuais, coletadas em inflorescências.
  6. baga oval densa com pruinom, caracterizado pelo gosto refinado de variedades moscatel e conteúdo de açúcar de 22%.
  7. Os cachos são grandes, médios, de formato cônico, penteados curtos.
  8. As frutas permanecem comercializáveis ​​até o início de novembro.
  9. Resistência a doenças - 2,5-3 pontos.
  10. Sem abrigo, tolera temperaturas tão baixas quanto -23 ° C.
Ajuda: uvas resistência a doenças causadas por fungos é determinada pela escala de cinco pontos, com o "5" - o nível mais baixo de imunidade da planta. Idealmente, deve haver um "1", mas - infelizmente, este parâmetro não é ainda acessível, os produtores têm significativamente desfrutar de 2 e 2,5.

Foto das uvas "Dasha":

E quem é "Dashunya"?

"Dashunya" apareceu no quintal em um terreno de 30 acres perto de Kiev.

O criador deste híbrida interespecífica foi o criador das pessoas que aperfeiçoaram as plantas em seu jardim, especialmente para sua família: em sabor, resistência inverno, para combater a doenças fúngicas.

Isto é agora, quando suas mudas se dispersaram muito além do Volga, eles começaram a dizer: "Coleção de Nikolai Vishnevetsky." Amostras de seleção de Vishnevetsky ".

Os fãs começaram a pesquisar na Internet por uma maneira de assinar com o autor para obter seu híbrido. Para muitos, Nikolay Pavlovich lamenta que agora seja impossível enviar cortes para a Rússia, a menos que a situação internacional seja enviada com um olho ou por auto-transporte.

Quem foi que Nikolai Pavlovich escolheu como pais de Dashun?

  1. Kesha 1 - isso é um parentesco com Daria!
  2. Kishmish está radiante. O cruzamento destas duas variedades já produziu em VNIIViV Novocherkassk uma variedade de "Kesha radiante" com um número reduzido de ossos na baga.
  3. Rizamat (seleção uzbeque) é uma uva de mesa e uva passa com um teor muito alto de frutose, um período de maturação precoce e um rendimento impressionante de até 250 c / ha. Verdade, o pai era inferior aos outros dois em resistência ao mofo, mas tinha uma bela cor rosa saturada do grupo.

Você já pode imaginar todas as vantagens do recém-surgido "Dashuni":

  • bela cor decorativa de pincéis;
  • fruta carnuda de gosto de muscat;
  • a resistência desejada às lesões fúngicas.
Interessante: Usando os exemplos das variedades descritas, pode-se ver até onde avançaram para o norte da Rússia. Agora a borda da sua gama passa: Kamennogorsk - Vologda - Yekaterinburg.

Um vídeo sobre variedades de uva "Dashunya":
//youtu.be/HKfAtCeH0BQ

Características

A fábrica é qualificada como um pé forte (até 3 metros) com brotos poderosos, adquirindo rapidamente uma estrutura de árvore:

  • os termos de frutificação ativa são de 2 a 3 anos, são de 115 dias, o que é caracterizado como precoce;
  • as folhas são grandes, verde-escuras com fendas rasas da placa; superfície enrugada coriácea;
  • maturação de brotos com perspectiva de frutificação boa (para 8 olhos);
  • alto rendimento (dados são especificados);
  • bagas têm uma polpa suculenta de densidade média com um pronunciado sabor muscat; a cor da baga é rosa escuro, quase vermelha com uma flor cinza;
  • pesado, cônico cacho de média densidade atinge 1,5 kg de peso, com o peso de cada baga 15gr;
  • resistência a oídio e mofo - 3 pontos;
  • o excesso de umidade não estraga a aparência das bagas;
  • Frutas são adequadas para armazenamento e transporte sem perda de qualidades do consumidor;
  • sem abrigo, o arbusto é capaz de sobreviver ao inverno a uma temperatura de -23 ° C.

Uma característica da variedade é uma flor do tipo funcional feminino, na qual o pólen estéril é encontrado em estames subdesenvolvidos.

Tal flor requer polinização especial de vizinhos bissexuais, desde que suas datas de floração coincidam.

O procedimento para polinização com um pincel também é possível. Mas os méritos comerciais dessa nova forma híbrida valem a pena para os criadores trabalharem duro e sua peculiaridade de polinização.

Foto da uva "Dashunya":

E o "Dashi" e o "Dashuni" ainda têm um longo caminho para o reconhecimento de tipos. Por enquanto, eles são como formas híbridas que agradam aos fãs a oportunidade de experimentar com eles mesmos, identificar as condições e causas que afetam a colheita, o sabor das frutas.

E nessa manipulação amadora de milhares de jardineiros há uma seleção natural, um fenômeno extremamente necessário para criar uma variedade.

Provavelmente, não é coincidência que a expectativa de vida de uma pessoa coincida com o tempo de vida de uma videira: ambas podem viver mais de cem anos. O apego de uma pessoa às uvas e o cuidado cotidiano por ele estende a vida a ambos.

Caros visitantes! Deixe seu comentário sobre a variedade de uva "Dasha", "Dashunya" e "Daria nos comentários abaixo.

Pin
Send
Share
Send