Cultivo e colheita de sorgo para forragem verde, silagem e feno

Pin
Send
Share
Send

Sorgo - não é muito conhecido em nossa planta de cereal latitudes que cresce em África, na Ásia, as duas partes das Américas, Austrália e Europa.

  • Os melhores precursores do sorgo
  • Preparação do solo e fertilização
  • Preparação de sementes para sementeira
  • O momento ideal para semear o sorgo
  • Métodos de semeadura de sorgo para ração animal
  • Cuidado de colheitas de sorgo
  • Proteção mecânica e química contra ervas daninhas
  • Colheita de sorgo para silagem, forragem verde e feno

A cultura tem um valor nutricional e também é amplamente usada como alimento para animais de estimação. A planta é matéria-prima para a produção de farinha, amido, álcool (bioetanol) e cereais, além de mel de sorgo. Na indústria leve, o sorgo é usado para fazer papel, vários tipos de tecelagem e também vassouras.

Todas as numerosas variedades de sorgo são convencionalmente divididas em quatro grupos principais: açúcar, grãos, pasto e sorgo de toucinho. Primeiro de tudo, os três primeiros tipos de plantas são usados ​​para forragem, no entanto:

  • o sorgo sacarino, muito suculento e macio, também é usado como matéria-prima para o melaço;
  • de amido fazer amido e usar para comida;
  • O sorgo gramíneo (pastável), incluindo o capim sudão, é utilizado apenas como alimento para animais, como parte de outras culturas.
Resumindo, pode-se dizer que, como uma cultura forrageira, são utilizados aqueles tipos de sorgo que não possuem um filme de flores, uma vez que um tal grão não refinado é difícil para o animal digerir.
Voce sabe Na União Soviética, para a alimentação de animais e peixes, todos os tipos de sorgo, incluindo a panificação, eram usados ​​sem exceção. Mas após o colapso da URSS, o número total de animais de criação no território das antigas repúblicas diminuiu drasticamente e a demanda por esse tipo de forragem caiu. Com o gradual restabelecimento da produção pecuária como um ramo de sorgo, no entanto, foi incapaz de restaurar suas posições anteriores, uma vez que novas raças de animais de produção importados do exterior eram preferência, que, por sua vez, já estavam acostumados a outros alimentos.

Entre os países produtores de sorgo, os Estados Unidos ocupam atualmente uma posição de liderança, seguidos pelo México, Índia, Argentina, Austrália, Nigéria, Sudão e Etiópia. O principal importador de sorgo do mundo é a China: esse estado cultiva sorgo por conta própria, mas, para satisfazer suas próprias necessidades de produtos, é comprado no exterior.

Os melhores precursores do sorgo

Sorgo é permitido para crescer em solos previamente ocupados por qualquer cultura, mas somente após a completa destruição das ervas daninhas nos campos. Os melhores precursores do sorgo são aquelas plantas que não deixam para trás uma forte contaminação do solo e não o desidratam. Em primeiro lugar, as culturas que dão a colheita antecipada são tais qualidades, porque neste caso os agricultores têm tempo suficiente para preparar o solo para semear o sorgo: para umedecer e remover a erva daninha.

Bons resultados são obtidos pelo cultivo de sorgo após ervilhas, milho e trigo de inverno.

Voce sabe O sorgo tem uma característica muito importante para os agricultores: pode ser semeado muitas vezes no mesmo local sem se preocupar com a rotação de culturas no campo. A safra de culturas não diminui de ano para ano. Esta vantagem da planta permite que seja plantada em áreas que não são adequadas para outras culturas, e também em solos esgotados após o uso anterior.

Preparação do solo e fertilização

As regras para o cultivo de solo de sorgo não dependem do propósito para o qual a cultura é cultivada.Uma vez que esta planta é geralmente usada em terras mal irrigadas, é importante que o solo tenha acumulado e retido o máximo de umidade possível no período antes da semeadura.

Se o sorgo for plantado no lugar das plantas espinhosas, antes da semeadura profunda é necessário fazer barreiras profundas com a ajuda de técnicas especiais. Se necessário, o procedimento deve ser repetido ou tratado com o herbicida.

Importante! Se o procedimento de stubble stubbing for realizado de forma intempestiva (não imediatamente após a colheita do antecessor), o solo terá tempo para secar e ficar petrificado, como resultado, a tarefa será muito mais difícil de executar.

A segunda etapa - soltando não menos de 25 cm, a fim de se livrar de ervas daninhas perenes. Depois disso, o solo deve ser nivelado sem deixar este procedimento até a primavera, caso contrário a terra não será capaz de reter umidade e acumulá-lo em quantidade suficiente.

Uma boa colheita de sorgo é impossível sem adicionar ao solo a quantidade de fertilizantes minerais, especialmente nitrogênio, fósforo e potássio, necessária, levando em consideração a análise da composição específica do solo. Fertilizar a terra melhor do outono, porque na primavera por causa da secura do solo, as raízes do sorgo não podem usar os aditivos adicionados ao máximo.

