Planta perene decorativa - violeta - uma flor favorita de milhões de jardineiros em todo o mundo. A variedade infinita de cores e a facilidade de manutenção são suas vantagens mais importantes.
Como é um jardim violeta?
O gênero violetas (Víola) possui mais de 500 espécies. Acontece perene e anual. Flores bissexuais simples, cada uma com 5 estames, pétalas e sépalas, crescem em brotos longos e únicos. Existem uma cor, duas cores e três cores. Quase todo mundo tem um aroma forte, persistente e muito agradável. O período de floração é primavera e verão. Eles são bem adjacentes a coníferas, arbustos ornamentais e de frutas, mas também são adequados para colinas alpinas, vasos de flores e canteiros de flores.
Violeta de florescência do jardim
Frutas - caixas com numerosas sementes pequenas, após o amadurecimento, abrem de forma independente. Depois de plantar apenas algumas peças, depois de alguns anos você pode obter um excelente tapete de flores. A folha é simples ou cirros dissecados, geralmente em tom verde escuro. Os arbustos crescem de 10 a 40 cm de altura, têm uma haste fina, raiz ligeiramente ramificada. As flores do jardim, semelhantes às violetas em uma cultura de vaso, têm características próprias.
O segundo nome popular para violetas de jardim é Pansies. In vivo ocorre em toda a zona temperada nas montanhas, florestas, ao longo das margens de rios e lagos. Algumas espécies crescem em planícies pantanosas e até na tundra. Historicamente, o violeta também tem outro nome, Saintpaulia, em homenagem ao Barão Walter von Saint-Paul, presidente da sociedade dendrológica alemã, que transferiu sementes para o botânico Hermann Wendland, que primeiro descreveu esse gênero de plantas.
Variedades Comuns - Breve Descrição
Entre a enorme variedade, as variedades mais populares estão listadas abaixo.
Gracioso. Folhas de violeta perene de 10 a 20 cm de altura, dentes grossos, flores de até 4 cm de diâmetro, azul-púrpura ou amarelo. Floresce na primavera e continua a encantar até o outono. Prefere sombra parcial, solo nutritivo, adequado para jardins de rochas.
Viola gracilis azul luar
Perene com chifres. Um arbusto com uma altura de 15 a 25 cm, com uma raiz rasteira e altamente ramificada. Gradualmente forma um denso travesseiro de flores. A folha é ovóide oblonga, com uma borda serrilhada de até 6 cm de comprimento, e as flores geralmente têm uma cor violeta-violeta com uma mancha amarela. Floresce de maio a setembro. Prefere áreas ensolaradas secas e solo moderadamente fértil.
Viola cornuta boughton azul
Labrador. Jardim perfumado violeta perene. Arbusto compacto com apenas 5-10 cm de altura. A folha é de bronze arredondado em forma de coração ou roxo escuro. As flores são rosa-carmim, florescendo em maio-junho. Uma variedade resistente ao frio que tolera sombra parcial. O solo prefere moderadamente fértil, úmido.
Manchurian. Perene de 6 a 20 cm de altura e rizoma curto. A folha tem uma forma ovoide-lanceolada em um pecíolo longo. Flor roxa escura com um diâmetro de 2,5 cm em um pedúnculo longo. Em um arbusto de maio a junho, 8 a 14 flores florescem de cada vez. Variedades com pétalas duplas e variegadas são encontradas. Facilmente propagado dividindo cortinas, bem como auto-semeadura. Umidade e fotofilia, resistente ao frio.
Viola mandshurica fuji amanhecer
Jardim branco violeta. Uma espécie muito rara e extremamente difícil de obter. É cultivada em viveiros botânicos especializados para compensar a população natural ameaçada. Mas, à venda, você pode encontrar sementes híbridas chamadas violeta ou irmã da mariposa branca perene, com a mesma cor de flores. Facilmente propagado por auto-semeadura.
Viola branca
Características de cuidar de jardim violeta na rua
Tendo plantado uma variedade de violetas outrora apreciada no jardim em campo aberto, no futuro você poderá por muitos anos admirar seu amplo tapete, apenas ganhando beleza.
- Temperatura
As violetas de jardim são resistentes ao frio. A primeira flor na primavera, e muitas variedades continuam a deliciar-se com lindas flores até o outono. A temperatura preferida na estação quente é de + 20-24 ° C. No calor de + 30 ° C e acima, pode parar de florescer.
