Dolichos é uma trepadeira perene da família das leguminosas. Sua pátria são os trópicos e subtrópicos da África Oriental. Nas regiões onde as geadas raramente ocorrem no inverno, os dolichos podem crescer por vários anos, mas na maioria das regiões da Rússia é cultivada como uma safra anual. Uma videira poderosa forma um denso rebento, sob o qual você pode ocultar prédios desagradáveis ou uma cerca, além de envolver um caramanchão. Suas delicadas flores lilás e vagens brilhantes são uma decoração maravilhosa. Dolichos também podem ser consumidos, pratos deliciosos e nutritivos são preparados a partir de "feijão preto".
Descrição botânica
Dolichos é um perene sinuoso com um rizoma ramificado. Consiste em processos em forma de cordão com pequenas vedações ao longo de todo o comprimento. As brotações longas e ligeiramente ramificadas crescem em média de 3 a 4 m, embora existam espécimes com até 10 m de comprimento.As hastes são cobertas com casca vermelho-marrom. Os tiros são desprovidos de antenas, eles escalam o suporte, torcendo-o no sentido anti-horário.
Ao longo de toda a extensão da videira, há uma grande folhagem peciolada. Tem um formato de coração e uma superfície áspera e coriácea. As folhas são verde-escuras. Às vezes, listras roxas estão presentes ao longo da veia central.
Dolichos floresce em meados de julho. Os pincéis longos com várias flores aparecem nas extremidades dos brotos ou nas axilas das folhas apicais. Eles consistem em flores grandes, características de todos os legumes e exalam um aroma delicado e agradável. Em uma inflorescência pode haver até 40 botões. As pétalas são pintadas em tons de branco-amarelo ou rosa-roxo. A floração de cada pincel dura até 20 dias. Eles se substituem constantemente, para que os dolichos o deliciem com flores até a primeira geada.
Após a polinização, os frutos são amarrados - vagens largas e planas com 2-4 feijões. O comprimento da vagem é de 5 a 6 cm, atrai com uma superfície roxa escura brilhante e é capaz de competir em beleza com flores. O feijão é colorido de preto com uma mancha branca ao longo da coluna vertebral. Eles são ovais e podem ser usados como alimento.
Tipos de Dolichos
No ambiente natural, na Índia e na África Oriental, cerca de 70 espécies de dolichos crescem. Na Rússia, apenas dolichos vulgarisTambém chamado de "lilás encaracolado". A razão para isso é manchas lilás em flores, videiras e folhas jovens. Com base nesta espécie, várias variedades decorativas são criadas:
- A lua rosa. A variedade é muito semelhante aos brotos flexíveis de lilás. Videiras com até 4 m de comprimento são cobertas com grandes folhas em forma de coração de cor verde brilhante. Entre a vegetação luxuriante, inflorescências longas lilás florescem. Os feijões roxos escuros e brilhantes persistem até o final do outono e podem aparecer mesmo no fundo dos primeiros montes de neve.Lua rosa
- Guirlanda roxa. Os brotos podem crescer 6 m de comprimento. Eles são cobertos com folhas muito grandes e inflorescências longas e semelhantes a guirlandas. As flores são pintadas em roxo brilhante. Eles são adequados para o corte e permanecerão por muito tempo em um vaso.Guirlanda roxa
- Cascata lilás. A planta é caracterizada por videiras mais curtas, mas altamente ramificadas. É frequentemente usado para paisagismo varandas e varandas. A floração e a frutificação não são tão abundantes, mas a liana é resistente ao frio e às pequenas geadas.Cascata lilás
- Dolichos lablab (lobia). A espécie cresce ao pé do Kilimanjaro. Seus brotos atingem 3-5 m de comprimento e dão muitos processos laterais. Entre a folhagem verde escura em forma de coração estão as inflorescências racemose. Os botões são lilás ou roxos. Após a polinização, formam-se grãos achatados com superfície ondulada. Eles contêm sementes arredondadas ou oblongas.Dolichos lablab
Métodos de criação
Em uma cultura, o dolichos se propaga exclusivamente por sementes. Mudas ou enraizamento de camadas são possíveis apenas com o cultivo a longo prazo e requerem muito esforço. As sementes podem ser semeadas imediatamente em campo aberto. Eles fazem isso em maio, mas as mudas brotam por um longo tempo e, a princípio, se desenvolvem lentamente. Como resultado, a floração pode ocorrer no final de agosto e não vai durar muito. Os feijões com floração tardia amadurecem mal, para que você possa perder sementes para futuras plantações.