Na primavera, antes da semeadura, a terra é atormentada: solos arenosos em um traço, margas em dois. O cultivo antes da semeadura deve ser realizado necessariamente, se o campo tiver conseguido cultivar ervas daninhas, o procedimento é repetido duas vezes.

Se a umidade da terra não for suficiente, também é útil realizar a co-mobilização: ela aquecerá e umedecerá o solo, acelerando o crescimento de ervas daninhas, que serão imediatamente destruídas pelo cultivo.

Em geral, o procedimento para preparar o solo para o sorgo é semelhante ao que é feito antes de plantar vegetais. O principal a conseguir é umedecer o solo o máximo possível na camada em que as sementes germinarão.

Preparação de sementes para sementeira

Semeadura de sorgo deve ser realizada após a realização de trabalhos preparatórios com sementes, esta é a chave para uma boa germinação. Em primeiro lugar, os testículos da planta devem ser colhidos adequadamente: se o grão estiver molhado no momento da colheita, ele deve ser removido separadamente, garantindo a secagem completa das panículas e dos grãos. As sementes secas são limpas, separadas, trazidas para a sementeira e armazenadas em locais secos e com boa ventilação.

Cerca de um mês antes da semeadura, as sementes de sorgo são gravadas para protegê-las de fungos, bactérias e pragas, além de destruir sua própria microflora que penetra nas sementes durante o armazenamento no inverno.

Na véspera da semeadura no solo, as sementes devem ser aquecidas para despertá-las para melhor germinação. Para isso, as sementes são espalhadas sobre uma camada fina sobre a lona e deixadas por uma semana ao sol, misturando periodicamente. Se durante o período necessário o tempo estiver nublado, você pode simplesmente secar as sementes na secagem habitual.

O momento ideal para semear o sorgo

É melhor semear o sorgo depois que a temperatura do solo depois que o inverno se aquece bastante. Para as variedades de cereais, a temperatura média diária na profundidade de sementeira deve ser de pelo menos 14-16 ° C, para açúcar e pastagem é admissível um grau abaixo. Em temperaturas mais altas, o sorgo sobe duas vezes mais rápido.

Importante! Semeadura precoce leva a uma germinação deficiente, além disso, a cultura fica fraca e rapidamente coberta de ervas daninhas.

O teor de umidade do solo no momento do plantio deve ser de 65 a 75%.

Métodos de semeadura de sorgo para ração animal

Como o sorgo pertence a plantas de sementes pequenas, ele não deve ser plantado muito profundamente: brotos com esse plantio aparecem mais tarde e pioram. Por outro lado, se o sorgo for plantado muito finamente, ele não poderá ascender porque a terra está mais seca na superfície.Nesta base, é importante observar a profundidade de plantio ideal para - cerca de 5 cm de mola molhado e alguns centímetros mais profundos em tempo seco (taxa de semente no último caso deve ser aumentada em pelo menos um quarto).

Um método de semear sementes de plantas de sorgo taxa por 1 ha, e a uniformidade de plantio - elementos muito importantes na tecnologia de cultura em crescimento por causa da sua conformidade depende processo fotossíntese nutrição, a respiração, a ingestão de humidade e de sorgo. Por sua vez, ajustar os processos relevantes, você pode mudar a cultura da época de maturação, o que é muito importante para uma óptima colheita condições climáticas específicas.

Na maioria das vezes, o sorgo é semeado em fileira larga com um espaçamento de 70 cm de largura. Com o equipamento necessário e ao sorgo variedades anãs podem ser semeadas quase duas vezes mais espesso, que lhe permite recolher a partir de 1 hectare de 5 quintais mais cultura.

Sorgo pode ser semeado densamente, mais ou menos, dependendo das condições ambientais, condições de clima e solo, bem como sobre o tipo ea finalidade do seu cultivo.

Assim, em um sorgo áreas grão suficientemente seco foram semeadas a uma densidade não superior a 0.100.000 unidades por 1 ha, pasto pode ser plantada em 20% mais espesso. Se a precipitação é maior, a densidade de semeadura de sorgo forrageiro pode ser aumentada da seguinte forma:

  • para uso como alimento verde - 0,25-0,3 milhões de peças por 1ha;
  • para silagem - 0,15-0,18 milhões de peças por 1 hectare;
  • para grão de sorgo - 0,1-0,12 milhões de unidades. em 1 hectare;
  • para variedades de pastagem - 0,2-0,25 milhões de unidades. em 1 hectare.

Além do método de linha larga para uso em forragem verde, o sorgo também é semeado em duas linhas ou entre as formas. A taxa de consumo de sementes é de 20-25 kg por 1 ha de área.

É também considerado eficaz semear o sorgo forrageiro numa mistura com culturas leguminosas (por exemplo, ervilhas ou soja) ou com milho.

