Actinidia - liana decorativa com saborosas frutas

Pin
Send
Share
Send

Actinidia é uma liana perene lignificada da família Actinidian. Sua terra natal é o Sudeste Asiático e o Himalaia. Os brotos ramificados são cobertos com folhas bonitas, de modo que os actinídios podem ser usados ​​para o paisagismo do jardim, especialmente variedades com folhagem variada. Mas acima de tudo, é famosa por suas frutas deliciosas e saudáveis. Nem todo mundo sabe que o mesmo kiwi é fruto de uma das espécies vegetais. Obviamente, a maioria das variedades de actinídios são de frutos pequenos e não tão pubescentes, mas todas são muito saborosas. Mesmo um jardineiro comum é capaz de levar essa cultura ao local, juntamente com as groselhas e groselhas comuns.

Descrição da planta

Actinidia é uma planta perene decídua com brotos ramificados. É nutrida por um rizoma superficial fibroso, capaz de produzir processos laterais de 1,5 a 2 m de comprimento, os caules permanecem flexíveis por muito tempo e são cobertos com uma casca lisa cinza-marrom. Os processos jovens são levemente pubescentes. Liana trança troncos de árvores, postes ou outros suportes. No ambiente natural, seu comprimento atinge 30-50 m, e a espessura é de apenas 2-3 cm.

Folhas de pecíolo inteiro crescem novamente. Placas ovais ou ovais com bordas serrilhadas são pintadas de vermelho e verde. O comprimento das folhas é de 8 a 15 cm e as espécies com folhagem variada são muito decorativas. Pode ser uma borda amarela ao redor da borda ou uma ponta rosa contrastante.








Actinidia é uma videira dióica, ou seja, existem plantas exclusivamente com flores masculinas ou apenas com flores femininas. Pequenas flores florescem sozinhas ou coletadas em pequenos grupos em inflorescências de corimbose. Eles quase não têm cheiro. Os botões florescem em junho-julho, a partir dos 5-7 anos de idade. Flores masculinas são livres de ovários e têm apenas um monte de estames no centro. Além de estames com pólen estéril, as flores femininas têm um ovário. Todas as corolas com um diâmetro de 1-3 cm são um copo em forma de sino com pétalas brancas ou douradas.

Actinidia é polinizada pelo vento, abelhas e abelhas, após o que os frutos amadurecem nas plantas femininas - bagas suculentas oblongas com uma fina pele verde-acastanhada. Isso acontece em setembro por três semanas. A superfície do feto pode ser lisa ou pubescente. Mais perto do centro, em pequenas fileiras, estão pequenas sementes pretas. O tamanho do feto é muito diferente. Pode ter apenas 1-1,5 cm ou quase 8 cm.

Tipos e variedades de actinídios

No total, existem 75 espécies principais no gênero Actinidia. Além deles, existem variedades com propriedades decorativas ou frutíferas pronunciadas. Na Rússia, são utilizadas variedades resistentes ao gelo adaptadas ao crescimento em campo aberto.

Argumento de actinídios (agudo). A maior variedade. O comprimento de suas videiras atinge 36 m, e o diâmetro da base do caule é de 15 cm, e os brotos são cobertos com uma casca marrom clara com rachaduras verticais. Folhas arredondadas ou ovais crescem até 16 cm de comprimento. Eles têm uma superfície verde escura e pequenos dentes ao longo da borda. Flores perfumadas branco-esverdeadas com um diâmetro de 1,5-2 cm de flor em julho. Em setembro, as bagas ovais verdes, com um diâmetro de 1,5 a 3 cm, amadurecem e têm um sabor açucarado que lembra os figos. Variedades:

  • Actinidia é autólogo. Uma planta resistente ao gelo, já em meados de setembro, produz os primeiros frutos - frutos suculentos e cilíndricos com peso de até 18 G. Produtividade da planta - até 12 kg.
  • Grande frutado. A ciana resistente à seca e à geada produz frutos ovais com peso entre 10 e 18 g. Sob a suave pele verde escura com um barril rosado, a pele de mel é aromática.
Argumento Actinidia

Actinidia é delicioso. A videira ramificada com até 9 m de comprimento é coberta com folhas de peciolato ovóide com 7-13 cm de comprimento. Nas folhas jovens, há uma pilha avermelhada. A planta monóica, flores perfumadas bissexuais florescem nela. Os brotos crescem 1-3 nas axilas das folhas. Frutas oblongas, com um diâmetro de 5-6 cm, são cobertas com uma pele marrom felpuda. Abaixo dela, encontra-se uma polpa esverdeada agridoce com pequenas sementes pretas.

