Cereja feltro (Prunus tomentosa) é um arbusto de árvore do Extremo Oriente que cresce não mais do que três metros de altura. Graças a floração bonita cedo e pequenos frutos doces, é cultivado por jardineiros da Rússia, a Ucrânia e a Bielorrússia. Os frutos das cerejas de feltro são pubescentes, muito menores do que as cerejas comuns, mas a falta quase completa de ácido ganhou o amor universal. Bagas de cereja Berry são comidos frescos, congelados para o inverno, eles são cozidos com geléia, compotas e compotas. A planta é simples em cuidados e cultivo e bastante resistente ao frio.
- As doenças principais de uma cereja de feltro
- Monilíase (queimadura monilial)
- Klyasterosporiosis
- Cockcomicosis
- Doença do sopro
- Como lidar com as principais pragas das cerejas
- Traça de Ameixa
- Pulgões
- Ameixa (Bolso) Ácaro
- Folheto
- Como proteger a cereja de feltro de pragas e doenças: medidas preventivas
As doenças principais de uma cereja de feltro
Às vezes, quando saímos para o jardim, percebemos que ocorrem mudanças desagradáveis com a cereja de feltro. Quando perguntado por que as folhas da cereja estão secando e a fruta mal está amarrada, determinamos que a planta está doente. Felt cereja pode ficar doente com moniliose, klyasterosporiosis e às vezes com coccomicose.Muitas vezes, os sinais externos das doenças são muito semelhantes entre si, mas, para escolher o remédio certo para o tratamento, é necessário estabelecer o diagnóstico correto. Nas folhas da planta, pragas de insetos podem viver. Vamos considerar mais detalhadamente as doenças básicas de uma cereja de feltro e o seu tratamento. Para uma resposta rápida às doenças do jardim no armário de remédios do jardineiro deve ser: Calda bordalesa ou vitríolo de cobre, cal hidratada e var de jardim, preparações à base de "Fundazol" e a presença de fungicidas é obrigatória. Sempre tenha inseticidas à mão.
Monilíase (queimadura monilial)
Cereja de feltro é uma planta extremamente despretensiosa, por isso as doenças são visitadas apenas raramente e com relutância. A planta menos resistente à doença, que é chamada queimadura monilial.
Os primeiros sinais da doença podem ser vistos a partir de uma inspeção visual do mato. Pequenas rachaduras são visíveis no córtex, a partir do qual a gengiva começa a fluir. Uma goma é uma substância orgânica pegajosa, ou então um alcatrão de madeira. A goma aparece na casca da árvore apenas com danos mecânicos na casca.Flores murchas e amarelas e folhas de cereja, os ramos começam a secar. Isto é monilíase da cereja. Externamente, é muito semelhante ao fato de os galhos congelarem com geadas noturnas recorrentes ou o horticultor exagerar com tratamentos químicos e apenas queimar a planta. A causa do desastre é o desenvolvimento do fungo Monilia. Seu desenvolvimento é rápido, está se desenvolvendo rapidamente e infecta fungos saudáveis com esporos do fungo. E agora, entre os verdes brilhantes da primavera aparecem manchas calvas mortas com folhagem murcha. Se você não iniciar o tratamento, essa planta está condenada a perecer.
Eu começo o tratamento da cereja de feltro de monilioz:
- Primeiro de tudo, cuidadosamente inspecionar o doente uma cereja feltro, olhando as queimaduras casca e scrollsaw todos os ramos com sinais de doença. Filiais infectadas derramadas são retiradas do jardim e queimadas.
- Antes da floração arbustos pulverizadas com uma tal solução: 10 g de "fundazol", "topázio", ou "Topsina" dissolvidos em 10 litros de água.
- Se a mola de chuva e humidade, a pulverização deve ser repetida depois de uma semana (perto do fim da floração).
- Para o tratamento da moniliosis tratamento subsequente dos arbustos doentes precisam para passar o outono e na primavera seguinte estas soluções:
- A planta é pulverizada com uma mistura Bordeaux 3% ou uma solução de sulfato de cobre a 3%.
- Pulverizando com as mesmas drogas, mas tomando sua solução de 1%.
Klyasterosporiosis
A klyasterosporiose é afetada principalmente por árvores frutíferas e arbustos. Eles adoecem facilmente com ameixas, pessegueiros e damascos, mas as colheitas mais instáveis são a cereja e a cereja. O segundo nome desta doença é um ponto holey. O fungo Clasterosporium carpophilum é o agente causador do clasterosporium. Deterioração, apodrecimento de madeira e o tempo quente, húmido são excelentes terreno fértil para os esporos dos fungos. Esporos do fungo não perdem vitalidade no inverno.
