Plantando uma romã: maneiras básicas e dicas úteis

Pin
Send
Share
Send

A romã é uma planta incrível que libera não apenas um grande número de propriedades úteis, mas também uma aparência maravilhosa. Além disso, essa cultura é bastante adequada para o cultivo em campo aberto e em casa. Para conduzir adequadamente um desembarque, é necessário familiarizar-se não apenas com as instruções para sua conduta, mas também com informações sobre a seleção e preparação do material de plantio.

Plantio de sementes de romã

Este método de plantar romã é adequado para você, se você quiser cultivar romã como planta de casa.

Preparação de sementes de romã para sementeira

Somente sementes maduras são adequadas para a semeadura.

A fruta da qual você colhe as sementes deve ser de cor vermelha brilhante, madura e livre de defeitos (escurecimento, podridão, etc.). Para a semeadura, você pode usar apenas sementes amadurecidas. Eles são muito difíceis de tocar e têm uma cor creme clara. Sementes verdes e macias não funcionam porque não estão maduras e não germinam.

Depois de obter as sementes, remova cuidadosamente toda a carne e lave-as em água morna e limpa e depois seque-as em um guardanapo ou toalha de papel. As sementes devem ficar completamente secas, caso contrário, podem apodrecer.

As sementes de romã têm uma taxa de germinação alta, mas não amigável, por isso não será supérfluo embebê-las antes de plantar em uma solução de zircão, Epin ou Humate por 24 horas, tendo preparado de acordo com as instruções.

A romã é uma das plantas mais despretensiosas e, portanto, seu cultivo pode parecer atraente o suficiente para os floristas iniciantes. Mas quero avisá-lo: se você planeja usar romã não apenas para fins decorativos (para isso é melhor plantar romã interna), mas também para colher dela, é melhor comprar sementes em uma loja especial ou usar a colheita varietal ou uma planta comprovada cultivada em condições de casa. O fato é que, nas lojas, muitas vezes vendemos frutas híbridas, cujas sementes não possuem as propriedades da planta mãe, o que significa que a colheita resultará absolutamente não é o que você deseja.

Sementeira de romã

As sementes de romã podem ser semeadas em um recipiente comum

Para a semeadura, uma capacidade comum é bastante adequada. Faça orifícios de drenagem na parte inferior e despeje 2-3 cm de material de drenagem (argila expandida, cascalho fino). Encha o tanque com solo adequado (composição: turfa (1 parte) + húmus (1 parte) + solo do jardim (1 parte) + areia (0,5 parte) + turfa (0,5 parte)). Se você não conseguir preparar um solo assim, poderá usar o substrato recomendado para o cultivo de frutas cítricas. Não se esqueça de pré-desinfetar o solo, derramando-o com água fervente ou umedecendo e aquecendo no forno por 30 minutos a uma temperatura de 70sobreS-90sobreC. A espessura da camada do solo não deve ser superior a 5 cm.

  1. Umedeça o solo e faça orifícios com 1-2 cm de profundidade a uma distância de 5-7 cm um do outro. Se você usou recipientes separados, faça um furo no centro.
  2. Em cada poço, coloque 1 semente e polvilhe levemente com o solo sem compactá-lo.
  3. Cubra as plantações com um filme ou saco plástico e coloque em um local quente e claro, mas não sob luz solar direta.

Como regra, as mudas de romã aparecem 10 a 15 dias após a semeadura. Quando a maioria das sementes germinar, você poderá remover o filme. Até esse período, as culturas precisarão fornecer ventilação diária (10 minutos, 2 vezes ao dia) e umedecer o solo em tempo hábil.

Presowing eventos e semeando sementes de romã no chão - vídeo

Picareta de romã

A fim de estimular o desenvolvimento do sistema radicular e fornecer à planta espaço suficiente para o crescimento, é necessário colher e transplantar

A melhor época para um transplante de romã é entre meados de abril e início de maio, quando os brotos começam a inchar nas árvores.

Como o desenvolvimento de seu sistema radicular ocorre com o crescimento de brotos de romã, você precisará buscá-los quando os brotos que aparecerem entre 2 e 3 folhas. Prepare panelas de barro de pequeno volume (0,5 - 0,6 L): a romã é uma planta cujo sistema radicular está localizado próximo à superfície, por isso é indesejável plantá-lo em recipientes profundos. Além disso, os vasos escolhidos devem ter um orifício de drenagem.