- Iluminação
Dependendo da variedade, será necessária uma área bem iluminada ou uma sombra parcial. Mas existem variedades que preferem fazer parte do dia à sombra parcial e parte à sombra. Eles são plantados principalmente perto de frutas ou arbustos ornamentais.
- Rega
Todas as variedades preferem água mole à mesma temperatura do ambiente. Para obter a suavidade desejada, adicione um pouco de vinagre de maçã (1 colher de chá por 3 l de água) ou ácido cítrico (5 cristais por 1 l) à água.
- Pulverização
Na época mais quente do ano, de manhã e à noite, recomenda-se organizar um banho quente com violetas de um pulverizador ou um regador com pequenos orifícios, mas ao mesmo tempo não permitir inundações excessivas das raízes.
- Umidade
O nível ideal de umidade é de cerca de 60%. Se os amores-perfeitos não gostam do solo alagado, essas condições só podem ser alcançadas com sombreamento leve e plantio nas proximidades de um reservatório - uma lagoa, riacho ou piscina.
- Solo
O solo precisa de luz, solto, moderadamente fértil, capaz de reter a umidade por um longo tempo. Perlita e vermiculita são os melhores aditivos para desapertar e estruturar, mas você pode obter adicionando turfa e uma pequena quantidade de areia de rio lavada ao solo. Também é útil adicionar carvão fino e derramar cinzas periodicamente ao redor dos arbustos.
Importante! O equilíbrio ácido-base ideal é pH = 5,5-6,5.
- Top vestir
A primeira aplicação de fertilizante é na primavera. Qualquer mineral complexo para plantas com flores é adequado. Mais importante ainda, o conteúdo de potássio, fósforo, nitrogênio. A dosagem deve ser reduzida pela metade contra o fabricante recomendado. O estrume fresco não pode ser usado, pois levará a queimaduras de folhas e raízes.
É necessário voltar a vestir depois que os primeiros brotos florescerem e depois a cada 2 semanas.
Preparando-se para o inverno
Variedades perfumadas anuais no outono, com o advento da geada, são completamente removidas dos canteiros. As plantas perenes são deixadas no próximo ano, e a terceira é completamente removida, à medida que crescem demais, perdendo seu efeito decorativo.
No outono, você precisa remover as partes secas da planta, talos de flores murchas. Normalmente, a essa altura, as caixas de sementes já se abriram e desmoronaram. Não é necessário plantio adicional.
Sob condições naturais favoráveis, as violetas da primavera brotam independentemente após o inverno. Será possível deixar brotos bem-sucedidos ou usar para transplantes.
Possíveis problemas no cultivo
A flor perfumada praticamente não causa problemas, até os últimos fatores desfavoráveis de resistência. Isso faz dele um dos líderes em vitalidade.
Doença
Entre as doenças infecciosas das violetas de jardim são encontradas:
- ferrugem
- perna preta;
- podridão cinzenta e radicular;
- oídio;
- manchar.
Preste atenção! Placa não natural e manchas nas folhas são um sinal de ação urgente.
É melhor remover imediatamente as plantas afetadas ou tentar salvá-las tratando-as com uma preparação especializada: Topázio, Fundazol, Fitosporina. Fitovlavina, etc. A intensidade de regar violetas para esse período precisa ser reduzida.
Pragas
As bordas roídas das folhas são um sintoma da derrota da pérola violeta e da colher de trevo. Contra eles, eles são tratados com infusão de tabaco ou karbofos.
Pragas comuns, como tripes, lesmas, pulgões e ácaros também são encontradas em violetas de jardim. Contra eles, o tratamento com inseticidas especializados ajuda, além de pulverizar o plantio com uma solução de cinzas.
Outros problemas
Murcha e manchas nas folhas são um sinal de que a planta é ruim neste lugar.
Razões prováveis:
- muito escuro;
- muito quente;
- excesso de rega;
- falta de nutrientes.
Conselhos! Você pode tentar transplantar para uma área mais iluminada, alimentar, ajustar o modo de irrigação.
Erros comuns ao crescer
Um sistema radicular raso significa que o afrouxamento pode facilmente danificar o violeta. No entanto, a friabilidade do solo é boa para isso. Isto é conseguido através da cobertura e estruturação do solo.
O segundo erro comum é o espessamento. As plantas devem estar separadas entre 15 e 20 cm.
Rua violeta branca ou uma cor diferente - uma ótima compra para o jardim, rabatki, canteiros de flores. É cultivada em recipientes e vasos pendurados. Em todos os lugares, suas lindas e brilhantes flores parecem adequadas e extremamente esteticamente agradáveis.