Plantas de interior com uma cor escura de inflorescências são uma raridade. Não há muitos deles, e com a forma original de flores ainda menos. É uma planta tão exótica que o Chantriere taka, sobre o qual existem lendas. Cultivar esta flor em casa requer algum conhecimento e esforço, mas uma aparência espetacular e uma flor incomum valem a pena.
Como é o Tacka Chantrier?
Devido à forma incomum das flores, a planta tem vários nomes. Os nomes conhecidos são "morcego" e "flor do diabo". Outro nome que Takka Chantrier tem, o "lírio preto" é dado devido a algumas semelhanças de inflorescências.
Chanceler exótico de Taka
De fato, a planta não pode ser atribuída a lírios ou orquídeas. Faz parte da família Dioscore, na qual se distingue um gênero separado de takka. Existem 15 variedades de plantas que diferem em altura, tamanho e aparência.
Importante! Embora as flores sejam chamadas de pretas, as brácteas têm um tom escuro de marrom, bordô ou verde.
A Tacka Chantrye (tacca preta) é muito grande para uma planta de casa - sua altura varia entre 1 e 1,5 m As folhas de tamanho grande dobradas na base estão localizadas em estacas poderosas e fortes.
Características da espécie - floração abundante e uma forma bizarra de flores. Em pedúnculos longos, estão localizados brácteas marrons escuras ou bordô, no meio das quais são coletadas pequenas flores e longos apêndices filiformes. É para colorir que esta planta é chamada de taka black.
Flores pretas extravagantes da dobra
Características do atendimento domiciliar
Claro, você só pode criar condições ideais para um exótico na estufa. Mas se você fizer um pequeno esforço para atender a certos requisitos desta planta para as condições de crescimento, é bem possível obter floração e crescimento no apartamento.
O cuidado e a manutenção de uma chantrye taka significam vários pontos importantes em relação à colocação da flor e seus requisitos para rega, solo, cobertura e nível de umidade. Não menos exigente é a flor e a conformidade com o regime de temperatura.
Temperatura
A temperatura mínima permitida é +18 ℃. Durante todo o ano, com exceção do período de inverno, os indicadores podem variar entre 20-24 ℃ acima de zero. No inverno, você pode baixá-los para +20 ℃. Mudanças repentinas de temperatura para a flor são fatais.
Iluminação
É melhor escolher um local à sombra parcial, protegido da luz solar direta. A melhor opção é o peitoril da janela oriental ou ocidental.
Rega
No verão, é necessário manter uma umidade constante do solo. No outono, a frequência da rega é gradualmente reduzida e, no inverno, o solo é umedecido ao secar 1/3 da panela.
Pulverização
É necessário umedecer a superfície das folhas pelo menos 2 vezes ao dia e também limpá-las regularmente do pó.
Umidade
Uma das condições mais importantes e difíceis é um alto nível de umidade. Para executá-lo, apenas a pulverização não é suficiente, você deve instalar um umidificador de ar adicionalmente ou colocar uma bandeja com argila expandida molhada perto da panela.
Solo
É possível preparar o substrato para o plantio a partir de turfa, areia e relva, mas mesmo o menor desvio na composição é inaceitável. A prioridade é usar um substrato pronto para o cultivo de orquídeas.
Top vestir
De março ao início de outubro, é necessário introduzir curativos minerais complexos com um intervalo de uma vez a cada 2-3 semanas. Você pode usar composições prontas para orquídeas ou curativo universal para flores em plantas de interior.
As folhas devem ser limpas do pó
A planta não pode ser chamada de despretensiosa. Antes de comprar uma flor de taka e começar a cultivá-la, pesa tudo cuidadosamente. Takka precisa de cuidados especiais em casa. Garantir ótimas condições está longe de ser fácil.
Características dos cuidados com o inverno
A planta takka possui características de um ciclo de desenvolvimento. Crescer em um apartamento envolve o cumprimento de certas condições para a transição gradual de uma planta para um estado inativo no inverno.
É por isso que é necessário reduzir gradualmente a rega do outono e reduzir a dose de fertilizantes aplicados. A temperatura média diária também deve ser reduzida para +20 ℃. A pulverização não deve ser negligenciada, mas deve ser realizada com menos frequência - 2 vezes por semana.