  1. Despeje 2-3 cm de material de drenagem (argila expandida, cascalho fino) no fundo da panela.
  2. Encha a panela com solo (você pode usar uma mistura para frutas cítricas, mas é aconselhável preparar um substrato especial novamente: terra do relvado (4 partes) + húmus das folhas (2 partes) + turfa (1 parte) + turfa (1 parte) + areia (1 parte)) e umedeça.
  3. No centro, faça um buraco de 5 a 6 cm de profundidade.
  4. 2 horas antes do transplante, regue bem os brotos. Quando o tempo acabar, remova-os cuidadosamente. Para maior comodidade, você pode usar uma colher de sopa. Tente manter a terra nas raízes.
  5. Se as raízes forem excessivamente longas e saírem de um pedaço de terra, você poderá cortá-las em 1/3. Isso dará menos tempo à planta.
  6. Coloque o broto suavemente no buraco e polvilhe com terra.
  7. Compacte e regue o solo e coloque a panela em um local claro.

No futuro, você precisará transplantar uma romã por 3 anos seguidos, aumentando gradualmente o volume da panela para 4 litros e depois - conforme necessário (se a planta claramente não tiver espaço suficiente para atualizar o solo etc.). Prepare o vaso de acordo com as mesmas regras, e é aconselhável transplantar por transbordo. Para fazer isso, não regue a planta por vários dias e, quando a terra secar, vire a panela e remova a romã junto com um pedaço de terra. Em seguida, coloque o caroço no centro da panela, preencha o espaço livre próximo às paredes com terra e despeje.

É melhor transplantar uma muda adulta por transbordo, a fim de danificar menos as raízes

Plantio de estacas de romã

Esse método de plantio é mais adequado para você se você deseja cultivar romã em campo aberto, mas na prática também é usado para cultivar essa planta em casa, embora muito raramente.

Regras para colheita e plantio de estacas de romã - tabela

Para obter uma boa muda, você deve seguir as regras de colheita, armazenamento e germinação de mudas

Características da preparação de mudasPara cultivo ao ar livrePara cultivo interno
Idade das estacasEstacas de um ou dois anos de idade, retiradas de ramos laterais saudáveis ​​no lado sul da coroa.Os critérios são os mesmos.
Tempo de corte para estacasFinal do outono, quando a romã descarta completamente a folhagem.O início é meados de março, quando a árvore ainda não "acordou".
Descrição das estacasAs estacas devem ter 20-25 cm de comprimento, 7-8 mm de espessura e ter 4-5 rins.Você pode fazer o mesmo, você pode 2 vezes mais curto.
Regras para cortar estacasAs estacas precisam ser cortadas da parte central do ramo, enquanto o corte oblíquo inferior precisa ser feito, recuando 2 cm do rim, o superior acima do rim. Depois de cortar os brotos, limpe-os de folhas e galhos laterais.As regras são as mesmas.
Preparações e armazenamentoAntes de enviar as estacas para armazenamento, limpe-as com um pano embebido em uma solução fraca de sulfato de cobre (0,5 colheres de sopa de pó diluído em 1 litro de água morna) e depois seque bem. Depois que as estacas secarem, enrole as pontas com um pano úmido, coloque em um saco plástico e leve à geladeira na prateleira superior. Inspecione as peças aproximadamente uma vez por mês, hidratando o tecido e removendo a co-condensação, conforme necessário.Não é necessário, pois mudas plantadas imediatamente no chão.
EnraizamentoRealizada no final de março - início de abril. Coloque as estacas com o corte inferior em um recipiente de plástico escuro (pode ser feito de uma garrafa), enchendo-o com metade da água morna. Coloque os recipientes em um local quente e sombreado. É aconselhável não trocar a água à medida que evapora, mas completar.É realizado imediatamente após o recebimento do material. Coloque as estacas com o corte inferior em um recipiente de plástico escuro (pode ser feito de uma garrafa), enchendo-o com metade da água morna. Coloque os recipientes em um local quente e iluminado. É aconselhável não trocar a água à medida que evapora, mas completar.
Plantando em uma panelaNão realizado, mudas plantadas imediatamente no chão para construir e fortalecer o sistema radicular.A preparação do vaso (0,5-0,7 l) e o plantio de mudas são realizados da mesma maneira que no mergulho.

A romã é uma cultura que adora o calor; portanto, é aconselhável cultivá-la em campo aberto exclusivamente nas regiões sul da Rússia e da Ucrânia. Se você mora em regiões mais frias, tente escolher uma variedade resistente ao frio para plantar.

Como regra, eles começam a plantar estacas de romã não antes de meados de maio, a fim de evitar a ameaça de geadas geladas, e desde que o solo seja aquecido a +12 a uma profundidade de 10 a 15 cmsobreC.

