Botão de ouro - o charme de flores delicadas

Pin
Send
Share
Send

Botão de ouro - uma erva delicada com flores incrivelmente bonitas. Especialmente interessantes são as formas de jardim com grandes cabeças esféricas. A planta pertence à família Ranunculaceae. O gênero é representado não apenas por espécies decorativas, mas também por plantas daninhas com suco cáustico e venenoso. Os botões de ouro são comuns em climas temperados e frios em todo o Hemisfério Norte. Eles vivem em prados abertos e em água doce. O nome científico do ranúnculo - "ranúnculo" - vem da palavra "sapo". É dado pela capacidade de crescer onde os anfíbios vivem.

Como é o botão de ouro?

O botão de ouro é uma planta perene ou anual, com brotos ramificados retos de até 20 a 100 cm de altura e sistema radicular fibroso, nos processos em que os tubérculos palmados e aranhas são formados. No caule com nervuras espessadas existe outra folhagem com placas serrilhadas ou dissecadas. Tem uma cor verde azulada ou verde escura. As folhas não diferem em tamanhos grandes, geralmente o comprimento não excede 6 cm.

Em junho-julho, lindas flores florescem no topo das hastes. Eles podem ser simples ou felpudos, semelhantes a flores de rosas e peônias. O número de elementos da flor é um múltiplo de 5 (menos frequentemente 3). O diâmetro da corola depende da variedade e pode ser de 2 a 10 cm.A cor das flores é muito diversa (simples ou colorida): salmão brilhante, roxo, amarelo, laranja, creme, branco. No centro há muitos estames e pistilos curtos. O período de floração dura cerca de um mês. Em flores cortadas ficará em um vaso por pelo menos uma semana.








Após a polinização por insetos, frutos complexos são formados - multi-raízes. Amadurecendo, eles explodem independentemente, liberando sementes convexas e felpudas. Em cada fruta existem várias dezenas.

Atenção! O suco de botão de ouro é venenoso. Seu nome vem da palavra "feroz", capaz de destruir o animal e o homem. Pode causar irritação na pele e envenenamento; portanto, todo o trabalho é realizado com luvas e também não permite que animais e crianças sejam pintados.

Visualizações clássicas

Hoje, mais de 400 espécies de plantas estão incluídas no gênero buttercup, e a lista continua a crescer.

Botão de ouro ácido (cegueira noturna). A planta herbácea perene de 20 a 50 cm de altura consiste em caules eretos e ramificados. A folhagem está localizada em toda a altura dos brotos, mas raramente. Abaixo, é maior, quase sólido. Folhetos superiores fortemente dissecados, com lóbulos lineares. Em junho, aparecem flores amarelas simples com 5 pétalas largas. Em diâmetro, eles não excedem 2 cm.

Botão de ouro ácido

Botão de ouro dourado (amarelo). O habitante de prados sombreados úmidos cresce 40 cm de altura. Quase não há folhas na haste reta. A roseta basal consiste em folhas dentadas arredondadas em pecíolos longos. No topo, há uma folhagem séssil linear. Pequenas flores amarelas têm um cálice pubescente e um nimbus simples em forma de sino. Eles florescem em abril-junho.

Botão de ouro

Ranúnculo rastejante. Uma planta perene com brotos carregados de 15 a 40 cm de altura é facilmente enraizada nos nós quando em contato com o solo. O talo é coberto com uma pilha pequena. Folhagem verde pecíolo cresce ao longo de todo o seu comprimento. As flores amarelas simples e corretas consistem em 5 pétalas. Eles já são revelados no início do verão.

Ranúnculo rastejante

Botão de ouro é venenoso. Uma planta jovem ou anual com um caule ereto e ramificado cresce de 10 a 70 cm de altura. Nos brotos são folhas triplas a céu aberto com lados serrilhados. Os lobos ovóides largos são de cor verde escuro. Em maio-junho, pequenas inflorescências umbelladas com pequenas flores (7-10 mm de largura) de cor amarela clara aparecem no topo das mudas.

