Vallisneria - fitas de esmeralda no aquário

Pin
Send
Share
Send

Vallisneria é uma erva perene da família Aquatic. Cresce no fundo da água doce nas zonas tropicais e subtropicais. Algumas variedades se adaptaram com sucesso à fronteira de um clima temperado. As plantas se sentem igualmente bem em corpos de água estagnados e em rios velozes. Suas longas folhas em forma de fita estão localizadas verticalmente na coluna de água e na parte superior se espalham pela superfície. A folhagem é altamente decorativa, então a Wallisneria se tornou uma planta de aquário favorita. Uma variedade de formas e cores permite tornar interessante o design de um reservatório artificial. As folhas de esmeralda também se beneficiam ao purificar a água e promover a saturação de oxigênio.

Descrição da planta

Vallisneria é uma planta aquática perene (verdadeiro hidrófito). Possui um rizoma fino e flexível, com muitos processos laterais. O comprimento da raiz é de 7 a 10 cm e uma roseta de folhas e vários bigodes nus (processos vegetativos) crescem do próprio colo da raiz.

As folhas em forma de fita estão localizadas verticalmente na coluna de água, a uma altura de 50 cm a 2 m. Em um reservatório raso, os topos das folhas dobram-se ao longo da superfície da água. Isso forma uma camada verde contínua, o que impede a penetração da luz solar. A folhagem é pintada de uma cor verde brilhante, mas pode adquirir um tom avermelhado. Compostos de vários metais e cálcio se acumulam nas folhas, o que as torna mais rígidas e quebradiças.

Vallisneria é uma planta dióica; suas flores são pouco atraentes. Pequenas corolas com três pétalas brancas ao redor do núcleo amarelo se reúnem em inflorescências de guarda-chuva em pedúnculos longos e flexíveis. As flores maduras estão localizadas acima da superfície da água, onde ocorre a polinização. Cada inflorescência é parcialmente escondida sob um véu comum a várias flores.









Após a polinização, o pedúnculo com flores femininas é encurtado e torcido em espiral. Ele novamente se encontra debaixo d'água, onde a fruta amadurece - uma caixa com várias sementes.

Tipos de Wallisneria

A classificação do gênero Wallysneria foi revisada várias vezes. De acordo com os dados mais recentes, 14 espécies de plantas estão incluídas nele.

Vallisneria é espiral. Uma das primeiras espécies descobertas recebeu esse nome devido à capacidade de um pedúnculo com flores femininas em espiral. A planta é uma roseta de folhas lineares com até 80 cm de comprimento e 1,2 cm de largura e as bordas da folhagem são serrilhadas finamente. Separadamente, as flores para homens e mulheres amadurecem e surgem. A polinização ocorre por contato direto.

Espiral de Vallisneria

Wallisneria é gigante. A altura das folhas desta planta pode atingir 2 me uma largura de 4 cm.A folhagem verde escura cresce em cachos e forma rapidamente uma massa oscilante contínua. A parede gigante é adequada para aquários altos. É plantado em um canto ou ao longo da parede traseira.

Wallisneria gigante

Wallisneria tigre. Uma espécie com até 1 m de altura cresce em folhas verdes claras, nas quais pequenos traços transversais e pontos de cor mais escura são claramente visíveis. Cores variadas e semelhança com a pele de um tigre.

Wallisneria brindle

Wallisneria é americana. A planta é um esfregão de folhas macias em forma de fita com bordas serrilhadas. A folhagem é pintada de verde com um tom avermelhado. Sua largura é de 1-2,5 cm e sua altura é de 80 a 100 cm. As plantas são plantadas em segundo plano nas paredes traseiras ou laterais, e às vezes são chamadas de "papel de parede para o aquário". Existem várias variedades com folhas mais estreitas ou mais largas, mas os aquaristas distinguem especialmente a variedade "Wallisneria kruchenolistnaya". É uma roseta de folhas com até 50 cm de altura e cada folha com cerca de 5 cm de largura da base é enrolada com um saca-rolhas.

