Kleistocactus - colunas fofas com flores

Pin
Send
Share
Send

Kleistocactus é uma suculenta muito bonita da família Cactus. Suas hastes colunares são densamente cobertas com agulhas. Às vezes, os espinhos envolvem o caule como cabelos macios, o que confere à planta um charme especial. A terra natal de Cleistocactus é a América Latina, onde ocupa grandes áreas. Nas regiões mais ao norte, o cacto é cultivado como planta de casa.

Descrição da planta

Cleistocactus foi descoberto perto dos Andes em 1861. No gênero existem plantas com hastes elásticas, eretas, ramificadas ou alojadas. Sob o solo, os cactos têm um sistema radicular ramificado e poderoso que pode receber nutrientes de solos profundos. No cultivo interno, o Cleistocactus mede 20-40 cm de altura, embora algumas espécies atinjam até 4 m, cujas hastes têm uma forma cilíndrica quase regular. A espessura da haste pode atingir 2,5-10 cm.

Ao longo de todo o caule não há costelas muito expressivas na quantidade de 15 a 20 peças. Espinhos de cerdas são espalhados aleatoriamente ao longo da superfície da costela. Eles podem ser pintados de branco, amarelo, vermelho ou cinza. Perto da aréola existem espinhos mais finos e mais diretos, com 3-15 mm de comprimento. Na parte central do caule, eles podem crescer até 5 cm.







Uma planta adulta com cerca de 30 a 40 cm de altura lança um grande número de brotos que florescem quase simultaneamente. A floração ocorre no meio da primavera e no verão. Primeiro, um crescimento brilhante é formado na superfície lateral do caule, na maioria das vezes rosa ou vermelho. Gradualmente, o botão da flor aumenta e se transforma em um pequeno tubo séssil. A parte superior da flor revela escamas, transformando-se em pétalas lanceoladas.

Cleistocactus auto-poliniza e forma frutos bastante grandes. Eles têm uma forma arredondada ou oblonga e também são pintados em cores brilhantes. Na superfície da fruta há uma casca brilhante e arrepiada. Eles permanecem nas hastes por um longo tempo e dão à planta uma aparência muito atraente. Dentro da fruta, há uma polpa branca perfumada com muitas pequenas sementes negras.

Tipos de Clematocactus

No gênero Cleistocactus, existem cerca de 50 espécies. Além disso, os representantes individuais podem variar bastante. Os representantes mais marcantes e populares são as seguintes variedades:

Kleistocactus Strauss - As espécies mais comuns com um caule longo densamente coberto com agulhas de prata. As hastes frequentemente se ramificam na base. As espécies podem crescer até 4 m de altura e são mais adequadas para o cultivo em jardins de inverno, então o cacto de cola Strauss na foto parece especialmente bonito.

Kleistocactus Strauss

Kleistocactus Winter tem hastes rastejantes longas. Seu diâmetro é de apenas 25 mm e sua altura é de cerca de 1 M. Os espinhos da planta são muito finos e eriçados, são pintados em um tom verde-amarelo. Hastes douradas durante a floração são densamente cobertas com flores rosadas com um núcleo laranja.

Kleistocactus Winter

Esmeralda Cleistocactus tem hastes eretas que podem dobrar gradualmente. As agulhas desta espécie são mais raras, mas longas e densas. Flores rosa cobrem densamente a parte superior do caule e têm uma borda esmeralda.

Esmeralda Cleistocactus

Cleistocactus é tupiano. Esta espécie possui hastes longas (até 3 m), ligeiramente onduladas, de cor verde claro. Do outro lado da superfície existem pontas afiadas, do rosa ao bordô. Em flores vermelhas com até 8 cm de comprimento, uma curva também é visível.

Cleistocactus Tupi

Kleistocactus Ritter. A variedade é altamente decorativa. As hastes relativamente curtas são densamente cobertas por espinhos longos e macios de cor branca, o que faz a planta parecer macia. Flores tubulares escamosas se formam ao longo de todo o comprimento do caule a partir da base e têm uma cor amarela brilhante.

