Entre as plantas de interior, existem parentes próximos de frutas tropicais. Um desses representantes é a bromélia, semelhante ao abacaxi. Este é o nome comum para epífitas que crescem em condições tropicais na casca de outras árvores, embora não sejam espécies parasitárias. A família inclui cerca de 50 espécies de plantas. O artigo abaixo descreve como organizar os cuidados com as bromélias, levando em consideração a necessidade de alta umidade e manutenção da temperatura.
Como escolher uma planta saudável na loja
Determinar que a planta comprada é saudável não é difícil. Folhas verdes carnudas formam uma roseta. Algumas espécies têm um padrão de mármore na superfície. As bromélias não têm tronco; o pedúnculo se eleva acima do resto, sempre com cores vivas.
Com base nas idéias sobre a aparência de uma planta saudável, fica claro: a presença de manchas, placas nas folhas, o amaciamento delas garantem que a flor esteja doente.
Aparência de bromeliácea
Bromélias: atendimento domiciliar
As plantas de interior de bromélias têm uma parte terrestre impressionante, mas um sistema radicular fraco. Portanto, eles não precisam de uma panela grande para transplantar. Existem requisitos para a qualidade e composição do solo, bem como para o regime de irrigação.
Alguns jardineiros recomendam replantar a planta imediatamente após a compra para examinar o sistema radicular em busca de doenças e pragas. A maioria dos especialistas insiste que a flor deve se adaptar às novas condições por várias semanas. Depois disso, você precisa mover o broto para uma nova panela, com volume adequado.
Transplantar uma planta em um novo vaso
Seleção de solos para bromélias
O solo da bromélia deve ser solto, leve e arejado. Para fazer isso, adicione casca de coníferas triturada e carvão. O solo deve ter uma baixa acidez. A composição ideal do substrato deve ser a seguinte:
- Húmus de folha a 40%;
- 20% de areia;
- 20% de turfa;
- 20% da terra com húmus.
Uma camada de drenagem de seixos porosos ou fragmentos quebrados de cerâmica é colocada no fundo da panela.
Importante! A drenagem deve preencher um volume de 30 a 50% da capacidade.
Como regar
As plantas da família Bromeliad requerem cuidados adequados em casa. A principal tarefa é garantir a rega adequada. As epífitas retiram a umidade necessária do espaço circundante e também a absorvem através da superfície da folha e da saída. Portanto, você precisa regar adequadamente, enchendo a parte central com água. Deve estar quente após a instalação. É melhor tomar filtrado ou destilado. Além disso, você também pode pulverizar a panela do frasco de spray.
Preste atenção! Uma roseta de folhas é um reservatório onde a água deve ser mantida o tempo todo. Os insetos chegam lá, após a morte eles servem como fertilizante orgânico para a planta.
Bromeliácea floresceu o que fazer a seguir
A bromeliácea é uma flor que produz um receptáculo apenas uma vez na vida. Após um longo período ativo, a planta mãe morre. Portanto, surge uma situação incompreensível quando a bromeliácea desaparece: o que fazer a seguir?
Se o epífito for mantido em condições confortáveis, até este ponto ele libera brotos laterais, que podem subsequentemente sentar-se. Para criar condições adequadas para a vegetação, é necessário cortá-la na saída antes que a flor seque. Isso estimula o crescimento dos processos filhos.
Propagação em casa
A flor do sapato bromélico se propaga germinando os processos que se formam perto do indivíduo principal. O parâmetro de prontidão para a separação é a altura da parte aérea na metade do crescimento principal.
Após o período ativo, você precisa usar uma faca afiada para separar o novo processo, colocá-lo em um substrato nutritivo, consistindo de uma mistura de turfa e areia. Os recipientes são cobertos com vidro ou polietileno. Os brotos precisam ser mantidos a uma temperatura alta de 26 a 28 ° C, bem como a uma fonte constante de luz e umidade.
Preste atenção! Após 2-3 semanas, os novos processos são transplantados para um solo permanente.
A bromeliácea também pode se propagar por sementes, mas essa é uma maneira mais complicada. Variedades híbridas prontas em um saco são compradas na loja, embebidas em uma solução de permanganato de potássio e secas. Em seguida, o material é colocado em um substrato nutritivo, cria condições ideais. Após a germinação, é esperado um broto de vários centímetros, que ocorre em 2-3 meses. Seis meses depois, a planta é transplantada para um vaso maior.
