Sobre como guardar cenouras em potes e caixas para o inverno. Conselhos de jardineiros experientes

Pin
Send
Share
Send

Nas prateleiras das lojas no inverno há sempre uma cenoura fresca. É ela quem fornece escassas vitaminas de inverno com muitos micronutrientes úteis. É colocado em sopas, saladas, acompanhamentos e até mesmo adicionados a doces sobremesas.

Se você tem seu próprio lote de terra ou você pré-compra lotes grandes de cenouras para o inverno, enquanto ainda é barato, você precisa aprender a armazená-lo corretamente. Se o método ou as condições de armazenamento forem escolhidos incorretamente, a cultura de raiz não sobreviverá ao inverno e deteriorará rapidamente.

Características da estrutura de vegetais de raiz

As cenouras têm uma estrutura densa e firme e uma pele fina. Quanto mais difícil, melhor e mais longo será armazenado. Portanto, antes de escolher um método de armazenamento, classifique uma boa cenoura sólida de culturas de raiz com danos internos e externos.

Se as cenouras são sensíveis, há rachaduras, traços de pragas ou a pele está gravemente rasgada - ela deve ser armazenada de outras maneiras: sal, secar em um secador ou congelar.

Qual variedade escolher?

Para armazenamento use apenas variedades tardias de cenouras, que são removidos após a primeira geada: aproximadamente, de meados de setembro a meados de outubro:

  • "Valeria".
  • "Inverno de Moscou".
  • "Incomparável."
  • "Shantene"
  • "Losinoostrovskaya".
ATENÇÃOA duração do armazenamento de raízes vegetais depende não apenas da variedade, maturidade e estado da estrutura, mas também da sensibilidade das cenouras à composição do solo.

Por exemplo, em vegetais argilosos crescem mais rápido e amadurecem melhor, do que as mesmas variedades cultivadas em solos pesados ​​(argilosos e argilosos)

Formas de armazenar na adega

A maneira mais comum de armazenar cenouras no inverno é na adega ou no porão de um prédio de apartamentos. Nesses locais, uma baixa temperatura constante (+ 2 ° C ou -2 ° C) e alta umidade são mantidas. Mas se a temperatura começar a flutuar ou a umidade se tornar menor que 90-95%, as condições de armazenamento se tornarão desfavoráveis. Portanto, esses indicadores devem ser constantemente monitorados e mantidos.

Para armazenamento a longo prazo de cenouras na adega, são utilizados vários métodos diferentes, que permitem manter um nível constante de temperatura e umidade. Escolha o tipo de preparação e armazenamento adequado para você.

Em uma caixa com areia de rio

Areia comum do rio mantém a umidade certa e deixa entrar o ar, assim os vegetais não são cobertos com mofo e permanecemcondições de conforto. A areia deve ser coberta em uma caixa pré-seca e colocada em camadas: uma camada de cenoura, uma camada de areia. As raízes não devem se tocar.

Escolha a areia certa. Para fazer isso, coloque um punhado de areia em sua mão, aperte com força e, em seguida, feche o punho. Se a areia desmoronar - ela estiver muito seca e se cair em pedaços - use-a com segurança para seus próprios fins.

Veja um vídeo sobre o armazenamento de cenouras na areia do rio:

Na serragem

Se não houver areia, mas houver serragem seca de coníferas, elas também podem ser usadas para criar condições adequadas de armazenamento. Devido às substâncias fenólicas em sua composição, a serragem não permite multiplicar microorganismos e prevenir a decomposição de vegetais. As culturas de raízes são intercaladas com serragem camada por camada e para que elas não se toquem.

Em uma caixa de madeira

Você não pode usar vários enchimentos, como serragem, areia ou musgo, e levar caixas de madeira ou papelão com uma tampa e colocá-los em uma adega de 10-15 cm das paredes (se você colocá-lo mais perto, a umidade pode entrar nas gavetas das paredes úmidas). As caixas devem ser colocadas em um pequeno suporte e colocar as cenouras nelas.

Em uma caixa você pode colocar não a dor de 20 kg de cenoura.É necessário verificar periodicamente a condição dos vegetais e transformá-los.

Em uma solução de giz

O giz tem propriedades alcalinas e não permite que os microrganismos se multipliquem, então é ótimo para armazenar cenouras. Para criar uma solução calcária, o giz (200 g por 10 kg de vegetais) deve ser diluído com água, agitado até ficar homogêneo e mergulhado em cada cenoura. Depois disso, as raízes são secas e enviadas para o porão.

Na casca de barro

Esta é uma maneira bastante suja, mas eficaz: antes de enviar as raízes para armazenamento, as cenouras são mergulhadas em uma massa preparada de argila e água. A argila deve cobrir completamente todos os vegetais.