Actinidia delicious

Actinidia colomictus. Uma liana resistente ao gelo cresce de 5 a 10 m de comprimento.Na base, a espessura do caule é de cerca de 2 cm.As folhas de serrilha em forma de ovo crescem de 7 a 16 cm em pecíolos avermelhados e são cobertas com uma pilha vermelha ao longo das veias. As plantas masculinas são variadas. No verão, durante a floração, a ponta da folha adquire uma cor rosa esbranquiçada e, mais tarde, torna-se vermelha e brilhante. No final do outono, a folhagem é pintada em tons de amarelo-rosa ou vermelho-violeta. Em julho, flores perfumadas florescem e, no início de setembro, os frutos verdes amadurecem de 20 a 25 mm. Variedades:

  • Adam - planta masculina decídua ornamental;
  • Dr. Shimanovsky - uma planta dióica com folhas rosadas e saborosas frutas suculentas;
  • Clara Zetkin - uma planta feminina produz frutos perfumados e doces, pesando cerca de 3,5 g;
  • Vitacola - dá frutos agridoces de até 4,5 cm de comprimento;
  • Gourmet - a planta produz frutos agridoces com aroma de abacaxi com peso de 4-5,5 g.
Actinidia colomictus

Actinidia Giralda. Uma planta bastante rara, semelhante aos actinídios agudos. Seus frutos muito doces e bastante grandes são cobertos com uma pele esmeralda densa. Variedades:

  • Juliania - bagas cilíndricas com aroma de maçã e abacaxi e sabor doce pesam 10-15 g;
  • Alevtina - frutas esmeraldas em forma de barril, pesando 12 a 20 g, cheiram a maçã, abacaxi e morango silvestre ao mesmo tempo.
Actinidia Giralda

Actinidia polígamo. Uma videira flexível, com uma altura de 4-5 m, é coberta por folhas ovais com uma borda pontiaguda. A planta floresce pequenas flores brancas e, posteriormente, produz frutos comestíveis, agridoces, com peso de cerca de 3 g.

Actinidia polygamous

Cultivo de sementes

Para propagação de sementes, sementes frescas devem ser usadas. Eles podem ser comprados em uma loja ou obtidos de uma fruta madura. Amasse a polpa com a gaze e, em seguida, enxágue e seque as sementes em uma área fresca e sombreada. Antes da semeadura, a preparação é necessária. Primeiro, as sementes são embebidas em água morna por 4 dias. A água é trocada diariamente. Em seguida, são colocados em uma meia e imersos por 3 semanas em areia úmida, a uma temperatura de + 18 ... + 20 ° C. A meia semanal é removida e lavada. No início de janeiro, um recipiente com areia e sementes é enterrado em um monte de neve ou refrigerado por 2 meses. Continue a extrair semanalmente e enxágue as sementes na meia.

Após uma preparação tão longa, as sementes são semeadas em caixas com uma mistura de terra e areia de relva a uma profundidade de 0,5 cm. Já durante o plantio, algumas sementes eclodem. As fotos serão exibidas em alguns dias. Eles são mantidos à temperatura ambiente e sob luz ambiente intensa. É importante pulverizar e regar as colheitas diariamente. No verão, plantas com 3-4 folhas são transplantadas para uma estufa, onde são cultivadas vários anos antes da floração. Quando o sexo das mudas é determinado, elas podem ser plantadas no jardim em um local permanente.

