Cultivar variedade de morango "Elsanta": plantio e cuidado

Pin
Send
Share
Send

Morangos, ou morangos de jardim - uma das primeiras bagas de verão, cuja aparência é ansiosamente aguardada por crianças e adultos. Portanto, os proprietários de casas de veraneio preferem alocar pelo menos uma pequena parcela sob a sua plantação, a fim de comer frutas suculentas e saudáveis ​​caseiras. Acontece com frequência que, por exemplo, em seiscentos metros quadrados de terra você quer colocar o maior número de colheitas possível, de modo que haja vegetação na mesa, seus legumes e várias frutas silvestres. No entanto, o site, como dizem, não é emborrachado. Nesse caso, os donos de dachas começam a procurar variedades que tenham alto rendimento. Se falamos de morangos, então é isso que grau "Elsanta", sobre as características de cultivo que serão discutidas neste artigo.

  • A história da variedade de morango "Elsanta"
  • Descrição da variedade
  • Trabalho preparatório antes do plantio
  • O esquema de plantio de morango "Elsanta"
  • Agrotechnics de cultivo de um morango de grau "Elsanta"
  • Preparando morango "Elsanta" para o inverno

Voce sabe Jardineiros experientes se adaptaram para cultivar morangos no jardim durante todo o ano - nas condições do apartamento nas varandas isoladas. Então, a primeira colheita de morango "Elsanta" pode ser coletada não em junho, mas em dezembro,decorar a mesa festiva de Ano Novo com uma baga caseira fresca.

A história da variedade de morango "Elsanta"

Morango "Elsanta" apareceu graças aos esforços dos criadores holandeses não há muito tempo - a seleção da variedade foi realizada em 1981. Foi o resultado do cruzamento de duas variedades - "Gorella" e "Holiday". Desde então, é com as características desta variedade que todos os outros morangos são comparados. "Elsanta" está incluído na lista das melhores variedades e é o padrão, uma espécie de medida de rendimento.

Voce sabe As bagas mais populares "Elsanta" apreciado em sua terra natal - na Holanda e na Bélgica. Lá eles são cultivados principalmente em estufas em escala industrial.

Descrição da variedade

Então, vamos nos familiarizar com a variedade única de morango "Elsanta" mais de perto, tendo aprendido mais sobre isso a partir da descrição detalhada. Vamos começar com a fruta - eles são desta cultura de forma redonda cónica, pequena, vermelha brilhante com brilho envernizado. Sua carne é vermelha brilhante, suculenta. A fruta é muito apetitosa na aparência. No entanto, bem como a gosto - eles são doces com acidez leve, contêm 7,3% de açúcar e 0,77% de ácido. O sabor das frutas em uma sobremesa é estimado em 4,7-5 pontos. Eles são pequenos em tamanho - eles têm uma massa média de 45 g.As principais vantagens são a densidade. Transportam bem o transporte e são bem armazenados à temperatura ambiente - até três dias. Frutas saem facilmente do caule.

Os arbustos crescem para o tamanho médio, eles não se espalham muito. Eles formam um pequeno número de bigodes e soquetes. Nas vantagens de morango "Elsanta" é necessário registrar, naturalmente, o rendimento: de um arbusto pode ser coletado até 1,5 kg por temporada e até 74 quintais com 1 hectare de plantações de morangos. E também um longo período de frutificação.

Outra vantagem da planta é considerada alta resistência a doenças virais, boa resistência a manchas fúngicas, verticillium wilt. Em geral, a variedade pode ser chamada de despretensiosa - não requer nenhum esforço adicional para cuidar e alimentação constante.

Entre as deficiências de morango "Elsanta" - uma resistência do inverno fraco (até -14 º?) E resistência à seca, susceptibilidade à podridão radicular e oídio.

Esta variedade é adequada para crescer ao ar livre e em casa de vegetação. Recomendado para cultivo no cinturão médio e regiões do sul. O ciclo de cultivo é de quatro anos.O período de maturação dos frutos de morango "Elsanta" é médio.

Berry é universal: adequado para consumo fresco, geléia de cozimento, geléias, congelamento.

Trabalho preparatório antes do plantio

A melhor época para plantar esta variedade é o outono, mas não até a segunda quinzena de setembro. Se você decidir plantá-lo na primavera, espere por bagas menores.

Importante! Não plante morangos em clima quente, pois isso pode provocar sua murcha e danificar o sistema radicular.
A terra no local antes do plantio deve ser cuidadosamente preparada: para arar, esmagar todos os pedaços de terra. Em seguida, despeje bem e deixe em tal condição por um dia. Depois disso, solte o solo e faça buracos.

Ao plantar o solo, você pode (mas não necessariamente) fertilizar fertilizantes orgânicos ou nitrogenados. Por exemplo, uma mistura de húmus ou composto bem reparado (3 kg / 1 sq. M), cloreto de potássio (10 g), superfosfato (30 g) é introduzida na cava do plantio.

Após este procedimento, o solo sob os arbustos deve ser regado e coberto com cobertura de grama seca, húmus, turfa ou composto. Ao plantar desta maneira, os morangos não precisarão de fertilização até o período de frutificação.

