Malina "Turmalina": características, prós e contras

Pin
Send
Share
Send

"Turmalina" - framboesa cultivar amadurecimento tardio, que se distingue pela grande frutado, boa transportabilidade e produtividade invejável. Considere a descrição da classe, suas principais características e os requisitos básicos para o seu cultivo.

  • Seleção
  • Descrição de Bush
  • Descrição das frutas
  • Requisitos para iluminação
  • Requisitos para o solo
  • Floração
  • Produtividade
  • Transportabilidade
  • Resistência às condições ambientais e doenças
  • Resistência do inverno
  • Uso de bagas
  • Vantagens e desvantagens
    • Prós
    • Contras

Seleção

Grau "turmalina" foi criado por L. Chistyakov e I. Bogdanova Sverdlovsk estação hortícola experimental. Ficou por meio da seleção de sementes resultantes de polinização aberta variedades de mudas de framboesas escoceses.

Confira a lista das variedades de framboesa que são recomendados para jardineiros: "Maroseyka", "Faith", "Bryansk milagre", "Cap de Monomakh", "Moscou gigante", "Patricia", "Forte", "Fairy Tale", "Orange milagre" "Himba top", "Diamond", "Brusvyana", "Lyachka", "Zyugana".

Descrição de Bush

Raspberry grade "Turmalina" cresce na forma de arbustos média. Eles atingir uma altura de 1,4-2,2 metros. Ter um ereto médio espessamento atira forte o suficiente.Espinhos nos brotos estão ausentes.

Descrição das frutas

Berries são grandes o suficiente - pesando 3,5-5,5 g, gosto amargo-doce, uma cor-de-rosa brilhante. Eles têm uma forma cónica alongada. Bagas que atingiram a maturidade, bem removido as pernas, muito pode travar nos arbustos e não desmoronar.

Voce sabe Há um roxo framboesas - um cruzamento entre framboesas pretas e vermelhas. Trouxe uma espécie tão incomum em 1893, em Genebra.

Requisitos para iluminação

A escolha de framboesas plataforma de aterragem - uma etapa importante no cultivo. "Turmalina" ama a luz e lugares onde a sombra é raro.

Requisitos para o solo

Framboesa é muito exigente para o solo, que está crescendo. Para isso é o mais adequado terra solta, ela contém uma quantidade suficiente de fertilizantes orgânicos e minerais. Também importante é a acidez do solo - deve estar dentro de 5,7-6,6 pH. Preparar a terra para o plantio de framboesas com antecedência e destruí-lo todas as ervas daninhas.

Antes de plantar framboesas precisa para fertilizar o solo. É possível utilizar o estrume, húmus, cinzas, superfosfato, sulfato de potássio.

Floração

A peculiaridade é que a floração deste arbusto não ocorre imediatamente ao longo de toda a altura.Primeiro, a parte superior do ramo floresce. Depois que ele começa florescendo meio, e, em seguida, as flores estão no nível mais baixo. Berries são fixados por sua própria polinização pólen, como as flores desta planta samoplodnye.

Produtividade

Um dos fatores mais importantes que afetam o rendimento é o quão bem plantados são os arbustos. Entre as fileiras devem ser um raio de 2-2,5 m, e entre as próprias plantas -. 0,4-0,6 m em média, esta estirpe produz um rendimento de 2 a 3 kg de um arbusto.

Voce sabe Você pode fazer chá de folhas de framboesa. Isto obriga a triturar separação de suco e enegrecimento, e depois secou-se no forno.

Transportabilidade

Esta variedade tem boa transportabilidade - durante bagas de armazenamento não se tornam mais escuras e não desmoronar.

Resistência às condições ambientais e doenças

Em um período em que o clima é muito quente, o mato precisa de rega abundante. A variedade é bem adaptado para a sobrevivência em áreas urbanas (normalmente carrega o fumo e vapores no ar).

"Turmalina" tem boa resistência ao fungo Botrytis cinerea e besouro framboesa, mas às vezes um pouco afetados pela doença fúngica chamada mancha roxa, o que provoca longas manchas de cor vermelho-púrpura nas folhas.Com o tempo, as manchas se tornam marrom-escuras. Aparece em agosto e setembro.

Para prevenir esta doença prestar um bom atendimento de framboesas - realizar poda oportuna e adubação, remover brotos velhas e danificadas recolhem regularmente folhas caídas. Ela desempenha um papel importante e colocação de framboesa - em lugares obscuros úmidos a probabilidade de fungo é muito maior. Em casos graves, ajudar fungicidas, tais como calda bordalesa "fundazol", "Home" e outros.

Importante! Se a doença afeta mais da metade do arbusto, ela não pode ser salva. Tal arbusto deve ser arrancado e queimado, e o solo debaixo dele deve ser tratado com um fungicida. Não é recomendado para plantar framboesas neste lugar nos próximos cinco anos.

Resistência do inverno

"Turmalina" tem uma resistência média à geada e às vezes congela. No entanto, a classe tem um bom recurso - a partir do fundo através da parte inverno das filmagens, ele produz fortes ramos de frutas suficientes, para compensar a perda da parte superior do tronco.

Aprenda a preparar adequadamente framboesas para o inverno.

Uso de bagas

As bagas de "Tourmaline" são adequadas para uso universal. Na maioria das vezes, a fruta é consumida fresca.Deles, faça sucos, compotas, chás ou decocções. Também "Tourmaline" é bem adequado para o congelamento.

Importante! Apesar do fato de que a framboesa é um produto de baixa caloria, contém cerca de 12% de açúcares, álcoois, ácidos e vitaminas, como A, B e C.

Vantagens e desvantagens

Em comparação com outras variedades, "Turmalina" tem muitos lados positivos.

Prós

  • Bagas grandes.
  • Alto rendimento.
  • A ausência de espinhos nos brotos.
  • As frutas têm excelente sabor.
  • Boa transportabilidade.
  • Maior resistência a doenças.

Contras

  • Poda obrigatória no outono.
  • Propensão para congelar.

Framboesa "Turmalina" é uma boa escolha para o plantio tanto em casa como em plantações. As suas bagas grandes e saborosas não deixarão indiferentes nem crianças, nem adultos, e também são universais na aplicação e são simples na reunião.

Assista ao vídeo: El Poder de la Turmalina Negra

Pin
Send
Share
Send