Como cuidar de uma mistura de bromélias
Este é o nome comum para toda a família. Nas lojas de flores, você pode ver vasos de aparência diferente que têm o mesmo nome de mistura de bromélias. Isso inclui guzmania, tilandsia, ehmeya, neoregelia, etc. Todas as variedades são caracterizadas pelos mesmos requisitos de rega e manutenção.
Mistura de bromélias, aparência
Mistura de flores de bromélias: cuidados em casa
Como todas as plantas tropicais, a mistura de bromélias exige alta umidade e temperatura. Sabendo como cuidar deles, você pode obter várias gerações de crianças, o que permitirá que você constantemente cresça flores em casa.
Rega, cuidados diários e umidade
A rega da planta é necessária à medida que o substrato seca. A estagnação da água no poço deve ser evitada. Um recipiente de líquido deve ser colocado próximo à panela para que a bromeliácea possa receber a quantidade necessária de umidade. Periodicamente, no verão, você precisa limpar as folhas com um pano, evitando a poeira. A cada 2 semanas, a água da saída é drenada e substituída por uma nova.
Doenças, pragas e métodos para lidar com eles
Olhando para a planta, você pode ver sinais da doença e a presença de parasitas:
- borda seca de folhas;
- manchas na superfície;
- cessação do crescimento e amolecimento das folhas;
- a superfície do apêndice fica escura.
Ao secar a parte vegetativa da bromeliácea, a deficiência líquida deve ser excluída. Como regra, não há água na saída, o solo está seco. Se a sessão escurecer e ficar verde escuro uniforme, isso indica o conteúdo da panela em condições de baixa temperatura. A interrupção do crescimento da parte aérea indica um excesso de umidade.
Além disso, as pragas atacam as bromélias. Mais frequentemente do que outros, um ácaro, tripes, crostas. O primeiro pode ser reconhecido pelo aparecimento de teias de aranha ou pequenos pontos brancos no interior da folha.
Tripes são pequenos insetos que começam no interior de um broto. Se não tratada, a folha morre. Sarna são pequenos insetos, como flocos cobrindo a superfície.
Preste atenção! Na luta contra todas as pragas, você pode usar produtos químicos, inseticidas (actélico, fosbetsid, acarin, bicol).
Doença de bromélias devido à falta de umidade
Fertilizantes e fertilização
Para plantas de fertilização, apenas a versão mineral é adequada. Frequência de alimentação - 1 vez a cada 3-4 semanas durante a floração, com menos frequência no inverno. A concentração deve ser 2 vezes menor que o indicado nas instruções.
Bromeliad Moore
A planta distingue-se pelas folhas lanceoladas de 22 a 25 cm de comprimento e até 5 cm de largura, com espigas localizadas nas bordas, no centro a superfície é verde-bronze, que gradualmente se torna avermelhada. A inflorescência é em forma de espiga e amarela.
Como regar, umidade
As condições de rega não diferem de outros representantes das bromélias.
Preste atenção! Para o crescimento da planta na saída deve ser água, ao lado da panela também é um recipiente com líquido. Mas no palete em que o contêiner está parado, ele não deve estagnar.
Temperatura ideal
A temperatura ideal para a planta que vai florescer é de 24 a 25 ° C. Quando os botões se abrem, ele é reduzido para 20 ° C.
Localização e iluminação
Deve haver muita luz no local onde está o vaso, mas os raios diretos não devem atingir a superfície. No peitoril da janela, no lado oeste ou leste, a bromélia será mais confortável.
Substrato para a planta
Uma planta jovem requer um rico substrato de vários tipos de húmus. Depois de alguns anos, a mistura do solo pode ser alterada para ácida.
Assim, a bromeliácea é um conceito coletivo de toda uma família de plantas que crescem na América do Sul. Para aplicações decorativas, apenas algumas espécies são adequadas. Por causa de seus parentes selvagens, a planta adora alta umidade, temperatura e luz ambiente. Diferentes espécies diferem em comprimento, altura, cor das folhas, mas o princípio do cultivo é o mesmo.