Cuidado de colheitas de sorgo

Cuidados de culturas de sorgo é proteger contra ervas daninhas e pragas, que podem ser fornecidas por métodos mecânicos ou químicos.

Para métodos mecânicos incluem vários tipos de gradagem, cultivo e hilling. Para químico - tratamento com herbicidas.

Voce sabe O sorgo, graças ao alcalóide de tanino contido em seus grãos, e nas folhas - os glicosídeos de durina e sílica, tem uma defesa biológica única que torna a planta virtualmente invulnerável a doenças das quais outras plantas forrageiras sofrem.

Além de combater pragas, é importante alimentar as culturas de sorgo, o que aumenta significativamente o rendimento das culturas.

O fertilizante orgânico melhor contribuir para desembarque, mineral - azoto, fósforo e potássio, em uma proporção de 1: 1: 1, como indicado acima, são feitos a cair, mas fertilizantes de azoto, além disso, tem de ser adicionado e como a alimentação de corrente, em particular no crescimento precoce o caule. Durante a semeadura, o superfosfato granulado é introduzido nas linhas e nos solos empobrecidos - um fertilizante mineral de valor integral. Se antes da sementeira de fertilizantes, por uma razão ou outra não tenham sido efectuadas, as plantas devem ser alimentados em fase de 3-4 folhas nitroamofoskoy OK 2 kg / ha.

Importante! Sorgo para alimentos verdes não pode ser fertilizado com maiores taxas de fertilizantes nitrogenados, pois contribuem para o acúmulo de compostos venenosos de cianeto na massa verde.

Fósforo e potássio são pouco solúveis e lentamente migrar para o solo, então fertilizando-los é ineficaz após a semeadura: Estes minerais são retidos no solo a uma profundidade de 10-12 cm, enquanto o sistema de sorgo raiz é profunda e, portanto, não têm acesso a fertilizante. Mais fósforo é necessário para plantas plantadas em chernozem, os solos de castanha prestam atenção especial aos fertilizantes nitrogênio-fósforo, enquanto os de potássio são excluídos.

Proteção mecânica e química contra ervas daninhas

Imediatamente após a semeadura, o sorgo é enrolado com rolos especiais. O trator deve se mover rapidamente para garantir a formação de cobertura devido à queda dos pedaços de solo.

Antes da emergência, é necessário executar angustiante. Isso eliminará as ervas daninhas nascentes. No tempo frio, quando o aparecimento das primeiras brotações é retardado, o procedimento é realizado duas vezes, às vezes até quatro vezes. Quando o sorgo se eleva, também pode ser feita uma gradagem para proteger contra as ervas daninhas, mas isso deve ser feito com muito cuidado e devagar, para não danificar os brotos da colheita.

Depois de um claro delineamento das fileiras, o cultivo inter-fileira pode ser iniciado: primeiro a baixa velocidade, mais tarde, quando o sorgo cresce, - em médio e alto com maturação simultânea. Este último destrói as ervas daninhas e protege os brotos do vento e, além disso, proporciona uma melhor aeração do sistema radicular.

Além do processamento mecânico, o sorgo também precisa de proteção química. Para isso, o dobro do solo - antes e após a semeadura - dos hibicidas, bem como a preparação do grupo "2,4D + dicamba".

Terminar o tratamento é necessário até o momento em que o sorgo terá mais de cinco folhas, caso contrário, a planta começa a desacelerar o crescimento, torcer e, eventualmente, dar uma colheita ruim.

Colheita de sorgo para silagem, forragem verde e feno

A colheita de sorgo para forragem é realizada no período entre a cera leitosa e a maturação completa do grão. Este método permite minimizar as perdas, usando a planta inteira para mono-alimentos. A massa coletada e cortada é despejada em recipientes preparados, pisados ​​e cobertos.

Para uso como grãos forrageiros, o sorgo é removido após o amadurecimento das panículas. O teor de umidade do grão não deve exceder 20%. Imediatamente após a colheita, as cabeças são cortadas, o grão é limpo e seco. O grão úmido é armazenado em poços de concreto.

As folhas e os caules deixados após o processamento são matérias-primas para a colheita de silagem. A coleta de sorgo sacarino para ensilagem é realizada quando o grão atinge a maturação da cera, se for feito antes, os animais usam mal este silo devido à acidez presente em seu sabor.

Para as forragens verdes e o feno, o sorgo é colhido logo após o aparecimento das panículas, e é melhor por algumas semanas antes disso. Quanto mais cedo a limpeza, menos na massa verde da fibra, mas mais proteína e caroteno. Se apertar com a limpeza, a comida resulta ser mais áspera, além disso neste caso a seguinte safra resulta menos.

Assista ao vídeo: Sorgo: uma boa opção de forragem para o semiárido do Nordeste

Pin
Send
Share
Send