Lírios eficazes são capazes de decorar qualquer site. Variedades e cores - uma grande variedade, literalmente para todos os gostos. Mas muitos estão confusos com o cheiro "corporativo" vindo dessas plantas. Neste contexto, destaca-se o lírio "Marlene", que não difunde o seu "ambre", por isso faz sentido considerar tal flor com mais detalhes.
- Descrição da variedade
- Características de desembarque no campo aberto
- Escolhendo o solo e o enredo
- Rega
- Adubação adicional
- Cuidado da planta
- Rega
- Afrouxando
- Adubação adicional
- Transplante
- Reprodução
- Preparando o lírio "Marlene" para o inverno
- Doenças e pragas
Descrição da variedade
Esta é uma variedade híbrida que resultou do "cruzamento" de lírios asiáticos com longiflorum multicolorido. Como resultado, foram obtidas plantas que facilmente criam raízes e florescem bem cedo, e também toleram bem o frio.
Em hastes altas (0,9-1 m) de cor verde pálido, folhas oblongas, pontiagudas nas bordas, são alternadamente "lançadas". Suas dimensões são perceptíveis - um comprimento de 11-13 cm é considerado padrão (enquanto a largura é muito mais modesta e raramente ultrapassa 1,5 cm). Em um pedúnculo é possível contar não menos que 15-20 gomos.
Toda essa massa verde é retida pelo rizoma na forma de um bulbo coberto de escamas.
No final de junho - início de julho, é hora de florescer: flores grandes aparecem.Normalmente seu diâmetro chega a 15 cm, mas em solos leves, gigantes reais podem aparecer em 17-19 cm As pontas têm uma cor rosa pálido, que, quando se aproximam do centro, é substituída por um "kantik" quase branco.
Esta espécie pode "atirar" dezenas de flores, mas não espere por ela imediatamente - a floração em massa é observada por 2-3 anos. A razão para este fenômeno é bem conhecida dos cultivadores de flores experientes.
Este é um processo conhecido como fasciação (fusão de vários pedúnculos jovens em um único tronco com numerosos botões florais). Mas aqui há uma nuance sobre a qual muitos esquecem - "marlen" são realmente predispostos a tais mutações, embora nem todas as mudas dêem uma cor tão selvagem.
Em termos científicos, a fasciação inerente aos representantes dessa variedade não é um sinal absolutamente fixo. Portanto, não confie nos vendedores que juram para si mesmos que a lâmpada vendida até o meio do verão "gerará" quase cem flores. É possível, mas ninguém pode dar uma garantia total.
Características de desembarque no campo aberto
Para o cultivo bem sucedido de um lírio decorativo é necessário encontrar um lugar conveniente. O pouso no primeiro "patch" que é capturado pode não produzir o resultado esperado, então vamos começar com os requisitos para o chão.
Escolhendo o solo e o enredo
A plataforma ideal para o plantio é um solo fértil solto com boa drenagem. A alta ocorrência de uma costura de lençol freático é indesejável.
A lâmpada também pode começar em barro, mas, em seguida, será necessária uma alimentação, que será discutida um pouco mais tarde.
Por favor, note que o desembarque é no meio de abril - os primeiros dez dias de maio.
Rega
No site fornecem rega abundante e regular.
Começa logo a partir do momento do pouso, quando cerca de 10 litros de água são despejados no buraco colhido. Depois de deixá-lo de molho, você pode pegar bulbos e plantá-los.
Depois que a semente é derramada e compactada com o solo, a superfície do poço é umedecida mais uma vez. A rega principal começa após 4-6 dias (dependendo da rapidez com que a terra seca).
Adubação adicional
Se você tem que lidar com o solo "pesado", certifique-se de fazer um top dressing preliminar. Na maioria das vezes, o verbasco reprogramado (5-10 kg / sq. M com dose crescente para o solo fraco) é tomado. Como uma opção - composições minerais complexas em uma quantidade de 60-100 g por "quadrado" da área.
Mas o esterco fresco para tais propósitos não é bom - um "orgânico" tão poderoso em grandes quantidades simplesmente "queima" a lâmpada.
Após esta preparação, prossiga diretamente para o plantio. Este procedimento é bastante simples e é bem conhecido por todos os proprietários de casas de campo ou jardins:
- Os bulbos são desinfectados com carbofos.
