A manutenção de coelhos continua a ser uma direção popular das indústrias de animais domésticos. Eles são valorizados por carne e peles tenras, e para sua recepção requer cuidados constantes. Nas lojas há muitos dispositivos que facilitam, mas alguns dispositivos podem ser feitos sozinhos. Vamos ver como bebedores caseiros são feitos para coelhos.
- Requisitos para bebedores de coelhos
- Quais são as taças para coelhos?
- Fabricação de bebedores com as próprias mãos
- Da garrafa
- Vácuo
- Mamilo (teta)
Requisitos para bebedores de coelhos
Esses animais consomem bastante água (cerca de 1 litro por dia) e exigem sua pureza - a lama flutuante no líquido quase que imediatamente "responde" à perda de apetite dos animais.
Em si mesmos, os coelhos são muito móveis, e a capacidade de girar para eles não representa trabalho, então você tem que pensar sobre a forma do bebedor e seu apego confiável. E para se reproduzir em jaulas "pântano" é indesejável. Aqueles que há muito tempo mantêm os coelhos notaram que, por alguma razão, os animais usam recipientes abertos com água como vaso sanitário, portanto a água deve ser trocada regularmente, e isso nem sempre acontece com o tempo.
- Segurança. Não deve haver rebarbas nos perfuradores, quanto mais ângulos agudos. Latas enlatadas são excluídas.
- Proteção contra poeira e detritos.
- O volume deve ser suficiente para um dia (ou seja, um litro com uma pequena margem).
- Conveniência para animais.
- Encher e lavar os recipientes também deve ser o mais leve possível. Coloque-o de modo a não arrastar toda a gaiola, correndo o risco de derramar água.
- Confiabilidade e simplicidade. O sistema está tentando torná-lo compreensível para os coelhos, e eles não poderiam mastigá-lo (acontece dessa maneira).
Quais são as taças para coelhos?
É mais fácil tomar uma tigela, mas essa simplicidade se transforma em uma constante mudança de água e sua rápida contaminação. Mesmo para uma pequena fazenda de meio período, esta não é a melhor opção.
Onde copos, aparelhos de vácuo ou mamilo são mais adequados. Vamos dar uma olhada mais de perto.
Copos fazer de garrafas e latas de plástico. Além disso, eles têm apenas um - uma grande quantidade. Desvantagens eles entregam muito mais: eles têm que pesar, agarrando-se à parte de trás dos pesos ou garantindo o jugo. Além disso, eles estão abertos, há sujeira desimpedida, lavar o recipiente é algumas vezes por dia. Vácuo (ou máquinas semi-automáticas) é muito mais prático. A essência é simples - a água do recipiente adicional é introduzida na vasilha "principal" por gravidade, até atingir o nível desejado. Tal reservatório pode ser uma garrafa plástica, que é fixada à parede da célula com grampos (o retentor inferior ajusta o nível do líquido ao mesmo tempo). "Vácuo" é simples e barato de fabricar, e a água em tal sistema permanece limpa por muito tempo. Há também um sinal negativo: o líquido pode fluir facilmente para fora da tigela e, no inverno, há risco de congelamento.
Os mais populares são mamilo sistema. De um recipiente fechado, a água flui para dentro do tubo, no final do qual há um mamilo esférico. Para ficar bêbado, o coelho terá que pressionar esta bola com a língua.
Entre as deficiências pode ser chamado de alguma complexidade de fabricação e um custo maior. Com cobertura frequente, a tampa pode vazar. Na estação fria é que o mamilo não funcionar corretamente (a bola pode simplesmente congelar).
Automático adaptações são adequadas para grandes fazendas. O grande volume do tanque de água fornecido para os tubos na bacia instalado nas células.O fluxo é regulado pela válvula de flutuação, que cai com o nível de água no tanque. Assim, dezenas (ou mesmo centenas) de animais recebem simultaneamente água limpa. É verdade que tal sistema é trabalhoso ao montar e bastante caro.
Determinado com a escolha, é hora de aprender a fazer uma tigela para coelhos.