Para evitar tais dificuldades, recomenda-se primeiro o cultivo de mudas. No início de março, antes da semeadura, os grãos devem ser escarificados, ou seja, danificar a casca densa. Então a umidade provavelmente chegará ao embrião. Para fazer isso, a pele negra do feto é tratada com uma lixa de unha, faca ou faz várias perfurações com uma agulha. Sob a mancha branca está o próprio embrião, que não pode ser danificado. Depois, você pode mergulhar o feijão por um dia em água fria. Para que não fiquem ácidos, guarde as sementes embebidas na geladeira.
Para o plantio, use caixas ou vasos individuais de turfa com uma mistura de terra, turfa e areia. Recomenda-se adicionar uma pequena quantidade de carvão e giz à mistura do solo. As sementes devem ser enterradas de 2-3 cm a uma distância de 4-5 cm O pote é armazenado em local iluminado a uma temperatura não inferior a + 20 ° C. De tempos em tempos, o solo é moderadamente umedecido. No final de maio ou início de junho, as plantas cultivadas são transplantadas para o campo aberto. Para não danificar o sistema radicular, um transplante deve ser feito com um pedaço de terra. Entre as mudas, aguarde uma distância de 20 a 40 cm. Você deve cuidar imediatamente do suporte, no qual a liana pode subir.
Cultivo e cuidado
Cuidar de dolichos é bastante simples. A planta prefere áreas abertas e bem iluminadas. Com a falta de luz solar, os brotos crescem mais lentamente e empalidecem. A temperatura ideal do ar é + 20 ... + 30 ° C. Locais com fortes correntes de ar e rajadas de vento frio devem ser evitados, porque os dolichos são uma planta suave que adora calor.
O solo das trepadeiras deve ser solto, fértil e com acidez neutra. Antes de plantar, cavar o chão e adicionar uma porção de húmus ou verbasco. O excesso de nitrogênio no solo é contra-indicado.
Dolichos adora regar frequente. Umedece-se 2-3 vezes por semana com uma pequena quantidade de água. Em calor intenso, é necessária uma rega mais abundante. O solo deve secar apenas na superfície, mas a estagnação da umidade não deve ser permitida. Para penetrar melhor no ar até as raízes, você deve afrouxar regularmente o solo e as ervas daninhas.
Durante o período de crescimento ativo e floração, os dolichos precisam de nutrição adicional. É melhor usar complexos com alto teor de fósforo ("Superfosfato"). O fertilizante diluído é aplicado ao solo 1-2 vezes por mês.
Perto da liana, é necessário instalar um suporte com uma altura de pelo menos 2 M. Para que os processos laterais apareçam, ele deve ser cortado periodicamente.
Dolichos é resistente a doenças, no entanto, oídio ou mancha de folhas podem se desenvolver em matas densas. Para proteger a videira de doenças, é necessário escolher um local ensolarado e ventilado para o plantio. Às vezes, pulgões, nematóides e lagartas se instalam em brotos e folhas. De parasitas, inseticidas podem ser tratados.
Dolichos em paisagismo
O Dolichos é ideal para decorar arcos, mandris, cercas e prédios de fazenda com até 4 m de altura e, durante toda a temporada, atrai com folhagem brilhante, floração abundante e frutas surpreendentes. Num cenário tão pitoresco, um jardim de plantas com plantas baixas parecerá muito mais atraente. Os melhores vizinhos para os dolichos são dálias, peônias, tulipas e clematis. Se você se esforçar um pouco mais, uma videira flexível pode trançar qualquer base e obter uma escultura pitoresca no meio do gramado.
A planta pode ser cultivada não apenas no jardim, mas também na varanda ou varanda. Para fazer isso, use uma banheira espaçosa. Salvar dolichos no inverno, neste caso, será muito mais fácil.
Uso de cozinha
Os frutos de Dolichos são ricos em amido e proteínas. Comparados aos feijões, eles têm uma estrutura mais delicada e um sabor suave. Vagens verdes ou feijão amadurecido podem ser usados como alimento. O prato final estará cheio de aroma herbáceo e picante. As frutas Dolichos são usadas em saladas, acompanhamentos, sopas. Eles podem ser combinados com legumes, frutos do mar, peixe e arroz. Satisfazem perfeitamente a fome e restauram a força. Uma decocção de feijão na medicina oriental é usada para restaurar o trato digestivo e combater doenças do estômago.