Assim que a temperatura da mola sobe acima de + 4 ° C e começar a derreter a neve e gotas - esporos activados e accrescent micélio formar um almofadas castanhos em ramos infectados e rim inchado.Insetos e vento carregam esporos e infectam plantas mais saudáveis. A infecção do jardim realiza-se durante uma semana, como no caso de um klysterosporiosis um período de incubação muito curto - até quatro dias. Durante o verão, 3-4 gerações de fungos se desenvolvem. Os primeiros sinais da doença se manifestam em manchas marrom-avermelhadas ou marrom-avermelhadas nas folhas de uma cereja de feltro. Durante uma semana, o tecido no centro do local afetado murcha e se derrama, e as folhas permanecem pequenas (até 2 mm) através dos orifícios. Ao longo das bordas dos buracos, as bordas do tecido laminado escurecem, uma borda escura é exposta. Este é um sinal distinto de klysterosporiosis de outras doenças fúngicas.
Na casca de plantas infectadas com uma patela, aparecem rachaduras, das quais a goma escoa (uma substância orgânica pegajosa, semelhante ao alcatrão de madeira). Afetados pelo micélio, os brotos do mato escurecem e morrem, e a cor seca e desmorona. A cereja seca, fica para trás em crescimento, é menos frondosa e mais cedo descarta as folhas no outono, ao contrário das plantas saudáveis.
Profilaxia e tratamento da criesterose:
- Nós escolhemos para plantar variedades, resistentes a klyasterosporiosis.
- Com o tempo, cortamos os brotos das raízes.Evitando o espessamento, prevenimos assim os surtos de doenças fúngicas.
- A planta será forte e saudável se for fertilizada e regada a tempo.
- Depois de podar os galhos, nós processamos o dano mecânico com uma fumaça de jardim.
- No outono, nós removemos as folhas caídas e a carniça - neles as pragas e esporos fúngicos podem o inverno.
Na primavera, três tratamentos de jardim são feitos:
- Pulverização com uma mistura Bordeaux (sobre ramos nus).
- Em gomos ligeiramente dissolvidos tratamento "Kuproksatom".
- Depois do segundo tratamento novamente, "Kuproksatom" depois de 14 dias.
Cockcomicosis
A doença veio no século passado dos países escandinavos e afeta as cerejeiras. A doença é fúngica, é estimulada por um fungo parasita que vive e se reproduz em folhas de cereja. As folhas da árvore infectada ficam amarelas, ficam cobertas de pontos escuros e caem prematuramente da árvore. Na luta contra a coccomicose, os tratamentos fungicidas que deprimem o desenvolvimento de esporos fúngicos ajudam e acabam por destruí-los completamente.
Cereja feltrada quase não é afetada pela coccomicose, mas se isso acontecer, tratamos o arbusto pulverizando com fungicidas. Cuidado do jardim, poda atemporal de ramos de cereja e tratamento com fungicidas e "Fundazol" para a prevenção de doença - esta é a base da saúde do jardim de cereja.
Doença do sopro
A doença de uma cereja de feltro, causada por esporos do fungo Taphrina, parece na cereja como um estranho ovário. A planta descolorida forma frutos sem uma pedra e na forma de sacos alongados. Esses "bolsos" são o berço para o amadurecimento dos esporos de cogumelos. Mesmo após a secagem, essas bagas são uma fonte de contágio. É necessário remover da planta e queimar as bagas afetadas e tratar a planta afetada com fungicidas sistêmicos.
Como lidar com as principais pragas das cerejas
As famílias de ratos são o principal ataque das cerejas de feltro. Eles roem a casca no mato no inverno. Danificado é a casca, que está sob a neve, como os buracos do túnel do mouse são colocados para a planta também sob a cobertura de neve.
Métodos de combate a roedores
No outono, os troncos do mato são cobertos com uma rede metálica de malha fina, e iscas venenosas são colocadas perto das cerejas. No inverno, a neve, localizada perto dos troncos, pisca com força em um raio de um metro.No final do inverno, a neve é completamente removida do tronco do mato.
Traça de Ameixa
O destruidor de insetos estraga não só as ameixas, mas também outras frutas, sem contornar a atenção e os frutos da cereja de feltro. As larvas da praga se alimentam da polpa da fruta, as gotas de goma permanecem no fruto roído, a fruta estragada não cresce, as bagas de cereja gradualmente param de crescer e secam. Para uma estação quente no jardim pode crescer várias gerações de traça de ameixa. A luta contra a praga precisa começar assim que os anos maciços de mariposa começarem.
Método biológico
Você pode pendurar iscas para as borboletas. No jardim, eles colocam e penduram nos recipientes de árvores com compotas doces, em que cola é adicionada. Borboletas voam para cheirar e perecer na cola. As armadilhas são limpas todos os dias de insetos mortos e despeje-as na compota. Então, vamos proteger a cereja de feltro das garras da larva da traça.
Método químico (dois tratamentos são realizados)
- O primeiro tratamento imediatamente após a floração, quando o ovário começa a derramar, as preparações "Decis" ou "Alatar". Nós destruímos a primeira geração de mariposa.
