Calceolaria é uma planta herbácea da família Calceolaria. Sua terra natal é a zona costeira da América Central e do Sul. Os cultivadores de flores domésticas cultivam calceolária como planta de casa. É famosa por sua floração abundante e forma incomum de botões. As flores de dois lábios se assemelham a uma bolsa ou chinelo; entre os jardineiros, em vez de um nome biológico complexo, existe um mais simples - "chinelos". A floração é tão abundante e bonita que muitas vezes as plantas dão em vez de um buquê para o feriado.
Descrição botânica
Calceolaria é uma planta perene cultivada em clima temperado como planta anual ou bienal. A altura dos brotos é de 10 a 50 cm e o sistema radicular possui uma estrutura fibrosa. Brotos ramificados macios estão localizados acima do solo. As hastes e folhagens eretas ou alojadas são cobertas com uma pilha grossa.
Folhas pecíolo de forma lanceolada ou oval têm bordas onduladas e superfície ondulada. O comprimento das folhas é de 5 a 10 cm e a maioria das folhas macias e agradáveis ao toque concentra-se perto do solo.
A floração começa cerca de 5 meses após o plantio e dura até 5 semanas. Esse recurso permite prever a aparência das flores para uma celebração ou data específica. Em uma planta, até 50 botões podem florescer. Eles são coletados em uma inflorescência ou em várias menores. A inflorescência tem uma forma racemose. As flores têm uma estrutura incomum. O nimbus de dois lábios abaixo tem um lábio carnudo grande e, no topo, um lábio esférico muito menor. O diâmetro da flor varia de 25 a 60 mm. A coloração pode ser amarela-alaranjada, vermelha, marrom. Muitas vezes na superfície das pétalas existem manchas brancas ou rosa. No centro são 2-3 estames e ovário.
Após a polinização, a fruta amadurece - uma caixa de sementes secas de forma oblonga. No interior, existem muitas pequenas sementes empoeiradas marrons.
Tipos de Calceolaria
No gênero de calceolária, quase 300 espécies são registradas. No entanto, em uma cultura cultivada na maioria das vezes não são espécies, mas plantas varietais com flores decorativas. Eles são mais resistentes ao crescimento interno e são caracterizados por uma floração longa e abundante.
Calceolaria enrugada. Na natureza, o herbácea perene cresce para 25-50 cm de altura. Uma haste flexível e ramificada é coberta com uma pele marrom avermelhada. Pequenas folhas lanceoladas são coletadas na base em uma roseta basal. Eles têm uma forma oval. Inflorescências densas consistem em botões amarelos de 1,5 a 2 cm de diâmetro. Variedades populares:
- Goldbukett - um arbusto de 25 a 30 cm de altura forma flores amarelas maiores em inflorescências densas;
- Pôr do sol - várias inflorescências com pequenos botões vermelho-laranja ou rosa florescem em uma planta com 15 a 20 cm de altura.
Calceolaria mexicana. A planta se ramifica fortemente e floresce várias pequenas inflorescências com flores de bilobato amarelas douradas. O diâmetro de uma corola atinge 5 cm.
Calceolaria roxa. A flor consiste em uma densa roseta verde-clara de folhas cobertas por uma pilha grossa. Uma inflorescência racemosa solta se eleva acima deles. Cada flor pequena tem um lábio inferior alongado com manchas vermelho-púrpura.
Calceolaria híbrido. A espécie inclui muitos híbridos e variedades com inflorescências muito decorativas. Folhas verdes claras são mais ovais. A inflorescência densa pode variar em tamanho. Às vezes, vários pedúnculos crescem em uma planta ao mesmo tempo. O tom principal das pétalas pode ser amarelo ou laranja. Manchas rosa, brancas, vermelhas ou marrons sem forma, pontos e traços se destacam na superfície. A calceolaria do tigre é especialmente popular, que, no entanto, é considerada a mais caprichosa.
Reprodução
Calceolaria é mais frequentemente propagada por sementes. Eles podem ser comprados em uma loja ou obtidos em sua própria fábrica. A partir das sementes de uma planta, dependendo das condições de detenção, espécimes curtos ou altos podem crescer. Sementes frescas germinam muito bem. Você pode plantar calceolária a qualquer momento do ano, concentrando-se na data estimada da floração.
As culturas são produzidas em recipientes rasos com solo de turfa leve. Uma pequena quantidade de areia e giz pode ser adicionada ao solo. A terra é cuidadosamente nivelada, pulverizada com a pistola e as sementes são distribuídas na superfície. O recipiente deve ser coberto com filme ou vidro e colocado em uma sala iluminada com uma temperatura do ar de +18 ... +20 ° C.
