Entre o incontável número de representantes do reino das plantas estão aqueles cujo pedigree pode ser traçado a partir do período de desenvolvimento das florestas tropicais úmidas do Paleozóico.
Propagando em corpos de água doce aquecida, eles se tornaram a base orgânica da formação do solo, preparando as condições para as plantas decíduas.
Entre eles - os restos de um grande tipo de salvinium.
Por que samambaias de esporos pertencem a plantas superiores?
Tendo diferenças na morfologia (gramíneas perenes, espécimes flutuantes e semelhantes a árvores) e habitat (florestas úmidas, lagoas), todo o papernikovye tem sporangia, em que gametófitos masculinos e femininos maduros.
Os esporângios são formados diretamente no corpo da planta - caules, folhas e coletadas em grupos - Soruses. As peculiaridades da estrutura dos soros e esporângios em Salvinium incluem-nas na categoria de bissexuais - plantas de esporos superiores.
Na descrição científica, o gênero de samambaias de esporula flutuante foi nomeado em homenagem ao botânico florentino do Iluminismo, Antonio Salvini.
Em classificadores modernos é fixo 10 espécies desta planta, habitando principalmente as florestas úmidas tropicais da América, África, Eurásia.
Apenas um deles - "Salvinia natans" - Salvinia flutuante pode ser encontrado em nossa região do Mar Negro e no Extremo Oriente.
Mas a planta original em suas manifestações vegetativas É amplamente utilizado na criação de aquários e paisagismo.
Existem poucas samambaias arbóreas no nosso tempo, e a sua altura em comparação com os ancestrais pré-históricos é ridícula - não mais do que 15 metros. No corte, o tronco de tal "árvore" não tem anéis, e samambaias epífitas parasitam em seu lado externo. Portanto, mesmo morrendo, a planta permanece como um suporte para seus irmãos menores.
Tipos
Todas as plantas desta espécie são caracterizadas por:
- a presença de 2 tipos de folhas - superficiais e subaquáticas; folhas subaquáticas, desempenhando a função de raízes, nutrem a planta e armazenam nutrientes;
- falta de um sistema radicular;
- o principal ciclo de vida, que é a formação de esporângios;
- equisporo gametófito e oboedolost;
- presença de quilha de órgão estabilizadora (crescimento submarino de tecido solto);
- ciclo de vida a longo prazo, a exceção é "Salvinia natans" (Salvinia flutuante), cujo ciclo de vida é atualizado a cada ano.
Dependendo da forma e tamanho das folhas, quilha, região de origem, preferências de temperatura e qualidade do ambiente, destacam-se as seguintes espécies desta samambaia:
Flutuante
Habitante de subtrópicos e o cinturão temperado da Eurásia. É totalmente desenvolvido em água de 23◦◦ e pH 6-7,5; tem 2 tipos de folhas (de 0,5 a 2,0 cm). As superiores são verdes, as inferiores são marrons, os cabelos delas contribuem para a flutuabilidade. A quilha se forma ao longo da veia central, passando para o pecíolo. Característica - no final do ciclo vegetativo, as plantas morrem e novas plantas aparecem dos esporos.
Foto da subespécie Flutuante:
Guincho
Pátria: Trópicos da África e América do Sul, habitat - água ligeiramente móvel de 25 ° C a pH 6-7,5. Tem folhas de 2 a 5 cm, a borda da folha é levantada, a parte superior da folha é coberta com papilas e pêlos. Quilha bem formada, dá estabilidade à planta. Recursos - sporocarpie em uma haste ramificada. Cabelos fundidos afetam a forma específica das folhas.
Foto da subespécie Ushastaya:
Algodão
A região de origem é o sudeste da Ásia.Condições ambientais - t◦ de água de 20 a 30◦С, pH5-8. Folhas finas, em forma de funil, formam um arbusto de até 2 cm de altura. Cabelos fornecem nenamokaemost.
Das bolhas de ar as folhas são prateadas. A quilha está bem formada, dá estabilidade à planta. Característica - a superfície da folha é coberta de papilas e pêlos. Essencialmente purifica a água, sobrevive lentilha.
