A groselha é uma fruta suculenta, saborosa e saudável, com um aroma acentuado. Há muitos amantes desta fruta, e é necessário prestar cuidados antecipadamente para que os arbustos tragam uma boa colheita. A colheita mais abundante de groselha dá do quarto ao oitavo ano de vida, depois chega a hora de rejuvenescer o mato. Existem diferentes maneiras de reproduzir essa cultura, elas não são difíceis de executar.
- Estacas
- Green
- Desidratado
- Dividindo o mato
- Camadas
- Horizontal
- Arc
Estacas
Para a reprodução da groselha, são utilizados cortes verdes e lignificados.
Green
Reprodução de groselha preta por estacas verdes no verão ocorre durante o seu crescimento ativo - este período cai no final de junho - o início de julho. Para a colheita material de plantio é melhor escolher um dia nublado, então o mato é menos perde umidade, e em dias ensolarados O suprimento é feito no início da manhã:
- Para selecionar a bucha da qual os espaços em branco ocorrerão, é necessário tratar com grande atenção. O arbusto materno deve ser absolutamente saudável, dar colheitas abundantes e ser varietal. Os galhos são cortados em 10-15 cm, cada segmento deve conter pelo menos 3 rins. O talo é cortado de cima de um ângulo para o rim, e um corte reto é feito a partir de baixo a uma distância de 0,5 cm do rim.
- As folhas são cortadas de baixo com os pecíolos, as folhas superiores são cortadas à metade - este procedimento necessário é feito para reduzir a perda de umidade.
- As estacas resultantes são plantadas em um ângulo, aprofundando-as no solo (quase até as folhas).
- O material plantado deve ser regado, coberto com uma camada de cobertura morta, danificar regularmente, evitando o crescimento de ervas daninhas.
- Duas semanas depois, as mudas mostram os primeiros sinais de brotações radiculares, que no final do verão formam um forte sistema radicular, e um pequeno arbusto compacto vai crescer a partir dos cortes. No início do outono, os arbustos de groselha são transferidos para um local permanente.
Reprodução de groselha com estacas na primavera em água é um dos métodos mais simples. Estacas cortadas por 2-3 peças são imersas em água em um copo de modo que cubra duas gemas. Os primeiros sinais da formação das raízes aparecem já no décimo dia, no momento do plantio no solo da muda, formam-se raízes e folhas.
Pousou mudas no chão somente quando o tempo vai se estabelecer e não haverá ameaça de geadas de retorno.
Desidratado
Reprodução de groselhas lignificadas de groselha preta produzidas na primavera:
- para cortar estacas o tempo seleciona-se quando os rins começam a aumentar no tamanho - incham-se;
- o ramo maduro é cortado na base - no nível do solo, para que não haja mais cintilação e corte-o em segmentos de 15 cm, tentando cortar não longe do rim;
- O corte deve ser feito em ângulo, então será mais fácil colocá-lo no chão;
- o material de plantio preparado é coletado em pequenos feixes, coberto com uma camada protetora de palha ou serragem, deixado para segurança em posição vertical na neve ou embrulhado feixes com cortes com um filme e os armazena no refrigerador;
- Depois que a terra recuou a uma profundidade de 20 cm, procedemos ao plantio. No solo escavado, eles estão presos sob um leve declive das estacas a uma distância de 20 cm um do outro.A muda deve ir para o chão até o segundo rim. Certifique-se de que a plântula esteja firmemente assentada no chão, se necessário, aterre o solo. No outono, os arbustos crescidos são transferidos para um local permanente.
Dividindo o mato
Como regra geral, este método não é abusado - é antes uma medida forçada para preservar uma certa variedade, transferir o arbusto para outro jardim. Sequência de ações:
- No início da primavera ou no final do outono, o mato é escavado. Cortar os galhos antigos sob a raiz, para o fundo, no resultado final, apenas ramos jovens devem permanecer, o que deve ser reduzido para 30 cm.
- Examine cuidadosamente as raízes da planta - os velhos e os doentes devem ser removidos.
- Com um machado afiado, o arbusto é dividido em lobos, vigilantemente, certificando-se de que cada parte tenha ramos com rins desenvolvidos e um sistema radicular.
Camadas
A maneira mais fácil para uma groselha reproduz bem. Encontra-se no fato de que o ramo de groselha no início da primavera é simplesmente enterrado com a terra.
Horizontal
Brotos anuais saudáveis e fortes são colocados em sulcos com profundidade de cinco centímetros, fixando os grampos da ramificação. Quando os brotos são alcançados a uma altura de 10 cm, os sulcos são cobertos com terra.
As pontas das brotações são cortadas no primeiro rim, de maneira tão simples, um grande número de rins é despertado. Para que o sistema radicular se desenvolva bem na parte aérea, é necessário mergulhar o broto com o solo a uma altura de até 5 cm, depois de um tempo (como o broto cresce), este procedimento deve ser repetido, não se esqueça de umedecer o solo.
Na segunda quinzena de outubro a criação com as mudas obtidas é cuidadosamente escavada. Usando um podador ou uma faca afiada, eles são separados do galho. As mudas mais fortes transferem-se imediatamente a um lugar permanente, os mais fracos crescem em uma estufa (berçário).
Arc
Este método é usado quando não há necessidade de colher uma grande quantidade de material de plantio. De uma estratificação, um novo arbusto é obtido.
Do arbusto da mãe, a uma distância de 40 cm, uma cova é lançada a uma profundidade de 20 cm O broto saudável selecionado da groselha é dobrado por um arco para uma trituração, colocado em um buraco e fixado nele por grampos. Prishpilennaya topo da filmagem é coberto com solo fértil.
Para melhores estacas ou camadas de enraizamento, recomenda-se usar misturas de solo que podem ser compradas em lojas especializadas, misture-se:
- misture turfa e areia em proporções iguais;
- misture em partes iguais turfa e serragem velha;
- parte do solo da relva e três partes da serragem podre (tília, amieiro, álamo tremedor).
A reprodução de groselhas é feita de várias maneiras, e esse processo não pode ser chamado de difícil. Guie-se por uma regra: a brotação escolhida para a criação deve ser forte e saudável - esta é a garantia de obter mudas fortes, que no futuro darão uma colheita abundante.