Depois de seca, as cenouras são empilhadas em caixas e enviadas para o porão.

Em pacotes comuns

Sacos de polietileno não são a melhor solução, mas se você não tem nenhuma serragem, areia, giz ou argila, você pode experimentá-lo. O principal é fazer tudo certo: raízes bem secas e cortadas são embaladas em sacos e instaladas em um suporte baixo.

Na parte inferior dos sacos, você precisa fazer furos através dos quais o condensado será drenado. Você não precisa amarrar os sacos.Em vez de polietileno pode ser usado e sacos de lona.

Como manter as cenouras em frascos?

Você pode armazenar cenouras na adega em forma crua, não só em caixas, mas também em latas, por exemplo, 5 ou 3 litros. Para fazer isso, os bancos devem primeiro ser preparados: lavar e secar bem. É aconselhável não apenas lavar com detergente, mas ferver, como antes da conservação.

Nas latas preparadas as cenouras são empilhadas verticalmente e de modo que entre as frutas ainda há uma pequena distância. Na jarra você pode colocar uma pequena raiz de rábano ou polvilhe com serragem de coníferas. Bancos precisam ser colocados na adega, não cobrem as tampas. Existem várias maneiras.

Na geladeira com sal

Este método exigirá sal de cozinha comum e um ralador. As cenouras devem ser raladas em um ralador grande e colocadas em frascos limpos (de qualquer volume), derramando sal em camadas. Ele é armazenado na geladeira por até 6 meses. Mas os pratos em que será usado mais tarde, você não pode sal, caso contrário, a comida fica salgada.

Na forma bruta no freezer

Se você tiver um freezer grande para tarugos, é perfeito para armazenar cenouras.Para fazer isso, as raízes devem primeiro ser bem lavadas, secas e descascadas, cortadas em blocos e colocadas em um frasco seco. Os recipientes cheios são enviados para o freezer, onde podem ser armazenados por vários meses.

Em um seco

Nos bancos você pode armazenar não apenas cenouras frescas ou em conserva, mas também secas. Para fazer isso, as raízes são esfregadas em um ralador grande e secas (em um secador especial, forno ou no sol).

Em seguida, os espaços em branco são empilhados em frascos de vidro fechados com tampas.

Veja um vídeo sobre como armazenar cenouras na forma seca:

Com alho e tomilho

Não é apenas uma maneira de armazená-lo, é uma receita. As cenouras são limpas, cortadas em pequenos pedaços, distribuídas em latas e colocadas em marinada quente (misturadas em condimentos de água fervente, óleo vegetal, sal, açúcar).

Aliás, alho, sementes de mostarda e tomilho são adicionados aos frascos. Os bancos são enrolados, resfriados e enviados para o porão ou para a varanda para armazenamento a longo prazo.

Se algo desse errado

Se acontece que você fez tudo certo, mas a cenoura ainda está começando a apodrecer e se torna mofada, tome urgentemente tais ações:

  • Considere outros vegetais, especialmente se as cenouras forem armazenadas com beterrabas, se elas também começarem a apodrecer, então todo o porão é infectado, deve ser tratado com água sanitária ou cal.
  • Verifique se há ar suficiente nas latas / caixas / sacos.
  • Verifique se há espaço livre suficiente entre as raízes.
  • Meça a temperatura e a umidade, talvez haja mudanças.
DICA: Não deixe as cenouras em frascos ou caixas intocadas, revise cuidadosamente e selecione os vegetais de raiz estragados. Os vegetais restantes são melhor tratados com infusão de casca de cebola e cuidadosamente secos.

Dicas adicionais

Para cenouras perfeitamente preservadas, você deve seguir certas regras:

  1. Certifique-se de auditar seus estoques no final do inverno, quando a temperatura na adega ou na varanda mudar drasticamente.
  2. Antes de guardar vegetais, eles devem ser lavados em água corrente para que permaneçam no mínimo alguns microrganismos.
  3. Antes de secar cenouras em um secador ou forno, você precisa branquear. Isso preservará sua cor e a quantidade de oligoelementos valiosos na composição.

Conclusão

Para aqueles que têm uma pequena quantidade de cenouras e não há uma grande área para seu armazenamento, os frascos de vidro são uma maneira ideal. Em potes de 3 litros, as raízes estão perfeitamente preservadas.O principal é criar ótimas condições de armazenamento para eles e não misturá-los com frutas estragadas. Cenouras com várias falhas podem ser secas, salgadas ou marinadas, criando espaços em branco saborosos e nutritivos para o inverno.

Pin
Send
Share
Send