Quando e como floresce
O florescimento do Taka Chantrier é bastante longo. As primeiras flores aparecem em junho e o processo dura até dezembro. Neste momento, a flor é especialmente sensível:
- você não pode reorganizar a panela com a planta em outro lugar;
- Mudanças repentinas de umidade e temperatura;
- fertilização regular é necessária;
- A umidade constante do solo deve ser garantida.
Todos os requisitos visam minimizar a possibilidade de uma planta sofrer estresse.
Atenção! Ventile a sala com um takka com muito cuidado, sem expor a planta a correntes de ar e ar frio.
Poda
Takka refere-se a plantas herbáceas e não requer poda. Apenas flores murchas devem ser removidas para manter uma aparência decorativa e estimular a formação de brotos.
Como o taka chantrier se propaga
O Taka pode ser propagado em casa, dividindo o rizoma ou crescendo a partir de sementes. O primeiro método é mais simples e rápido, mas na ausência de uma planta adulta, o segundo é o único disponível.
Germinação de sementes
Para você mesmo obter as sementes, é necessário aguardar a maturação completa da caixa de sementes. Além disso, o material da semente é extraído, lavado e seco.
A semeadura é realizada em uma mistura de solo de relva e areia, combinada na proporção de 1: 1 ou em um substrato acabado para orquídeas. As sementes são aprofundadas no solo em 1 cm. Antes que as mudas apareçam, é necessário manter um alto nível de umidade na estufa e um nível de temperatura de 28 a 30 ℃ acima de zero.
Mudas jovens de sementes de taka
Atenção! As sementes ainda germinam apenas após 4-5 meses, às vezes mais tarde. É por esse motivo que esse método de reprodução é demorado e demorado.
Quando as mudas crescem, elas são plantadas em recipientes separados. Cuidados adicionais consistem em rega oportuna, além de manter a umidade e a temperatura no nível exigido.
Divisão rizoma
Cultivar takka a partir de parte da raiz é muito mais rápido e fácil do que usar sementes. É melhor escolher os meses de primavera e realizar esse procedimento durante um transplante.
O rizoma é dividido em partes com uma faca afiada, que é pré-desinfetada. Partes do sistema radicular são deixadas por 2-3 dias para secar e começar a plantar. As seções são pré-desinfetadas com carvão em pó.
Transplante
Muitas vezes, não é necessário trocar o vaso por um lírio preto exótico. O transplante é utilizado apenas em dois casos:
- está planejado obter uma nova instância de planta dividindo a raiz;
- o tamanho do tanque não corresponde a um sistema radicular coberto de vegetação.
Nos dois casos, o pouso é o mesmo. Um pré-requisito é a presença de uma camada de drenagem e o uso de um solo respirável especial. A umidade do solo também deve ser mantida durante todo o período de enraizamento. Flutuações de temperatura e diminuição da umidade não são permitidas.
Se o plantio fosse realizado corretamente e durante o período de enraizamento fossem mantidas as condições ideais para as mudas, as plantas transplantadas logo começariam a crescer. Em alguns casos, as plantas podem florescer no primeiro ano.
Doenças e Pragas
A causa da doença ou ataque de pragas geralmente é um tratamento inadequado. É a isso que vale a pena prestar atenção ao primeiro sinal de deterioração da flor.
Cuidados inadequados são prejudiciais à planta.
O ácaro, que é perigoso para o takki, pode se depositar nas folhas da planta apenas com umidade insuficiente das folhas e baixa umidade. Para lidar com este parasita, as folhas são pulverizadas duas vezes por dia e regularmente limpas.
Outra ameaça é a podridão das raízes. A razão para o desenvolvimento da doença é o solo alagado ou a estagnação da água na panela. Por esse motivo, é melhor usar um substrato especial durante o plantio, bem como despejar regularmente o excesso de água da panela.
Beleza exótica - um destaque do interior
O Tacca Chantrier é uma flor exótica que pode ser cultivada em um apartamento. As condições ideais para uma planta tropical podem ser criadas apenas na estufa, mas com um pouco de esforço e paciência, você pode cultivá-la no apartamento.