Ranúnculo venenoso

Asiaticus do ranúnculo (asiaticus). Perene com uma haste ereta ramificada de até 45 cm de altura cresce folhas pubescentes verdes brilhantes. Em julho, as flores florescem, localizadas isoladamente ou 2-4 peças em inflorescência. Eles têm uma cor diversa e crescem 4-6 cm de diâmetro.

Buttercup asiático

O botão de ouro está queimando. Uma planta perene com um caule nu ou ereto cresce de 20 a 50 cm de altura. A folhagem tem uma forma romboide ou oval. As folhas inferiores são unidas com hastes longas e as superiores estão no caule. Flores pequenas (0,8-1,2 cm) crescem sozinhas e são amarelas. O suco da planta é tóxico e irrita a pele.

O botão de ouro ardente

Água de botão de ouro. O habitante das lagoas pantanosas da Austrália devido a brotos rastejantes é de tamanho muito modesto. Sua altura é de 5 a 20 cm e crescem folhas de pecíolos retos que lembram flocos de neve verdes. A planta parece bastante decorativa e é frequentemente usada em aquários.

Água de botão de ouro

O botão de ouro é multifloral. Herbácea perene 40-80 cm de altura consiste em hastes eretas, ramificadas, com cochilo curto. Folhagem com dedos também é pubescente. Possui lóbulos lanceolados alongados com bordas entalhadas. Simples flores amarelas brilhantes adornam a planta de junho a agosto.

Buttercup multiflora

Botão de ouro Sayan. Uma planta com hastes curvas de 20 a 30 cm de altura cresce folhas de formato redondo ou em forma de coração com um diâmetro de 2-3 cm, enquanto as inferiores estão localizadas em pecíolos longos e as superiores são sésseis. No início do verão, aparecem flores amarelas únicas com um receptáculo cabeludo.

Buttercup Sayan

Botão de ouro Kashubian. Uma planta perene com um caule direto ramificado apenas na parte superior, com 30 a 60 cm de altura.Folhas inteiras de formato redondo ou coração estão localizadas nos pecíolos na base da parte aérea. As folhas superiores são dissecadas com palmeiras, pequenas. As únicas flores de tom amarelo claro de diâmetro medem 2 a 3 cm e florescem em abril.

Buttercup Kashubian

Botão de ouro decorativo para jardim

Este grupo de plantas é altamente decorativo e mais comum entre jardineiros. As variedades mais interessantes:

  • Botão de ouro Masha. Uma planta compacta, com caule ramificado de 30 a 40 cm de altura, floresce flores duplas com pétalas brancas e uma borda brilhante.
  • Terry buttercup (peônia). Grandes flores sólidas com pétalas adjacentes.
  • Francês Flores semi-duplas consistem em 2-3 linhas de pétalas largas.
  • Persa. Pequenas flores simples ou semi-duplas.
  • Estranho. Floresce com flores densas e esféricas.

Métodos de criação

Botão de ouro propagado por sementes e divisão do rizoma. Como a maioria dos botões de ouro decorativos não transmite propriedades varietais para a prole, as sementes compradas são necessárias para a semeadura.

Mudas pré-cultivadas. Para isso, já na segunda quinzena de fevereiro as sementes são semeadas em caixas com turfa arenosa ou solo solto do jardim e polvilhadas com uma fina camada de terra. Eles são cuidadosamente regados e cobertos com um material transparente. A estufa é mantida em um local claro, com uma temperatura de + 10 ... + 12 ° C. As sessões aparecem de maneira amigável em 15 a 20 dias. A partir deste momento, o abrigo é removido e a panela é transferida para uma sala mais quente (+ 20 ° C). A iluminação deve ser difusa, mas intensa. Se necessário, use phytolamps. Quando 4-5 folhas aparecem nas mudas, elas são mergulhadas em vasos de turfa separados.

Todos os anos, novos crescimentos tuberosos se formam nas raízes. Quando escavados em setembro, eles são separados. No inverno gelado, as raízes não sobrevivem nas ruas. Eles preferem uma sala fria (+ 19 ... + 21 ° C). Na primavera, os cones são plantados em um canteiro de flores.

