A neve ainda não chegou ao fim e a inflorescência de prímula brilhante já é visível nos canteiros de flores. Eles, como os primeiros arautos do calor real, agradam a todos com suas flores delicadas e folhas verdes. Perfeitamente sentem-se nos apartamentos, mantendo a sua aparência decorativa ao longo do ano. A prímula é despretensiosa - até mesmo um principiante lidará com seu cultivo. É suficiente conhecer os requisitos básicos para plantar e cuidar de uma planta.
Como e quando as plantas são plantadas?
Na maioria dos casos, a prímula é plantada com mudas. Faça isso pelo segundo ano da vida da muda na primavera ou no outono. Plantas transplantadas uma vez em 4 anos, como o crescimento do mato. Neste caso, a separação do rizoma é realizada.
No campo aberto
As prímulas das mudas são plantadas no campo aberto, dependendo do tamanho da planta adulta, a uma distância de 15-20 centímetros uma da outra.
Semeando em casa
Plantar sementes de prímula em casa é simples e acessível tanto para o profissional quanto para o iniciante.
Primeiro, decida sobre a variedade. Aqui a escolha é verdadeiramente enorme.Especialistas distinguem 23 seções de primulas, cada uma contendo muitas espécies e variedades. As sementes de prímula podem ser compradas em lojas especializadas ou coletadas por você.
Sua germinação é alta, mas deve ser lembrada sobre o controle da vida útil da semente. Quanto mais velhas as sementes, menor a sua qualidade.
Preparação de sementes de prímula para plantio inclui:
- estratificação;
- imersão;
- gravura (no caso em que as sementes são coletadas de forma independente).
A estratificação é necessária para a maioria das variedades de primulas, exceto para variedades de dentes finos e comuns. Realiza-se de vários modos: na geladeira ou semeando sementes na neve. Se a estratificação por congelação for usada, as sementes são colocadas por um mínimo de 12 horas no compartimento do congelador, ou elas colocam um recipiente com o solo e as semeiam. O método de estratificação por baixas temperaturas positivas também é usado. É mais simples de usar, mas, frequentemente, menos eficaz.
Ao imersão de sementes de prímula, é importante que as sementes não ganhem muita umidade, mas simplesmente inchem e despertem. Você pode realizar o procedimento colocando as sementes na superfície de uma esponja de espuma úmida ou pano.Em seguida, coloque tudo em um saco plástico, deixando por uma semana na geladeira, a uma temperatura de +2 ... + 5 ° C. Para proteger contra doenças, especialistas recomendam gastar imersão com a adição de fungicidas ou usando uma solução de permanganato de potássio.
Quando semear primulas que não requerem congelamento, a semeadura é realizada em solo úmido. Depois disso, os recipientes são colocados em condições favoráveis para a germinação das sementes.
O recipiente com sementes semeadas deve ser coberto com um copo ou um saco de plástico e colocado numa sala com uma luz suficientemente clara mas difusa e uma temperatura de 16-18 ° C. As mudas aparecem depois de duas a três semanas.
Quanto mais tempo se passou desde o amadurecimento e coleta das sementes antes do plantio, mais tempo terá que esperar os primeiros brotos. Regularmente o vidro é removido e ventilado, gradualmente acostumando as mudas às condições ambientais. Em duas semanas, as mudas serão fortes o suficiente e o vidro ou a película podem ser removidos.
As mudas de prímula crescem e se desenvolvem muito lentamente.A primeira escolha é feita no estágio 1-2 dessas folhas. As plântulas são plantadas em células individuais ou em capacidade total, a uma distância de 5 centímetros de distância. Durante este período, é dada especial atenção à rega. O solo deve estar ligeiramente úmido. O solo ressecado levará à morte da planta. Mas também não deve haver estagnação da água. pulverização de um spray, tentando evitar o contacto com as folhas será suficiente para levar a cabo.
A segunda escolha não é necessária, ela é realizada no caso em que as plantas já estão trabalhando de perto em seu recipiente, e o tempo lá fora não é ainda permitir-lhes para plantar no campo aberto. Neste caso, a distância entre as plantas raspikirovat deve ser cerca de 15 centímetros, ou as mudas são transplantadas em um recipiente separado de tamanho maior. Durante a colheita, tente minimizar o sistema radicular das plantas.
mudas Primrose podem ser plantadas em canteiros ou usado para o cultivo em casa no parapeito de uma janela ou varanda.
Do vídeo você aprenderá a semear primulas. Estratificação de sementes:
Como plantar corretamente e que condições observar?
- Mais períodos favoráveis para o plantio Primers Primrose são o final de abril - o início de maio, quando já não há ameaça de geada, e no início do outono. Eles também passam as prímulas de pouso de verão e podzimnee.
- Esquema. Para o plantio, as mudas mais fortes e desenvolvidas são selecionadas. Eles são plantados para que, quando crescerem, não interfiram uns com os outros. A distância mínima entre plantas não é inferior a 15-20 centímetros.
