O elemento mais importante no tratamento de árvores frutíferas é a poda. E damasco não é exceção. Como resultado do procedimento corretamente realizado, a frutificação melhora, a qualidade dos frutos aumenta e a vida da árvore é prolongada. De acordo com a técnica de podar o damasco, é um pouco diferente da poda de outras frutas, devido às peculiaridades de sua estrutura e funcionamento fisiológicos. Todos serão capazes de dominar e executar independentemente essa técnica agrícola difícil estudando os materiais deste artigo.
Principais objetivos da poda de damasco
Há muito tempo não há disputa entre jardineiros e especialistas sobre a necessidade de podar as frutas. O damasco possui vários recursos específicos que tornam esse procedimento necessário:
- Fotófilo: o damasco não tolera o espessamento da coroa. Se a árvore não tem luz suficiente, seus galhos secam, a colocação de botões de flores ocorre fracamente.
- Características da formação de frutos: a colheita é formada principalmente em brotos anuais de vários comprimentos, em esporas e ramos de buquê. Estes últimos não vivem muito e morrem após 2-5 anos, por causa dos quais os galhos estão expostos.
- Falta de auto-padronização da colheita: quase todos os ovários dão frutos. Como resultado, a árvore está sobrecarregada e os galhos se quebram. Posteriormente, a intensidade da postura dos brotos generativos diminui, não há crescimento de novos rebentos, os ovários frutíferos diminuem.
O que acontece com o damasco sem poda? Nos primeiros 3-4 anos, a planta aumenta ativamente a coroa e produz altos rendimentos. Então, a condição da árvore se deteriora acentuadamente: a coroa cresce, o meio fica exposto e o círculo é muito grosso. Os galhos serão finos e longos. Os frutos perderão suas características de qualidade, se tornarão pequenos e só se formarão na periferia. A intensidade de frutificação varia: em alguns anos a árvore será pontilhada de frutos, em outros ela descansará.
Com base nos recursos descritos do damasco, a poda como medida preventiva foi projetada para resolver os seguintes problemas:
- melhorar o acesso aéreo e a transmissão leve de madeira;
- proporcionar um aumento de brotos jovens para botões de postura;
- normalizar o congestionamento de galhos com frutas;
- reduzir o risco de doenças e pragas;
- prolongar a vida da árvore;
- simplificar o processo de colheita;
- aumentar o apelo decorativo da planta.
O princípio básico e as regras de corte
O principal princípio para melhorar a frutificação da árvore é que anualmente é necessário podar pelo menos um terço dos galhos. Como os jardineiros dizem: "Quanto mais você corta, mais ela cresce".
Para que o corte seja eficaz, as seguintes regras devem ser seguidas:
- Uma incisão do ramo deve ser realizada a uma distância não superior a 6 mm do rim.
- O número de agências a serem removidas deve aumentar cerca de 20% a cada ano. Isso proporcionará um aumento no volume e na qualidade da fruta.
- Ramos com mais de 6 anos devem ser removidos. Todos os galhos de frutas danificadas e secas também estão sujeitos a poda.
- O aparador deve ser esterilizado e afiado até obter uma navalha.
- Locais de corte são melhores para serem revestidos com var de jardim. Não é recomendado o uso de tinta para esse fim, pois pode ser tóxico para a planta.
Tipos de poda de damasco
Dependendo dos seus objetivos, a poda é dividida em vários tipos:
- formativo;
- regulatório;
- anti-envelhecimento;
- sanitário.
Essas variedades também diferem em termos e técnica do procedimento. Como regra, na prática, esses tipos de corte não são realizados separadamente, mas são combinados entre si.
Retalhadora Damasco
O principal objetivo desse tipo de poda é dar à copa da árvore a forma desejada e estimular o crescimento dos galhos dos frutos. Eventos formativos são realizados em árvores jovens e continuam até o momento da entrada no período de frutificação.
A coroa é formada na primavera antes de os botões se abrirem. Nesse caso, o próprio jardineiro decide qual a forma de fazer a coroa: na forma de um arbusto ou em forma de xícara.
