Hibisco ou rosa chinesa: atendimento domiciliar

Pin
Send
Share
Send

O hibisco é interno, também é uma rosa chinesa (Hibiscus rosa-sinensis) pertencente à família Malvaceae. Esta planta tem muitas variedades que irão agradar aos cultivadores de flores mais seletivos; além disso, a rosa chinesa tem muitas variedades domésticas e de jardim.

Tipos e variedades de hibisco

VerGrau
Original
  • A rosa síria é a progenitora da maioria das variedades de hibiscos. Um caule bastante alto, semelhante a uma árvore, com cerca de 3 metros de comprimento, as pétalas têm cores diferentes: do branco ao vermelho escuro.
  • Rosa sudanesa ou hibisco. É universalmente usado para fazer geléia, chá e geléia. Ele não tolera geadas.
Resistente ao gelo
  • O hibisco do norte é uma flor simples com flores rosa que tem três pétalas. Prefere áreas bem iluminadas e solo fertilizado.
  • Mogno com folhas de bordo - esta variedade de um ano de rosas chinesas em forma de pétalas é semelhante ao bordo, as folhas são de cor vermelho-púrpura, as inflorescências grandes são lilás ou carmesim. Folhas jovens têm gosto azedo.
  • Híbrido - esta variedade suporta geadas até -30 ° C, o que justifica sua resistência ao gelo. A sombra das flores é a mais diversa: do branco ao lilás, elas são muito grandes em diâmetro.
  • Pântano - uma flor perene atrofiada que cresce até 115 cm e floresce em rosa e laranja. Prefere áreas ensolaradas com solo bastante úmido. No inverno, a parte da planta que cresce acima do solo começa a morrer. Ele não tolera geadas.
  • Folhas almiscaradas têm a forma de corações de uma sombra verde escura, flores bordô. Esta variedade cresce para 140 cm.
Indoor
  • Schizopetalus é uma variedade de folhas dissecadas com lindas flores com uma forma semelhante a brincos. Ele não tolera bem o inverno, precisa de quartos quentes.
  • Mix é uma planta perene de até 1,5 m de comprimento, com flores grandes, de várias cores. No verão, requer manutenção em uma área bem ventilada, mas não tolerância a correntes de ar e ventos frios.
  • King é um hibisco de baixo grau com flores amarelas brilhantes. Picky em atendimento domiciliar.
  • Cooper - tem folhas multicoloridas coloridas, flores vermelhas ou framboesas. É considerado o mais despretensioso.
  • O quiabo é uma variedade de plantas anual, a principal diferença dos outros é que esta planta é comestível. As vagens sobressaem de suas flores amarelas, que são adicionadas às saladas, cozidas, fritas e enlatadas.

Hibisco

A rosa chinesa é despretensiosa, mas precisa de rega cuidadosa e boa iluminação. Se você colocar um pouco mais de esforço e tempo para cuidar: poda oportuna e pulverização regular da rosa chinesa, você pode obter uma árvore em miniatura incrivelmente bonita no apartamento.

Hibiscus se concentra em flores. Eles são saturados em cores e bastante grandes, embora florescam por apenas dois ou três dias. Uma rosa chinesa precisará de um vaso grande, pois a planta é bastante grande.

Iluminação temperatura

É aconselhável manter uma temperatura ambiente de + 21 ... + 26 ° C no verão e + 15 ... + 20 ° C no inverno. Na estação fria, não há necessidade de abaixá-la significativamente, pois a planta sobreviverá calmamente ao inverno no calor, mas se desenvolverá melhor em uma sala mais fresca.

Embora o hibisco ame o sol, não vale a pena deixá-lo nos raios por um longo tempo, pois pode sofrer queimaduras; como resultado, as folhas desaparecem e caem. É melhor escolher um lugar onde a luz difusa cairá sobre a rosa. No verão, você precisa levá-la para a varanda ou varanda. Deve-se ter em mente que ele não tolera correntes de ar e ventos fortes e também precisa de rega abundante na primavera e no verão (no inverno pode ser reduzido). Pulverize as folhas diariamente de manhã e à noite.

Solo, fertilizante

A planta não é particularmente exigente no solo, basta misturar terra simples com areia grossa e húmus. Misture a mistura e plante o hibisco em uma panela, coloque bolas de espuma ou outro tipo de drenagem.

