Moradores do nosso país, especialmente aqueles que vivem na Sibéria, além dos Urais, no cinturão do meio e na Transcaucásia, esse fruto silvestre comestível é bem conhecido. Mas, o que é especialmente agradável, o mirtilo, além das excelentes qualidades gustativas, possui inúmeras propriedades medicinais, portanto, cuidando desse fruto, desfrutamos e beneficiamos simultaneamente a nossa própria saúde. O que é blueberries e para o que é útil, vamos entender com mais detalhes.
- Conteúdo calórico e composição de mirtilos
- Quão úteis são os mirtilos para a saúde humana?
- Benefícios de mirtilos
- Benefícios das folhas de mirtilo
- Armazenamento e formas de colheita de mirtilos para o inverno
- Secagem
- Congelamento
- Desintegrado com açúcar
- Aplicação de mirtilo na medicina popular: tratamento de doenças
- Com anemia
- Com gastrite e colite
- Com hipertensão
- Com diarréia
- Com doenças catarrais
- Com dor nas articulações
- Com inflamação do sistema geniturinário
- Com eczema, inflamação da pele, líquen, queimaduras
- Para lavagens com dor de garganta e gengivite
- Como usar mirtilos em cosmetologia
- Contra-indicações e possíveis danos
Conteúdo calórico e composição de mirtilos
Os mirtilos, como deveriam ser, não são um produto de alto teor calórico: 100 g de frutos contêm, de acordo com dados diferentes, de 44 a 57 kcal, para que você possa comê-lo sem medo da sua cintura.
Aproximadamente 85% do mirtilo consiste em água, mas os 15% restantes representam um equilíbrio surpreendente de vitaminas e outros elementos úteis necessários para o corpo humano.
Valor nutricional de mirtilos (carboidratos, proteínas e gorduras em porcentagem): 7,6; 1,1; 0,6%. Cerca de 2,5-3% dos mirtilos são fibras alimentares e cerca de 0,2% são cinzas. Entre os macronutrientes, membros das amoras deve atribuir primariamente de potássio, etc, em ordem decrescente, seguida de fósforo, cálcio e magnésio, e de sódio. De microelementos, a baga contém manganês, cobre, ferro, zinco e selênio.
Há tantas vitaminas em mirtilos que é provavelmente mais fácil nomear aqueles que não estão nele. Ainda ácido ascórbico e beta-caroteno (que mirtilos particularmente rica), aqui a vitamina E está presente, uma doença rara mas necessária para a saúde de vitamina K, bem como virtualmente todo o grupo B: 1, 2, 3, 4, 5, 6, e 9 .
Não menos bagas são úteis e folhas de mirtilos. Há uma grande quantidade de taninos, ácidos de resina (grupo triterpeno) e carotenóides, que, por sua vez, são uma fonte de vitaminas, hormônios vegetais, óleos essenciais e outras substâncias úteis para o organismo.
Quão úteis são os mirtilos para a saúde humana?
Falando de blueberries, em primeiro lugar, geralmente, eles significam os benefícios para os olhos que esta fruta tem. Com efeito, as antocianinas contidas nas bagas e folhas da planta influenciam favoravelmente a nossa visão, ajudam os olhos a suportar cargas elevadas, renovam a retina, melhoram o movimento do sangue nos órgãos da visão e aumentam a sua acuidade.
Além disso, a baga tem efeitos benéficos no fígado, na vesícula biliar e também no sistema cardiovascular. O uso regular de blueberries ajuda a remover substâncias nocivas e radionuclídeos do corpo.
Contido na vitamina B5 de mirtilo afeta positivamente os processos metabólicos no corpo, e mirtilina glicosídeo é indicado no diabetes mellitus. A capacidade de blueberries para aliviar os sintomas do reumatismo, melhorar a circulação sanguínea e reduzir o colesterol no sangue também é notada.