A formação de arbusto de damasco
Muitas vezes, os jardineiros aderem a um sistema de formação de coroas de baixo nível:
- dois ramos permanecem em camadas, cujo ângulo de divergência é de 180 ̊0;
- a distância entre os ramos esqueléticos deve ser de 30 a 40 cm;
- os ramos esqueléticos não devem estar um debaixo do outro;
- os brotos superiores não devem ultrapassar o fundo para não obscurecer os últimos.
Para obter uma coroa dessa forma, é necessário podar por 3-4 anos.
Vídeo: poda de arbusto de damasco
Coroa de damasco em forma de tigela
Damasco também pode ser dada uma forma de copo. Essa poda pode melhorar o acesso à luz, proporciona boa ventilação da coroa, o que acelera o amadurecimento dos frutos.
A sequência de corte para moldar a coroa da tigela é a seguinte:
- No primeiro ano, são selecionados 4-5 ramos esqueléticos localizados no mesmo nível, que servirão como base da tigela. Os demais brotos são cortados.
- Para formar um galho, a partir do segundo ano, os galhos selecionados são encurtados a uma distância de 50 cm do caule. Este procedimento é repetido por mais 2 anos seguidos.
- Quando a forma em concha é alcançada, o condutor central é cortado.
Há também um corte em concha aprimorado. A diferença está na localização dos ramos esqueléticos: eles são reduzidos a 3 pedaços e devem estar localizados em diferentes níveis, a uma distância de 20 cm um do outro.
Ajustar corte
A poda regulatória é feita para manter um equilíbrio entre crescimento e formação de frutos. É realizado em árvores adultas que produzem culturas.
Poda antienvelhecimento do damasco
Uma característica do damasco é que, nas árvores antigas, a colheita se move para os brotos superiores e laterais, causados pelo ressecamento e enfraquecimento dos crescimentos anuais. Nesse caso, a poda antienvelhecimento é realizada. Para rejuvenescer a árvore de damasco, você deve:
- Afine a coroa fortemente: remova os espessamentos, cruzamentos e cruzamentos que entram no interior da coroa. Nesse caso, é melhor remover 1-2 ramos grandes do que um grande número de ramos pequenos.
- Corte o condutor central a uma altura de 3-3,5 m.
- Remova todos os tiros laterais nas duas camadas inferiores.
- Elimine todos os brotos no tronco, a uma altura de 0,5 m do chão.
Recomenda-se a poda antienvelhecimento no início da primavera, antes da brotação. Este procedimento também é permitido no verão com prazo de 5 de junho.
Vídeo: poda de damasco velho
Poda sanitária
A tarefa da poda sanitária é limpar a árvore de galhos secos, congelados, danificados por doenças ou galhos de pragas. Esses eventos podem ser realizados a qualquer momento, exceto no inverno.
Quando é a melhor hora para fazer a poda de damasco?
Jardineiros experientes observam que a poda é melhor realizada no início da primavera antes do fluxo de seiva e no verão após a frutificação.
O momento exato da poda da primavera varia de acordo com as condições climáticas do local de crescimento: do início de março ao final de abril. Você deve se concentrar na temperatura do ar (não inferior a +60Feliz dia acima de 00Com a noite) e a ausência de risco de geadas de retorno.
A poda do verão é feita quando as frutas já são colhidas - por volta de meados de junho. Esse procedimento proporcionará um crescimento abundante, enquanto a árvore terá tempo para se recuperar completamente e estabelecer botões geradores nos brotos emergentes da segunda onda.
É importante considerar que a poda no verão só será eficaz quando a árvore não tiver umidade e nutrientes.
A poda de outono de damascos no início e no meio da temporada é realizada por moradores das regiões sul em meados de outubro. No norte, os damascos não são cortados no outono. Essa limitação está associada a dois pontos:
- a árvore tenta curar a ferida e envia nutrientes para lá em vez de se preparar adequadamente para o inverno;
- locais de corte são muito vulneráveis ao clima frio; portanto, com um forte início de geada, a árvore pode até morrer.
