Propriedades úteis do dente-de-leão e sua aplicação

Pin
Send
Share
Send

As pessoas são amplamente acreditadas que o dente de leão é uma erva daninha, o que é melhor para se livrar de mais rápido. Mas poucos sabem que muitas vezes é usado como remédio. Neste artigo vamos falar sobre os benefícios do dente-de-leão, seu uso na medicina, culinária e cosmetologia, bem como os possíveis danos em seu uso.

  • Descrição e foto
  • Composição quimica
  • Propriedades farmacológicas
  • Aplicação
    • Na medicina
    • Em cosmetologia
    • Na culinária
  • Contra-indicações e danos
  • Preparação e armazenamento de matérias-primas medicinais

Descrição e foto

Atualmente, o dente-de-leão é uma planta bastante comum que é freqüentemente encontrada em clareiras de florestas, parques e jardins, perto de rios e lagos.

Voce sabe Em alguns países, os dentes-de-leão são cultivados para fins industriais. No Japão, na França e nos EUA, você pode ver plantações inteiras dessas flores.
O que é um dente-de-leão, todo mundo sabe: uma flor amarela em um caule longo não mais do que 0,5 m de altura com uma roseta de folhas enraizadas. Tem uma raiz vertical ramificada, muitas vezes maior que a parte do solo da planta.

Os frutos do dente-de-leão são aquênios secos sem peso, com uma borda branca, que são facilmente soprados com a mais leve rajada de vento.O período de sua floração cai na primavera - de abril a maio, e frutifica de junho a setembro.

Composição quimica

Na droga dandelion contém substâncias úteis, através do qual ajuda com muitas doenças. Distingue-se por um grande número:

  • proteínas, fibras, carboidratos;
  • vitaminas A, B4, C, K;
  • macroelementos (cálcio, fósforo, sódio);
  • microelementos (cobalto, ferro, cobre).
Você também estará interessado em aprender sobre os benefícios de ervas daninhas como amaranto, grama, quinoa, calêndula branca, dodder, spurge, sot, ambrosia.

Propriedades farmacológicas

Esta erva contém amargor, o que permite que ela seja usada para melhorar a digestão e normalizar a digestão. Essa ação ocorre pela ativação da produção de suco gástrico, o que leva a um aumento da secreção biliar. Ele também possui um efeito anti-aterosclerótico, impede a absorção de colesterol prejudicial, alivia toxinas e tem um efeito positivo sobre o corpo.

Voce sabe Dandelion é freqüentemente usado no tratamento de diabetes, porque é caracterizado pela estimulação da produção de insulina.
Devido à alta saturação de potássio, o suco das folhas de dente de leão - um excelente diurético e a raiz da planta medicinal tem um efeito positivo sobre o fígado e ajuda a quebrar as pedras.

Aplicação

Por causa de suas propriedades medicinais, dandelions são freqüentemente usados ​​em medicina, cosmetologia e culinária. Abaixo damos algumas receitas com base nelas.

Na medicina

O espectro de aplicação de dente de leão é amplo. Tem efeito analgésico, colerético, anti-séptico e laxante. Para fins médicos, o chá é usado a partir de dentes de leão, o que traz benefícios significativos para o corpo.

É usado para icterícia, gastrite, distúrbios digestivos e como remédio para vermes. Você pode usar receitas diferentes para o chá:

  • Adicione 250 ml de água fervente a duas colheres de chá de folhas secas e deixe por 10 minutos. Mexa bem, esprema e adicione o açúcar. Tome duas ou três vezes ao dia por uma colher de chá de infusão.
  • Uma colher de chá de raízes secas despeje apenas água fervente, deixando em infusão por 20 minutos. Comer um dia não mais de 3 vezes.
Importante! No devido tempo o chá de dentes de leão fica amargo, por isso, o armazenamento longo é inconveniente.
Outro dente de leão é eficaz como um bom laxante, para a preparação de que suas raízes são usadas. Eles precisam ser moídos para um pó e tomar meia colher de chá 2-3 vezes ao dia.

