Saponaria (saboneteira) é uma planta perene ou anual interessante da família cravo-da-índia. Esse nome veio do alto conteúdo nas raízes de uma substância especial - saponina, que forma uma espuma exuberante ao entrar em contato com a água. Nos tempos antigos, a raiz desta planta era usada como sabão com boas propriedades de limpeza. Não é apenas muito eficaz, mas também amplamente utilizado na medicina popular, indústria de alimentos e cosmetologia, e não é difícil cultivá-lo em sua área, mesmo para um cultivador iniciante.
Como e onde cresce a saponária aberta
Esta bela cultura herbácea cresce em altas montanhas e planaltos rochosos da Europa, Sibéria, Cáucaso e Ásia, começando sua floração de meados de julho ao início do outono e atingindo de 10 a 80 cm de altura. Existem várias variedades e variedades de saponária, mas todas elas têm caules finos e retos com pequenas folhas ovais.
A cor das pétalas de diferentes variedades de plantas pode diferir radicalmente e as próprias flores são coletadas em pequenas inflorescências perfumadas. A saponária decorativa é despretensiosa, não requer condições especiais para o cultivo.
Tipos de plantas: foto com descrição
Na natureza, existem mais de 40 espécies de plantas, mas apenas 10 delas são usadas como culturas decorativas. As variedades mais populares e comuns são consideradas variedades de saponária medicinal e de folhas de manjericão.
As espécies medicinais incluem plantas de até 1 m de altura, com numerosos caules frondosos e longas folhas ovais com cerca de 10 cm de comprimento, com flores de 3 cm de diâmetro, coletadas em inflorescências soltas de cor rosa ou creme.
A saponária medicinal ganhou o amor dos cultivadores de flores devido à sua despretensão, bela floração e aroma forte e brilhante.
As variedades mais comuns de saponária medicinal:
- Flora Pleno - uma planta com exuberantes flores felpudas de um tom creme suave;
- Variegata tem uma cor variada interessante de folhas, na qual alternam listras verde claro e verde escuro;
- Betty Arnold é caracterizada por hastes longas com inflorescências de terry brancas como a neve nos topos.
Separadamente, um grupo varietal destaca-se com grandes inflorescências brilhantes e muito densas de matiz lilás, branco ou rosado:
- Alba do Cativeiro;
- Cativeiro de Rosea;
- Pumila.
Nenhuma variedade de plantas menos interessante e bonita pode ser chamada de saponária basilicápea. Trata-se de uma cultura baixa (até 20 cm) de cobertura do solo, com caules macios espalhados pelo chão, nas pontas das quais existem grandes inflorescências e folhas verdes brilhantes e oblongas.
Suas variedades populares incluem:
- Luxo, caracterizado por flores rosa brilhantes que crescem diretamente nos brotos;
- Rubra Kompakta - sua diferença em relação à série anterior está apenas em um tom mais escuro de rosa;
- Camilla - rosa claro;
- Topo nevado - com flores brancas coletadas em inflorescências soltas;
- O pó da lua é uma variedade muito popular entre a saboneteira com folhas de manjericão.
Além dessas duas espécies, vários híbridos e variedades de saponaria, pouco utilizados, foram criados. Esta é a saponaria de Olivan - um híbrido perene de baixo crescimento com grandes flores rosa escuro, crescendo em pequenos arbustos.
O saponfish ensaboado também se distingue como uma espécie separada - uma cobertura de solo com folhas escuras alongadas e hastes finas de até 7 cm de altura, que podem lignificar na própria base. É caracterizada por delicadas inflorescências rosadas.
Apenas as sementes das variedades da saponária medicinal ou de folhas de manjericão estão em venda gratuita. As variedades restantes são extremamente raras e inacessíveis a uma ampla gama de jardineiros amadores.
Visão geral da variedade rosa no vídeo
Papel no paisagismo
Um belo tapete de arbustos em miniatura em miniatura fica ótimo em jardins rochosos, áreas inclinadas ou canteiros de flores separados, decorados com pedras grandes.
Você pode plantar um pouco de saponária no meio do gramado ou como uma borda perto de rosas, margaridas decorativas, lírios ou peônias. Os slides rochosos são ideais para ela, e também faz sentido colocar a planta em vasos pendurados ou pequenos vasos. Esse arranjo permitirá que as hastes se pendurem livremente, formando composições brilhantes para decorar as paredes da casa ou do mirante.
O melhor de tudo é que a saponaria parece combinada com as seguintes plantas:
- saxifragem;
- rosas;
- Iberis
- hortênsias;
- sábio;
- sinos;
- echinacea;
- sol;
- caule;
- sálvia.
Esta planta perfumada fica ótima por si só, sem vizinhos.
Muitas vezes, ele se propaga por auto-semeadura, o que deve ser considerado ao escolher um local. Para excluir a auto-dispersão, é necessário podar inflorescências murchas junto com uma pequena área do caule. Este procedimento ajudará a obter uma floração subsequente mais magnífica.