Finalmente, os mirtilos têm um efeito geral de fortalecimento do corpo, melhora a imunidade, bem como o funcionamento de todos os órgãos e sistemas.
Benefícios de mirtilos
Mirtilos têm propriedades úteis para dissolver coágulos sanguíneos e aliviar a inflamação da casca exterior dos olhos.
Os frutos da planta, tanto em fresco e na forma de compota de fruta, e compotas um efeito benéfico sobre o sexo do sistema genito-urinário mais forte, porque quando a sua utilização regular melhora a montagem e reduz o risco da ejaculação prematura. Ou seja, você pode dizer que os mirtilos são uma espécie de ajuda para os homens que enfrentam dificuldades na vida sexual. Sem blueberries menos úteis e durante a gravidez, porque neste período de um corpo de mulher, por um lado, especialmente na necessidade de vitaminas e minerais, por outro - os mais expostos aos riscos de várias doenças, e os efeitos da normalidade para mulheres saudáveis de uma infecção viral ou outro processo inflamatório, durante a gravidez pode ser extremamente perigoso.
Finalmente, o uso de muitas drogas químicas gestantes é contra-indicada, como uma fonte natural de nutrientes para restaurar o corpo, sem quaisquer efeitos colaterais e riscos para o bebê.
Benefícios das folhas de mirtilo
As propriedades curativas não são apenas bagas, mas também folhas de mirtilos. Feito deles comprime ajudar com hemorróidas e até mesmo pode curar algumas doenças de pele, como dermatite, erupções cutâneas, eczema e Micose ou petiriaz Gibert, que, por sinal, muitas vezes são as crianças e mulheres grávidas, de acordo com algumas suposições, devido para imunidade enfraquecida.
Armazenamento e formas de colheita de mirtilos para o inverno
Se você mora nas regiões de crescimento desta baga útil, é claro, é melhor usar mirtilos frescos. Mas as principais propriedades medicinais das frutas e folhas, como já mencionado, começam a se manifestar quando o produto é levado pelo curso, em uma base regular, então você não pode fazer sem adquirir matérias-primas.
Secagem
Para a produção de matérias-primas medicinais, a coleta de folhas de mirtilo deve ser realizada no início do verão, quando o mato floresce. Mais tarde deixa um pouco mudar sua composição química, como resultado, certas propriedades úteis neles persistem, enquanto outros são total ou parcialmente perdidos. Como regra geral, após o aparecimento das bagas, a fruta deve ser colhida, não as folhas. As folhas coletadas são separadas dos pedicelos e secadas do sol, misturando periodicamente. A vida útil dessas matérias-primas é até a próxima safra.
- para a colheita, você deve escolher um dia seco e ensolarado e fazê-lo de manhã, assim que o orvalho secar nas bagas;
- As bagas colhidas devem ser separadas o mais rapidamente possível, eliminando as frutas podres, maduras, esmagadas ou danificadas;
- Antes de secar, cada baga deve ser liberado do pedúnculo;
- então as frutas são rapidamente lavadas em água corrente, jogadas em um coador, deixadas a drenar o líquido, espalhadas uniformemente em gaze, papel ou toalhas comuns e deixadas secar completamente.
Congelamento
Blueberries congelados são quase tão úteis quanto os novos.
Os benefícios de blueberries congelados no inverno são simplesmente inegáveis, porque neste momento nosso corpo precisa especialmente de vitaminas. A única condição: em nenhum caso congelar as bagas novamente - após o primeiro descongelamento, os mirtilos devem ser usados.Outra dica: certifique-se de manter os frutos congelados em um recipiente bem fechado e evitar o contacto com outros de seus "habitantes" de seu freezer, especialmente carne, peixe e outros produtos de origem animal.
Desintegrado com açúcar
Para manter os mirtilos no inverno, você também pode moer-lo com açúcar. Um tal método é mais vantajoso do que, por exemplo, geleia ou compota, uma vez que o produto não é tratado termicamente, mas ainda menos êxito do que a secagem por congelação e, claro, quando se fala acerca do uso de bagas para fins medicinais.