Em cosmetologia

A contribuição do dente-de-leão no campo da cosmetologia é inestimável. Tem um efeito anti-inflamatório, limpando o rosto de acne não estética e acne.

Loções e máscaras, que contêm esta planta, dão a elasticidade da pele e reduzem o número de sardas

Cosmetologia também é usada para cornel, noite, rabanete, nasturtium, pervinca, tília, peônia, cereja de pássaro, pastinaga, jardim saboroso.
Eficaz é a receita para reduzir pequenas verrugas com base nesta planta milagrosa. Para fazer isso, 3 colheres de sopa de folhas de dente de leão são derramadas em 500 ml de água e fervidas por 15 minutos.

Depois disso, gentilmente através da gaze, coe o caldo, esfrie e enxugue o rosto.

Na culinária

De dente de leão preparar um grande número de pratos: geléia, alcaparras, geléia, panquecas. Flores amarelas decoram os pratos e os adicionam a saladas. Na culinária, use a raiz, as folhas e as inflorescências desta incrível planta.

Voce sabe Na Inglaterra, por um longo tempo fazendo o vinho dente de leão tradicional, que é famoso por seu sabor delicado de mel floral.
Recomendamos uma salada simples com dentes de leão, que pode ser cozido rapidamente em casa. 100 g de folhas frescas para 15 minutos de molho em água fria e cortada em tiras.

Ferva 3 ovos cozidos, picados, adicione as folhas e rabanete ralado. Sal e creme de leite.

Contra-indicações e danos

Mesmo com um grande número de características positivas, em alguns casos, dentes de leão não são recomendados para uso, uma vez que pode trazer prejuízos para o corpo.

Apesar de suas propriedades terapêuticas, raiz de dente de leão e há contra-indicações. na sua medicação base caracterizada por um efeito laxante, para que as pessoas não são recomendados para usá-los com uma predisposição para distúrbios intestinais.

Gastrite com elevada acidez e úlcera gástrica e obrigado a limitar ou parar completamente o uso de medicamentos, como parte de que existe uma planta.

Devem ser tomadas precauções no uso de raiz de dente de leão em caso de problemas com a vesícula biliar.Como o efeito colerético desta planta pode causar bloqueio dos ductos biliares, o tratamento com o seu uso só é possível após uma visita ao médico. As folhas de dente de leão também são famosas por suas propriedades úteis, mas também têm contra-indicações. Estes incluem o bloqueio do trato biliar, gastrite e úlcera gástrica.

Você deve seguir cuidadosamente as recomendações sobre a dosagem desta droga, a não observância do que pode causar náusea e diarréia.

Intolerância individual da planta não é excluída.

Preparação e armazenamento de matérias-primas medicinais

A aquisição de um dente-de-leão é um processo que requer atenção especial. Recolha deve ser em uma manhã ensolarada, depois que as flores são abertas. Caules com folhas finamente picadas, e as raízes são limpas do chão e arrancadas dos processos laterais. Então eles devem ser cuidadosamente lavados, cortados em pedaços 5-10 cm e bem secos. A secagem deve ser feita em salas com boa circulação de ar ou em secadores especiais. Armazenar matérias-primas medicinais são recomendadas em sacos de lona, ​​caixas de madeira ou papelão. A vida útil do dente-de-leão é de até 5 anos.

Importante! O período mais adequado para a coleta de raízes de dente-de-leão é agosto-setembro e abril-maio, flores e folhas de dente-de-leão - da primavera ao início do verão.
Dandelion officinalis é uma planta amplamente difundida, disponível para todos. O conhecimento de qualidades e contra-indicações úteis possibilitará usá-lo com o maior benefício para o corpo.

Assista ao vídeo: PARE DE ACHAR QUE ELA É UMA ERVA DANINHA ➜ ESSA PLANTA FAZ MILAGRES PARA SAÚDE

Pin
Send
Share
Send