Lantana - flor ensolarada e mutável

Pin
Send
Share
Send

Lantana é uma planta perene muito bonita da família Verbena. A pátria do lantânio é o subtrópico da Índia, Colômbia, México, hoje também é perfeitamente adaptada no Mediterrâneo e na Ásia Central. Arbustos com delicadas folhas verdes florescem profusamente durante todo o verão. Além disso, inflorescências esféricas mudam gradualmente de cor. Ontem, a lantana estava coberta de flores branco-amareladas e hoje agrada com tons de rosa. Esta planta é despretensiosa e cresce ativamente, por isso não causa problemas para os jardineiros.

Descrição botânica

Lantana é um arbusto extenso com brotos eretos ramificados. Sob condições favoráveis, pode crescer até 3 m de altura. A planta cresce rapidamente a massa verde, por isso precisa de uma sala espaçosa. As variedades híbridas modernas são pequenas em altura e lentas em crescimento.

O sistema radicular do lantânio também é bem desenvolvido. Raízes lignificadas poderosas penetram profundamente no solo. Eles precisam de um vaso profundo e volumoso, caso contrário, a planta terá que ser transplantada várias vezes ao ano.







Os ramos do lantânio são cobertos com uma casca verde clara e suave. Nas brotações de algumas espécies existem pequenos espinhos. Folhetos em pecíolos curtos estão localizados em frente ou em espiral. A placa da folha pubescente tem uma forma ovóide com uma borda pontiaguda e pequenos dentes nas laterais. O comprimento da folha é de cerca de 5 cm e pode ser pintado em uma cor verde brilhante, mas existem variedades com listras verdes claras ao longo da borda. Os óleos essenciais com um odor específico são liberados através de pequenas glândulas na superfície.

O período de floração cai em maio-setembro. Um pedúnculo longo com inflorescência esférica de até 5 cm de diâmetro cresce a partir das axilas das folhas na parte superior da parte aérea, e pequenas flores tubulares exalam um aroma intenso. Durante o período de floração, eles mudam de cor de amarelo e branco para rosa ou escarlate. Além disso, botões com pétalas diferentes podem estar simultaneamente em uma inflorescência.

Tipos de Lantânio

Cerca de 150 espécies de lantânio crescem na natureza, mas apenas duas delas são usadas para cultivo interno.

Lantana Camara. A planta tem hastes encaracoladas com pequenos espinhos. Nos galhos, há folhas verdes acinzentadas de formato oval ou em forma de coração. O lado superior é liso e ligeiramente áspero, e as vilosidades curtas estão localizadas abaixo. Inflorescências paniculadas brilhantes se formam nas axilas das folhas em maio. Eles consistem em pequenas flores tubulares. Os brotos jovens são de cor amarela ou rosa, mas eventualmente ficam vermelhos ou alaranjados. A floração continua até o final do verão.

Lantana camara

Variedades decorativas populares:

  • Nuvem dourada - flores amarelas brilhantes;
    Nuvem dourada
  • Cocktail - flores de terracota e laranja;
    Coquetel
  • Naida - botões brancos como a neve com um núcleo amarelo;
    Naida
  • Rainha Rosa - flores amarelo-salmão, adquirindo gradualmente uma cor rosa brilhante.
    Rainha rosa

Lantana Montevidea. Esta espécie não é encontrada com tanta frequência, mas também é procurada. Os galhos rastejantes são cobertos com folhas ovóides verdes brilhantes. Eles são menores em tamanho do que a variedade anterior. Pequenas inflorescências de corimbose consistem em pequenas flores lilás-rosa. A floração começa em junho e pode continuar até o início de outubro.

Lantana Montevidea

Métodos de criação

A reprodução do lantânio é feita semeando sementes ou mudas de enraizamento. A propagação de sementes requer muito esforço, mas permite obter muitas plantas ao mesmo tempo. É importante lembrar que os traços varietais da planta mãe nem sempre são transmitidos aos filhos; portanto, é melhor encomendar as sementes na loja, em vez de coletá-las você mesmo.