Em particular, para os pacientes com diabetes e para a perda de peso, um produto desse tipo pode não ser usado com precisão, enquanto que o restante é bastante semelhante à que se economiza em branco propriedades mais úteis de bagas. Enumeradas e preparada pelo método descrito acima bagas para moer: se você tiver tempo e paciência - esfregue por uma peneira, se você quiser acelerar o processo - para matar liquidificador de imersão ou picada (claro, neste caso, o efeito será muito pior do que depois da tela).
puré é em seguida misturado com açúcar numa razão de 1: 1,5, é agitada e é deixado durante algumas horas.Depois de algum tempo, expandir a delicadeza pronto em bancos estéreis, adormecer no topo de uma camada adicional de açúcar, hermeticamente fechados e numa cave ou no frigorífico.
Aplicação de mirtilo na medicina popular: tratamento de doenças
Mirtilos encontrada uma ampla utilização na medicina popular, e seus frutos e folhas são quase igualmente popular.
Com anemia
Quando a anemia é extremamente útil espremido na hora suco de mirtilos. Tome esta bebida você precisa de três vezes por dia antes das refeições metade de um copo, acrescentando o suco de uma colher de sopa de mel. Também é bom beber chá de mirtilo. Folhas secas de mirtilo e morango misturados com ciperáceas grama e agrião, raiz seca de amora e flores de urtiga branca (razão de 3: 1: 3: 2: 3: 3) e, em seguida, quatro recolha colheres zaparivayut litro de água, insistem composição e a beber durante o dia em partes iguais com um intervalo de cerca de 4 horas.
Com gastrite e colite
Mirtilos para gastrite - um excelente assistente, desde que a planta é capaz de normalizar a acidez, aliviar cólicas e fornecer geral efeito sobre o trabalho do estômago estabilização. Recomenda-se usar infusões de bagas preparadas de uma das seguintes maneiras:
1. Duas colheres de sopa de purê de mirtilo recém-assado despeje um copo de água fervida, deixe fermentar por 8-10 horas. Beba um quarto de um copo por meia hora antes de comer. A recepção continua até o estado se estabilizar.
2. A mesma versão, mas usamos água quente (água fervente) e insistimos apenas algumas horas.
Além disso, com gastrite, você também pode tomar várias gotas de tintura alcoólica de mirtilos várias vezes ao dia. Para prepará-lo para uma garrafa de vodka você precisa tomar 100 g de purê de frutas frescas e insistir por três semanas.
Com hipertensão
Cientistas americanos realizaram um experimento, que descobriu que as pessoas que comiam um copo de mirtilo por dia melhoravam significativamente sua pressão arterial, em particular, os indicadores "superiores" aumentaram significativamente. É por isso Boldo é muito útil não só para a hipertensão, mas também para a sua prevenção.
Além de frutas frescas, com hipertensão, você pode usar uma decocção de folhas de mirtilo. Aproximadamente uma colher de sopa de matéria-prima deve ser esmagada, despeje um copo de água fervente e cozinhe em banho-maria por meia hora. Remover, legal, legal. Tome várias vezes ao dia antes das refeições.
Com diarréia
Mirtilos têm um efeito de ligação sobre os intestinos, por isso pode ser usado para intoxicação alimentar, acompanhada de diarréia. Para este propósito, a infusão de bagas preparada por um dos métodos acima descritos é mais adequada.
Com doenças catarrais
Mirtilos para resfriados são mostrados tanto na forma natural (fresca, seca, congelada) quanto na forma de kissels, compotas e geléias. Também usou infusões e tinturas alcoólicas de folhas de mirtilo, preparadas por qualquer um dos métodos descritos acima.