Muitos jardineiros preferem plantar imediatamente mudas não cultivadas no chão, em vez de mexer no enraizamento. Da minha parte, recomendo que o enraizamento seja realizado, especialmente para as pessoas que encontraram pela primeira vez a propagação de romã ou qualquer outra cultura por estacas e, portanto, poderiam muito bem ter cometido erros durante sua preparação ou armazenamento. Se o caule não se enraizar, ficará claro que não é adequado para o cultivo posterior, e você não precisará substituí-lo no pote ou no local e gastar tempo e energia cuidando dele.

Mudas de plantio "temporárias"

Para a sobrevivência, recomenda-se que as estacas sejam colocadas em uma área ensolarada, com solos férteis leves e bem drenados (argilosos ou argilosos).

Se você quiser plantar um talo de romã enraizado, coloque apenas as raízes no buraco, sem cobrir toda a parte aérea com terra.

No enraizamento de estacas de romã, em média, leva até 2 meses

  1. Cavar buracos de tal profundidade que, ao plantar as mudas, um rim permaneça na superfície, a uma distância de 15 a 20 cm um do outro.
  2. Coloque uma haste em cada poço, inclinando-a para o lado sul, para que a haste germinada receba mais luz.
  3. Encha o buraco com terra e bata no patamar até o rim mais alto.
  4. Regue o patamar, usando o bico - "regue" com força.

Para estacas bem enraizadas e germinadas, é necessário regar regularmente (1 vez por semana), afrouxando o solo e fertilizando. As regras são as seguintes:

  1. Na primeira semana após o plantio - polvilhe 2 -2,5 g de superfosfato na superfície do poço de aterrissagem.
  2. Na terceira semana após o plantio - despeje as mudas com uma solução de fertilizantes minerais (uréia (2 g) + superfosfato (2 g) + cloreto de potássio (2,5 g) + 10 l de água).
  3. Na quinta semana após o plantio - despeje as mudas com uma solução de fertilizantes minerais (uréia (3,5 g) + superfosfato (2 g) + cloreto de potássio (3,5 g) + 10 l de água).
  4. Na oitava semana após o plantio - despeje as mudas com uma solução de fertilizantes minerais (uréia (17 g) + superfosfato (12 g) + cloreto de potássio (20 g) + 10 l de água).

O enraizamento geralmente leva de 1,5 a 2 meses. Após esse período, desenterre as mudas e examine-as cuidadosamente. As brotações adequadas para o plantio adicional devem ter um sistema radicular desenvolvido, com pelo menos 4 processos laterais e atingir uma altura de 50 cm.

Plantio de mudas em local permanente

No final do verão, depois que as mudas criam raízes (se você plantar brotos) e ficam mais fortes, elas devem ser transplantadas para um local permanente que atenda às mesmas características do local para colocação temporária. Caso você tenha adquirido uma nova muda, é melhor plantá-la no início e meados de maio.

Para fornecer à granada as melhores condições de crescimento, você precisa preparar adequadamente o poço de aterrissagem

  1. Cavar um buraco de 60 a 80 cm de profundidade e 60 cm de diâmetro.Dobre a camada superior do solo (15 a 20 cm) na borda do buraco e deixe o fundo de lado. Se você deseja plantar várias plantas, coloque os caroços a uma distância de 1,7-2,2 m um do outro.
  2. No centro do poço, instale um pino de 1,2 a 1,5 m de altura para a liga.
  3. No fundo, despeje uma camada (7-10 cm) de material de drenagem (tijolo quebrado, cascalho, argila expandida).
  4. Despeje o solo na camada de drenagem (composição: camada fértil removida do solo + húmus ou composto apodrecido (2 partes) + areia (1 parte). Você também pode adicionar 5-6 kg de estrume apodrecido). A parte superior do slide deve estar na borda do poço.
  5. Coloque cuidadosamente as mudas no topo da lâmina e preencha o buraco com os restos do solo preparado. Ao mesmo tempo, tente não aprofundar o pescoço da raiz (o local onde o tronco vai para a raiz). Amarre uma muda a uma estaca "oito".
  6. Faça um buraco com um diâmetro de 20 cm ao redor da muda, formando uma parede de barro com 10 cm de altura nas bordas e regando.

Plantio de mudas de romã - vídeo

Como você pode ver, o plantio de uma romã não difere em nenhuma dificuldade, embora exija uma preparação cuidadosa e prolongada. Mas o resultado certamente justificará todos os esforços e, seguindo todas as recomendações, você obterá uma árvore saudável que decorará sua casa ou ocupará o devido lugar no seu jardim.

Pin
Send
Share
Send