Berinjelas - as plantas são caprichosas, não toleram o transplante. Mas eles ainda podem crescer em uma estufa. O principal é escolher a variedade certa, plantar suas mudas e cuidar bem dela.
- Seleção de variedade para cultivo em estufa
- Como preparar o solo para o plantio de berinjela
- Adicionando fertilizantes
- Desinfecção da terra
- Como plantar corretamente sementes de berinjela, mudas de crescimento
- Como plantar mudas em uma estufa
- Como cuidar de beringelas
- Quantas vezes a água brota
- Qual deve ser a temperatura do ar
- Fundamentos da Beringela Comer
- Formando um arbusto e amarrando
- Colecção de beringelas com efeito de estufa e seu armazenamento
Seleção de variedade para cultivo em estufa
Para o cultivo em estufa, é necessário, antes de tudo, escolher a variedade desejada. Berinjelas são curtas, médias e altas. Altamente predominantemente híbridos, eles trazem uma boa colheita, mas não são adequados para a colheita de sementes.
Para o período de maturação, a berinjela é dividida em três grupos:
- Cedo - a colheita é coletada 3,5 meses após o plantio.
- Meados de amadurecimento - a partir de 4 meses.
- Mais tarde - mais de 130 dias.
Escolhendo uma variedade de berinjela para sua estufa, considere vários outros fatores:
- Condições meteorológicas e estufas;
- Tipo de estufa (aquecida ou não)
- Quanta colheita você espera?
- Imunidade de uma variedade contra doenças.
Como preparar o solo para o plantio de berinjela
Muito antes de plantar berinjela na estufa, ou melhor, no outono, é necessário limpar o solo dos restos secos das plantas. Certifique-se de fazer duas regas boas. Com a água, todos os fertilizantes utilizados para as plantações anteriores serão liquidados.
Adicionando fertilizantes
Solo limpo deve ser fertilizado. Recomenda-se adicionar húmus ao solo arado.Decompondo ao longo do tempo, saturará o solo com oxigênio, tornará sua estrutura mais solta e removerá o excesso de acidez. Alguns fazendeiros de caminhão e húmus produzem cinzas. Isso não deve ser feito, a cinza é boa como fertilizante independente, e por causa dessa combinação de nitrogênio desaparece do solo.
Desinfecção da terra
Para evitar doenças em beringelas, o solo da estufa precisa ser desinfetado. Hoje existem 3 métodos de desinfecção: térmicas, biológicas e químicas. O método térmico é tratar o solo com água fervente ou vapor quente. O solo para caixas com mudas é aquecido em um forno em uma folha de metal, mas há um perigo de superaquecimento, então as bactérias úteis no solo morrerão.
O método biológico leva tempo e trabalho, mas é muito eficaz. A camada superior do solo, que foi trabalhada por vários anos, é removida e intercalada com a ajuda de uma lama de pá. O solo azedo é tratado com cal.Tais camadas empilhadas por dois anos pá uma vez por meio ano. Certifique-se de remover as ervas daninhas germinadas.
Com o método químico, o calcário seco é aplicado a cada camada de 20 cm do solo, nivelando com ancinhos. Você pode usar formalina. Em um metro quadrado de 250 ml de 40% da droga por 10 litros de água. O solo tratado é coberto com um filme por um dia. Depois de secar, cave.
Como plantar corretamente sementes de berinjela, mudas de crescimento
Berinjelas não gostam de transplante, para crescer e cuidar sem problemas, germinar sementes a partir de sementes. Semear preferencialmente 70 dias antes do plantio de mudas no solo. Esta é a segunda quinzena de abril ou início de maio, seja guiada pelo clima em sua região e pelo tipo de estufa. A condição principal - o ar na estufa deve ser aquecido a + 17-19 ° C, e o solo a + 15 ° C.
As sementes são embebidas em solução de manganês por 20 minutos, depois secas. Prepare o solo: misturar terra sod, areia e húmus em uma proporção de 6: 1: 4. Você pode adicionar fertilizantes de nitrogênio, fósforo e potássio. 5 dias antes do plantio, o solo deve estar bem umedecido. Para não atormentar depois com um transplante, plante as sementes em xícaras de turfa.Se o tamanho do copo for permitido, semeie algumas sementes, deixe o broto mais forte.
