Tsirtomium - um arbusto exuberante para um jardim de samambaia

Pin
Send
Share
Send

A samambaia zirtomyum atrai com uma coroa espalhada de folhagem verde brilhante e brilhante. Será uma maravilhosa decoração de uma sala ou uma composição verde em uma estufa. Devido à resistência a doenças e natureza despretensiosa, é precisamente o cirthium que a maioria dos jardineiros compra. O gênero pertence à família Tireóide e está distribuído nas florestas úmidas da África do Sul e do Leste Asiático.

Características botânicas

Cirtomyum é uma constante perene gramada. Cresce em solos úmidos de florestas tropicais e subtropicais. Raízes escamosas de laranja estão quase completamente escondidas no subsolo. Somente o pescoço da raiz se sobressai. Vayy crescem diretamente da terra, têm um pecíolo longo e acastanhado. A folha dissecada de cirros emparelhados e não emparelhados é pintada em uma cor verde brilhante. Placas de folha brilhante com veia central em relevo lembram uma pena enorme. O comprimento da folha junto com o pecíolo é de 50 a 60 cm e a largura é de 10 a 12 cm, e a borda lateral da maioria das espécies é lisa e uniforme. Variedades com folhas onduladas ou serrilhadas são encontradas.







As folhas de cirtomyum são caracterizadas por alta rigidez e densidade. A cortina exuberante cresce a partir de vários pontos de crescimento no rizoma. A altura do arbusto é geralmente de 30 a 60 cm e a largura é de 1 M. Em condições internas, a samambaia é de tamanho mais modesto. Na parte de trás da folhagem existem pequenas manchas marrons arredondadas. É assim que os esporângios se parecem - sementes de samambaia.

Visualizações populares

No total, 12 tipos de cirtomyum são registrados, uma foto e uma descrição ajudam os jardineiros a decidir antes de comprar.

Foice do Cirthium. Esta planta herbácea perene forma um arbusto de cerca de 60 cm de altura e é encontrada no Japão e na África do Sul. Resistente ao ar frio e seco. Verde longo e brilhante, com um vayi acinzentado e coberto de folhagem dissecada por cirros e emparelhada. O comprimento da chapa é de 35 a 50 cm, com uma largura de até 10 cm. As bordas das chapas são dissecadas de maneira desigual e cobertas com dentes esparsos. À venda, uma variedade decorativa dessa espécie, Rochfordianum, é mais comum. Tem folhas mais densas e brilhantes.

Foice do Cirthium

Tsirtomium Fortuna. A planta é encontrada na China, Coréia e Japão. As vaya têm uma forma de alojamento e formam uma cortina de 30 a 60 cm de altura e 1 m de largura, e as folhas triangulares ou em forma de ovo são pintadas em verde claro ou acinzentado. As ações estão localizadas no pecíolo através de uma lacuna maior em comparação com outras variedades.

Tsirtomium Fortuna

Tsirtomium karyotovidny. Este tipo de samambaia tem um rizoma marrom escamoso claro e um vayi ereto exuberante. A altura do arbusto atinge 70 cm e as folhas de cirro são constituídas por grandes lóbulos com uma borda irregular. As folhas largo-lanceoladas cinza-verde lembram uma pena maior. Essa folhagem incomum atrai muitos jardineiros, mas não é fácil encontrar esta espécie à venda.

Tsirtomium karyotovidny

Cirtomia com folhas grandes. No pecíolo duro do caminho há grandes lóbulos brilhantes. Cada “pena” atinge 70 cm de comprimento e 30 cm de largura, e as folhas finas e oblongas lanceoladas são dispostas em pares e têm uma borda pontiaguda. Os esporângios arredondados na parte de trás da folha são verde escuro ou cinza.

Cirtomia com folhas grandes

Cirtomium Hooker. Fern forma uma cortina se espalhando. Cada vaye contém 10 a 15 pares de folhas verde-lanceoladas largas. Cada folha atinge 12-15 cm de comprimento e 5 cm de largura, sendo a espécie mais rara em cultura.