Wallisneria American

Vallisneria nana. Esta variedade anã é distinguida por finas, como cabelos, folhas verde-escuras. Quando cultivada em um aquário, a altura é de 30 a 50 cm, no ambiente natural atinge 70 cm, e a folhagem compacta não interfere na penetração da luz. A planta está posicionada no meio do aquário.

Wallisneria Nana

Métodos de criação

Vallisneria é propagada por sementes e vegetativamente. No primeiro caso, é imperativo manter uma planta masculina e feminina por perto. Após a floração, pequenos aquênios amadurecem em espécimes fêmeas. Gradualmente eles afundam e germinam. Esse método raramente é usado propositadamente, porque tantos processos são formados a partir de um arbusto que precisam ser diluídos.

A propagação vegetativa mais comum. É especialmente relevante para variedades varietais (decorativas). Brotos baixos liberam um bigode com o rudimento de uma saída de folha no final. Em contato com o solo, o bebê começa a se desenvolver. Raízes e novos soquetes de folhas aparecem nesse indivíduo. Em apenas um ano, o número de processos excede 100 unidades. Quando o broto se enraíza, libera 2-3 de suas próprias folhas. Um arbusto tão jovem pode ser cuidadosamente separado com tesoura e transplantado separadamente a uma distância de 5 a 10 cm da planta uterina. É importante não romper, mas cortar o bigode para não arrancar todos os matagais.

Cuidados com as plantas no aquário

Vallisneria é muito decorativa e despretensiosa, por isso será uma boa escolha para aquaristas iniciantes. Os arbustos crescem rapidamente e formam densas cascatas de processos laterais. Para que os matagais não ocupem toda a espessura da água, é necessário afinar e removê-los com regularidade.

As plantas são plantadas em areia grossa ou cascalho 4-6 mm de tamanho. Vallisneria pode enraizar-se mesmo em uma camada muito fina, mas é melhor plantá-lo no solo com uma espessura de 3-4 cm.A composição do solo não importa muito, não é necessário adicionar turfa ou argila. É suficiente suspensão sedimentar ou folhas apodrecidas e resíduos dos habitantes. O pescoço da raiz é deixado na superfície.

Com a falta de nutrientes, o vallisneria se desenvolve pior e começa a apodrecer a partir da borda da folhagem. Para evitar que isso aconteça, a recarga é realizada de tempos em tempos. Use fertilizante na forma de pasta ou comprimidos. Uma renovação semanal de 20 a 30% de água também ajuda. Não é necessária recarga adicional de dióxido de carbono.

Vallisneria tem vários requisitos de água. A sua temperatura deve ser de + 20 ... + 25 ° C. Ao esfriar, o crescimento diminui ou para completamente. A acidez da água é mantida no nível de 5-7 unidades. A dureza do fluido não deve exceder 8 °.

Para que as folhas não se estiquem muito e não desbotem, você precisa de iluminação intensa por pelo menos 12 horas por dia. Com um alto teor de sais de cálcio, as extremidades das folhas gradualmente se tornam quebradiças e duras, e a entrada de ferrugem leva à morte e à deterioração da folhagem. Alguns antibióticos e medicamentos contra algas e moluscos têm um efeito negativo.

Para controlar o tamanho da vegetação, é realizada a poda. É impossível encurtar uma chapa de chapa separada, pois ela morrerá. Remova a tomada inteira, substituindo-a por uma mais nova.

Use

Vallisneria forma belas cascatas esmeraldas de folhas verticais em forma de fita que oscilam levemente de qualquer flutuação na água. É plantada no fundo ou no meio para fins decorativos, pois a maioria dos peixes não come a folhagem da planta. Ele permanece atraente por um longo tempo, e as brotações são de grande benefício para o aquário. Eles emitem oxigênio e saturam a água, e a suspensão e os detritos se depositam nas folhas ou formam o solo. Vallisneria também absorve impurezas prejudiciais.

Pin
Send
Share
Send