O transplante não será necessário em breve: quando a rosa chinesa estiver bem estabelecida e começar a crescer ativamente. A cada nova mudança, a flor precisará de um vaso maior e, o melhor de tudo, um vaso de flores.

Na primavera, você pode alimentar fertilizantes minerais especiais que contêm quelato de cobre e ferro. O hibisco é útil para pulverizar com a adição de minerais e soluções de crescimento à água.

O Sr. Dachnik recomenda: condições para o hibisco interno

Dependendo da época do ano, existem regras simples para cuidar de uma rosa chinesa em casa.

Primavera
  • É aconselhável que haja poucos raios diretos, os lados sudoeste e sudeste sejam um local ideal. Se a planta estiver no lado sul, em dias ensolarados, sombreie-a adicionalmente. No norte, pelo contrário, coloque iluminação artificial.
  • Pulverize diariamente duas vezes por dia com água morna. Não coloque próximo a bateria ou janela aberta.
  • A temperatura é de cerca de + 22 ° C.
Verão
  • Um vaso de hibisco pode ser colocado na varanda para banhos de ar, mas evite fortes correntes de ar.
  • Fornece luz solar intensa, sombra dos raios diretos.
  • Pulverize diariamente.
  • Temperatura até + 26 ° C.
Outono
  • São dez horas suficientes sob o sol brilhante, depois de sombrear a planta.
  • Pulverize duas vezes por semana.
  • A temperatura é de + 16 ° C a + 23 ° C.
Inverno
  • Luz brilhante + iluminação artificial adicional.
  • Pulverize uma vez por semana.
  • A temperatura de + 16 ° C a + 19 ° C, mesmo + 12 ° C é permitida. Em uma planta superior vai enfraquecer.
  • Mantenha longe de correntes de ar e de aquecedores.

Doenças da rosa chinesa (hibisco)

Para que a rosa chinesa seja saudável, você não precisa fazer muito esforço, mas ainda assim exige cuidados adequados. Se a flor tem muitas folhas verdes, pode não florescer. O motivo é um excesso de fertilizantes nitrogenados, luz ou água insuficientes.

Com o aparecimento de folhas amarelas, podemos dizer com segurança que a planta não possui luz solar suficiente. Além disso, a rosa vermelha é afetada por larvas e pragas. Na maioria das vezes, trata-se de um ácaro e pulgões, que aparecem no outono e no inverno devido ao solo úmido ou a seco, correntes de ar e cuidados inadequados. Lutar contra pragas é simples: pulverize com inseticidas e limpe com uma solução com sabão.

Escolhendo um método de criação eficaz

A escolha do método de criação depende do tipo de hibisco, estação do ano.

Hora ideal

Vale a pena propagar uma planta quando:

  1. Absolutamente ótimo.
  2. O ramo dobrado para o solo, o que torna possível dividir as camadas.
  3. Ele cresceu para que um corte possa ser cortado.

O hibisco é propagado na primavera e no verão, se a flor é afetada por pragas ou está doente, a divisão deve ser adiada até que a planta se recupere.

O hibisco é propagado pelos seguintes métodos:

Estacas

Pode ser usado durante todo o ano, mas melhor na primavera e no verão. Antes da poda, a planta mãe precisa ser abundantemente regada e podada. Juntamente com os brotos secos e lentos, corte as estacas (galhos com uma haste verde grossa e a presença de dois entrenós). A partir desta sessão, corte todas as folhas e enraize a flor.

Camadas

Não é mais complicado que o primeiro método. Para dividir o arbusto, escolha camadas comuns, ao ar ou na vertical, melhor primeiro. Polvilhe o ramo selecionado com o solo e deixe a parte superior aberta. Em um local polvilhado com terra, as raízes logo começarão a crescer. Antes da reprodução, você precisa preparar o solo: ele deve estar bem umedecido, ter alta respirabilidade, a drenagem é obrigatória. O galho que precisa ser dobrado, limpo de folhas e colocado em um buraco cavado em um vaso de flores, se necessário, prende com arame para que não se dobre para trás. Este método é aplicável na primavera. Já no outono, você pode separar a parte aérea da planta mãe em um vaso separado.