- A segunda pulverização é realizada na terceira década de julho.Tratar com drogas "Carbofhos" ou "Kinmiks". Por esta pulverização, nós limpamos o jardim da segunda geração da mariposa.
Pulgões
Quantas vezes é necessário observar no jardim, como a parte inferior das folhas de uma cereja de feltro é pontilhada com pequenos insetos negros. Apareceu pulgão em uma cereja. Os pulgões sugam o suco da planta, enfraquecendo-o e abrindo o caminho para várias doenças.
Você pode lutar com métodos populares de pulgões:
- Pulverize os pulgões ocupados com a solução de cinzas. Para preparar uma solução, uma lata de litro de cinzas de madeira é derramada em 5 litros de água e insistiu por 24 horas.
- O tratamento das folhas afetadas com uma infusão de sabão também ajuda. Um pedaço de sabão cinza é esfregado em um ralador e despejado com água morna em um volume de 10 litros. Quando o sabão é completamente dissolvido em água, o tratamento pode começar.
- Os pulgões plantam seus "pastores" - formigas. Para bloquear o caminho para a disseminação de pulgões em árvores e arbustos, nos troncos das plantas anexar cintos de pesca, untados com cola. As formigas estão presas e não conseguem atravessar essa barreira. A árvore permanece desocupada com pulgões.
- Os pulgões não gostam de pulverizar com infusões em folhas de tabaco, milefólio, batata e tomate.A infusão com qualquer uma destas plantas é preparada desta maneira: metade de um balde de massa vegetal moída é recheado e vertido até o topo com água fervente. Cubra e insista por dois dias. A infusão está pronta para uso.
Você pode usar o inseticida "Iskra" ou "Comandante". As preparações destroem pulgões e lagartas e protegem as plantas tratadas até o final do verão.
Ameixa (Bolso) Ácaro
O carrapato de bolso, depositado em uma cereja de feltro, se alimenta do suco de folhas jovens, contribuindo para o enfraquecimento e a morte de plantas no futuro. Se você olhar para as folhas de feltro cereja com "verrugas" - isso significa que o mato está infectado com carrapatos.
É muito eficaz na luta contra o tratamento de ácaros do mato com água a ferver. Tais tratamentos são realizados no início da primavera, mesmo antes da brotação, o processamento em galhos nus é possível. Água quente (quase água fervente) é despejada em um regador com um difusor no bico e regar os arbustos infectados com ácaros (nos galhos).
Depois de três dias, você pode repetir o tratamento. Geralmente isso é suficiente. Quando a planta dá à luz, é necessário realizar o tratamento com inseticidas ("Aktara" ou "Karate").No outono, a serapilheira é coletada cuidadosamente perto do mato e, em outubro, é necessário desenterrar o solo no círculo próximo ao tronco da planta. Todas essas medidas não permitirão que os ácaros passem o inverno.
Folheto
Lagartas de bicho-papagaios vivem e se alimentam de arbustos de frutas e árvores. Lagartas de um rolo de folha de até 2 cm de tamanho, com uma cor verde ou marrom. Na primavera, eles mordem os brotos ou botões de plantas, no verão eles se alimentam de folhas e frutos. As larvas infestadas de arbustos são facilmente reconhecidas pelas folhas dobradas.
- Para combater os rolos de folhas, você precisa de um exame completo das plantas, a destruição de galhos doentes, folhas torcidas no tubo com larvas são quebradas e queimadas.
- Quando a temperatura na primavera é definida acima de +4 ° C, trate as plantas com Prefilaktin. Uma solução é feita a partir do cálculo: 0,5 litros da preparação por 10 litros de água. Esta quantidade é suficiente para processar três ou quatro arbustos de cereja de feltro.
- Se você está atrasado com o tratamento da primavera e as lagartas já estão plantadas nas folhas e brotos da planta, então é melhor usar o tratamento com piretróide. Drogas adequadas, como Ivanhoe, AltAlph, Accord, Alfacin, Alfanshans, Tsi-Alpha, Fatrin e Fastak.A solução de trabalho com estas preparações é feita a partir do cálculo: para 3 ml da preparação 10 litros de água, aplique a uma temperatura de ar não superior a +25 ° С. No calor das drogas não são eficazes.
- Pulverização em folhas de arbusto pelo regulador do crescimento e desenvolvimento de insetos "Insegar" dá um bom resultado. O principal é realizar o tratamento antes do maciço verão da borboleta do rolo de folhas, para que a oviposição seja organizada nas folhas tratadas.
Como proteger a cereja de feltro de pragas e doenças: medidas preventivas
Resumindo todos os itens acima, as seguintes atividades são necessárias para cultivar um jardim saudável:
- Tratamento preventivo de plantas com preparações para controle de pragas.
- Processamento de cerejas de feltro de doenças e pragas por meios químicos e biológicos de proteção.
- Filiais de poda do outono e limpeza cuidadosa do jardim das folhas e da fruta caída.
- Perekopka pristvolnyh círculos para o inverno que mata invernada no solo de pragas.