Reprodução

Cleistocactus é propagado por sementes e métodos vegetativos. Durante muito tempo, as sementes retêm a germinação e germinam rapidamente. Como a planta é destinada ao cultivo interno, é possível semear sementes a qualquer momento do ano. Uma pequena estufa é organizada para a semeadura. Uma mistura de turfa e areia é despejada em um recipiente plano, levemente umedecido e as sementes colocadas na superfície. O recipiente é coberto com um filme e deixado em um local claro e quente. O abrigo é removido diariamente por vários minutos e o solo é pulverizado à medida que seca.

Com o advento das primeiras mudas, as mudas estão acostumadas a um ambiente aberto. A rega é realizada em pequenas quantidades através de uma panela. Ao atingir uma altura de 3-5 cm, as plantas jovens podem ser transplantadas em pequenos recipientes separados.

Durante a propagação vegetativa, podem ser utilizados processos laterais ou a coroa com cerca de 10 a 20 cm de comprimento para obter um novo cleftocacto, e o caule deve ser cortado com uma lâmina afiada e desinfetada. O local do corte é polvilhado com carvão picado e seco por 3-4 dias. As plantas são plantadas em vasos médios com solo de cacto. Para aprofundar a haste no chão não é necessário. Para garantir a estabilidade, o pedúnculo é apoiado com pauzinhos. Quando suas próprias raízes são formadas, o suporte é removido.

Regras de cuidados

Kleistocactus não requer muito cuidado em casa, é bastante despretensioso. A planta é fotofílica e resistente à seca. Precisa de uma longa luz do dia e luz difusa. Basta colocar a panela não no peitoril da janela, mas mais perto do centro da sala. As hastes frequentemente dobram, correndo em direção à luz do sol, para que a planta precise girar constantemente. É mais conveniente colocar a panela na estufa.

No calor do verão, Cleistocactus precisa de rega regular. É necessário garantir que o solo seque completamente entre a rega e não seja coberto com um revestimento fúngico esbranquiçado. Você também pode pulverizar o caule e lavá-lo ocasionalmente sob um banho quente. Isso ajuda a controlar pragas. De abril a outubro, uma porção de fertilizantes para cactos é adicionada à água para irrigação a cada semana. No inverno, a cobertura é removida e a rega é minimizada. Uma irrigação em 1-2 meses é absolutamente suficiente.

No verão, os cactos podem ser plantados na varanda ou terraço. Eles não têm medo de pequenos rascunhos e resfriamento noturno. A temperatura ideal do ar é + 25 ... + 28 ° C. Em repouso, apenas + 10 ... + 15 ° C são suficientes. O resfriamento não deve ser permitido abaixo de + 5 ° C.

A cada 2-3 anos, o Cleistocactus deve ser transplantado para um vaso maior. A seguinte mistura de solo é usada para plantar uma planta adulta:

  • areia (4 partes);
  • relva (2 partes);
  • solo foliar (2 partes);
  • turfa (1 parte).

Você pode usar um substrato pronto para cactos, para adicionar mais areia do rio.

Possíveis dificuldades

Cleistocactus é resistente a parasitas e doenças conhecidas. Rega excessiva e baixas temperaturas podem causar podridão. A planta afetada é difícil de salvar. Você pode cortar várias hastes saudáveis ​​para enraizar e destruir as áreas afetadas.

Às vezes, a formação de processos laterais leva à secagem e morte do caule central. Ao primeiro sinal de murcha, o talo precisa ser cortado e polvilhado com carvão picado.

Entre agulhas grossas em uma sala quente e seca, um ácaro ou uma cochonilha podem se estabelecer. Se forem encontrados parasitas, os inseticidas devem ser tratados imediatamente.

Pin
Send
Share
Send