As culturas são recomendadas em novembro. Anteriormente, as sementes são embebidas por 1,5 a 2 horas em água morna (50-60 ° C), depois devem ser tratadas com um estimulador de crescimento e somente depois semeadas em uma mistura de areia e turfa. O recipiente é coberto com um filme e colocado em um local quente com uma temperatura do ar de + 20 ... + 22 ° C. Os rebentos aparecem após 3-4 semanas, após o que a temperatura deve ser reduzida para + 12 ... + 14 ° C. Para acelerar o crescimento, você precisa de luz de fundo. Plantas com 2-3 folhas podem ser plantadas em vasos separados.

Um método mais simples e mais eficaz de propagação são as estacas. É suficiente, na primavera, após a poda, selecionar estacas com 4 folhas com cerca de 10 cm de comprimento e o enraizamento é realizado em solo fértil e solto. A panela com mudas é transferida para uma sala iluminada e quente. Dentro de 2 semanas após o plantio, é recomendável cobri-los com um filme. Em seguida, o abrigo é removido por algumas horas e depois de uma semana completamente removido.

Recursos de transplante

Como as raízes crescem rapidamente, a lantana é transplantada a cada 1-3 anos. É melhor fazer isso na primeira metade da primavera. O pote deve ser selecionado espaçoso e profundo. No fundo, estenda o material de drenagem (estilhaços, argila expandida, seixos) para que a água da irrigação não fique estagnada.

Os seguintes componentes devem ser incluídos no solo para o lantânio:

  • terreno de folha (4 partes);
  • relva (3 partes);
  • terra de húmus (1 parte);
  • areia do rio (1 parte).

Durante o transplante, parte do antigo coma de terra é removida para que a planta receba mais nutrientes do novo solo.

Plantas em crescimento

Cuidar do lantânio doméstico é muito simples. A planta cresce facilmente e não requer condições especiais. Gosta muito de luz brilhante e longas horas de luz do dia, por isso é melhor colocar vasos nos parapeitos das janelas ao sul. No verão, é recomendável levar os arbustos para o jardim, onde eles acumulam massa verde e florescem profusamente. Crohn não tem medo da luz solar direta, mesmo em calor intenso. Se você colocar a planta em um local sombreado, as folhas poderão desbotar e a floração se tornará muito esparsa.

Lantana adora calor. Nas regiões com verões quentes, ela se sente ótima, requer apenas rega mais abundante. Se o inverno passar sem geada, a planta poderá ser cultivada em campo aberto. A temperatura ideal da sala é de + 22 ... + 27 ° C. Para o inverno, é necessário fornecer um conteúdo fresco (+ 10 ... + 12 ° C). Algumas variedades são capazes de suportar o resfriamento de curto prazo a -2 ° C.

Não há necessidade de aumentar artificialmente a umidade do ar perto do lantânio. Ela se sente bem em casas urbanas. No entanto, às vezes ainda vale a pena pulverizar e lavar as folhas de poeira. Durante o período de floração, não é recomendado borrifar flores, pois isso leva a uma rápida secura.

A rega regular é de grande importância para a planta. Com a secagem frequente do solo, as folhas desbotam e o crescimento diminui. Até os brotos que se formaram podem cair sem nunca florescer. É necessário garantir que o solo seque apenas na parte superior. A água para irrigação deve estar limpa e quente.

Desde o início da primavera até o final da floração, o lantânio precisa de fertilizantes. Eles são trazidos ao solo duas vezes por mês na forma diluída. Recomenda-se alternar curativos minerais e orgânicos para florescer plantas de interior.

Para obter um arbusto atraente, o lantânio geralmente precisa ser picado e podado. Isso estimula a formação de brotos laterais. Com poda competente, será possível formar uma pequena árvore ou uma coroa esférica luxuosa, que no verão será coberta com uma cor exuberante.

Doenças e Pragas

Em uma sala fria e úmida, o lantânio é afetado pela ferrugem da chapa. Com rega excessiva, é possível o desenvolvimento da podridão das raízes. Para combater o mofo, você deve alterar as condições da flor e soltar regularmente o solo. A planta doente é podada e tratada com fungicida.

A folhagem suculenta é atacada periodicamente por insetos, pulgões, moscas-brancas, ácaros e cochonilhas. Em campo aberto, a planta sofre com pragas com mais frequência; portanto, na primavera, recomenda-se realizar tratamento preventivo com Actellic ou Aktara.

Pin
Send
Share
Send