Foto da subespécie:
Enfeitar
Pátria: Trópicos e subtrópicos da América e da Eurásia. Habitat - a água de 20 a 30ºC, pH 6-7,5. As folhas são em forma de funil, os cabelos não molham. De bolhas de ar - prata. A quilha se forma ao longo da veia central, passando para o pecíolo. Ocorre raramente na natureza.
Foto da subespécie Spruce:
Oblongo (alongado)
Pátria: sudeste da Ásia. Há na água de 20 a 30ºC, pH 6-7,5.
As folhas acima da água são cordadas com um entalhe na parte superior, 2,5 a 4,5 cm de comprimento, que é 4 vezes a largura. A espessura é de 0,5 cm. A folha subaquática é de até 20 cm. A quilha é poderosa, inchada. Tem o mais decorativo.
Foto da subespécie Oblonga:
De folhas pequenas
Pátria: sudeste da Ásia. Completamente desenvolve-se na água de 20 a 30◦◦, pH5-8. As folhas são pequenas (até 0,5 cm), ásperas, não impermeáveis; debaixo d'água - sob a forma de longos fios. A quilha é muito menor que em outras espécies. Exclusivamente o destino do aquário.
Foto da subespécie Pequena folhagem:
Ryosa
Tipo relíquia. Característica é a predominância do número de microsporangia sobre megasporangia, por vezes encontrado como uma anomalia da espécie.
Foto da subespécie de Levantar:
Uso Doméstico
O esteio é um vaso de flores para a rua. Salvinia nesta lagoa será muito apropriada: criará uma sombra para os peixes e outras plantas da luz solar direta.
A espécie mais despretensiosa é salvinia flutuante, mas outras espécies também se sentem bem no aquário sob as seguintes condições:
- constante t◦ de água na faixa recomendada (de 20 a 30 ° C) com uma diferença ambiental de -5 ° C;
- composição química: acidez - pH5-8; rigidez -dH 4-15◦;
- iluminação suficiente (1-3 W / litro), especialmente durante o período de crescimento (primavera-verão) usando lâmpadas fluorescentes ou phytolamps;
- movimento leve da água;
- taxa de umidade do ar (determinada pela razão entre a área da superfície do aquário e a área da sala, que não deve ser superior a 2%);
- ausência de condensado de cima;
- Renovação regular de água no aquário (semanalmente - até um quarto do volume).
O aquário com salvynias não precisa ser coberto com vidro, o que pode produzir condensação indesejada. A planta flutuante protege o ecossistema da água artificial da evaporação excessiva da umidade.
Reprodução
Salvinia multiplica igualmente de duas maneiras:
Disputas
No processo de esporulação, quando no outono as folhas com sarus caem no inverno para o fundo, e na primavera os gametófitos masculinos e femininos penetram e, como resultado da fertilização, formam novas plantas.
Vegetativo
Em condições naturais, um fator que facilita a reprodução vegetativa de samambaias flutuantes pode ser o movimento de pássaros ou barcos ao longo da superfície do reservatório: em movimento, eles cortam fragmentos da planta, criando os pré-requisitos para o crescimento de novos.
A importância das plantas para o ecossistema
Salvinia como uma flora de aquário
- areja a água e limpe-a de nitratos e metais pesados;
- cria um abrigo para peixe frito;
- fornece uma sombra protetora para os habitantes do aquário;
- serve como um "lugar de descanso" para anfíbios (newts);
Use no design da paisagem
- aumenta reservatórios artificiais decorativos;
- facilita a purificação da água em piscinas rasas e lagoas;
- bem decora a orla do reservatório.
Conclusão
Forte crescimento desta espécie de planta, complicando a vida dos reservatórios, É observado apenas em um clima quente.
As piscinas ornamentais si Salvinia podem sofrer de bairro com concreto fresco ou cascalho adormece na parte inferior: eles aumentam a composição alcalina.
De flutuação livre de esporos samambaia - planta interessante para decorar o aquário ou lagoa, mas também um assunto fascinante para a observação das crianças, porque toda a sua vida é a percepção visual disponível.