Uvas, nomeadas em homenagem ao deus eslavo da fertilidade - Muscat variedade Velez

Pin
Send
Share
Send

As uvas são cultivadas por um homem desde tempos imemoriais.

Cultivo desta cultura começou 5000 anos aC. e. na Mesopotâmia e no Egito.

Agora esta cultura tem muitas variedades e entre elas a variedade de uva "Veles".

É sobre isso que vamos falar neste artigo. Entenderemos as peculiaridades dessa variedade, nos familiarizaremos com sua história, descobriremos a que doenças ela está sujeita e que cuidados ela requer.

História da criação

Criador famoso amador V.V. Zagorulko, residente na Ucrânia em Zaporozhye, cruzando as variedades Sofia e Rusbol, trouxe uma variedade relativamente nova de uvas sem sementes.

Os criadores há muito procuram criar variedades com sementes quase imperceptíveis. Veles é um deles.

A mão do mesmo criador pertence a Asya, Ruta e Vodograi.

O ano de criação desta uva foi distinguido por condições climáticas incomuns, e a proporção da massa de rudimentos aumentou mesmo em variedades completamente sem sementes. "Veles" foi premiado com a 4 ª categoria, o que significa que a proporção de rudimentos mais de 14 mg.

Descrição de Velez

"Veles" refere-se à classe das bagas sem sementes com um período de maturação excessiva das bagas, não superior a 100 dias. Entre as variedades sem sementes também são conhecidos os sem sementes Supernumerless, Witches fingers e Corinas Russian.

As uvas são moscatel rosa, kishmish Velez, destinadas ao consumo em forma seca e fresca, para a produção de sucos e vinhos.

Forma híbrida, resistente à geada, de -18 ° C a -21 ° C.

Aparecimento de uvas

Uvas nesta variedade são ramificadas e muito grandes em tamanho. Um grupo pode ter até 3 kg de peso. A forma das escovas é cónica ou cilíndrica. Pode atingir cerca de 18 cm de comprimento e 13 cm de largura.

As bagas são grandes, ovais, rosa bonito, com um tom âmbar. A aparência é transparente, muito bonita, pesando até 5 gramas.

A fragrância da fruta tem notas levemente muscat. Devido à ausência de sementes, a carne é muito saborosa e densa. O peeling quase não é sentido e é invisível quando usado.

A maturação da videira é muito boa, quase toda a extensão da parte aérea.

Nos enteados abundantemente formados no mato em meados de outubro, uma colheita adicional pode amadurecer.

Características

A colheita das uvas "Velez" é estável, apesar da idade do mato. Flores nesta variedade são bissexuais, o que significa auto-polinização, mesmo sem a ajuda de abelhas. A presença de flores deste tipo aumenta as chances de colheita e rendimento de frutas.A diversidade de flores também é diferente para a Moldávia, o Conde de Monte Cristo e Galben Nou.

Apesar da capacidade de auto-polinização, medidas adicionais para melhorar os ovários aumentam o rendimento em 20%.

Os arbustos são caracterizados por alto rendimento e capacidade de crescimento. Em boas condições climáticas e devido à segunda colheita do enteado, de um arbusto pode ser removido de 6 kg de fruta madura. E com os devidos cuidados, os números podem ser ainda maiores. Por um ano a videira desta variedade pode formar até 36 olhos.

Excelentes rendimentos também mostram o Jubileu do Kherson Summerman, Rkatsiteli e Gift of Magarach.

Variedade refere-se ao início em termos de envelhecimento. Para o cultivo nas zonas da Rússia Central e da região de Moscou, esta variedade é ideal, pois o amadurecimento dos frutos ocorre antes da estação fria. É possível colher já no início de agosto.

Veles, como muitas variedades, não tolera fortes chuvas e excesso de umidade no solo. Sob tais condições, as bagas inevitavelmente racham e a aparência se deteriora. Mas no tempo seco, cachos maduros pendem no mato até 1,5 meses, sem cair e não se transformando em passas.

A resistência ao congelamento das uvas Velez está em um nível médio entre outras variedades. Os rins são capazes de suportar a geada a -21 ° C. Para o inverno ainda é recomendado cobrir as uvas com túneis de filme. Maior resistência ao gelo pode ostentar as variedades Arochny, Krasa Severa e Super Extra.

De acordo com os testemunhos de viticultores experientes, os rins em tais abrigos não congelam mesmo em geadas severas.

Em Simferopol em 2010 "Veles" foi premiado com duas medalhas de ouro no concurso "cacho de uvas de ouro".

Fotos





Plantio e cuidado

As uvas Veles dependem fortemente da luz solar do lugar e do solo bom.

Ao plantar, é necessário fornecer proteção contra o vento norte e acesso à luz solar a maior parte do dia. A parede da casa ou a cerca vai melhor lidar com essa tarefa.

Para evitar a deterioração e rachadura da fruta, o solo não deve ser pantanoso. O franco arenoso com a adição de chernozem é o melhor.

A distância entre os arbustos não deve ser inferior a 1,5 metros. Se o pouso for feito ao longo da parede do edifício, então entre a parede e o mato é necessário recuar cerca de 1 metro.

Regar o mato não pode ser feito com freqüência, mas no período de vegetação, desabrochando e derramando de bagas, a rega deve ser dada uma atenção especial.

As uvas são podadas removendo 6-8 olhos.E sempre cobri-lo para o inverno com um filme, no qual você precisa derramar palha.

Pragas e doenças

"Veles" é uma variedade que foi introduzida relativamente recentemente e, portanto, a suscetibilidade a várias doenças fúngicas ainda não foi estudada.

Mas é estabelecido que a imunidade ao mofo e oídio na variedade é muito alta, cerca de 3,5-4 pontos.

Para evitar a doença dos arbustos, a pulverização preventiva é realizada três vezes durante o período de maturação. Para melhor efeito, a pulverização com herbicidas deve ser selecionada especificamente para cada tipo de doença.

Para proteger contra pássaros e vespas, recomenda-se cobrir os cachos em pacotes de rede especiais, que podem ser comprados em lojas especializadas.

Pin
Send
Share
Send