Opções de aplicação na foto
- Entre as pedras na saboneteira é o lugar
- Arbustos de Saponaria ficam bem no jardim de pedra
- Parece bom saponaria e em pousos solitários
- Ela também fica ótima em uma colina alpina
- Mylnianka tomará seu devido lugar na ária do rock
Métodos de cultivo e opções de plantio saboneteira
No habitat natural, a saponária cresce em solos pedregosos, o que deve ser considerado na escolha de um local para plantio.
O local deve estar ensolarado, porque a falta de luz leva ao fato de que a cor das flores se torna mais pálida e indefinida. É permitido plantar a planta em sombra parcial, mas você terá que prestar mais atenção nela e prestar os devidos cuidados.
O solo não deve ser muito fértil, mas o calcário é o melhor, mas com boa drenagem. É necessário para que o solo não seja saturado demais com umidade, o que é prejudicial às raízes da planta. Idealmente, o solo deve estar solto, rico em cálcio e um pouco de nitrogênio. É melhor cobrir a terra ao redor dos desembarques com cascalho ou cascalho pequeno.
Saponaria é propagado de três maneiras:
- sementes - você pode plantá-lo ou mudas em março e também em campo aberto em maio ou no final de outubro;
- dividindo um arbusto grande e bem cultivado - na primavera, é cuidadosamente desenterrado, dividido em 2-3 partes e plantado em caroços preparados, onde uma pequena refeição de osso é adicionada com antecedência;
- estacas das hastes mais fortes e grossas antes da floração - cortam as copas, removem as folhas e as raízes inferiores na areia úmida e, após o aparecimento das raízes, as mudas podem ser plantadas em campo aberto.
Com o método das mudas, vários orifícios de drenagem são feitos em um pequeno recipiente e a terra é derramada. As sementes são plantadas nele, regadas e cobertas com um filme ou copo até os primeiros brotos. Assim que os brotos eclodem, o abrigo é removido e, quando a quarta folha aparece, as mudas são mergulhadas em recipientes separados e proporcionam uma iluminação brilhante. Em maio, as plantas jovens são plantadas em um local permanente.
Cuidados essenciais
Saponaria é uma planta ornamental ideal que não requer cuidados especiais. É bastante tolerante à seca e adora a luz solar direta. Deve ser regada raramente e somente com prolongada ausência de chuva.
A principal condição para o crescimento rápido é o solo solto e bem drenado. Portanto, após a rega ou a chuva, o solo deve ser levemente macio para dar às raízes um fluxo de oxigênio.
Antes do inverno, as hastes da planta devem ser cortadas em um terço e não precisam de fertilização e fertilização adicionais.
No inverno, é melhor abrigar a saponária para que não congele, porque apenas a variedade medicinal é considerada resistente ao gelo e as folhas de manjericão não são capazes de suportar temperaturas abaixo de -20 ° C. Esta planta perene é bem dispersa por si própria e, se o jardineiro não quiser permitir um crescimento descontrolado, é necessário cortar as caixas de sementes das hastes até setembro.
Possíveis problemas e soluções
As plantas perenes raramente são afetadas por doenças e pragas, mas às vezes podem ser afetadas por um ataque de concha no jardim. Esta borboleta come sementes maduras de caixas de frutas e põe ovos diretamente no caule da planta. As mais prejudiciais são as lagartas da colher, que roem a base dos brotos, levando à morte da flor. Você pode se livrar da praga com a ajuda da coleta manual de lagartas e larvas, além de preparações de Fufanon, Zolon, Dursban e Danadim.
A umidade excessiva do solo está repleta do surgimento de várias infecções fúngicas: manchas nas folhas e podridão das raízes. Se forem encontradas manchas pretas ou marrons nas hastes e folhas, as áreas afetadas são cortadas e os brotos restantes são tratados com solução de Fundazole ou 1% de líquido Bordeaux. Se a planta inteira for afetada, não será possível salvá-la.
Outras pragas e doenças não são assustadoras para a saboneteira, e não é difícil conseguir sua bela floração no canteiro.
Comentários sobre cultivo de flores
É necessário aparar os cílios estendidos em 2/3 do comprimento. A propósito, isso deve ser feito regularmente após a floração com as folhas de manjericão com sabão. Isso confere compacidade ao arbusto e estimula a floração.
Gaura//dachniiotvet.galaktikalife.ru/viewtopic.php?t=395
Ela vive bem conosco, semeia um novo e espalha o velho. Em um local ensolarado, cresce de forma mais compacta. Distribuído em grandes quantidades a cada primavera.
lemyro4ka//fialka.tomsk.ru/forum/viewtopic.php?t=17031
Mylnianka Inspiration - tapete perene. Grama, não um arbusto. Os vizinhos ficavam perguntando: eu gostei muito :-) Foi uma boa idéia colocar uma caixa de sabão e um cravo nos pneus: dois chapéus fofos apareceram, mas você mal consegue ver os pneus!
Mama-nadin//forum.sibmama.ru/viewtopic.php?t=57839
Saponaria é uma planta excelente para qualquer jardim de flores. É indispensável no projeto da paisagem ao organizar locais de trabalho e jardins de pedra, desencadeia perfeitamente canteiros e gramados. O perene não requer cuidados regulares, possui inúmeras propriedades curativas e um forte aroma agradável. Pequenos arbustos brilhantes irão decorar qualquer local naqueles lugares onde outras plantas não criam raízes.