Como plantar mudas em uma estufa
Antes de plantar, nivelar o chão, faça furos com cerca de 20 cm de profundidade. Em cada buraco, despeje 2 litros de água, manganês de cor. No buraco abaixe o vidro com as mudas, polvilhe com a terra, compacto e despeje a água morna. O esquema de aterrissagem é o seguinte: a largura entre as linhas é de 60 cm, entre os arbustos - 30 cm. No caso de as mudas não estarem crescendo em um copo, retire-as da forma mais cuidadosa possível. Tente não danificar as raízes tenras, não enterre muito no chão, 1 cm é suficiente, salpique com um escorregador e aperte suavemente.
Como cuidar de beringelas
A questão de como cuidar das beringelas em uma estufa é bastante complexa. Essas plantas amam a umidade no solo, mas não toleram ar muito úmido; Eles são confortáveis em altas temperaturas, mas quando eles são excedidos, eles morrem.
Quantas vezes a água brota
Para conseguir o efeito de um solo bem úmido com baixa umidade, recomenda-se regar a planta pela manhã, cobrir o solo (palha) e uma estufa ventilada. A primeira rega é realizada no 5º dia após o plantio.Umidificar cerca de 20 cm da camada superior do solo, a água sob a raiz, a umidade não deve cair nas folhas. Depois de meio dia, solte 3-5 cm para que não haja bolo. Em seguida, fique de olho para não molhar demais o solo, caso contrário os frutos serão pequenos e sem gosto.
Qual deve ser a temperatura do ar
O regime de temperatura na estufa é definido na faixa de 25 a 28 ° C. A temperatura abaixo de 14 ° С irá parar o crescimento e o desenvolvimento de berinjelas, acima de 34 ° С - queimará a colheita. Para controlar a temperatura, consiga dois graus para a estufa: uma para o nível do topo da planta, outra para as raízes. Para reduzir o calor, ventile com mais frequência, regue os caminhos da estufa com água.
Fundamentos da Beringela Comer
A primeira alimentação de beringelas é realizada 2 semanas após o plantio das mudas. Para adubação, tome 3 colheres de sopa. l. "Azofoski" para 10 litros de água. Para cada arbusto, despeje meio litro. Após o ovário, alimente a infusão de verbasco (1: 10) ou infusão de ervas daninhas (1: 5). Durante o desenvolvimento de frutas, as berinjelas podem ser polvilhadas com soluções "Ovário" ou "Bud".
Formando um arbusto e amarrando
As beringelas chegam ao estágio final do cultivo, e cuidar delas na estufa é ajudar nas brotações. É necessário formar um arbusto para obter uma colheita maior.
As plantas comprimem a parte superior para melhor desenvolver brotações laterais. Destes brotos, deixe o mais forte, o resto também, belisque. Em seguida, observe o desenvolvimento da planta. Atire os ramos sem ovário, o mesmo com folhas secas ou amareladas e frutos deformados. Para o desenvolvimento livre, as plantas estão ligadas a suportes.
Para cuidar de beringelas em estufa feita de policarbonato, é aconselhável usar variedades de tamanho médio ou híbridos. Eles são mais produtivos e menos suscetíveis a doenças. As hastes de certas variedades de híbridos (grau Begemot F1) são 2 m de altura, e eles não podem ficar sem uma liga. Para eles, os pinos são colocados e amarrados com fitas de tecido. Cada escape separadamente para evitar a densidade.
Colecção de beringelas com efeito de estufa e seu armazenamento
Além disso, como cultivar beringelas em uma estufa, você precisa saber quando selecioná-las. Após 30-40 dias após a floração, a casca fica brilhante e as berinjelas podem ser colhidas. Corte a fruta com um podador, deixando 2 cm do pedúnculo. Você pode armazenar cerca de um mês, embrulhado em papel ou palha com cinzas e dobrado em caixas, coloque em um local fresco e seco. Mas é melhor prepará-los para o inverno. Existem muitas opções aqui. Corte em pedaços e seque, faça caviar e enlatado. Você pode conservar, conservar ou conservar na forma de saladas ou com ajika. Algum tempo você pode armazenar berinjelas na geladeira, mas elas rapidamente desaparecem e se deterioram.
Observando as regras simples de semeadura e preparação, você pode desfrutar plenamente da excelente colheita de beringelas cultivadas por conta própria.