- Cavando buracos. O "crescimento jovem" é colocado a uma profundidade de 10 cm e os grandes bulbos são duas vezes mais profundos. Lembre-se de que eles vão se enraizar, então você terá que se aprofundar em um nível duplo.
- No fundo colocam areia pura (camada suficiente de 1 cm).
- Então o "assento" é umedecido (cerca de um balde de água).
- Os bulbos são plantados com uma espinha para baixo, polvilhados com terra e compactados.
- O acorde final será abundante (até 15 litros) regando com mais cobertura morta. O poço é coberto com uma camada de palha, que reterá a umidade.
Cuidado da planta
Plantar o lírio da variedade "Marlene", como você pode ver, não representa complexidade, mas para fazer a flor pegar no terreno aberto, você também precisará de um cuidado estável.
Rega
A principal condição é regularidade. No verão quente, a planta é umedecida constantemente, derramando um balde de água sob a planta a cada 2-3 dias. É importante não exagerar, caso contrário, o rizoma irá umedecer e ficar vulnerável à decomposição.
"Regra de ouro" de todos os residentes de verão - a terra não deve secar. Assim que você perceber que o solo começa a ser tomado por um nódulo, despeje imediatamente uma flor. É claro que você não deve permitir o aparecimento de rachaduras na camada fértil - nesses casos, a lâmpada corre o risco de secar.
Durante o período de floração, a intensidade da irrigação é um pouco reduzida. Depois disso, o intervalo entre as humidificações é gradualmente aumentado, a fim de pará-los completamente no meio do outono.
Afrouxando
Quando a cobertura de "aterragem" é removida, os orifícios são afrouxados após cada rega. Isto é necessário - se você perder o momento, o rizoma sufoca no solo compactado.
By the way, sobre o instrumento. Pegando "adereços" para soltar ou capinar, tenha em mente a profundidade da lâmpada. Para material não particularmente enterrado, o tridente é seguro. Um sapa mais "largo" com uma alça longa e uma lâmina larga pode, se o balanço estiver errado, prender a semente. É melhor usá-lo para trabalhar com rizomas com profundidade de 15 cm.
Além de se soltar, você também precisará de limpeza regular de ervas daninhas. Não os faça descontos - até mesmo algumas pequenas lâminas de grama podem se tornar um problema para plantações frágeis. É melhor limpá-los depois de regar - "molhado" você pode rasgar até as ervas daninhas rasas.
Adubação adicional
O ciclo sazonal de "maquiagem" desta flor fornece três aplicações básicas de fertilizantes:
- A primeira fertilização é feita durante a emergência. O principal "prato" é compostos contendo nitrogênio. Eles devem ser complexos (a predominância de compostos de amônia só funcionará em massa verde).
- A formação de gemas dá um sinal para a introdução do mesmo complexo "água mineral" ou compostos orgânicos. Geralmente leva um verbasco líquido, misturado com água em uma proporção de 1/10. Bons resultados são obtidos usando húmus e cinza de madeira (100 g / m2).
- A ênfase nas misturas de potássio e fósforo é feita "sob a cortina" da floração, quando o lírio precisa ser preparado para despejar flores, enquanto ao mesmo tempo retém a taxa de seu crescimento.
Transplante
Por 4-5 anos após o plantio, você pode ver que o caule não está mais crescendo, e os botões são menores. Estes sinais sugerem - o bulbo de mãe esvazia-se ou rodeia-se demasiado apertado por "ramos" de filha. Sair de um - mude para um novo local.
Seu algoritmo será o seguinte:
- Desenterrou as lâmpadas de outono no outono e lavou.
- Então eles devem ser mantidos em uma solução fraca de permanganato (cerca de meia hora).
- Permitindo que o material seque, é colocado em uma camada densa de serragem ou musgo.
- Um recipiente com esse "marcador" é armazenado em um local escuro a uma temperatura não superior a 20 ° C.
Reprodução
Seu esquema é tradicional e simples - é familiar a todos fissão do rizoma "para as crianças." Durante o desenvolvimento das variedades populares de lírio "Marlene" Não tantas crianças lâmpadas, de modo a garantir a produção de novas plantas no próximo ano, muitos usaram esta técnica para mais perto do final de setembro.
- Delicadamente, divida as crianças com uma faca.