Sementes

A maneira mais comum e difícil. Além disso, todas as características varietais do hibisco são perdidas. O procedimento é o seguinte:

  • embeba as sementes na água com estimulantes do crescimento;
  • coloque-os em um pano de gaze úmida e depois em um saco plástico por três dias, até que as raízes comecem;
  • plantar em um pote de terra e húmus;
  • não afunde muito as sementes e cubra a panela com um saco para efeito térmico, retire tudo após 2 semanas;
  • regue moderadamente e após 3 meses transplante o hibisco jovem em um recipiente maior.

Divisão Bush

É aplicado na primavera e no verão. Tesouras de podar, uma faca e uma pá devem ser tratadas com um desinfetante e cavar um arbusto. Em seguida, limpe o sistema radicular da terra, tomando cuidado para não danificá-lo. Usando uma faca, corte 2-3 hastes com raízes. Depois disso, cada broto separado deve ser plantado em seu próprio vaso, onde a terra com húmus é derramada. É necessário regar novas flores com frequência, mas com moderação.

Como fazer root

Existem apenas duas maneiras de enraizar uma rosa chinesa.

No solo:

  1. Antes de plantar no solo, você deve esperar até que as mudas dêem suas próprias raízes, abaixe-as em um copo pequeno com terra e areia, antes de mergulhar cada broto em uma solução de heteroauxina.
  2. Após o plantio, toque levemente o solo na base, o caule se enraíza um mês depois.
  3. Construa uma pequena estufa ao redor da planta na forma de um saco ou um pedaço de vidro para que fique quente e úmido por dentro.

Na água:

  1. Use um copo de vidro colorido, despeje água morna nele.
  2. Adicione alguns comprimidos de carvão ativado e um estimulante do crescimento.
  3. Coloque o copo em um local bem iluminado, mas sem raios diretos.
  4. O plantio no vaso deve ser feito somente depois que a planta der duas ou três folhas, e as raízes atingirem 5-7 centímetros de comprimento.

Possíveis problemas e dificuldades após a divisão

Novos brotos precisam de rega diária, monitoram alta umidade e temperatura moderada. Se a jovem rosa vermelha não receber os cuidados adequados, ela rapidamente descartará as folhas e começará a desbotar. Para evitar o aparecimento de carrapatos e pulgões, é aconselhável lavar a planta com água e sabão e limpá-la com um pano úmido no chuveiro. Se as folhas ficarem amarelas, é necessário reconsiderar os fertilizantes minerais aplicados - adicione nitrogênio e ferro e reduza o cloro e o cálcio.

Cuidados de acompanhamento para jovens hibiscos

Assim que as mudas são transplantadas para o recipiente, os cuidados devem ser tomados da mesma maneira que para uma planta adulta. Certifique-se de remover as ervas daninhas germinadas e soltar o solo nas raízes.

No verão, adicione uma porção adicional de fertilizantes minerais ao solo e no outono - cobertura de potássio. Água conforme o solo seca.

Por que o hibisco é chamado de flor da morte

Embora o hibisco pareça uma planta comum e inofensiva, é popularmente chamado de "flor da morte". Este nome terrível veio de sinais europeus antigos.

  1. O florescimento precoce de uma rosa chinesa significava que alguém da família morreria repentinamente; para evitar esse destino, a planta foi queimada.
  2. A flor não foi colocada no quarto, porque eles acreditavam que é preciso a saúde dos proprietários do apartamento.
  3. O despejo de folhas fez com que um dos membros da família ficasse doente e deveria procurar um médico.
  4. Há uma crença de que o hibisco leva os homens para fora de casa, portanto, as meninas não são aconselhadas a manter a flor em casa.
  5. Há um sinal de que uma "coroa do celibato" é feita de uma rosa chinesa, destrói casais fortes, introduzindo discórdia e brigas na família.

Se você não prestar atenção aos sinais de hibisco - uma maravilhosa decoração do apartamento. Não é caprichoso no atendimento domiciliar, floresce flores belíssimas e grandes de várias cores e emite um aroma delicado e delicado, levemente azedo.

Pin
Send
Share
Send

Assista ao vídeo: Fábrica de Calcinhas - Seja uma Revendedora (Pode 2024).