- Iluminação. Ao escolher um local para primrose, leve em conta o fato de que o primula prefere lugares ligeiramente sombreados, com luz difusa. Se as flores são usadas para desenhar colinas alpinas, elas não devem estar localizadas na encosta sul.
- Chão. Primula ama solos férteis fáceis com boa drenagem, mal tolera a estagnação da água. Ao preparar os buracos, adicione o fundo da argila, pequenos pedaços de tijolos quebrados ou areia grossa.
- Rega e humidade Rega é realizada com moderação. Primrose ama solo úmido, especialmente no período de floração, mas com o excesso de umidade, a podridão da raiz começa.
- Temperatura A planta sente-se bem a uma temperatura de +10 a 25 ° C. Durante a floração, a temperatura ideal é de + 16-20 ° C.
- Prímula de fertilizante. Ao crescer em solos pobres e durante o período de floração, é bom vestir primulas. Se você realizar a fertilização antes da floração, a planta produz um grande número de folhas e não floresce.
Execute o enfeite superior com uma solução débil de fertilizadores minerais complexos, com a regularidade não mais muitas vezes do que uma vez durante 2-3 semanas.
- Transplantando prímulas e dividindo o mato. À medida que o mato cresce, mas não menos que 1 vez em 4-5 anos, a prímula é transplantada para um novo local, e a multiplicação é realizada dividindo-se o mato. Isso acontece da seguinte maneira:
- O arbusto de prímula é cuidadosamente escavado e removido do solo.
- O rizoma é dividido em várias partes.
- Para evitar a infecção, as fatias são recheadas com cinzas de madeira.
- Partes separadas do rizoma são plantadas no canteiro de flores.
- Durante 2 semanas, a rega diária das plantas é realizada.
Se o transplante é realizado no outono, os jovens arbustos se abrigam antes do início do tempo frio.
Fotos
Em seguida, você pode ver a foto de uma planta perene, que pode ser cultivada como um jardim ou uma sala:
Diferenças e características do procedimento para diferentes tipos de flores
Ushkovaya
Eles receberam seu nome pela forma característica das pétalas - na forma da orelha.Suporta mal o solo encharcado, e graças às folhas carnudas pode manter a viabilidade por algum tempo, mesmo quando o coma terra seca completamente. Até o sol escaldante é bem tolerado, mas eles preferem crescer na penumbra.
Primula é bem sentida em uma mistura de húmus de folha e areia de rio. "Fat" e solos muito nutritivos não gostam, provavelmente porque na natureza eles crescem em terrenos rochosos.
Japonês
Ao plantar prímula japonesa, o método de plantar sementes recém-colhidas imediatamente no solo mostrou-se bem. O método de dividir o mato, estacas de folhas e estacas de raízes também é usado.
Prefere lugares abertos e bem iluminados. Responde muito bem à fertilização, eles são realizados pelo menos 4 vezes por temporada. Para o inverno a planta requer abrigo. Essas características são importantes a serem consideradas ao selecionar locais para o plantio e ao plantar a prímula japonesa.
Escocês
Refere-se a prímula mealy. Frequentemente usado para o design de colinas e rochas alpinas.
Suporta mal o encharcamento e a água estagnada. Ao plantar esta variedade, é importante levar em conta a drenagem do solo. Adicione fertilização moderadamente, uma solução fraca de fertilizantes minerais.
Como se importar?
Primula é extremamente despretensioso no cuidado. Se corretamente selecionado local de desembarque, o cuidado será para rega moderada periódica, adubação com uma solução fraca de fertilizantes minerais complexos durante a floração, transplantar a cada 4-5 anos, ea remoção de ervas daninhas.
Recursos sazonais
- Prímula na primavera é plantada após o estabelecimento de temperaturas positivas estáveis em abril-maio. A floração é esperada em um ano.
- No verão, é possível semear as sementes, que só são maduras e colhidas, imediatamente no solo. Isso é feito no final de julho e agosto.
- Prímula de pouso Podzimnee considerado o mais eficaz. plantas de cuidados adicionais não requerem o suficiente antes do tempo frio proteger as plantas que cobrem materiais. Floração é possível na próxima primavera.
Doenças possíveis
A razão para a maioria das doenças da prímula é a umidade excessiva do solo. Estes incluem:
- Podridão cinzenta.
- Podridão de raiz podre.
- Mancha de folhas.
A prímula é tratada com fungicidas e, é claro, otimiza o nível de umidade do solo. Partes danificadas de plantas são removidas. Periodicamente, as prímulas são afetadas por pulgões e lagartas. Para proteger as plantas, use inseticidas das gerações recentes.
No primula combina incrível decoracao e despretensiosidade no cuidado. Esta é uma das primeiras flores que agradam a nossa visão já no início da primavera. E da variedade de espécies e colorações de primulas, os olhos estão espalhados. Novas variedades e híbridos estão constantemente aparecendo.
Merecidamente as prímulas desfrutam do amor de muitos floristas em todo o mundo. Em muitos países, existem sociedades de conhecedores dessas flores maravilhosas, festivais e exposições, a popularidade e prevalência desta planta está em constante crescimento.