Todos pelo menos uma vez na vida, especialmente na infância, enterrados nos ossos do chão. No curso foram limões, laranjas, maçãs. Destes cresceram brotos, que até deram várias folhas. Mas, alguns meses depois, o mato se desvaneceu ou se transformou em uma folhagem completa, que não deu frutos. E você sabe como crescer damasco de um osso em casa? Talvez você tenha tentado fazer isso uma vez, mas provavelmente não teve sucesso no experimento. Então esse material é para você. Se você ainda não tentou, então este artigo será interessante para você também: você vai aprender o que você precisa fazer para cultivar uma árvore de damasco saudável e frutífera.
- Seleção e preparação de material de plantio
- Quais solos são adequados para damascos?
- Semeadura óssea no final do outono (estratificação natural)
- Semeadura óssea na primavera (estratificação artificial)
- Cuidado de brotos germinados
- Mudas de transplante para um local permanente
Seleção e preparação de material de plantio
Cresça os damascos dos ossos da árvore que cresce em sua área. Se estes não estiverem disponíveis, então vale a pena encomendar o material de plantação de jardineiros que vivem nas mais severas condições climáticas.Os damascos que crescem lá têm endurecimento suficiente e sobreviverão em qualquer condição climática e em qualquer canto do país. A terceira opção é deixar um osso das frutas compradas no mercado ou na loja. Apenas não tome variedades ultra-transfor- madas no exterior, pois elas serão muito problemáticas para crescer.
Antes de plantar as sementes de damascos no outono, elas precisam ser cheias de água por um dia. Tal método tornará claro quais deles são defeituosos, e quais não são, uma vez que os abaixo do padrão aparecerão. Os ossos selecionados devem ser plantados em trincheiras com seis centímetros de profundidade e com uma distância de dez em dez centímetros. Para atender às suas expectativas, as trincheiras precisam ser aprofundadas um pouco mais, e uma mistura de solo, grama, húmus e areia deve ser colocada no fundo. Os ossos preenchidos também devem ser fertilizados com grama e húmus. Durante o inverno, o damasco do osso passará pelo endurecimento natural e, na primavera, dará os primeiros rebentos tenros.
Se você mover o pouso para o período de primavera, os ossos devem passar a estratificação. Eles podem ser colocados em uma caixa com areia e colocados na geladeira por todo o inverno. Você pode pegar os ossos secos no meio de março e colocá-los na água por três dias, que devem ser trocados todos os dias. Após o material para plantio é necessário colocar em areia úmida e colocar no porão. Em abril, os ossos podem ser semeados no solo aberto assim que as condições climáticas forem resolvidas.
Quais solos são adequados para damascos?
O melhor solo, adequado para o plantio de sementes de damasco, é argiloso ou ligeiramente argiloso. Também baixo teor de carbonato é adequado. O pH deve estar entre sete e oito. Mas você pode usar outros solos. O principal é que eles têm uma composição mecânica leve, não contêm sais tóxicos e foram muito bem empilhados.
O solo deve ter boas propriedades de ventilação e drenagem. Os damascos toleram perfeitamente os períodos de seca, mas quando o solo umedece, eles crescem notavelmente e produzem rendimentos ricos. O local com sementeira de damasco não deve estar localizado nas terras baixas. Uma vez que há acumulado ar frio, o que pode afetar negativamente o cultivo de plantas.
O trabalho preparatório deve ser feito com antecedência. A camada inferior da terra deve ser a drenagem dos escombros; por cima, deve ser polvilhada com húmus e fertilizantes minerais, cinzas e nitrato de amônio. Para evitar queimaduras nas raízes, você deve preparar uma solução de cal com antecedência. Eles lubrificam as raízes de tal maneira que não há contato com fertilizantes. Damasco planta dispara em uma pequena colina, as raízes devem ser polvilhadas no pescoço da planta. Em torno deste monte faça uma pequena vala, que você precisa preencher com dois baldes de água. Alguns vegetais damascos horizontalmente, para que eles recebam calor do solo. Para fazer isso, fixe as ramificações em um ângulo de pelo menos 45 graus.
Semeadura óssea no final do outono (estratificação natural)
Se os ossos não forem planejados para serem plantados em terreno aberto imediatamente, eles serão retidos até a queda. Plante-os no final do outono com o início da primeira geada. O plantio de damasco no outono deve ser realizado após a estratificação natural. Todos os ossos são colocados na água e apenas os que ficam no fundo são deixados. Em seguida, prepare uma trincheira no fundo da baioneta. Deite no húmus inferior, chernozem, grama e areia. Quando ele permanece na superfície cinco centímetros, você pode colocar poços de damasco. Cubra-os com grama e húmus de cima, mas você não pode fazer isso, porque eles precisam ser endurecidos e identificar as plantas mais resistentes ao inverno. Até maio as mudas ascendentes já serão vistas.Próximo para as plantas jovens que você precisa cuidar cuidadosamente, protegendo-os de pragas até o outono, até o momento do transplante para um lugar permanente.