- Certifique-se de limpá-los do chão e deixe secar.
- Avalie o estado. Se escalas são manchas visíveis, imediatamente remover a tampa infectados - um ambiente benéfico para doenças fúngicas.
- Em seguida, remova as raízes mortas. Licença Zhivenkie, mantendo um máximo de 15 cm.
- O material recolhido assim "gravado" com permanganato de potássio e secou-se novamente.
- No final, as lâmpadas são classificadas por tamanho. O menor tenta imediatamente trazer o tamanho de um adulto "bubka". Para fazer isso, eles foram cultivadas no jardim de uma privada em casa de vegetação ou em vasos. Se o tempo não é, eles podem simplesmente "wrap up" no pó e deixar para o inverno em um local fresco e escuro.
No primeiro ano após o plantio, "jovem" não é florescer, mas uma planta totalmente reforçada.
Outro método eficaz, mas não muito popular - reprodução de escalas. Se você olhar de perto, você pode ver que esta é também uma maneira muito simples:
- No início de abril, uma lâmpada adulta é tomada. Várias escalas são removidas. "Doador" não é jogado fora, e colocar em um pote com uma nova mudança no solo.
- Floco interfere com serradura (04/01), mas antes de as duas misturas "ingrediente" tratado solução leve permanganato (0,3 g por 1 L de água) e ligeiramente seco.
- Toda a peça de trabalho é embalada em um saco. É fechado e colocado em um canto com uma temperatura de 18-20 ° C. Conforme necessário, o solo é pulverizado.
- Após 12-14 dias, as escamas irão "bater" as lâmpadas com pequenas raízes. Depois de deixar as crianças crescerem até 1 cm, elas são cuidadosamente transferidas para uma cassete ou caixa de papelão cheia com um substrato baixo (cerca de 5 cm).
- Todo esse tempo eles são regados, e o chão é solto com um pedaço de pau. A lâmpada pode vir à superfície - é polvilhada.
- Em meados de junho, essas mudas podem ser "movidas" para um site aberto.
Preparando o lírio "Marlene" para o inverno
No outono, quando a rega já foi interrompida, as hastes ficam nitidamente amarelas. Cortar os processos de desbotamento não se apresse - o metabolismo entre o pedúnculo e as raízes continua até que o caule seque completamente. E só depois disso é cortado.
Depois de um tal "desmantelamento", será uma boa ideia cobrir a restante parte do solo com uma película, tendo feito uma pequena abertura para ventilação. Neste há uma razão - sob a raiz não acumulará umidade, que durante as geadas pode arruiná-lo.
Doenças e pragas
A partir de sua aparência, infelizmente, nem um único florista está imune. Jardineiros a este respeito um pouco mais complicado - o bairro lírio com plantações de vegetais aumenta o risco de infecção.
Mas não se desespere - na hora de descobrir doença, você pode eliminar rapidamente sua causa. Na maioria das vezes as flores sofrem de:
- Podridão cinzenta. Em clima frio, manchas marrons podem aparecer nas folhas e na metade inferior das hastes. Que eles não são passados para os gomos, usar fungicidas tais como "Homa" (40 g em 10 litros de água). Se necessário, o tratamento é repetido após uma semana. Popular em nossa parte do Bordeaux líquido de 1% é melhor não tomar - o menor erro com uma dose de "terminar" o broto.
- Ferrugem. folhas infectadas são removidos, e a própria planta tratada "fitosporin" (encher-se em 1 litro de água 1,5 g de pó).
- Fusarium (podridão bulbosa). Cura doente "bubochka" campo aberto irrealista, no entanto antes de plantar a sua preventivo tratamento realizado preparação "fundazol" (em 2 chasa colocada em 10 litros de água com a adição de 2 g de composição).
"Raids" besouros lírio, wireworms e medvedok parar após a pulverização "Fufanonom". É vendido em ampolas de 2 e 6,5 mg. Esta quantidade é suficiente para a mistura com 1,5 e 5 litros de água, respectivamente. Em lesões graves, o re-tratamento é permitido.
Agora que você sabe o que é variedades interessantes lírio "Marlene", e como crescer no país. Esperamos que, depois de um tempo, você ainda veja as estimadas cem flores nas plantas plantadas. Deixe todo dia ser brilhante!