Você também pode preparar um medicamento particularmente delicado: bagas de mirtilo são misturadas com uma pequena quantidade de água, incendiadas e definham em fogo baixo por 20 minutos. Em seguida, um copo de vinho tinto seco é derramado na mistura, tudo está definhando por mais 20 minutos, filtrado e bebido em uma colher de sopa três vezes ao dia.
As bagas podem ser usadas secas ou frescas, mas a água no último caso pode ser tomada menos (3 colheres de sopa de bagas secas terão 100-150 ml de água).
Com dor nas articulações
Com reumatismo e dor nas articulações para aliviar a condição vai ajudar a decocção de uma colher de sopa de bagas secas de mirtilos, preenchido com duas xícaras de água fervente e evaporado a metade.O caldo deve ser bebido quente por um quarto de xícara antes das refeições. Número de recepções - quatro vezes por dia.
Você pode preparar um kissel de mirtilo: em três copos de água, adicione duas colheres de sopa de blueberries secas, ferver, coe, adicione um par de colheres de chá de amido, um pouco de açúcar e infusão.
Com inflamação do sistema geniturinário
No verão, pessoas que sofrem de distúrbios do sistema geniturinário demonstram comer um dia meio quilo e mais mirtilos frescos. No inverno, você pode usar frutas secas ou congeladas. O uso regular do produto estabiliza o trabalho dos rins e reduz as manifestações dolorosas da doença.
Na fase aguda, recomenda-se usar uma decocção preparada a partir de folhas de mirtilo secas.
Com eczema, inflamação da pele, líquen, queimaduras
Para o tratamento de doenças de pele, mirtilos podem ser usados como um remédio externo.
Blueberries secas são derramadas com água na proporção de 1: 5 e cozinhe até metade do líquido é fervido. A mistura resultante é espalhada em gaze e usada como uma compressa na pele afetada. Este curativo deve ser mudado várias vezes ao dia, embebendo gentilmente a gaze seca com água morna ou soro de leite.
Em vez de uma decocção para uma compressa, você pode usar suco de mirtilo espremido na hora ou um purê feito com frutas frescas.
Para lavagens com dor de garganta e gengivite
A cavidade bucal é enxaguada com uma decocção de blueberries (as frutas são derramadas com cinco partes de água e definham até que metade do líquido evapore, então o caldo é filtrado).
Como usar mirtilos em cosmetologia
Como mencionado anteriormente, mirtilos são um antioxidante natural e anti-séptico, devido ao qual é usado não só na medicina popular, mas também em cosmetologia, em particular, para o cuidado da pele.
Decocção comum de folhas de mirtilo - Um excelente meio de lavagem, permitindo reduzir a manifestação de acne e outros problemas na pele do rosto. Se o mesmo caldo for congelado e os cubos de gelo resultantes limparem o rosto, ele adicionará um efeito de tonificação e reduzirá papos e olheiras sob os olhos.
Contra-indicações e possíveis danos
A única contra-indicação direta do uso de blueberry - oksalaturiya. Esta doença específica, caracterizada pela reacção fortemente ácida urina devido à presença neles de sais de ácidos e de cálcio oxálico. Pancreatite e outras doenças do pâncreas - uma ocasião consultar um médico antes blueberries uso, ou tê-lo em quantidades limitadas.
O restante das bagas não irá prejudicar a sua saúde, se você não usá-lo sem uma medida (um efeito colateral, neste caso, é expressa em um impacto de ligação de mirtilos sobre o trato gastrointestinal). Outra ressalva diz respeito a uma reacção alérgica, o que é raro nas amoras, mas ainda possível. Considerando blueberries em termos da proporção de benefícios e danos, não há dúvida de que o ex-compensam. Observar a medida, estar atento ao seu corpo, ouvir os sinais que ele envia para você e apreciar o sabor maravilhoso e aroma de frutas e chás de ervas, que, se não curar todos os seus males, então é só restaurar a força e vivacidade de espírito!