Fabricação de bebedores com as próprias mãos
Qualquer um pode fazer um bebedor, especialmente porque para isso eles precisam de materiais úteis, que estão disponíveis a cada metochion. Vamos começar com os designs mais simples de "garrafa".
Da garrafa
Aqui tudo é simples - pegue uma garrafa de plástico comum e faça um buraco no meio com uma faca aquecida. Em tamanho, deveria ser tal que o focinho do coelho passasse por ali.
Tais bebedores elementares para coelhos, feitos à mão a partir de garrafas plásticas, são geralmente fixados na gaiola com dois pedaços de fio macio.Um agarra o gargalo da garrafa e o outro segura a mão superior.
Há um ponto relacionado ao seu uso - coelhos (especialmente os jovens) podem por uma semana - o segundo para roer tal capacidade. Portanto, faz sentido criar um sistema de vácuo mais confiável.
Vácuo
No curso estão as mesmas garrafas plásticas, mas o princípio de suprimento é diferente: uma parte da água, vazando, cobre o pescoço, e então - a física já está: a diferença de pressão não permite que toda a água vaze de uma só vez.
O material aqui é pelo menos o tempo gasto:
- Pegue uma garrafa e qualquer recipiente com bordas arredondadas (tigela, recipiente, recipiente de lata).
- O fundo é cortado, a água será derramada lá.
- Em seguida, desaperte o bujão, regulando assim o fornecimento de água. Algumas pessoas fazem isso de maneira diferente: a cortiça permanece no lugar, mas é feita com um furador ou faca de 2 a 3 furos grandes.
- Uma garrafa é anexada à parede da célula com arame ou braçadeiras a uma altura de 8-10 cm do chão.
- Ambos os recipientes são colocados de forma que a tampa fique próxima ao fundo da placa, mas não adere a ela, bloqueando o fluxo.
- Tudo, você pode derramar água.
Se a célula é grande e densamente "povoada" animais, em seguida, tomar alguns bebedores. A principal coisa - que se sobreponham os coelhos precisam no líquido.
Mamilo (teta)
tetinas para o coelho, feitas à mão, o trabalho sobre o mesmo princípio, mas podem diferir em design. aqueles que mais fácil para o fabrico, adequados para um pequeno número de população vivendo em células 1-2. Com eles e começar.
Eles fazê-lo:
- Tomar uma tampa de garrafa e uma borracha ou um segmento macio de um tubo de plástico transparente. Ao comprar um mamilo completa e geralmente oferecem um tubo de tamanho adequado - esta é a melhor opção.
- A tampa ordenadamente cortar o furo ao longo do diâmetro do tubo.
- O tubo (numa das extremidades) é inserido no bocal e a outra extremidade do fio na tampa.
- Garrafa agarram aos laços da parede celular (menor - perto do pescoço, uma grande - na parte superior). O coelho deve ser confortável para usar o mamilo, então pegue a altura desejada.
- Antes de encher recipientes com água, para substituir pequena uma placa debaixo dela - até que os animais se acostumar com este método, a água pode escorrer em pouco polkletki.
Para um grande número de coelhos terá que fazer mais complexo sistema. Exceto os mamilos com tubos quadrados, a loja terá que comprar kapleulavlivatel ou tubos, mangueiras, os plug e adaptador "microplacas". As ferramentas que você precisa para perfurar, perfurar - "nove" e toque cônico, que cortar o fio interno. Então tudo parece com isso:
- No lado do tubo, onde as ranhuras dos tubos vão, faça marcas e faça furos.
- Então eles "passam" a torneira.
- Um mamilo é inserido nesses segmentos.
- No final do tubo "tronco", coloque um esboço.
- No tanque ou garrafa preparados, um furo é feito com uma mangueira rosqueada.
- Na outra extremidade, a mangueira é conectada ao tubo a partir do mamilo. Para vedação, as juntas são enroladas com uma fita (o Teflon é adequado).
- Resta anexar os coletores de desvio.