Semeadura óssea na primavera (estratificação artificial)
Você pode começar a cultivar damascos e a partir do meio da primavera - em abril. Para que as sementes estejam bem preparadas para a semeadura na primavera, elas devem ser colocadas em caixas ou tanques de drenagem com areia úmida no final de janeiro. E é melhor cavar no jardim no chão, que estava congelado, até a primavera. Neste caso, a estratificação dos grãos de damasco será mais natural. Se você não quer realmente mexer no jardim no inverno, pode colocar essas caixas no porão ou na geladeira, onde a temperatura mantém no máximo dois graus Celsius. Nesta forma, eles devem ser armazenados até a primavera e verificar periodicamente o teor de umidade da areia. No final de abril, os ossos são transplantados para o solo aberto da mesma forma que na estratificação do outono.
Cuidado de brotos germinados
Como crescer os ossos de damasco, você já sabe, agora os primeiros brotos precisarão ser protegidos de várias invasões de pássaros, pragas e roedores.Brotos suaves são o seu deleite favorito, porque contêm muitos nutrientes e uma abundância de vitaminas. Há uma ótima maneira de proteger os brotos, cobrindo-os com garrafas plásticas transparentes de 2 litros. Para fazer isso, alguém corta apenas o fundo da garrafa em um círculo, e outra pessoa e o pescoço. Para entender qual método é melhor, você só precisa experimentar. Metade dos abrigos feitos no primeiro caminho, o resto - o segundo. O cuidado adicional com os damascos segue o mesmo padrão das mudas compradas em centros de jardinagem ou viveiros. O principal é fornecer aos damascos uma abundância de luz solar, um complexo de fertilizantes minerais e orgânicos e boa irrigação.
Mudas de transplante para um local permanente
Transplante de damasco não é um exercício fácil devido às suas características, que você precisa considerar se você está esperando que a árvore se aclimatará perfeitamente para um lugar permanente.Cada uma das mudas deve ser cuidadosamente inspecionada quanto a danos causados por pragas e doenças e escolher as melhores. Poucas horas antes do transplante, a muda deve ser bem regada, de modo que o sistema radicular seque abundantemente, como a terra ao redor. Então você pode escavar raízes junto com um torrão de terra, e isso garantirá boa segurança para eles.
Claro, você pode descobrir as raízes, mas estes são custos extras, e você precisa fazer isso com extrema cautela, mantendo até mesmo as menores conseqüências do sistema. Círculo Pristolevy, que é igual em diâmetro à coroa, escavado, formando ao redor da árvore uma profundidade de trincheira de até 80 centímetros. Tal profundidade se tornará resseguro, porque as raízes básicas permanecerão ilesas. Processos longos são cortados com uma pá. Em seguida, os garfos precisam erguer suavemente o pedaço de terra com o sistema radicular e movê-lo para celofane ou estopa para preservar sua forma. Se a muda precisar ser transportada para algum lugar, então, após a extração, ela deve ser colocada em uma camada densa de serragem.
Um novo poço para damasco é preparado com antecedência. Por exemplo, para o transplante de primavera é escavado no outono, mas para o outono - um mês. O poço deve ser mais largo que a coroa da planta aproximadamente duas vezes. Então as raízes terão mais espaço livre. A profundidade dependerá da idade da muda e da vastidão do sistema radicular.
É útil adicionar meio quilograma de superfosfato e duzentos gramas de nitrato de amônio ao poço. Se a terra é mais azeda do que o necessário, outro quilo de cal é misturado. Para solos argilosos, um fertilizante obtido de argila vermelha, turfa e areia em proporções iguais é usado. A plântula é colocada na cova estritamente perpendicular, se estiver em coma terra.Se o sistema radicular estiver aberto, as raízes serão endireitadas e perfeitamente cobertas com terra. Você não precisa segurar a terra, apenas conserte a árvore.
Após o plantio, faça ao redor do damasco um monte de terra que impedirá a propagação da água na zona da raiz após a rega. E para umedecer o solo você precisa muito abundante. Na primeira estação após o transplante da árvore para um local permanente deve ser regada intensamente, reduzindo gradualmente a quantidade de água. Antes do inverno, o crescimento do sistema radicular deve diminuir.
Regar os damascos de forma abundante também é necessário após a colheita dos frutos para restaurar a força da árvore gasta na sua maturação.