No inverno, a poda de damasco não é recomendada.
Formação de poda, dependendo da idade do damasco
Manipulações anuais sobre a formação de coroas de damasco são realizadas levando em consideração a idade da planta.
A poda inicial é realizada no momento do plantio de uma muda nova no local. É necessário encurtar o tronco principal para 80-90 cm e remover os brotos laterais existentes. O processamento anual subsequente é realizado de acordo com este esquema:
- No segundo ano, dos tiros laterais, são selecionados 4-6 os mais fortes, localizados aproximadamente à mesma distância ao redor do tronco. O resto é cortado ao ponto de crescimento.
- No terceiro ano, 3-4 ramos para cima são deixados nesses ramos, o restante é completamente removido. Ao mesmo tempo, a uma distância de 50 a 60 cm acima do primeiro, é estabelecido um segundo nível.
- Um ano depois, nos rebentos da segunda ordem, restam de 5 a 6 ramos anuais, que posteriormente darão frutos. O primeiro nível é considerado totalmente formado.
Características da poda de damasco em diferentes regiões de cultivo
A zona climática do cultivo de damasco desempenha um papel importante na seleção de datas de poda específicas. Os eventos de poda de primavera são realizados antes do início do fluxo de seiva:
- nas regiões do sul, no Kuban, nas regiões de Astracã e Rostov - no início - em meados de março.
- nas regiões centrais - da terceira década de março a meados de abril.
- nas regiões do norte - de meados ao final de abril.
A poda de outono é recomendada até que a temperatura do ar caia abaixo de +80C. No sul, recomenda-se realizar procedimentos de 15 a 10 de novembro, no centro - na primeira quinzena de outubro.
Os jardineiros dos Urais, da Sibéria e de outras regiões do norte preferem não realizar o procedimento no outono, realizando podas sanitárias e formando na primavera. Isto é devido à alta probabilidade de congelamento de árvores frutíferas.
A própria técnica de poda de damasco não apresenta diferenças regionais significativas. É verdade que alguns especialistas recomendam excluir a poda de galhos no anel em áreas com invernos severos, por exemplo, na Sibéria. Na opinião deles, essa manipulação prejudica a saúde de uma árvore, que já é difícil de sobreviver em condições siberianas difíceis.
Características do damasco de poda
Damasco colunar gracioso também requer poda. Sem esse procedimento, a planta perderá sua aparência decorativa, a coroa se espalhará e apenas a direção do crescimento dos frutos lembrará sua pertença à colônia.
Os objetivos de poda de árvores dessa variedade coincidem com as tarefas de podar damascos comuns. Mas atenção especial é dada à formação de uma coroa sem forma de coluna. Para isso, durante o plantio da primavera, as mudas de um ano são cortadas da seguinte forma:
- O tronco principal é reduzido para 80-90 cm.
- Se houver brotos laterais, quase todos serão cortados em um anel.
- Deixe 2-3 ramos direcionados verticalmente, cortados ao meio, para que o comprimento do condutor central seja 20-25 cm mais longo.
No verão, será necessário remover todos os brotos competitivos formados em ângulo agudo.
Os ajustes subsequentes do formulário anual consistirão em aparar de 3 a 4 ramos principais, que serão ramificados. Recomenda-se manter a distância entre eles de 35 a 40 cm.
Por vários anos de poda dessa maneira, um estilo de árvore é criado. Uma tarefa adicional do procedimento será manter os processos de crescimento encurtando parte dos galhos para 15-20 cm de comprimento. Além disso, aparam-se galhos velhos nos quais os frutos não estão mais amarrados.
Lembre-se que se você cortar o galho mais da metade, no futuro ele dará 3-4 brotos fortes. E se você remover menos da metade dos galhos, os brotos posteriores crescerão mais, mas não serão tão grandes.
Portanto, podar uma árvore frutífera é um procedimento difícil e requer esforço e tempo. Mas lembre-se de que, ao executar esse procedimento preventivo, você não apenas facilitará muito o cuidado das árvores no futuro, mas também obterá uma colheita generosa e um jardim estético.