Os tiros aparecem em 5-7 dias. Quando 2-4 folhas verdadeiras aparecem em pequenas mudas, a primeira colheita é realizada (as plantas têm cerca de 1,5 semanas). Após 1,5 meses, as plantas são mergulhadas repetidamente em vasos ou copos plásticos separados. Cada colheita acelera significativamente o crescimento, o desenvolvimento de mudas é muito mais rápido que o de amostras não colhidas. Após mais 1,5-2 meses, as calceolárias cultivadas são plantadas em vasos com um diâmetro de até 11 cm e cultivadas como plantas adultas.
Após o término do período de floração, muitos processos laterais são formados no mato. Estacas de 5 a 7 cm de comprimento podem ser cortadas e enraizadas. O enraizamento é realizado em solos turfosos e soltos. É necessário manter alta umidade. Para fazer isso, use um filme ou uma tampa de plástico. O processo leva de 2 a 3 semanas, após o qual as mudas podem ser distribuídas em vasos separados e remover o abrigo.
Plantando uma planta
Para o plantio de calceolária, use vasos com um volume de 0,8-1,2 litros. A panela deve ter orifícios de drenagem, uma camada espessa de argila expandida, fragmentos de argila ou lascas de tijolos são derramados no fundo. As terras para plantio devem ser muito leves e arejadas. É melhor usar turfa fofa com a adição de solo frondoso, areia, raízes de samambaia e húmus decíduo. Para impedir o desenvolvimento da podridão das raízes, adicione cinza de madeira ou carvão ativado triturado.
O desembarque é realizado por transbordo, para não danificar as raízes finas. Aprofundar o pescoço da raiz não é recomendado. A terra é cuidadosamente socada e regada com água purificada.
Cuidados com os sapatos
A flor de calceolária em casa precisa de cuidados especiais. Por uma atitude reverente, ele agradecerá com floração abundante e aroma delicado.
Iluminação A iluminação para a calceolária deve ser clara, mas difusa. A luz solar direta pode causar queimaduras e aparecimento de manchas feias nas folhas. O horário de verão, mesmo no inverno, não deve ser inferior a 8 horas. Se necessário, use a luz de fundo. Para o cultivo, peitoris de janela ocidentais ou orientais são mais adequados. No verão, as flores podem ser retiradas para o ar fresco sob um dossel.
Temperatura Calceolaria adora conteúdo interessante. A temperatura ideal é + 18 ... + 23 ° C. É aconselhável garantir flutuações diárias da temperatura, baixando-a à noite para + 15 ... + 17 ° C. Quanto mais alta a temperatura, maior a umidade. Durante o período de descanso, é necessário fornecer um conteúdo mais frio baixando a temperatura máxima para + 14 ... + 17 ° C.
Umidade. A alta umidade para a calceolária é um fator determinante. Mudas e plantas jovens são cultivadas sob um boné. As plantas são pulverizadas e colocadas perto das bandejas com água e argila expandida úmida. Para pulverizar, use um spray fino e água completamente purificada. Caso contrário, aparecerão manchas calcárias feias nas folhas. Além disso, o acúmulo de gotas na folhagem leva à deterioração.
Rega. Calceolaria é regada frequentemente, mas em pequenas porções de água. O solo deve sempre estar um pouco úmido, mas não molhado. A temperatura da água recomendada para irrigação é de 25 a 28 ° C. O líquido deve ser cuidadosamente limpo de impurezas de cloro e cal. Todo o excesso de água do poço deve ser removido imediatamente.
Fertilizantes Durante o período de crescimento e vegetação ativos, a calceolária precisa de alimentação regular. Eles começam a fazer 2 semanas após o transplante. Duas ou três vezes por mês, a terra é regada com uma solução de fertilizante mineral. No final da floração, a alimentação é interrompida.
Formação de coroas. Desde tenra idade, a calceolária precisa de poda. Recomenda-se remover os processos laterais, para que a planta se torne mais forte e as inflorescências densas consistam em botões grandes. Uma flor em crescimento pode se inclinar. Calceolaria pode ser cultivada em vasos como uma planta ampel. Para tornar a bucha mais estável, use suportes circulares especiais. Após a floração, os brotos são parcialmente cortados, deixando até 20 cm de brotos.
Possíveis dificuldades
Calceolaria é sensível a doenças fúngicas. Se o solo estiver excessivamente umedecido, pode aparecer podridão radicular ou oídio. As plantas diminuem significativamente o crescimento, as folhas ficam amarelas e caem. Para evitar tais fenômenos, é necessário observar rigorosamente a tecnologia agrícola.
Pulgões, cochonilhas, moscas brancas, ácaros e insetos podem se estabelecer em brotos suculentos. Os parasitas se alimentam do suco da calceolária e drenam rapidamente. Se forem encontrados insetos, os inseticidas devem ser tratados imediatamente. As preparações em aerossol e em pó são preferidas.
Calceolaria não gosta de ar seco e quente. Nesse caso, seus brotos serão expostos e esticados, e as folhas secarão da borda e ficarão amarelas. A flor é caracterizada pelo envelhecimento rápido. Após 2 anos, as variedades decorativas são totalmente crescidas e requerem substituição.