Propagação vegetativa

A propagação vegetativa é agradável para os jardineiros, pois você pode determinar imediatamente o sexo da muda resultante e não esperar pela floração. Também com esse método, todos os caracteres varietais são mantidos. Os principais métodos de propagação vegetativa:

  • Estacas verdes. No início do verão, brotos anuais de 50 a 100 cm de comprimento são cortados do alto da videira, a poda é realizada pela manhã e os brotos são colocados em uma jarra de água. Em seguida, cada ramo longo é cortado em estacas de 10 a 15 cm com 3 folhas. O corte inferior é feito sob a folha e a própria folha é removida. O corte superior é de 4-5 cm acima da folha. O enraizamento é feito em uma estufa com solo úmido de areia e húmus. As estacas são colocadas em um ângulo de 60 ° com uma distância de 5 a 10 cm e são enterradas no rim médio. As mudas são regadas regularmente e pulverizadas 5 vezes ao dia. No outono, as estacas são polvilhadas com folhas caídas. Até a próxima primavera, eles permanecem no mesmo local. O transplante é realizado antes do início do fluxo de seiva.
  • Enraizamento de estacas lignificadas. No final do outono, brotos lignificados são cortados, amarrados em pequenos pacotes e armazenados verticalmente em uma caixa de areia. A temperatura não deve exceder + 1 ... + 5 ° C. No início da primavera, eles são plantados em uma estufa e começam a regar. O cuidado é semelhante ao manuseio de estacas verdes.
  • Camadas de arco. Quando as folhas florescem, a parte maior é inclinada e presa ao chão. Uma camada de solo com 10-15 cm de altura é derramada por cima e regada. A haste pode ser fixada em qualquer lugar, mas a parte superior é deixada na superfície. No outono, as filmagens crescerão suas próprias raízes. É cortado e plantado separadamente. Você pode adiar o transplante até a próxima primavera.

Aterragem e cuidados

Actinidia é plantada no início da primavera ou no final do outono. As plantas preferem solos férteis e soltos. Para cada cavar uma cova de 50 cm de profundidade, cascalho ou cascalho é derramado no fundo. O colo da raiz é enterrado por 2 cm, o solo deve ser levemente ácido ou neutro, a presença de cal é inaceitável. Turfa e composto são adicionados ao solo. Após o plantio, as plantas são fertilizadas com nitrato de amônio, cinza de madeira e superfosfato. A distância entre as mudas deve ser de 1 a 1,5 m.

Assim, os actinídios dão frutos, para cada 6-7 plantas femininas, um macho é plantado. Todos eles devem estar próximos um do outro para que os insetos possam se mover livremente entre as plantas.

O Actinidia não possui bigode ou raízes aéreas; portanto, a partir do momento do plantio, você precisa cuidar imediatamente do suporte. Pode ser uma cerca, parede de vime do mirante, arco ou outra estrutura.

A planta precisa de rega regular. É aconselhável regar a videira por aspersão pelo menos uma vez por semana. Na seca, 6-8 baldes de água são derramados semanalmente sob a raiz. Os solos nas raízes afrouxam e removem ervas daninhas regularmente.

As plantas são alimentadas duas vezes por mês com complexos minerais com nitrogênio, fósforo e potássio. O fertilizante na forma de grânulos é espalhado na superfície da terra pelas raízes.

A poda é realizada de 4-5 anos. Você precisa afinar regularmente a coroa e endireitar os brotos no suporte. Arvoredos muito densos deixam de florescer e dar frutos. Aperte as dicas para aumentar a ramificação. Com 8 a 10 anos, a planta é rejuvenescida. No final do outono, toda a parte do solo é cortada em cânhamo com 40 cm de altura.

Durante o inverno, a liana é removida do seu suporte e colocada no chão. De cima, é polvilhado com folhas caídas e ramos de abeto, a uma altura de 20 cm, e o veneno dos ratos deve ser colocado no próprio chão, para que não danifiquem a planta. Na primavera, o abrigo é removido, a poda sanitária é realizada e os brotos são endireitados ao longo do suporte.

Propriedades medicinais e contra-indicações

Actinidia tem grandes benefícios. Suas bagas contêm uma grande quantidade de ácido ascórbico, óleos graxos, micro e macro elementos. Usando-os, você pode melhorar o corpo e fortalecer o sistema imunológico. Bagas perfumadas aliviam coqueluche, escorbuto, anemia, bronquite, tuberculose, reumatismo, constipação, tontura, hipertensão e febre.

As frutas são consumidas frescas e cozidas em geléias, conservas, geléias, compotas, marmelada. Cascas, folhas e flores também têm propriedades benéficas. Decocções e óleos são preparados a partir deles para uso interno, envolvimento e massagem terapêutica.

Devido ao grande número de substâncias ativas, os actinídios são contra-indicados em pessoas propensas a reações alérgicas, que sofrem de tromboflebite, varizes, coagulação sanguínea alta.

Pin
Send
Share
Send