Cirtomium Hooker

Reprodução de cirthium

Cirtomyum se propaga por esporos e divisão do rizoma. Ambos os métodos facilitam a obtenção de plantas fortes e de rápido crescimento.

Disputas criam raízes facilmente. Às vezes, a auto-semeadura pode ser encontrada em uma panela com samambaias; portanto, problemas com a germinação de esporos geralmente não surgem. Para semear mudas, prepare uma caixa plana e larga. É preenchido com musgo esfagno com a adição de uma pequena quantidade de areia e turfa.

Os esporos são raspados da folha no outono, são secos por um mês e semeados em solo úmido. A caixa é coberta com um filme e mantida a uma temperatura de + 20 ... +25 ° C. A estufa é regularmente ventilada e o solo é pulverizado com água. Quando brotos aparecem, o abrigo pode ser removido. 2-3 meses após a semeadura, a superfície do solo se assemelha a um tapete verde sólido, no qual ainda é difícil distinguir plantas individuais. Depois de mais um mês, folhas grandes começam a aparecer. Agora, os citômios podem ser plantados em vasos separados e cultivados como uma planta adulta.

Um adulto, arbusto cirtomyum muito coberto de vegetação pode ser dividido em várias partes. O procedimento é realizado na primavera durante um transplante. O rizoma é cortado em várias partes para que permaneçam pelo menos 3 pontos de crescimento em cada uma. As áreas fatiadas são polvilhadas com carvão ativado e o delenki plantado em vasos separados.

Regras para transplantes

O transplante do cirtomyum é realizado quando necessário, quando a samambaia cobre quase completamente toda a superfície da terra. Use vasos largos e não muito profundos com uma camada grossa de drenagem na parte inferior. Um transplante está planejado para o início da primavera, até que novos vãoyas apareçam. A mistura do solo é feita dos seguintes componentes:

  • turfa;
  • areia;
  • musgo esfagno;
  • carvão vegetal;
  • casca de pinheiro.

O solo deve ser leve e respirável. Ao transplantar, as raízes não enterram muito. O pescoço da raiz deve permanecer na superfície. Antes do plantio, as raízes são verificadas quanto à podridão. Você pode aparar áreas afetadas ou muito longas.

Recursos crescentes

A assistência domiciliar ao cirthium é muito simples. Esta planta despretensiosa crescerá lindamente mesmo em um cultivador descuidado e, em resposta ao amor e ao cuidado, formará uma coroa magnífica. O tsirtomium pode crescer em uma sombra profunda nas janelas do norte, mas em uma sala mais brilhante suas folhas ficam mais suculentas e vibrantes. A partir do sol do meio-dia, é melhor criar um leve sombreamento ou colocar a panela mais longe da janela.

Lugares legais são adequados para samambaias. No verão cresce bem em +20 ... +22 ° C. No inverno, recomenda-se baixar ligeiramente a temperatura, mas o resfriamento abaixo de +11 ° C pode ser fatal. É aconselhável fornecer pequenas flutuações noturnas de temperatura.

É necessário regar o cirtomyum regularmente para que o solo permaneça sempre úmido. É permitida uma leve secagem do solo superficial. Para irrigação, use água morna à temperatura ambiente. Com o resfriamento, a rega é reduzida.

Para samambaias, é preferível o aumento da umidade. Recomenda-se pulverizar as folhas com mais frequência e banhá-las periodicamente do pó. No entanto, mesmo no ar seco, esse tipo de samambaia se desenvolve normalmente e não seca as folhas.

Desde a primavera, quando o zirtomyum lança uma nova via, é recomendável fertilizá-lo duas vezes por mês. Use compostos minerais altamente diluídos para plantas de folha caduca.

Possíveis dificuldades

Tsirtomium é resistente a doenças e quase não é afetado por parasitas. Em casos raros, sarna e vermes podem ser encontrados em suas folhas. Recomenda-se que os inseticidas sejam tratados quando os insetos aparecerem, para que a planta não perca vitalidade.

Se as folhas do cirtomyum ficarem amarelas e o crescimento parar ou desacelerar completamente, verifique a condição do solo. Recomenda-se secar o solo altamente umedecido. É útil transplantar a planta em solo fresco.

Pin
Send
Share
Send