Plantio e cuidado ao ar livre

Botões de ouro são plantados no jardim no final de maio, quando a probabilidade de geada finalmente desaparece. Selecione áreas ensolaradas ou ligeiramente escuras com boa proteção contra correntes de ar. A exposição constante à luz solar direta é indesejável, pois a floração terá vida curta e menos abundante.

O solo deve ser neutro ou levemente ácido. A ocorrência próxima de águas subterrâneas é contra-indicada. É melhor escolher solos nutritivos e bastante soltos, com umidade moderada. O site é desenterrado com antecedência e as covas são preparadas de acordo com a profundidade do sistema radicular. A distância entre as plantas é de 15 a 20 cm e um pouco de areia ou vermiculita é derramada no fundo de cada buraco. O desembarque é melhor feito com um vaso ou um grande pedaço de terra nivelado com o pescoço da raiz.

Os nódulos são pré-embebidos por 12 horas em água morna com permanganato de potássio e estimulante do crescimento. São plantadas a uma profundidade de 8 a 10 cm e o solo é compactado e regado abundantemente.

Os cuidados adicionais com as plantas não são muito onerosos. Periodicamente, canteiros, removem ervas daninhas e quebram a crosta na superfície da terra.

A rega deve ser moderada. Somente na ausência de precipitação, o canteiro é regado duas vezes por semana. Desde agosto, as plantas precisam ser regadas com muito menos frequência, para que os tubérculos amadureçam e não apodreçam. Com tempo chuvoso prolongado, as plantações são cobertas com papel alumínio.

A cada 15-20 dias, o botão de ouro é alimentado com complexos minerais. No início do crescimento, compostos de nitrogênio são usados ​​e, com o advento dos brotos, eles mudam para os de fósforo e potássio.

Para fazer o canteiro parecer limpo, corte imediatamente as flores murchas.

Os botões de ouro são plantas bastante termofílicas, portanto, não podem passar o inverno em campo aberto. No outono, quando toda a parte do solo começa a secar, os tubérculos são desenterrados. Eles são secos em local ventilado e armazenados em panos ou panelas com um bolo.

O ranúnculo geralmente não fica doente, principalmente com infecções por fungos que se desenvolvem com inundações regulares do solo. O primeiro sinal é a queda de brotos e flores que ainda não floresceram. Além disso, placas marrons ou esbranquiçadas podem aparecer nas folhas e caules. Se uma doença for detectada, é necessário interromper temporariamente a irrigação e realizar um tratamento com fungicida.

Ácaros e nematóides habitam a planta a partir de parasitas. Se é muito fácil se livrar do primeiro com a ajuda de inseticidas, é difícil remover nemátodos. Eles estão localizados nos tecidos do botão de ouro. Você pode desenterrar completamente a planta e enxaguá-la completamente com raízes sob um chuveiro quente (50 ° C).

Propriedades úteis

Embora o ranúnculo seja considerado uma planta venenosa, em pequenas quantidades, pode ter um efeito positivo no corpo. É usado na medicina popular e oficial. O suco contém saponinas, óleos graxos, taninos, glicosídeos, ácido ascórbico. A ingestão estimula a produção de hemoglobina e estabiliza o sistema nervoso. Externamente, folhas e loções frescas com decocções e infusões de água são usadas. Eles ajudam a combater doenças articulares, gota, lúpus, sarna, calos.

É muito importante não exceder a dose, por isso é melhor usar produtos farmacêuticos, em vez de se auto-preparar. Além disso, o tratamento com botão de ouro é contra-indicado em mulheres grávidas e lactantes, bem como em pessoas propensas a alergias.

Uso do jardim

Terry garden ou botões de ouro simples, com cores grandes e brilhantes, será uma maravilhosa decoração de um canteiro de flores misto. Dependendo da sua altura, são usadas no primeiro plano ou no centro do jardim, bem como em jardins ornamentais, montanhas alpinas ou cordas mistas. Algumas espécies são cultivadas com sucesso em vasos, como plantas de casa. No jardim, o botão de ouro é geralmente combinado com sinos, flores, hospedeiros e arbustos sempre verdes.

Pin
Send
Share
Send