O esquema de plantio de morango "Elsanta"

O melhor método de plantio para esta variedade será de duas faixas - 30 × 30. Distância entre os furos no desembarque do mato deve ser de pelo menos 25 cm, entre as linhas - 40 cm.Você também pode aplicar o esquema de plantio com fita de duas linhas: 80 × 30 × 30. Plantação de morango "Elsanta" é realizada a uma profundidade de 8 cm.

Morangos de planta, de preferência em tempo nublado.

Agrotechnics de cultivo de um morango de grau "Elsanta"

Como a resistência à seca do morango "Elsanta" é bastante baixa, atenção especial ao cuidar deve ser regada. É especialmente importante humedecer regularmente o solo no primeiro mês após o plantio. A primeira semana de rega deve ser feita diariamente. Depois - o seu número e volume são reduzidos para uma vez por semana. Durante o período de frutificação, o solo é regado apenas quando secar. Em clima quente, este procedimento é realizado uma vez em 4-5 dias, usando 8-10 litros de água por 1 km2. Em períodos particularmente secos, que são acompanhados por temperaturas muito altas, o morango precisa de irrigação por gotejamento, bem como abrigo do sol escaldante.

Importante! Sem rega adicional e sombreamento de temperatura + 35-40 ºC pode ser destrutivo para morangos.
As medidas para cuidar dos morangos também incluem soltar o solo. É realizado uma vez a cada 10-15 dias. Além disso, não se esqueça da destruição atempada de ervas daninhas.

Fertilizar esta variedade jardineiros não recomendo. Uma exceção só pode ser feita pelo terceiro ano de vida.

Importante! Uma característica da variedade "Elsanta" é sua capacidade de saciar. Se for ainda não fertilizar a primeira temporada, ainda baga capaz de desenvolver de forma independente resistência e estabilidade.
Se você ainda preferir fertilizar morangos, então "Elsante" será bastante dois curativos adicionais - na primavera e no outono. O curativo superior é realizado quando a neve chega e o tempo está estável. Os fertilizantes utilizados durante este período devem conter uma quantidade suficiente de nitrogênio.

No outono, os morangos são fertilizados em setembro. Use orgânico, mineral, mistos, adubos verdes, cozidos suas próprias mãos, ou um fertilizante completo para os morangos, comprado em uma loja da especialidade.

Na aplicação de fertilizantes deve ser extremamente cauteloso e água só corredor, para evitar solução sobre as folhas da planta. Também Não se afaste da dosagem para não danificar o morango.

Preparando morango "Elsanta" para o inverno

Como a variedade é termofílica e não tolera geadas, um componente importante do cuidado com a planta será a sua preparação para o inverno. Por atividades de outono incluem poda de folhas e cobertura morta do solo. Além disso, no outono, não é necessário parar de molhar as plantas, porque em setembro, o tempo quente e seco é muitas vezes quente. Também é necessário tomar medidas para controlar pragas e doenças quando elas ocorrem e remover os órgãos afetados e cariados da planta.

Você precisa cortar folhas de morango? Não há uma resposta inequívoca para essa questão. Os opositores deste procedimento provam que um homem interfere nos processos naturais de desenvolvimento da cultura da baga e, consequentemente, prejudica-a. Eles argumentam seu ponto de vista pelo fato de que um morango com folhas saudáveis ​​é mais fácil de sobreviver no inverno, pois são eles que ajudam a manter os rins das geadas. Os defensores da remoção de folhas para o inverno estão convencidos de que A poda resulta em um aumento nos rendimentos no próximo ano.

Se você considerar este procedimento conveniente, então você precisa saber como podar corretamente, de modo a não prejudicar a planta.Após a frutificação, as folhas do morango são cortadas com uma tesoura ou um podador. É melhor fazê-lo em agosto. Corte apenas a placa da folha. É importante deixar as hastes intactas, para não danificar o ponto de crescimento por acidente. Todas as antenas também são removidas.

Alguns donos de canteiros de morangos simultaneamente com poda produzem soltura e matagal de arbustos.

Em seguida, as camas são regadas abundantemente e mulched. Como cobertura morta use turfa, agulhas coníferas, folhas secas, palha. Não é necessário livrar-se de ervas daninhas no outono, é melhor deixar este procedimento para a primavera. Durante esse período, eles não são mais perigosos para os morangos, mas quando são removidos podem danificar as raízes das plantas que não têm tempo para se recuperar no inverno.

"Elsant" definitivamente deveria estar escondido. Para cobrir, ramos de árvores coníferas, palha, folhas secas e topos são adequados. Você também pode usar materiais de cobertura especiais (agrotex, spunbond, etc.) com uma densidade de 60 g / sq. Eles puxam o arco. Ao escolher abrigos naturais, deve-se dar preferência ao lapnik, que é bom para deixar entrar no ar e não permite que os arbustos de morangos sejam descartados.

É importante lembrar que o abrigo deve ser realizado somente após a primeira geada. Isso permitirá que a planta fique endurecida.

Se você está em busca do melhor para você variedade de morangos de jardim, nós aconselhamos que você escolha morango "Elsanta", pouso e cuidados para os quais você não terá problemas especiais. Mas a abundância da colheita agradará agradavelmente.

Pin
Send
Share
Send